e-max JR

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: e-max JR

Mensagem por serges »

Não mereces comentário pois acho que ja foi mais que escrito...

Parabéns pelo projeto

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: e-max JR

Mensagem por jmal »

Jorge, dá uma vista de olhos nas regras http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =10&t=9734, foi-te explicado por esta administração as razões que levaram ao fecho, tens liberdade de criar outro desde que cumpra as regras, para quê tanto protesto ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: e-max JR

Mensagem por zointz »

RuFuS Escreveu:Então e vendeste a mota com ou sem BMS? É que se foi com todo esse trabalho de isolamento térmico era desnecessário... ;)
Como funciona isso Rufus, agora fiquei curioso. A minha moto antiga a Chica tinha BMS e ia adorar o trabalho do Jorge (e o ex-dono tb.), pois no inverno frio era uma seca ter de viajar a 60-70 km/s para fazer um pouco menos de 40kms e isto num velocimetro optimista.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e-max JR

Mensagem por Jorge Rocha »

Penso que o RuFus queria dizer que a auto-descarga e a resistência interna das células varia mais quando um pack tem umas mais expostas que outras. Podendo umas terem mais de 10ºC de diferença entre outras. Isso faria com que o desequilíbrio se notaria mais, no mesmo espaço de tempo!

Para além disso, e o que mais se verifica quando as temperaturas estão perto de 0ºC, é uma perda enorme de disponibilidade energética, que dependendo da construção da célula pode por vezes ter uma disponibilidade inferior a 0,5C contínuos com baixas temperaturas.

Manter o pack bem isolado salvaguarda-o desse problema e de alguns outros também! Como tudo tem um lado negativo, este isolamento poderá não ser muito bom para os dias de temperaturas altas, levando-o a um envelhecimento precoce.

A tampa (parte de cima) da caixa das baterias é relativamente fácil de se retirar, e se eu verificar que as células no Verão se mantêm muito quentes, passo a retira-la todos os inícios de estação quente, e volto a coloca-la no inicio das estações frias!

Penso que não será necessário, pois a sua resistência interna (a das células) diminui com o aumento da temperatura, acabando por diminuir as perdas energéticas e aumentando muito pouco a sua temperatura interna. Principalmente porque o pack está bem dimensionado, tendo autonomia para aproximadamente 2 horas sempre a fundo. (consumo de 0,5C médio)
Tudo por um mundo mais limpo!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: e-max JR

Mensagem por RuFuS »

Zoinz, isso aconteceia-te porque tinhas bms...O bms detectava alguma célula mais baixa e cortava a potencia.

Se não tivesses andavas mais depressa.

Aqui acho que um bms faz ainda mais falta, porque este isolamento acentua a diferença de temperatura entre células...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: e-max JR

Mensagem por zointz »

Rufus a minha pergunta era relativamente ao que disseste.
RuFuS Escreveu:Então e vendeste a mota com ou sem BMS? É que se foi com todo esse trabalho de isolamento térmico era desnecessário... ;)

Como é que o BMS fazia o trabalho ser desnecessário ?

Enviado do meu GT-N8000 através de Tapatalk
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: e-max JR

Mensagem por RuFuS »

zointz Escreveu:Rufus a minha pergunta era relativamente ao que disseste.
RuFuS Escreveu:Então e vendeste a mota com ou sem BMS? É que se foi com todo esse trabalho de isolamento térmico era desnecessário... ;)

Como é que o BMS fazia o trabalho ser desnecessário ?

Enviado do meu GT-N8000 através de Tapatalk

Para te responder adequadamente tenho que saber qual o objectivo deste isolamento? (pode ter vários)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: e-max JR

Mensagem por zointz »

O rapaz, mas tu é que afirmaste que se fosse com BMS o trabalho do Jorge era desnecessário, agora baralhaste-me :o :o
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: e-max JR

Mensagem por RuFuS »

zointz Escreveu:O rapaz, mas tu é que afirmaste que se fosse com BMS o trabalho do Jorge era desnecessário, agora baralhaste-me :o :o
Entendo-te mas prefiro que o Jorge Rocha diga qual o objectivo para enquadrar melhor a minha resposta... :)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: e-max JR

Mensagem por zointz »

compreendi, só acho que afirmares algo com base em suposições não ajuda em nada... era preferivel uma PM ao Jorge.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e-max JR

Mensagem por Jorge Rocha »

Afinal de contas o RuFuS não está aqui com boas intenções, mais uma vez...

Ao longo de mais de dois anos e meio que cá ando não verifiquei uma única mensagem que seja para ajudar, explicar ou para tentar entender!
Tudo é feito com muita "sabedoria" (esperta), para depois criticar, destruir, desestabilizar os outros, os que não compram o seu produto!
Como tal, e de forma bastante clara e educada, peço que não volte a publicar mais nada nos tópicos de que sou autor.
Muito agradecido!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: e-max JR

Mensagem por serges »

A pedido a moderação não irá aprovar posts nesses mesmos tópicos a pedido do autor. Obrigado

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e-max JR

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito obrigado serges, e a toda a moderação!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e-max JR

Mensagem por Jorge Rocha »

Após muitos testes de vários amortecedores traseiros, entre os quais dois com deposito a gás, para um aumento de pressão/dureza (um perfeito engano ao consumidor), voltei ao original e tive de o adaptar para que se torna-se mais suave (visto não ter já os 96Kg das baterias de chumbo).
Seu peso inicial...
Seu peso inicial...
2014-02-22 16.50.41.jpg (140.97 KiB) Visto 3260 vezes
Após algumas horas de rebarbadora...
Após algumas horas de rebarbadora...
2014-02-22 16.50.31.jpg (140.54 KiB) Visto 3260 vezes
Depois de pintado e colocado no seu respectivo lugar. Posso acrescentar que ficou a trabalhar muito bem, tanto com uma  como com duas pessoas em cima (testado em estrada de paralelos da Av. Dr. Lourenço Peixinho em Aveiro, uma lastima de estrada).
Depois de pintado e colocado no seu respectivo lugar. Posso acrescentar que ficou a trabalhar muito bem, tanto com uma como com duas pessoas em cima (testado em estrada de paralelos da Av. Dr. Lourenço Peixinho em Aveiro, uma lastima de estrada).
2014-02-23 12.59.24.jpg (141.67 KiB) Visto 3260 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e-max JR

Mensagem por Jorge Rocha »

Após 500Km de utilização das células, uma verificação de balanceamento, para a confirmação de que todas elas estão de boa saúde (auto descarga igual, umas às outras).
Tensões das células após um minuto depois de ter findado o carregamento com o carregador interno (carregamento a 0,09C)
Tensões das células após um minuto depois de ter findado o carregamento com o carregador interno (carregamento a 0,09C)
2014-02-23 07.13.09.jpg (139.58 KiB) Visto 3255 vezes
Embora esteja bem escondido, este carregador é facilmente retirado, e está a empurrar o ar quente para o compartimento  do aproveitamentos de espaço debaixo do banco (podendo assim secar o capacete e as luvas se lá forem colocados durante o carregamento)
Embora esteja bem escondido, este carregador é facilmente retirado, e está a empurrar o ar quente para o compartimento do aproveitamentos de espaço debaixo do banco (podendo assim secar o capacete e as luvas se lá forem colocados durante o carregamento)
2014-02-23 11.02.01.jpg (140.46 KiB) Visto 3255 vezes
Visão da caixa das baterias por cima.
Visão da caixa das baterias por cima.
2014-02-23 11.17.47.jpg (144.64 KiB) Visto 3255 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e-max JR

Mensagem por Jorge Rocha »

Botão de marcha-a-trás...
O vermelhinho.
O vermelhinho.
2014-02-23 12.46.50.jpg (142.42 KiB) Visto 3252 vezes
Muito disfarçadamente...
Tomada de isqueiro para carregamentos de telemoveis, gps, mp3, etc...
Tomada de isqueiro para carregamentos de telemoveis, gps, mp3, etc...
2014-02-23 12.47.38.jpg (141.88 KiB) Visto 3252 vezes
Ainda não tinha mostrado a visão dos amortecedores da frente, com a tal publicidade desnecessária e invisivel para quem passa!
Anexos
Dá para verificar que o curso de trabalho das bainhas, agora é muito superior.
Dá para verificar que o curso de trabalho das bainhas, agora é muito superior.
2014-02-23 12.42.27.jpg (139.11 KiB) Visto 3252 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e-max JR

Mensagem por Jorge Rocha »

CB... Este computador de bordo é muito preciso e tem muitos menus...
Ele trabalha com a tensão total do pack e está sempre ligado, podendo desligar o visor com o pressionar da tecla "set" ao meio, a amarelo)
Seu consumo é desprezável.
Aqui podemos visualisar a tensão total do pack e os Ah nele contidos.
Aqui podemos visualisar a tensão total do pack e os Ah nele contidos.
2014-02-23 12.44.13.jpg (139.76 KiB) Visto 3247 vezes
Valor de percentagem da bateria com precisão de décimas.
Valor de percentagem da bateria com precisão de décimas.
2014-02-23 12.45.22.jpg (138.74 KiB) Visto 3247 vezes
Agora mostra os Amperes instantâneos (neste caso é zero por estar desligada a mota).
Agora mostra os Amperes instantâneos (neste caso é zero por estar desligada a mota).
2014-02-23 12.45.38.jpg (143.54 KiB) Visto 3247 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: e-max JR

Mensagem por Jorge Rocha »

Aproveitamento de espaço...
Visão de cima.
Visão de cima.
2014-02-23 12.49.17.jpg (142.62 KiB) Visto 3245 vezes
Anexos
Com dois capacetes e muito espaço vago dos lados e em cima.
Com dois capacetes e muito espaço vago dos lados e em cima.
2014-02-23 12.50.37.jpg (141.94 KiB) Visto 3245 vezes
Com um capacete.
Com um capacete.
2014-02-23 12.49.59.jpg (143.09 KiB) Visto 3245 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4093
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: e-max JR

Mensagem por MRider »

Jorge fala mais um pouco sobre o CB :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5524
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: e-max JR

Mensagem por Mumia »

sem duvida mt belas fotos!

bem interessante o trabalho e o resultado :) venham mais fotos :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”