Parece que chegou a altura do ano a partir da qual o seguidor mostra a sua função.

Olá Marco,Marco P G Silva Escreveu:OláJoão.
Parece que chegou a altura do ano a partir da qual o seguidor mostra a sua função.
Vivam,Celestino Escreveu:Se calhar os ratos até são amigos! Eles avisaram...
O facto de morares perto da Costa também pode potênciar esse problema, ou pelo menos que ele apareça mais rapidamente.JDuarte Escreveu:Talvez esta seja uma consequência de ter optado por material "Made in China"... mas estranhamente sou o único a queixar-me, quando a grande maioria dos sistemas tem produtos com a mesma origem!
JDuarte Escreveu:Vivam,Celestino Escreveu:Se calhar os ratos até são amigos! Eles avisaram...
Hoje tive direito a umas horitas de trabalho matinal (tenho de aproveitar a humidade da manhã para identificar as ligações menos saudáveis).
Infelizmente, encontrei algumas surpresas desagradáveis, sendo que uma delas se prende com a oxidação dos cabos originais que vinham nos paineis.
Alguns dos conetores solares apresentam danos (os plásticos, bocins de isolamento e borrachas estão queimados - efeitos do sol e do gelo) o que acaba por provocar oxidação do cabo junto ao conetor e se vai estendendo até à caixa de junção do próprio painel.
Hoje troquei alguns conetores MC4 e em alguns casos tive de cortar mais de 20 cm de cabo com fortes sinais de "ferrugem", fico admirado como as coisas ainda se mantêm a funcionar. Estes cabos oxidados podem justificar aquelas perdas de produção que se verificam de forma um pouco aleatória, mas que se agrava em dias de vento mais forte.
Talvez esta seja uma consequência de ter optado por material "Made in China"... mas estranhamente sou o único a queixar-me, quando a grande maioria dos sistemas tem produtos com a mesma origem!
Cmps,
JDuarte Escreveu:Boas,
Obrigado pela dica Mário.
Quando o instalador fez a instalação em vez de colocar conetores ligou os cabos recorrendo a ligadores isolados que depois foram protegidos com manga termo-retrátil, o problema foi que no verão a manga continuou a diminuir e causou problemas de isolamento, daí eu ter pedido para retirar os ligadores e colocar conetores (talvez eu tenha tido azar na manga utilizada, pois pelo que li existem diferentes tipos e algumas delas não são apropriadas para ambientes exteriores).
Conhecem algum bom isolador dieletrico (preferencialmente sob a forma de spray)?
Cmps,
Confirmo , existe sim senhor ! custa ´é uma barbaridade de dinheiro, uma barra 1mt custa quase 10€Marco P G Silva Escreveu:Boas
Pelo que sei,pelo menos em diametros maiores, existe manga já com rezina incorporada. Depois de arefecer aquilo cola que se farta. Em diametros mais pequenos como não uso, não sei se há. Mas que é bom é.![]()
Boa sorte com a resolução do problema.
Viva Emanuel,Emanuel Couto Escreveu:Qual é o valor do dispositivo (DR) !?
Boas JDuarte!JDuarte Escreveu:Viva Emanuel,Emanuel Couto Escreveu:Qual é o valor do dispositivo (DR) !?
O Disjuntor Diferencial (AC) não desliga. (Hager 300mA).
O inversor é que deteta falha no isolamento e desliga por segurança! (eu julgo que o problema está no lado DC, deve haver algum painel a deixar passar tensão para a estrutura).
Cmps,