Circulação forçada com apoio a lenha
-
R_C
- Membro Dedicado

- Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am
Re: Circulação forçada com apoio a lenha
lenha e sol para aqs combinam bem com um terceiro meio de apoio, neste caso a resistencia electrica com programador horário, não ser que os utilizadores não se importem de fazer fogueira em meses quentes e tenham de andar sempre a controlar a temperatura no acumulador. mas é uma questão de conforto e disponibilidade e dá sempre para se acrescentar no futuro caso haja necessidade!
relativamente àos dispositivos de segurança no circuito, como nao há controlo da temperatura no recuperador e sabe-se que no inverno tem bastante utilização e a temperatura do circuito é muito próxima ou superior à temperatura maxima da água no acumulador, o vaso de expansão não me parece suficiente e pode falhar.
mónica: a 3ª serpentina nao ajudaria muito o piso radiante porque o volume de água da instalação que se pretende aquecer é muito grande para haver vantagem nessa trasferência de calor. é preferivel um acumulador a mais para o aquecimento ou usar um combinado com 2 volumes distintos.
relativamente àos dispositivos de segurança no circuito, como nao há controlo da temperatura no recuperador e sabe-se que no inverno tem bastante utilização e a temperatura do circuito é muito próxima ou superior à temperatura maxima da água no acumulador, o vaso de expansão não me parece suficiente e pode falhar.
mónica: a 3ª serpentina nao ajudaria muito o piso radiante porque o volume de água da instalação que se pretende aquecer é muito grande para haver vantagem nessa trasferência de calor. é preferivel um acumulador a mais para o aquecimento ou usar um combinado com 2 volumes distintos.
-
Mónica
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
deixe-me só ver se entendi:
um acumulador a mais, só para o piso? e a serpentina da lareira aquecia os 2 acumuladores?
não sei é mesmo o que é um acumulador combinado com 2 volumes... é um com "duas camaras", é isso?
obrigada pela resposta.
um acumulador a mais, só para o piso? e a serpentina da lareira aquecia os 2 acumuladores?
não sei é mesmo o que é um acumulador combinado com 2 volumes... é um com "duas camaras", é isso?
obrigada pela resposta.
-
R_C
- Membro Dedicado

- Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am
quando se tem uma fonte de calor sem regulação de chama para um sistema de aquecimento ambiente a baixa temperatura (ventiloconvectores ou piso radiante), utiliza-se um acumulador por motivos de segurança e racionalização de energia. esse volume está directamente ligado à área a aquecer.mónica Escreveu:deixe-me só ver se entendi:
obrigada pela resposta.
a serpentina da lareira não aquecia 2 acumuladores por termosifão (teria de ter um circulador e era conveniente uma valvula de 3 vias). não sei se teria potência térmica suficiente para os 2 acumuladores (à conta e risco do instalador), um recuperador ou caldeira a lenha sim.
acumulador com duas câmaras http://www.immosolar.de/pt/ike.html
apenas no caso de optar por uma área de colectores suficiente para o volume do acumulador e quando se tem a mesma fonte de apoio para aqs e aquecimento.
cumprimentos
-
Mónica
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
pois, falo de "lareira", mas na verdade tenho em mente um recuperador ou caldeira..ainda não encontrei foi bem o que queria...
obrigada pelas explicações, desconhecia completamente estes acumuladores combinados.
obrigada pelas explicações, desconhecia completamente estes acumuladores combinados.
-
AJN
- Membro

- Registado: terça jan 06, 2009 3:12 pm
olá
desculpem voltar a este tema.
votando ao inicio, gostaria de entender pq não utilizar a solução 4? à parte das razões explicadas com a valvula electronica de 3 vias, não vejo razão de não o fazer mas colocando 2 valvulas de retenção em cada um dos circuitos (solar e da lareira). referem poder não haver pressão suficiente para abrir as valvulas, mas senão existir também não existe qq risco de rebentar...
gostaria de entender se estou a analisar alguma coisa de modo errado.
tenho um painel solar, mas com termossifão e queria fazer agora este upgrade para a lareira. devido o depósito de painel instalado, a melhor solução que vejo é de facto a alternatica 4.
agradecia os vossos comentários.
obrigado
desculpem voltar a este tema.
votando ao inicio, gostaria de entender pq não utilizar a solução 4? à parte das razões explicadas com a valvula electronica de 3 vias, não vejo razão de não o fazer mas colocando 2 valvulas de retenção em cada um dos circuitos (solar e da lareira). referem poder não haver pressão suficiente para abrir as valvulas, mas senão existir também não existe qq risco de rebentar...
gostaria de entender se estou a analisar alguma coisa de modo errado.
tenho um painel solar, mas com termossifão e queria fazer agora este upgrade para a lareira. devido o depósito de painel instalado, a melhor solução que vejo é de facto a alternatica 4.
agradecia os vossos comentários.
obrigado
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
no caso de recuperação de uma lareira ou caldeira a lenha é de todo conveniente a utilização de um vaso de expansão aberto que pode estar por fora da chaminé. a circulação deve também ser forçada. o termosifão ode não dar grandes garantias ao nível da velocidade de transferência.
Porreiro, pá!
-
AJN
- Membro

obrigadomanuelcar Escreveu:no caso de recuperação de uma lareira ou caldeira a lenha é de todo conveniente a utilização de um vaso de expansão aberto que pode estar por fora da chaminé. a circulação deve também ser forçada. o termosifão ode não dar grandes garantias ao nível da velocidade de transferência.
eu entendo que a circulação possa ser um pouco mais lenta e leve a perdas de calor, ainda assim perfiro as leis da fisica:)
o que me dizes é fazer isto? para além disso, alguem ve algum eventual problema nesta configuração?
obrigado
-
manuelcar
- Staff Member

eu vejo alguns problemas. desde logo faltam indicar alguns dispositivos de segurança (válvulas e vasos de expansão).
depois mantenho as reservas relativas à circulação do termosifão aplicada a um dispositivo com uma potencia tão elevada como um recuperador ou lareira, isso tem que ser testado.
depois, repara que tens um circuito primário que funciona sob uma pressão de 2 bar e um circuito secundário cuja pressão pode ser difícil de calcular. isso não deve ser grande coisa. portanto, eu faria aí algumas alterações.
uma pergunta. a serpentina já está feita e instalada? abri um tópico na secção da biomassa para tentar reunir um grupo de reflexão sobre a construção desse dispositivo mas não tem tido grande saída e parece-me uma matéria que merece atenção.
depois mantenho as reservas relativas à circulação do termosifão aplicada a um dispositivo com uma potencia tão elevada como um recuperador ou lareira, isso tem que ser testado.
depois, repara que tens um circuito primário que funciona sob uma pressão de 2 bar e um circuito secundário cuja pressão pode ser difícil de calcular. isso não deve ser grande coisa. portanto, eu faria aí algumas alterações.
uma pergunta. a serpentina já está feita e instalada? abri um tópico na secção da biomassa para tentar reunir um grupo de reflexão sobre a construção desse dispositivo mas não tem tido grande saída e parece-me uma matéria que merece atenção.
Porreiro, pá!
-
AJN
- Membro

olámanuelcar Escreveu:eu vejo alguns problemas. desde logo faltam indicar alguns dispositivos de segurança (válvulas e vasos de expansão).
despositivos de segurança estás a falar exactamente de quê? na parte do circuito de água existe as valvulas de segurança, etc.. que já estão instaladas no painel solar, isto agora é um upgrade.
em relação a esta parte de ligação da serpentina, integrada com a parte do painel, ves alguma segurança em falha?
que alterações fazias? eu não sou profissional, mas quem me instalou o painel tambem não percebe muito agora desta ligação e então eu é q tou a tentar safar-me!! o vaso de expansão é aberto ou fechado? ainda não consegui entender como funciona um vaso de expansão aberto!! dá a ideia que não faz sentido...!!
a serpentina não tá feita, vou mandar fazer ainda. de qq modo será uma serpentina pequena, não irá ter um rendimento assim tão grande como isso, é só mesmo para apoiar o painel no inverno em dias de chuva, até pq no verão a lareira nem é ligada.
vou visitar o outro topico da serpenita.
obrigado pelas ajudas.
-
manuelcar
- Staff Member

muito bem. vou procurar a documentação necessária para te ajudar aqui. a minha sugestão é sempre que uses um esquema convencional onde um dos componentes é de construção caseira (mais ou menos). portanto deve ser simples encontrar um esquema que me sirva para exemplificar.
entretanto preciso de saber exactamente o que já tens. descreve lá exactamente as superfícies, capacidades, potencias etc.
se calhar o melhor ainda é juntar aqui os dois tópicos para não nos dispersarmos e facilitarmos a vida a quem aqui vem em busca de ideias e sugestões.
entretanto preciso de saber exactamente o que já tens. descreve lá exactamente as superfícies, capacidades, potencias etc.
se calhar o melhor ainda é juntar aqui os dois tópicos para não nos dispersarmos e facilitarmos a vida a quem aqui vem em busca de ideias e sugestões.
Porreiro, pá!
-
AJN
- Membro

obrigado!!manuelcar Escreveu:muito bem. vou procurar a documentação necessária para te ajudar aqui. a minha sugestão é sempre que uses um esquema convencional onde um dos componentes é de construção caseira (mais ou menos). portanto deve ser simples encontrar um esquema que me sirva para exemplificar.
sim, juntar aqui os 2 topicos não é mal pensado!!
o que tenho é simples, painel solar com termossifão, depósito 300l. agora quero colocar a serpentina e aproveitar o mesmo depósito. a questão é que o depóstio só tem uma "serpentina" interna, senao seria simples pq ligaria a serpentina da lareira na outra parte. o painel é da solahart.
o meu problema agora nestas ligações é como devo fazer as coisas para que uma não estrague a outra, e claro, não me rebente com aquilo!! o esquema que enviei sintetiza um pouco a minha ideia, só nao sei se falta alguma coisa..
abraço
-
Arieira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
posso meter a colherada!?
no esquema apresentado, e uma vez que é uma simples serpentina basta adicionar um termostato e uma circuladora e está feito!
atençao que uma pequena serpentina ao fim de umas horas aquece muito mas tambem sao 300lt não ha prob!
no esquema apresentado, e uma vez que é uma simples serpentina basta adicionar um termostato e uma circuladora e está feito!
atençao que uma pequena serpentina ao fim de umas horas aquece muito mas tambem sao 300lt não ha prob!
Cumprimentos de Rafael Arieira
-
manuelcar
- Staff Member

o esquema que apresentaste não é termosifão. pareceu-me ver uma bomba de circulação.
aqui ficam duas alternativas no caso de já existir a referida bomba (ou de instalares uma). esta é a situação típica para quem tem apenas uma serpentina dentro do tanque. duas bombas pilotadas por um controlador activam-se independentemente desde que os sensores indiquem uma diferença de temperatura superior a um valor definido (geralmente 6º). se pensares que um dos colectores vai ser uma serpentina na lareira ficas com uma ideia do funcionamento.
no caso de haver dois permutadores: o tanque da direita é de facto uma caldeira ou o teu recuperador.
aqui ficam duas alternativas no caso de já existir a referida bomba (ou de instalares uma). esta é a situação típica para quem tem apenas uma serpentina dentro do tanque. duas bombas pilotadas por um controlador activam-se independentemente desde que os sensores indiquem uma diferença de temperatura superior a um valor definido (geralmente 6º). se pensares que um dos colectores vai ser uma serpentina na lareira ficas com uma ideia do funcionamento.
no caso de haver dois permutadores: o tanque da direita é de facto uma caldeira ou o teu recuperador.
Porreiro, pá!
-
AJN
- Membro

podes e devesarieira Escreveu:posso meter a colherada!?
mas pq a circuladora? termossifão não pode ser? não vejo razão para circulação forçada...
-
AJN
- Membro

não existe bomba, é tudo por termossifão.manuelcar Escreveu:o esquema que apresentaste não é termosifão. pareceu-me ver uma bomba de circulação.
também não quero que esteja em série, senão obrica que qd a lareira esteja apagada o liquido do painel circule pela serpentina e então nesse caso perida o rendimento todo. se bem entendi o esquema..
Última edição por AJN em terça jan 06, 2009 11:00 pm, editado 1 vez no total.
-
manuelcar
- Staff Member

a energia captada num recuperador pode ser de tal ordem que a velocidade de circulação do termosifão não impeça a subida da temperatura na serpentina para níveis perigosos. é esse o meu receio. não tenho nenhuma experiencia em termosifões e tampouco sei realizar os cálculos necessários mas acredita que quando arde bem, um recuperador liberta uma enorme quantidade de energia.
mais uma informação: como aqueces a tua casa?
Porreiro, pá!
-
manuelcar
- Staff Member

não é em série mas em paralelo.também não quero que esteja em série
Porreiro, pá!
-
Arieira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
alto lá! o painel está a funcionar por termosifao? está mais baixo que o acumulador?
se sim pode estar os pois por termosifao e retira lá as valvulas retençao.
ou estao os dois por termosifao ou tem que estar os dois circulaçao forçada
se sim pode estar os pois por termosifao e retira lá as valvulas retençao.
ou estao os dois por termosifao ou tem que estar os dois circulaçao forçada
Última edição por Arieira em terça jan 06, 2009 11:09 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos de Rafael Arieira
-
AJN
- Membro

sim eu sei, mas nos meus pais funciona assim à mais de 10 anos e lá sim, é com cada fogueira que até assusta e até agora tem corrido bem... hehehehmanuelcar Escreveu:a energia captada num recuperador pode ser de tal ordem que a velocidade de circulação do termosifão não impeça a subida da temperatura na serpentina para níveis perigosos. é esse o meu receio. não tenho nenhuma experiencia em termosifões e tampouco sei realizar os cálculos necessários mas acredita que quando arde bem, um recuperador liberta uma enorme quantidade de energia.
a casa é aquecida com o recuperador de calor e com ar condicionado, qd é preciso... por isso é que a serpentina não precisa ser de alto rendimento, é só para dar apoio ao painel.
entretanto tambem estive a fazer umas contas, pela experiência que tenho destes 3 anos, não tenho necessidade de ligar a parte electrica do painel mais de 40 dias num ano (tipicamente é bem menos), mesmo que nesses 40 dias liga-se a parte eléctrica 2h por dia em tarifa económica programada, dava o seguinte resultado 2.4kw(potencia da resistencia de aquecimento)*0,0614*1,05*40= 6,18eur, ou seja, na realidade nem estou a ligar este tempo todo, o que quer dizer que estou a gastar uns 6 eur por ano em electricidade para as situações em que o sol não é suficiente!! conclusão, nunca irei recuperar o investimento da serpentina???
ainda assim gostava de instalar, não gosto da ideia de estar a desperdiçar uma energia que podia ser aproveitada !!
abraço
-
AJN
- Membro

sim claro são os dois em termossifão... tiro as valvulas? teoricamente sim, mas se retirar nada me garante que não vá haver circulação de um sistema para o outro, ou estou errado? isto qd é da lareira não é critico, mas do painel é, pq a energia deste menino não pode ser desperdiçadaarieira Escreveu:alto lá! o painel está a funcionar por termosifao? está mais baixo que o acumulador?
se sim pode estar os pois por termosifao e retira lá as valvulas retençao
abraço