METANO

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

METANO

Mensagem por luis bar »

alguém daqui está ligado à utilização do metano como combustível de automóvel?

saibam que ele pode ser usado através do gpl...

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Mensagem por Sa »

boas

desenvolve lá o tema.

atençao que tás no novaenergia. gpl aqui é tabu

aconselho-te antes a desenvolveres isto no forumautogas.co.pt
O que eu detesto mesmo sao B.........as

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

sabe que está a faltar à verdade sa. as pessoas são livres de participar nos foruns que quiserem assim como também podem sair. não é preciso estar a mandar bocas.

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

sa Escreveu:boas

desenvolve lá o tema.

atençao que tás no novaenergia. gpl aqui é tabu

aconselho-te antes a desenvolveres isto no forumautogas.co.pt
tabu, para quê???

duas coisas:

1ª diminui para metade a poluição (isso agora não interessa!!!!!!!!)

2ª os sistemas de gpl dão para levar metano em vez do gpl,

por isso é que meti aqui o tópico;

agora o seguinte: o que preciso saber, dado que o metano é o unico hidrocarneto considerado mesmo ecológico, dado que não se utiliza a mão do homem para obtê-la... é como se pode produzir metano para combustível a preço decente e em quantidade, aproveitando de imediato os sistemas já existentes.

vá... opinem

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

orbis Escreveu:sabe que está a faltar à verdade sa. as pessoas são livres de participar nos foruns que quiserem assim como também podem sair. não é preciso estar a mandar bocas.
boas
caro orbis, na minha terra quando se falta á verdade chama-se mentira, e neste caso nao considero que esteja a mentir, e segundo a minha opiniao este assunto aqui é tabu, ou será que é preciso voltar atraz e editar respostas dadas por alguns elementos da moderação.
tal como sou livre pra participar neste forum tambem sou livre pra o criticar quando penso que tenho razao, e só me vou embora quando achar que estou a mais. tenho pena que consideres isto como uma boca, preincipalmente tú que estas nas duas frentes assim como eu. sempre defendi este forum quando alguem o critica inclusive no forumautogas como tu tao bem sabes, e do qual tambem fazes parte.

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

luis bar Escreveu:

tabu, para quê???

duas coisas:

1ª diminui para metade a poluição (isso agora não interessa!!!!!!!!)

2ª os sistemas de gpl dão para levar metano em vez do gpl,

por isso é que meti aqui o tópico;

agora o seguinte: o que preciso saber, dado que o metano é o unico hidrocarneto considerado mesmo ecológico, dado que não se utiliza a mão do homem para obtê-la... é como se pode produzir metano para combustível a preço decente e em quantidade, aproveitando de imediato os sistemas já existentes.

vá... opinem

boas
tabu simplesmente porque é um combustivel fossil, sómente por isso.
mas desenvolve lá o tema tou bastante interessado, como já utilizo gpl a mais de 11 anos sem bem o que a casa gasta.
atenção que os sistemas de gpl nao são compativeis com o gás natural, porque têm que ser armazenados de maneira diferente, com mais pressão.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

diz lá quem são os moderadores, porque de certeza que eu não sou desses.

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas

orbis, sabes bem de quem falo, e sabes ainda melhor que não é de ti, já falamos os 2 sobre isso. só não consigo perceber a resposta que tú deste e ainda fiquei mais surpreendido por ter vindo de ti
penso que não me fica nada mal lutar por um combustivel que apesar de ser fossil consegue ser mais limpo que os tradicionais e que resulta de um residuo da extração do petroleo. penso que tú como moderador, e com os conhecimentos e experiencia que tens, deverias apoiar mais.
penso eu.

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

epá...

parem lá com isso, porque eu não quero saber do gpl!!

o que estou a dizer é que o metano pode ser armazenado e servir de energia num sistema de gpl.

o metano não é um combustível fóssil tradicional, mas sim gás criado pela decomposição de produtois orgânicos ou não.

o seu uso como combustível devidamente aproveitado daria para acabar pelo menos metade dos aterros sanitários que existem.

assim o seu aproveitamento, pode ser uma opção dado que é dos gases mais inócuos que existem e dos mais criados pela própria natureza.

isto não foi tópico aberto para discussão de opções "tabu".... se não querem falar de metano, então indiquem-me e eu encerro...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

sa, o teu problema é mesmo tomar o todo pelas partes. foi por isso que reagi. o teu post inicial refere-se ao forum e o forum somos nós todos até prova em contrário. como sabes que não há unanimidade sobre alguns assuntos.....deverias ter tido mais cuidado. de qualquer modo, peço desculpa se disse algo menos agradável.
quanto ao metano...explica lá isso melhor pá. o metano é o principal constituinte do gás natural, por isso o que se aplica ao gás natural também se deve aplicar em grande medida ao metano. a principal diferença entre metano (gn) e gpl é o sistema de armazenamento. o gpl é armazenado a uma pressão que ronda as 20 atmosferas no estado líquido, enquanto o gn é armazenado a 200 atmosferas e mesmo assim continua no estado gasoso. o principal problema daqui resultante é a reduzida autonomia deste tipo de veículos.
relativamente ao metano, é um gás muito fácil de obter, até artesanalmente, mas com alto nível de impurezas, nomeadamente co2. obter um gás com um grau de pureza elevado é outra questão. portanto, como se vai resolver esta questão de forma artesanal, já que não se perspectiva nenhuma rede comercial de distribuição deste combustível?
e é pena porque com a quantidade de pocilgas que temos em portugal seria uma importante fonte de energia alternativa a considerar.

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas

orbis, tou esclarecido e ponho por mim fim á discussão.
quanto ao metano penso que já é usado para abstecer as etar tornandoas auto suficientes energeticamente, quanto aos carros o problema é como o orbis disse o proprio armazenamento o que torna a autonomia muito baixa, de todos os que tenho conhecimento +-350km.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

pelo que sei a etar de coimbra tem 95% das suas necessidades de electricidade satisfeitas a partir do biogás (metano).

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

malta,

metano é gás natural e gás natural (gn) é 90 a 97% metano...
as propriedades do metano são praticamente as mesmas do gn.

cumprimentos,
joão nunes

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

não é bem isso. a percentagem de metano pode ser tão baixa quanto 80%, mas pode ir a mais de 90%. a percentagem não é fixa. além disso e para aquilo que interessa para este forum, metano é o principal constituinte do biogás que é renovável enquanto o gn é fóssil. embora a constituição química seja semelhante, este ponto faz toda a diferença.
quanto ao uso de metano em carros a gpl, por aquilo que ficou dito no meu último post, se tentássemos colocar metano num depósito de gpl a 200 atmosferas este explodiria.

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

metano é gás natural e gás natural (gn) é 90 a 97% metano...
as propriedades do metano são praticamente as mesmas do gn.

boas

sim, sabemos disso, e por ter as mesmas caracteristicas do gn é temos problemas no armazenamento, que tal como o orbis disse .a pressao tem que ser muito elevada, e por isso mesmo nunca se poderá usar metano o gas natural num sistema gpl. para alem disso nao funciona muito bem em qualquer motor atmosferico, devendo ser utilizado nos motores turbo, onde ai sim a perda de potencia nao existe praticamente. sem duvida nenhuma que o metano ou gas natural é o combustivel fossil mais limpo que existe.

Autor do tópico
luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

mas há aqui uma grande diferença:

1º os abastecimentos de gpl são 50/50 de gpl e gn (informação!)

2º o metano pode ser armazenado em sistemas de gpl, por causa da sua baixa pressão.

agora a parte que é interessante:

como obter metano (nem que seja nível artesanal...) ??

alguém sabe a "receita"??

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

como obter metano (nem que seja nível artesanal...) ??

biodigestores.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

essa informação não é correcta. gpl é gpl (mistura de c3h8 e c4h10) e metano é ch4. quanto à suposta informação de que o gpl tem 50% de gn nem merece qualquer comentário de tão ridícula que é.
claro que o metano pode ser armazenado num depósito de gpl a 20 atmosferas. isso dá para andar 20 km ou nem isso?
para falar destes assuntos ou sabemos do que estamos a falar ou vale mais estar calado. desculpe a franqueza, mas senão sabe do que fala não se ponha inventar e a passar ideias erradas aos membros do forum que não dominam minimamente estes assuntos.

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas

luis bar onde foste buscar essa informação? se fosse assim tao simples todos nós o poderiamos abastecer em casa, quem tivesse claro gás natural. claro que o podes armazenar a baixa pressão, mas para quê, qual o rendimento. só se for para usar num vw touran bifuel, ai sim já preparada pra gás natural, onde ai se poderia usar o metano feito em casa ou mesmo ir á rede em casa abastecer, como já fazem nos states com os civic. mas pra isso precisas de um compressor pra obteres as tais 200 atmosferas.
e outra coisa já tive conhecimento de pessoas tentarem usar os depositos de gpl pra armazenar gn e nao correu muito bem, penso que todas ficaram a pé.
ferra, dá lá a receita para o bio digestor.

orbis será melhor falarmos em portugues corrente e simples (gpl= butano e propano) a percentagem nao sei, deixo contigo, normalmente varia de marca pra marca.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

ferra, dá lá a receita para o bio digestor.
unidade demonstrativa de biodigestor rural
http://www.ufv.br/dea/ambiagro/especial13_1.htm

Responder

Voltar para “Geral”