Circulação forçada com apoio a lenha

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

R_C
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am

Re: Circulação forçada com apoio a lenha

Mensagem por R_C »

lenha e sol para aqs combinam bem com um terceiro meio de apoio, neste caso a resistencia electrica com programador horário, não ser que os utilizadores não se importem de fazer fogueira em meses quentes e tenham de andar sempre a controlar a temperatura no acumulador. mas é uma questão de conforto e disponibilidade e dá sempre para se acrescentar no futuro caso haja necessidade!

relativamente àos dispositivos de segurança no circuito, como nao há controlo da temperatura no recuperador e sabe-se que no inverno tem bastante utilização e a temperatura do circuito é muito próxima ou superior à temperatura maxima da água no acumulador, o vaso de expansão não me parece suficiente e pode falhar.

mónica: a 3ª serpentina nao ajudaria muito o piso radiante porque o volume de água da instalação que se pretende aquecer é muito grande para haver vantagem nessa trasferência de calor. é preferivel um acumulador a mais para o aquecimento ou usar um combinado com 2 volumes distintos.

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

deixe-me só ver se entendi:
um acumulador a mais, só para o piso? e a serpentina da lareira aquecia os 2 acumuladores?
não sei é mesmo o que é um acumulador combinado com 2 volumes... é um com "duas camaras", é isso?
obrigada pela resposta.

R_C
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am

Mensagem por R_C »

mónica Escreveu:deixe-me só ver se entendi:
um acumulador a mais, só para o piso? e a serpentina da lareira aquecia os 2 acumuladores?
não sei é mesmo o que é um acumulador combinado com 2 volumes... é um com "duas camaras", é isso?
obrigada pela resposta.
quando se tem uma fonte de calor sem regulação de chama para um sistema de aquecimento ambiente a baixa temperatura (ventiloconvectores ou piso radiante), utiliza-se um acumulador por motivos de segurança e racionalização de energia. esse volume está directamente ligado à área a aquecer.

a serpentina da lareira não aquecia 2 acumuladores por termosifão (teria de ter um circulador e era conveniente uma valvula de 3 vias). não sei se teria potência térmica suficiente para os 2 acumuladores (à conta e risco do instalador), um recuperador ou caldeira a lenha sim.

acumulador com duas câmaras http://www.immosolar.de/pt/ike.html
apenas no caso de optar por uma área de colectores suficiente para o volume do acumulador e quando se tem a mesma fonte de apoio para aqs e aquecimento.

cumprimentos

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

pois, falo de "lareira", mas na verdade tenho em mente um recuperador ou caldeira..ainda não encontrei foi bem o que queria...

obrigada pelas explicações, desconhecia completamente estes acumuladores combinados.

AJN
Membro
Membro
Registado: terça jan 06, 2009 3:12 pm

Mensagem por AJN »

olá

desculpem voltar a este tema.

votando ao inicio, gostaria de entender pq não utilizar a solução 4? à parte das razões explicadas com a valvula electronica de 3 vias, não vejo razão de não o fazer mas colocando 2 valvulas de retenção em cada um dos circuitos (solar e da lareira). referem poder não haver pressão suficiente para abrir as valvulas, mas senão existir também não existe qq risco de rebentar...
gostaria de entender se estou a analisar alguma coisa de modo errado.
tenho um painel solar, mas com termossifão e queria fazer agora este upgrade para a lareira. devido o depósito de painel instalado, a melhor solução que vejo é de facto a alternatica 4.

agradecia os vossos comentários.

obrigado

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

no caso de recuperação de uma lareira ou caldeira a lenha é de todo conveniente a utilização de um vaso de expansão aberto que pode estar por fora da chaminé. a circulação deve também ser forçada. o termosifão ode não dar grandes garantias ao nível da velocidade de transferência.
Porreiro, pá!

AJN
Membro
Membro

Mensagem por AJN »

manuelcar Escreveu:no caso de recuperação de uma lareira ou caldeira a lenha é de todo conveniente a utilização de um vaso de expansão aberto que pode estar por fora da chaminé. a circulação deve também ser forçada. o termosifão ode não dar grandes garantias ao nível da velocidade de transferência.
obrigado
eu entendo que a circulação possa ser um pouco mais lenta e leve a perdas de calor, ainda assim perfiro as leis da fisica:)

o que me dizes é fazer isto?
Ligação para serpentina.pdf
(27.01 KiB) Transferido 3093 vezes
para além disso, alguem ve algum eventual problema nesta configuração?

obrigado

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

eu vejo alguns problemas. desde logo faltam indicar alguns dispositivos de segurança (válvulas e vasos de expansão).
depois mantenho as reservas relativas à circulação do termosifão aplicada a um dispositivo com uma potencia tão elevada como um recuperador ou lareira, isso tem que ser testado.

depois, repara que tens um circuito primário que funciona sob uma pressão de 2 bar e um circuito secundário cuja pressão pode ser difícil de calcular. isso não deve ser grande coisa. portanto, eu faria aí algumas alterações.

uma pergunta. a serpentina já está feita e instalada? abri um tópico na secção da biomassa para tentar reunir um grupo de reflexão sobre a construção desse dispositivo mas não tem tido grande saída e parece-me uma matéria que merece atenção.
Porreiro, pá!

AJN
Membro
Membro

Mensagem por AJN »

manuelcar Escreveu:eu vejo alguns problemas. desde logo faltam indicar alguns dispositivos de segurança (válvulas e vasos de expansão).
depois mantenho as reservas relativas à circulação do termosifão aplicada a um dispositivo com uma potencia tão elevada como um recuperador ou lareira, isso tem que ser testado.

depois, repara que tens um circuito primário que funciona sob uma pressão de 2 bar e um circuito secundário cuja pressão pode ser difícil de calcular. isso não deve ser grande coisa. portanto, eu faria aí algumas alterações.

uma pergunta. a serpentina já está feita e instalada? abri um tópico na secção da biomassa para tentar reunir um grupo de reflexão sobre a construção desse dispositivo mas não tem tido grande saída e parece-me uma matéria que merece atenção.
olá
despositivos de segurança estás a falar exactamente de quê? na parte do circuito de água existe as valvulas de segurança, etc.. que já estão instaladas no painel solar, isto agora é um upgrade.
em relação a esta parte de ligação da serpentina, integrada com a parte do painel, ves alguma segurança em falha?
que alterações fazias? eu não sou profissional, mas quem me instalou o painel tambem não percebe muito agora desta ligação e então eu é q tou a tentar safar-me!! o vaso de expansão é aberto ou fechado? ainda não consegui entender como funciona um vaso de expansão aberto!! dá a ideia que não faz sentido...!!
a serpentina não tá feita, vou mandar fazer ainda. de qq modo será uma serpentina pequena, não irá ter um rendimento assim tão grande como isso, é só mesmo para apoiar o painel no inverno em dias de chuva, até pq no verão a lareira nem é ligada.

vou visitar o outro topico da serpenita.

obrigado pelas ajudas.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

muito bem. vou procurar a documentação necessária para te ajudar aqui. a minha sugestão é sempre que uses um esquema convencional onde um dos componentes é de construção caseira (mais ou menos). portanto deve ser simples encontrar um esquema que me sirva para exemplificar.
entretanto preciso de saber exactamente o que já tens. descreve lá exactamente as superfícies, capacidades, potencias etc.
se calhar o melhor ainda é juntar aqui os dois tópicos para não nos dispersarmos e facilitarmos a vida a quem aqui vem em busca de ideias e sugestões.
Porreiro, pá!

AJN
Membro
Membro

Mensagem por AJN »

manuelcar Escreveu:muito bem. vou procurar a documentação necessária para te ajudar aqui. a minha sugestão é sempre que uses um esquema convencional onde um dos componentes é de construção caseira (mais ou menos). portanto deve ser simples encontrar um esquema que me sirva para exemplificar.
entretanto preciso de saber exactamente o que já tens. descreve lá exactamente as superfícies, capacidades, potencias etc.
se calhar o melhor ainda é juntar aqui os dois tópicos para não nos dispersarmos e facilitarmos a vida a quem aqui vem em busca de ideias e sugestões.
obrigado!!

sim, juntar aqui os 2 topicos não é mal pensado!!

o que tenho é simples, painel solar com termossifão, depósito 300l. agora quero colocar a serpentina e aproveitar o mesmo depósito. a questão é que o depóstio só tem uma "serpentina" interna, senao seria simples pq ligaria a serpentina da lareira na outra parte. o painel é da solahart.
o meu problema agora nestas ligações é como devo fazer as coisas para que uma não estrague a outra, e claro, não me rebente com aquilo!! o esquema que enviei sintetiza um pouco a minha ideia, só nao sei se falta alguma coisa..

abraço

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am

Mensagem por Arieira »

posso meter a colherada!?

no esquema apresentado, e uma vez que é uma simples serpentina basta adicionar um termostato e uma circuladora e está feito!

atençao que uma pequena serpentina ao fim de umas horas aquece muito mas tambem sao 300lt não ha prob!
Cumprimentos de Rafael Arieira

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

o esquema que apresentaste não é termosifão. pareceu-me ver uma bomba de circulação.

aqui ficam duas alternativas no caso de já existir a referida bomba (ou de instalares uma).
esquema7.jpg
esquema7.jpg (0 Bytes) Visto 5352 vezes
esta é a situação típica para quem tem apenas uma serpentina dentro do tanque. duas bombas pilotadas por um controlador activam-se independentemente desde que os sensores indiquem uma diferença de temperatura superior a um valor definido (geralmente 6º). se pensares que um dos colectores vai ser uma serpentina na lareira ficas com uma ideia do funcionamento.

no caso de haver dois permutadores:
esquema2.jpg
esquema2.jpg (0 Bytes) Visto 5352 vezes
o tanque da direita é de facto uma caldeira ou o teu recuperador.
Porreiro, pá!

AJN
Membro
Membro

Mensagem por AJN »

arieira Escreveu:posso meter a colherada!?

no esquema apresentado, e uma vez que é uma simples serpentina basta adicionar um termostato e uma circuladora e está feito!

atençao que uma pequena serpentina ao fim de umas horas aquece muito mas tambem sao 300lt não ha prob!
podes e deves

mas pq a circuladora? termossifão não pode ser? não vejo razão para circulação forçada...

AJN
Membro
Membro

Mensagem por AJN »

manuelcar Escreveu:o esquema que apresentaste não é termosifão. pareceu-me ver uma bomba de circulação.

aqui ficam duas alternativas no caso de já existir a referida bomba (ou de instalares uma).
esquema7.jpg
esta é a situação típica para quem tem apenas uma serpentina dentro do tanque. duas bombas pilotadas por um controlador activam-se independentemente desde que os sensores indiquem uma diferença de temperatura superior a um valor definido (geralmente 6º). se pensares que um dos colectores vai ser uma serpentina na lareira ficas com uma ideia do funcionamento.

no caso de haver dois permutadores:
esquema2.jpg
o tanque da direita é de facto uma caldeira ou o teu recuperador.
não existe bomba, é tudo por termossifão.
também não quero que esteja em série, senão obrica que qd a lareira esteja apagada o liquido do painel circule pela serpentina e então nesse caso perida o rendimento todo. se bem entendi o esquema..
Última edição por AJN em terça jan 06, 2009 11:00 pm, editado 1 vez no total.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

a energia captada num recuperador pode ser de tal ordem que a velocidade de circulação do termosifão não impeça a subida da temperatura na serpentina para níveis perigosos. é esse o meu receio. não tenho nenhuma experiencia em termosifões e tampouco sei realizar os cálculos necessários mas acredita que quando arde bem, um recuperador liberta uma enorme quantidade de energia.
mais uma informação: como aqueces a tua casa?
Porreiro, pá!

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

também não quero que esteja em série
não é em série mas em paralelo.
Porreiro, pá!

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am

Mensagem por Arieira »

alto lá! o painel está a funcionar por termosifao? está mais baixo que o acumulador?
se sim pode estar os pois por termosifao e retira lá as valvulas retençao.
ou estao os dois por termosifao ou tem que estar os dois circulaçao forçada
Última edição por Arieira em terça jan 06, 2009 11:09 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos de Rafael Arieira

AJN
Membro
Membro

Mensagem por AJN »

manuelcar Escreveu:a energia captada num recuperador pode ser de tal ordem que a velocidade de circulação do termosifão não impeça a subida da temperatura na serpentina para níveis perigosos. é esse o meu receio. não tenho nenhuma experiencia em termosifões e tampouco sei realizar os cálculos necessários mas acredita que quando arde bem, um recuperador liberta uma enorme quantidade de energia.
mais uma informação: como aqueces a tua casa?
sim eu sei, mas nos meus pais funciona assim à mais de 10 anos e lá sim, é com cada fogueira que até assusta e até agora tem corrido bem... heheheh

a casa é aquecida com o recuperador de calor e com ar condicionado, qd é preciso... por isso é que a serpentina não precisa ser de alto rendimento, é só para dar apoio ao painel.

entretanto tambem estive a fazer umas contas, pela experiência que tenho destes 3 anos, não tenho necessidade de ligar a parte electrica do painel mais de 40 dias num ano (tipicamente é bem menos), mesmo que nesses 40 dias liga-se a parte eléctrica 2h por dia em tarifa económica programada, dava o seguinte resultado 2.4kw(potencia da resistencia de aquecimento)*0,0614*1,05*40= 6,18eur, ou seja, na realidade nem estou a ligar este tempo todo, o que quer dizer que estou a gastar uns 6 eur por ano em electricidade para as situações em que o sol não é suficiente!! conclusão, nunca irei recuperar o investimento da serpentina???
ainda assim gostava de instalar, não gosto da ideia de estar a desperdiçar uma energia que podia ser aproveitada !!
abraço

AJN
Membro
Membro

Mensagem por AJN »

arieira Escreveu:alto lá! o painel está a funcionar por termosifao? está mais baixo que o acumulador?
se sim pode estar os pois por termosifao e retira lá as valvulas retençao
sim claro são os dois em termossifão... tiro as valvulas? teoricamente sim, mas se retirar nada me garante que não vá haver circulação de um sistema para o outro, ou estou errado? isto qd é da lareira não é critico, mas do painel é, pq a energia deste menino não pode ser desperdiçada
abraço

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”