e-max JR
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: e-max JR
Não mereces comentário pois acho que ja foi mais que escrito...
Parabéns pelo projeto
Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
Parabéns pelo projeto
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Jorge, dá uma vista de olhos nas regras http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =10&t=9734, foi-te explicado por esta administração as razões que levaram ao fecho, tens liberdade de criar outro desde que cumpra as regras, para quê tanto protesto ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Como funciona isso Rufus, agora fiquei curioso. A minha moto antiga a Chica tinha BMS e ia adorar o trabalho do Jorge (e o ex-dono tb.), pois no inverno frio era uma seca ter de viajar a 60-70 km/s para fazer um pouco menos de 40kms e isto num velocimetro optimista.RuFuS Escreveu:Então e vendeste a mota com ou sem BMS? É que se foi com todo esse trabalho de isolamento térmico era desnecessário...
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Penso que o RuFus queria dizer que a auto-descarga e a resistência interna das células varia mais quando um pack tem umas mais expostas que outras. Podendo umas terem mais de 10ºC de diferença entre outras. Isso faria com que o desequilíbrio se notaria mais, no mesmo espaço de tempo!
Para além disso, e o que mais se verifica quando as temperaturas estão perto de 0ºC, é uma perda enorme de disponibilidade energética, que dependendo da construção da célula pode por vezes ter uma disponibilidade inferior a 0,5C contínuos com baixas temperaturas.
Manter o pack bem isolado salvaguarda-o desse problema e de alguns outros também! Como tudo tem um lado negativo, este isolamento poderá não ser muito bom para os dias de temperaturas altas, levando-o a um envelhecimento precoce.
A tampa (parte de cima) da caixa das baterias é relativamente fácil de se retirar, e se eu verificar que as células no Verão se mantêm muito quentes, passo a retira-la todos os inícios de estação quente, e volto a coloca-la no inicio das estações frias!
Penso que não será necessário, pois a sua resistência interna (a das células) diminui com o aumento da temperatura, acabando por diminuir as perdas energéticas e aumentando muito pouco a sua temperatura interna. Principalmente porque o pack está bem dimensionado, tendo autonomia para aproximadamente 2 horas sempre a fundo. (consumo de 0,5C médio)
Para além disso, e o que mais se verifica quando as temperaturas estão perto de 0ºC, é uma perda enorme de disponibilidade energética, que dependendo da construção da célula pode por vezes ter uma disponibilidade inferior a 0,5C contínuos com baixas temperaturas.
Manter o pack bem isolado salvaguarda-o desse problema e de alguns outros também! Como tudo tem um lado negativo, este isolamento poderá não ser muito bom para os dias de temperaturas altas, levando-o a um envelhecimento precoce.
A tampa (parte de cima) da caixa das baterias é relativamente fácil de se retirar, e se eu verificar que as células no Verão se mantêm muito quentes, passo a retira-la todos os inícios de estação quente, e volto a coloca-la no inicio das estações frias!
Penso que não será necessário, pois a sua resistência interna (a das células) diminui com o aumento da temperatura, acabando por diminuir as perdas energéticas e aumentando muito pouco a sua temperatura interna. Principalmente porque o pack está bem dimensionado, tendo autonomia para aproximadamente 2 horas sempre a fundo. (consumo de 0,5C médio)
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Zoinz, isso aconteceia-te porque tinhas bms...O bms detectava alguma célula mais baixa e cortava a potencia.
Se não tivesses andavas mais depressa.
Aqui acho que um bms faz ainda mais falta, porque este isolamento acentua a diferença de temperatura entre células...
Se não tivesses andavas mais depressa.
Aqui acho que um bms faz ainda mais falta, porque este isolamento acentua a diferença de temperatura entre células...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...

-
- Membro Silver
- Contacto:
Rufus a minha pergunta era relativamente ao que disseste.
Como é que o BMS fazia o trabalho ser desnecessário ?
Enviado do meu GT-N8000 através de Tapatalk
RuFuS Escreveu:Então e vendeste a mota com ou sem BMS? É que se foi com todo esse trabalho de isolamento térmico era desnecessário...
-
- Membro Gold
zointz Escreveu:Rufus a minha pergunta era relativamente ao que disseste.
RuFuS Escreveu:Então e vendeste a mota com ou sem BMS? É que se foi com todo esse trabalho de isolamento térmico era desnecessário...
Para te responder adequadamente tenho que saber qual o objectivo deste isolamento? (pode ter vários)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

-
- Membro Silver
- Contacto:
O rapaz, mas tu é que afirmaste que se fosse com BMS o trabalho do Jorge era desnecessário, agora baralhaste-me

-
- Membro Gold
Entendo-te mas prefiro que o Jorge Rocha diga qual o objectivo para enquadrar melhor a minha resposta...zointz Escreveu:O rapaz, mas tu é que afirmaste que se fosse com BMS o trabalho do Jorge era desnecessário, agora baralhaste-me![]()

-
- Membro Silver
- Contacto:
compreendi, só acho que afirmares algo com base em suposições não ajuda em nada... era preferivel uma PM ao Jorge.
-
Afinal de contas o RuFuS não está aqui com boas intenções, mais uma vez...
Ao longo de mais de dois anos e meio que cá ando não verifiquei uma única mensagem que seja para ajudar, explicar ou para tentar entender!
Tudo é feito com muita "sabedoria" (esperta), para depois criticar, destruir, desestabilizar os outros, os que não compram o seu produto!
Como tal, e de forma bastante clara e educada, peço que não volte a publicar mais nada nos tópicos de que sou autor.
Muito agradecido!
Ao longo de mais de dois anos e meio que cá ando não verifiquei uma única mensagem que seja para ajudar, explicar ou para tentar entender!
Tudo é feito com muita "sabedoria" (esperta), para depois criticar, destruir, desestabilizar os outros, os que não compram o seu produto!
Como tal, e de forma bastante clara e educada, peço que não volte a publicar mais nada nos tópicos de que sou autor.
Muito agradecido!
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
A pedido a moderação não irá aprovar posts nesses mesmos tópicos a pedido do autor. Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
-
Após muitos testes de vários amortecedores traseiros, entre os quais dois com deposito a gás, para um aumento de pressão/dureza (um perfeito engano ao consumidor), voltei ao original e tive de o adaptar para que se torna-se mais suave (visto não ter já os 96Kg das baterias de chumbo).
-
Após 500Km de utilização das células, uma verificação de balanceamento, para a confirmação de que todas elas estão de boa saúde (auto descarga igual, umas às outras).
-
Botão de marcha-a-trás...
Muito disfarçadamente...
Ainda não tinha mostrado a visão dos amortecedores da frente, com a tal publicidade desnecessária e invisivel para quem passa!- Anexos
-
- Dá para verificar que o curso de trabalho das bainhas, agora é muito superior.
- 2014-02-23 12.42.27.jpg (139.11 KiB) Visto 3245 vezes
-
CB... Este computador de bordo é muito preciso e tem muitos menus...
Ele trabalha com a tensão total do pack e está sempre ligado, podendo desligar o visor com o pressionar da tecla "set" ao meio, a amarelo)
Seu consumo é desprezável.
Ele trabalha com a tensão total do pack e está sempre ligado, podendo desligar o visor com o pressionar da tecla "set" ao meio, a amarelo)
Seu consumo é desprezável.
-
Aproveitamento de espaço...
- Anexos
-
- Com dois capacetes e muito espaço vago dos lados e em cima.
- 2014-02-23 12.50.37.jpg (141.94 KiB) Visto 3238 vezes
-
- Com um capacete.
- 2014-02-23 12.49.59.jpg (143.09 KiB) Visto 3238 vezes
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
sem duvida mt belas fotos!
bem interessante o trabalho e o resultado
venham mais fotos 
bem interessante o trabalho e o resultado

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km