METANO

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

orbis Escreveu:essa informação não é correcta. gpl é gpl (mistura de c3h8 e c4h10) e metano é ch4. quanto à suposta informação de que o gpl tem 50% de gn nem merece qualquer comentário de tão ridícula que é.
apenas transmito aquilo que os engºs montadores de gpl me transmitiram na zona da damaia/amadora; presumo que não tenham tirado o curso na independente...... e 2ª feira trago o contacto deles (espero mesmo não ter perdido..........)

se por acaso, esta história que o eng. pedro me indicou é ridicula, tou-me totalmente borrifando para isso se na realidade for verdade.

também sei muitissimo bem que existe grande diferença na pressurização de cada um destes gases (gpl e gn), mas isso por acaso não significará, a sua própria solubilidade...

o que inicialmente perguntei no inicio do tópico era sobre o metano, o que de momento se encontra respondido.

quanto a este "comment":

"para falar destes assuntos ou sabemos do que estamos a falar ou vale mais estar calado. desculpe a franqueza, mas senão sabe do que fala não se ponha inventar e a passar ideias erradas aos membros do forum que não dominam minimamente estes assuntos."

isto não é franqueza; franqueza é uma forma de indicar a uma pessoa está errada de forma correcta sem comentários adjectivantes; neste comentário não vi nada semelhante ao que indiquei, portanto...

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

sa Escreveu:boas

luis bar onde foste buscar essa informação? se fosse assim tao simples todos nós o poderiamos abastecer em casa, quem tivesse claro gás natural. claro que o podes armazenar a baixa pressão, mas para quê, qual o rendimento. só se for para usar num vw touran bifuel, ai sim já preparada pra gás natural, onde ai se poderia usar o metano feito em casa ou mesmo ir á rede em casa abastecer, como já fazem nos states com os civic. mas pra isso precisas de um compressor pra obteres as tais 200 atmosferas.
e outra coisa já tive conhecimento de pessoas tentarem usar os depositos de gpl pra armazenar gn e nao correu muito bem, penso que todas ficaram a pé.
ferra, dá lá a receita para o bio digestor.
orbis será melhor falarmos em portugues corrente e simples (gpl= butano e propano) a percentagem nao sei, deixo contigo, normalmente varia de marca pra marca.

esta informação toda foi-me passada pelos montadores de gpl.

mas não foi isso que me interessou; o que na realidade me interessa é a forma de obtenção do metano, cuja possibilidade de ser armazenado no mesmo depósito de gpl, é uma alternativa viável e de baixo custo (presumivelmente...)

o aterro sanitário de santa iria tem nesta data e desde a sua finalização, uma chaminé queimando todo o gás produzido pelo aterro cuja utilização é nula.

caso exista uma entidade que promova o seu armazenamento e possivel exploração, pelo menos 10 anos estão garantidos, não é??

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

esses engenheiros devem ser mesmo da independente. é a única explicação plausível. quanto à questão da franqueza, o que eu quis dizer é que essa é a minha maneira de ser franco e de dizer o que penso sem rodeios. admito que isso nem sempre agrade às pessoas.

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Mensagem por Sa »

luis bar Escreveu:
esta informação toda foi-me passada pelos montadores de gpl.

mas não foi isso que me interessou; o que na realidade me interessa é a forma de obtenção do metano, cuja possibilidade de ser armazenado no mesmo depósito de gpl, é uma alternativa viável e de baixo custo (presumivelmente...)

o aterro sanitário de santa iria tem nesta data e desde a sua finalização, uma chaminé queimando todo o gás produzido pelo aterro cuja utilização é nula.

caso exista uma entidade que promova o seu armazenamento e possivel exploração, pelo menos 10 anos estão garantidos, não é??
boas

se foram os montadores que te passaram essa informaço, então nem passes lá perto, pode ser que um dia fiquem feitos aos bocados de tão irresponsavel que é essa afirmação. poe lá o contacto deles.

não é viavel a utilizaçao do metano no deposito gpl, por causa da pressão que tem de se usar. já há depositos pra isso, penso que quase ao mesmo preço dos gpl, mas com muito menos capacidade, sao tipo botijas de ar comprimido.

é um facto, lamentavel o nao aproveitamento do gás, com já disse atráz nalguns sitios já o usam pra gerar elecrticidade, tornando-as auto-suficientes energéticamente. mas provalmente nao será rentavel o seu armazenamento devido ao gasto de energia para necessario pra a sua compressão. o gás tem de ser queimado porque é o pior gás para o efeito de estufa, ao ser queimado só vai apenas libertar co2, muito menos agressivo.

talves...
O que eu detesto mesmo sao B.........as

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

unidade demonstrativa de biodigestor rural
http://www.ufv.br/dea/ambiagro/especial13_1.htm[/quote]

boas
muito interessante mesmo, só faz falta ai a maneira de o armazenar, já que nesse biodigestor o metano produzido é logo consumido.
sabes de algum processo.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

sa Escreveu:unidade demonstrativa de biodigestor rural
http://www.ufv.br/dea/ambiagro/especial13_1.htm
boas
muito interessante mesmo, só faz falta ai a maneira de o armazenar, já que nesse biodigestor o metano produzido é logo consumido.
sabes de algum processo.[/quote]

este biodigestor tem um sistema de armazenamento. o que difere é a escala. o cilindro a branco está invertido para armazenar o gaz. deste modo é possivel controlar o nivel de gaz armazenado. este esquema peca por ser contruido em cilindros de metal. os de plástico também são relativamente faceis de encontrar e são muito mais duraveis.
outro exemplo de armazenamento também relativamente barato ma mais susceptivel a fugas é este http://www.diarioweb.com.br/noticias/imp.asp?id=62340

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

já tenho o contacto e amanhão vou ser eu o próprio a falar com eles de novo !!

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

já falei com eles de novo e a pessoa que me atendeu, indicou-me que o gpl não tem mais nenhum gás misturado.

mas confirmou-me que este sistema (o do gpl) pouco transformado pode suportar o metano.

ponto final....

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

a produção de metano e o seu armazenamento é simples, e é uma tecnologia universalmente disponível a um preço relativamente baixo.
o problema é a obtenção de metano a partir de biogás porque é necessário separar o sulfureto de hidrogénio do gás, e ter atenção à quantidade de co2 do gás que poderá tornar pouco eficaz a sua queima sem enriquecimento.
é verdade que os sistemas de gpl poderão utilizar metano sem grandes modificações, exemplo é o brasil que parece que os carros circulam com metano e não gpl.
agora tenham atenção que o rendimento de um carro de combustão interna é baixo.
assim deveria ser encontrada uma nova formula de produção de energia.
uma das hipoteses que li que considero muito interessante são as células de combustível de carbonato fundido.
http://ec.europa.eu/research/energy/pdf ... lcell9.pdf
para os veículos seria mais complicado devido à temperatura de trabalho, mas o metano pode ser convertido em metanol e utilizado nas células de combustível de pemfc. a grande vantagem, fácil de armazenar, transportar, e aplicável a curto prazo.

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

luis bar Escreveu:já falei com eles de novo e a pessoa que me atendeu, indicou-me que o gpl não tem mais nenhum gás misturado.

mas confirmou-me que este sistema (o do gpl) pouco transformado pode suportar o metano.

ponto final....
boas

nao sei onde raio vais tu buscar as informaçoes, mas sempre que tas dao sao erradas. o gpl em portugal é uma mistura (butano/propano) no brazil, nem sabem que existe. o sistema gpl pode aramzenar metano, com poucas alteraçoes ou mesmo nehumas, mas e depois o que é que fazes com ele, 10 ou 20 km por deposito, achas viavel?
se essa pessoa nem sabe o que é o gpl como é que te pode dar essa informação.

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

jeanuc Escreveu:verdade que os sistemas de gpl poderão utilizar metano sem grandes modificações, exemplo é o brasil que parece que os carros circulam com metano e não gpl.
agora tenham atenção que o rendimento de um carro de combustão interna é baixo.
assim deveria ser encontrada uma nova formula de produção de energia.
uma das hipoteses que li que considero muito interessante são as células de combustível de carbonato fundido.
http://ec.europa.eu/research/energy/pdf ... lcell9.pdf
para os veículos seria mais complicado devido à temperatura de trabalho, mas o metano pode ser convertido em metanol e utilizado nas células de combustível de pemfc. a grande vantagem, fácil de armazenar, transportar, e aplicável a curto prazo.
boas
tá enganado, no brazil os carros a gáz sao preparados p/ gaz natural ou mentano logo os depositos sao diferentes, as pressoes sao muito mais elevadas.

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

quando comparei sistemas de gpl e gás natural é porque a base funcionamento é a mesma. o que difere sobretudo é o depósito por questões de autonomia como sa referiu, e a descida de pressão que obtem antes da in jecção de gás.
atentem à página 21 deste documento
http://www.apvgn.pt/documentacao/iangv_rep_part2.pdf
que descreve a utilização de combustíveis gasosos, e refere de uma forma genérica a como é utilizado o combustível gasoso e as suas vantagem em relação à gasolina.
um fabricante de sistemas de gpl e gnc faz uma breve descrição dos dois sistemas:
http://www.landi-gas.it/eng/gas_dati.htm#metano
a diferença está em como reduzir a pressão de armazenamento até à pressão atmosférica, com a qual o sistema trabalha. ou seja a tecnologia é semelhante para os dois casos o que difere é como a pressão é reduzida.

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

sa Escreveu:
luis bar Escreveu:já falei com eles de novo e a pessoa que me atendeu, indicou-me que o gpl não tem mais nenhum gás misturado.

ponto final....
boas

nao sei onde raio vais tu buscar as informaçoes, mas sempre que tas dao sao erradas. o gpl em portugal é uma mistura (butano/propano) no brazil, nem sabem que existe. o sistema gpl pode aramzenar metano, com poucas alteraçoes ou mesmo nehumas, mas e depois o que é que fazes com ele, 10 ou 20 km por deposito, achas viavel?
se essa pessoa nem sabe o que é o gpl como é que te pode dar essa informação.

qual é a pressão que se usa em gpl e qual a pressão em metano?????

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

já foi respondido atraz pelo orbis 20- gpl 220 gn ou metano. tens tudo no teu link.

Olicheski
Membro
Membro
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm

Re: METANO

Mensagem por Olicheski »

A discução tava boa, mas pena pararam. Estou pesquisando sobre o METANO, sua produção artesanal e armazenamento. Não quero substituir combustíveis todo o gás de minha casa com ele, mas apenas ter uma outra fonte de energia e economizar uns trocados $$$ :) :) :)

Alguem sabe de alguma empresa que produz geradores movidos a gás? De preferência no Brasil.
Segue alguns links do youtube bem interesantes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oBnJF-aO ... re=related[/youtube]

Grande abraço.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Responder

Voltar para “Geral”