apenas transmito aquilo que os engºs montadores de gpl me transmitiram na zona da damaia/amadora; presumo que não tenham tirado o curso na independente...... e 2ª feira trago o contacto deles (espero mesmo não ter perdido..........)orbis Escreveu:essa informação não é correcta. gpl é gpl (mistura de c3h8 e c4h10) e metano é ch4. quanto à suposta informação de que o gpl tem 50% de gn nem merece qualquer comentário de tão ridícula que é.
se por acaso, esta história que o eng. pedro me indicou é ridicula, tou-me totalmente borrifando para isso se na realidade for verdade.
também sei muitissimo bem que existe grande diferença na pressurização de cada um destes gases (gpl e gn), mas isso por acaso não significará, a sua própria solubilidade...
o que inicialmente perguntei no inicio do tópico era sobre o metano, o que de momento se encontra respondido.
quanto a este "comment":
"para falar destes assuntos ou sabemos do que estamos a falar ou vale mais estar calado. desculpe a franqueza, mas senão sabe do que fala não se ponha inventar e a passar ideias erradas aos membros do forum que não dominam minimamente estes assuntos."
isto não é franqueza; franqueza é uma forma de indicar a uma pessoa está errada de forma correcta sem comentários adjectivantes; neste comentário não vi nada semelhante ao que indiquei, portanto...