andei a tentar ler umas coisas, mas muito pouco se encontra sobre este tema.... lá em casa no inverno acende-se a lareira todos os dias, portanto o óbvio é aproveitar esse calor no inverno para aquecer a água. e, no verão usar colectores solares.
depois de contactar algumas empresas, nenhuma foi clara no que pretende fazer, havendo algumas que dizem a sua solução, no entanto nenhuma solução é igual à da empresa "ao lado".
assim deixo aqui as três soluções que já me apresentaram e uma quarta "inventada por mim".
->1ª solução: a serpentina do recuperador faz aquecimento directo sem armazenamento, ou seja, a água apenas é aquecida se o duche for tomado enquanto a lareira estiver acesa!

->2ª solução: a serpentina no recuperador em "paralelo" com o depósito. por termosifão a água no depósito ficaria quente. aqui a serpentina do recuperador teria que ser inox. esta solução eu acho que pode ser perigosa, já que, como tenho a água mt calcária pode haver obstruções de tubagens perto do recuperador e faço facilmente uma bomba!

->3ª solução: termosifão ligado à 2ª serpentina do depósito com aquecimento indirecto. aqui apenas aqueceria a parte superior do depósito, ou seja aqueceria pouca água. além disso com a elevada temperatura a que seja o recuperador de calor poderia ter as válvulas de pressão sempre a disparar e a deitar fora glicol !!! o que não parece nada bem.

->4ª solução: inventada por mim!!! teria que fazer um pouco de electrónica caseira (nada de complicado) para que as válvulas de três vias ligassem a serpentina no depósito ora para os colectores solares ora para o recuperador (de acordo com a temperatura nesses pontos). esta solução é idêntica à anterior, no entanto aquece o depósito todo!! será viável??

gostava de obter comentários sobre cada uma das soluções.
desculpem o "testamento".
grato desde já.
valter