Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Marco P G Silva »

OláJoão.
Parece que chegou a altura do ano a partir da qual o seguidor mostra a sua função. :lol:
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Marco P G Silva Escreveu:OláJoão.
Parece que chegou a altura do ano a partir da qual o seguidor mostra a sua função. :lol:
Olá Marco,
Isto de pensar que se pode dar luta a um Degger com praticamente 5000Wp, é pura ilusão.

Mas para não pensarem que na microprodução tudo corre bem, fica o relato de mais uma "aventura". Sabem o que fez este buraco no gráfico?
dia17-05-2014.png
dia17-05-2014.png (76.69 KiB) Visto 3433 vezes
Eu conto... hoje por volta das 7:15 liguei o logger e verifiquei que o inversor estava online, quando por volta das 8:30 voltei a olhar para o logger constatei que o inversor estava offline "Falha de isolamento".
Como não é a primeira vez que tal acontece (corrente de fuga), lá tive que ir buscar o multimetro e "pescar" o conetor MC4 com anomalia (como eu só tenho 90 paineis x 2 conetores não dá trabalho nenhum).
Depois de encontrado o menino, tive de isolar a string (ficou desligada até por volta das 10:10) e esperar que o conetor ficasse totalmente seco para o poder voltar a ligar.
Pelo que pude averiguar o calor dos últimos dias fez descolar o silicone que sela os MC4, se amanhã voltar a acontecer lá terei que remover todo o silicone antigo, aplicar novo em todos os conetores, mas isto implica umas horitas de trabalho, cortar todas as abraçadeiras, abrir os conetores, limpar os resíduos, colocar novo silicone, voltar fechar e prender tudo! Ufa já estou cansado só de imaginar!

Mas eu vou considerar que isto foi só uma chamada de atenção por parte do sistema, foi para me obrigar a ir junto dos painéis e verificar a quantidade de sujidade acumulada que está à espera de ser limpa.
Paineis.jpg
Paineis.jpg (118.02 KiB) Visto 3433 vezes
Cmps,

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Se calhar os ratos até são amigos! Eles avisaram... ;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Celestino Escreveu:Se calhar os ratos até são amigos! Eles avisaram... ;)
Vivam,
Hoje tive direito a umas horitas de trabalho matinal (tenho de aproveitar a humidade da manhã para identificar as ligações menos saudáveis).
Infelizmente, encontrei algumas surpresas desagradáveis, sendo que uma delas se prende com a oxidação dos cabos originais que vinham nos paineis.
Alguns dos conetores solares apresentam danos (os plásticos, bocins de isolamento e borrachas estão queimados - efeitos do sol e do gelo) o que acaba por provocar oxidação do cabo junto ao conetor e se vai estendendo até à caixa de junção do próprio painel.
Hoje troquei alguns conetores MC4 e em alguns casos tive de cortar mais de 20 cm de cabo com fortes sinais de "ferrugem", fico admirado como as coisas ainda se mantêm a funcionar. Estes cabos oxidados podem justificar aquelas perdas de produção que se verificam de forma um pouco aleatória, mas que se agrava em dias de vento mais forte.
Talvez esta seja uma consequência de ter optado por material "Made in China"... mas estranhamente sou o único a queixar-me, quando a grande maioria dos sistemas tem produtos com a mesma origem!
Cmps,

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

JDuarte Escreveu:Talvez esta seja uma consequência de ter optado por material "Made in China"... mas estranhamente sou o único a queixar-me, quando a grande maioria dos sistemas tem produtos com a mesma origem!
O facto de morares perto da Costa também pode potênciar esse problema, ou pelo menos que ele apareça mais rapidamente.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:
Celestino Escreveu:Se calhar os ratos até são amigos! Eles avisaram... ;)
Vivam,
Hoje tive direito a umas horitas de trabalho matinal (tenho de aproveitar a humidade da manhã para identificar as ligações menos saudáveis).
Infelizmente, encontrei algumas surpresas desagradáveis, sendo que uma delas se prende com a oxidação dos cabos originais que vinham nos paineis.
Alguns dos conetores solares apresentam danos (os plásticos, bocins de isolamento e borrachas estão queimados - efeitos do sol e do gelo) o que acaba por provocar oxidação do cabo junto ao conetor e se vai estendendo até à caixa de junção do próprio painel.
Hoje troquei alguns conetores MC4 e em alguns casos tive de cortar mais de 20 cm de cabo com fortes sinais de "ferrugem", fico admirado como as coisas ainda se mantêm a funcionar. Estes cabos oxidados podem justificar aquelas perdas de produção que se verificam de forma um pouco aleatória, mas que se agrava em dias de vento mais forte.
Talvez esta seja uma consequência de ter optado por material "Made in China"... mas estranhamente sou o único a queixar-me, quando a grande maioria dos sistemas tem produtos com a mesma origem!
Cmps,

Boas,

Uma solução para esse problema, pode ser a remoção de todos os connectores , soldando os cabos e isolando as soldaduras com manga retratil ,é um grande frete porque são muitas soldaduras, mas esse problema só se vai agravar com o tempo. Eu há 15 dias estive a ajudar um amigo meu a fazer isso numa das micros dele no alentejo, e diferença é que eram só 48 fichas, curiosamente na outra micro que é 6 meses mais velha, não foi necessario , os connectores são tyco em vez de mc4 e parecem ser bastante mais resistentes.

e já agora não te preocupes pelos modulos serem Chineses, estes que eu estive a soldar , são duma marca Alemã muito conhecida que faz tudo desde peças para automoveis a electrodomesticos, estão bem dentro da garantia , mas o fabricante não assumiu e garantia , como é tradicional em produtos Alemães, diz que é desgaste pelo uso....

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Obrigado pela dica Mário.
Quando o instalador fez a instalação em vez de colocar conetores ligou os cabos recorrendo a ligadores isolados que depois foram protegidos com manga termo-retrátil, o problema foi que no verão a manga continuou a diminuir e causou problemas de isolamento, daí eu ter pedido para retirar os ligadores e colocar conetores (talvez eu tenha tido azar na manga utilizada, pois pelo que li existem diferentes tipos e algumas delas não são apropriadas para ambientes exteriores).
Conhecem algum bom isolador dieletrico (preferencialmente sob a forma de spray)?
Cmps,

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:Boas,
Obrigado pela dica Mário.
Quando o instalador fez a instalação em vez de colocar conetores ligou os cabos recorrendo a ligadores isolados que depois foram protegidos com manga termo-retrátil, o problema foi que no verão a manga continuou a diminuir e causou problemas de isolamento, daí eu ter pedido para retirar os ligadores e colocar conetores (talvez eu tenha tido azar na manga utilizada, pois pelo que li existem diferentes tipos e algumas delas não são apropriadas para ambientes exteriores).
Conhecem algum bom isolador dieletrico (preferencialmente sob a forma de spray)?
Cmps,

Nós para isolar o melhor possivel usamos um verniz para isolar componentes electronicos este:

http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=61479" onclick="window.open(this.href);return false;

com a manga tem-se sempre que ter o cuidado de ver o diametro dela depois de encolhida ao maximo , normalmante é metade do diametro original, tem que se escolher uma manga que depois de recolher completamente o diametro seja inferior ao do material que vamos isolar, nós usamos pedaços de cerca 70mm de comprimento na primeira camada , e usamos pedaços de 100mm de manga azul e vermelha na segunda camada para sobrepor a primeira camada e marcar o negativo e o positivo.

só mais uma nota ,se por acaso fores usar o verniz que nós usamos, certifica-te que a manga cobre completamente o verniz antes de aqueceres , porque o verniz é inflamavel

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

Boas
Pelo que sei,pelo menos em diametros maiores, existe manga já com rezina incorporada. Depois de arefecer aquilo cola que se farta. Em diametros mais pequenos como não uso, não sei se há. Mas que é bom é. :D
Boa sorte com a resolução do problema.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Marco P G Silva Escreveu:Boas
Pelo que sei,pelo menos em diametros maiores, existe manga já com rezina incorporada. Depois de arefecer aquilo cola que se farta. Em diametros mais pequenos como não uso, não sei se há. Mas que é bom é. :D
Boa sorte com a resolução do problema.
Confirmo , existe sim senhor ! custa ´é uma barbaridade de dinheiro, uma barra 1mt custa quase 10€ :roll: , uma bobine de 15m da normal não chega a custar 7€, existe também em tamanhos pequenos , eu já comprei uma vez 6MM > 3MM

neste caso seriam precisos muitos metros

Já agora ainda há uma coisa mais engraçada , mas também fica numa porrada de dinheiro , porque são muitas fichas:

http://www.castroelectronica.pt/product ... s-6mm-4pcs" onclick="window.open(this.href);return false;

para colar a manda pode-se utilizar isto:

http://www.castroelectronica.pt/product ... hesive-120" onclick="window.open(this.href);return false;

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Para que o pessoal não pense que ser microprodutor é fácil, fica o registo de mais um dia fantástico! :(
dia29-05-2014.png
dia29-05-2014.png (64.07 KiB) Visto 3234 vezes
Sempre que existe humidade na estrutura (nevoeiro ou apenas um pequeno orvalho) o inversor não liga por detetar falha no isolamento.
No passado fim de semana, todos os conetores MC4 foram revistos, sendo alguns deles substituídos. No entanto o problema persiste, em algumas partes da estrutura consigo encontrar 0,5V entre pontos, o que poderá indiciar uma má ligação à terra, penso eu? (Muitos dos parafusos que apertam as terras estão corroídos e já comecei a sua substituição)

Peço aos entendidos que se pronunciem, pistas que possam ajudar a identificar o problema são bem vindas.

Cmps,

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Qual é o valor do dispositivo (DR) !?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Emanuel Couto Escreveu:Qual é o valor do dispositivo (DR) !?
Viva Emanuel,
O Disjuntor Diferencial (AC) não desliga. (Hager 300mA).
O inversor é que deteta falha no isolamento e desliga por segurança! (eu julgo que o problema está no lado DC, deve haver algum painel a deixar passar tensão para a estrutura).
Cmps,

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Mensagem por Alves10 »

Boas, tentando dar uma ajuda, se realmente a falha de isolamento for na parte DC penso que se desligar os cabos que trazem a corrente dos painéis, com um multimetro em na escala de Mega ohm pode verificar se há resistência entre a terra e os dois fios dos painéis.

PS:Isto é a ideia de alguem que só quer dar uma ajuda.

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Mensagem por Alves10 »

Uma outra ideia é desligar o fio de terra do inversor e intercalar lá o multimetro a medir a corrente e assim sempre pode ir monitorizando a Corrente de fuga (pois pode ser o caso que seja só visível em dias mais húmidos).

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

JDuarte Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Qual é o valor do dispositivo (DR) !?
Viva Emanuel,
O Disjuntor Diferencial (AC) não desliga. (Hager 300mA).
O inversor é que deteta falha no isolamento e desliga por segurança! (eu julgo que o problema está no lado DC, deve haver algum painel a deixar passar tensão para a estrutura).
Cmps,
Boas JDuarte!

Para despistar eventuais falhas de isolamento no lado (DC) ((acho que estás a fazer o mais correto))
Ir verificado ponto a ponto, toda a instalação, até encontrar a causa do problema, mas como tens tantos painéis, isso deve dar uma trabalheira ui ui...

Tomara que consigas resolver a situação o mais rápido possível!

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Boas JDuarte!
Como fiquei intrigado com esta sua questão, fui analisar os logs diários do meu Solarmax e verifiquei que ele regista a corrente de fuga do lado DC e a corrente de fuga do lado AC.
Verifiquei também que esses parâmetros estão limitados e servem para desligar o inversor por protecção quando se atingem determinados valores e por determinado tempo, os quais poderão até ser configurados.
Por fim reparei numa coisa a que nunca tinha ligado nenhuma: É que em dias húmidos encontrei nos logs momentos de 10mA de corrente de fuga do lado DC enquanto que em dias secos o máximo que encontrei foram 3mA.
Curiosamente e em dias limpos, até às 08 da manhã, estas correntes de fuga são normalmente superiores às do resto do dia.

Como é que é no Xantrex?
Ele não regista esta informação no log para se poder concluir algo?
Não dará para configurar algo na máquina que ajude no despiste do problema?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Celestino, não sabia que o (Solarmax) tinha estas opções!!
Muito interessante.
Imagem

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Vivam,
@Celestino, o xantrex não me dá a corrente de fuga do lado DC, só AC (e mesmo assim não sai no log, tenho que ser eu a interrogar o inversor através da porta COM).
No entanto em conversa com a Schneider espanhola (a assistência ao Xantrex é feita em Barcelona), confirmaram que o erro, resulta de uma corrente de fuga elevada na parte DC e deve ser resultado de um cabo DC raspado ou cortado.
Vai ser um fim de semana muito produtivo (identificar os pares de cada string - só são 16 pares) e ir isolando uma por uma até descobrir a pólvora.
Uma sugestão muito válida para evitar estes danos na cablagem é fazer com que esta passe por dentro de calhas ou tubos de PVC (lá tenho de procurar um bom fornecedor).
Abraço,

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Viva João,

não me parece que haja qualquer problema com as terras, 90% dos paineis comercializados nem sequer necessitam de terras, apenas alguns paises alguns paises obrigam e essa ligação, eu não conheço muito bem a construção dos paineis thin film, mas nos monocristalinos e polycritalinos, as celulas ficam entre o vidro e uma pelicula autocolante, por vezes a agua infiltra-se na zona das celulas, e provoca problemas de fuga à terra ou mesmo curto circuito, o problema será mesmo num dos paineis , ou na cablabem DC, terra não é de certeza , porque o inversor está a detectar a fuga. se a terra não estivesse em condições o inversor não se desligava, só se desligava quando algo tocasse na estrutura e vizesse contacto com a terra :shock: .

Responder

Voltar para “Projectos”