EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:amigo 120 led's smd certo?
tenho uma luz dessas como marcha-atras no carro, da mais um pouco que a original P21, mas para luz frontal nao deve ser grande coisa.
Correcto... 120 LED's smd...
A luz que isto trás de origem também não é grande coisa. Mesmo que não melhore, mas mantenha a luminusidade já fico contente. Mas se dizes que dá pouco mais que a P21 já duvido que sirva para o efeito... Como digo, por 3€ vale a pena experimentar, e caso não sirva terá sempre outra utilidade. ;)
Jorge Rocha Escreveu: Quando as celulas estão nos 3,27V a sua capacidade anda a rondar os 15% (pela minha experiencia)
Tinha ideia que as baterias estando com 3,27V teriam mais capacidade (tensão nominal de 3,20V ), até porque após 1 ou 2 kms a tensão nas células já ronda os 3,32V... vez, vez?? eu bem dizia que ia ser complicado chegar a coimbra com isto! :P

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu: Tinha ideia que as baterias estando com 3,27V teriam mais capacidade (tensão nominal de 3,20V ), até porque após 1 ou 2 kms a tensão nas células já ronda os 3,32V... vez, vez?? eu bem dizia que ia ser complicado chegar a coimbra com isto! :P
Não fiques assustado porque a diferença não é muito grande.
Uma pequena diferença de leitura das tensões (entre os voltimetros) pode estar a originar a confusão! ;)

Os teus 2048Wh(16x3,2Vx40Ah) deverão dar para fazer 66 Kms sempre a 50 km/h, e 83 kms se fores sempre a 40 Km/h. :)
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Existem uns Super-Led´s de 10W que dariam luz mais que suficiente, era só uma questão de o adaptar!
E não podias ter dito antes?? :lol:
Fiquei intrigado e fui pesquisar, pois não conhecia esses leds. Depois de ler algumas linhas sobre eles e de ver uns videos no youtube, fiquei a amar esses leds! Estão encomendados!! :mrgreen:
Por pouco mais de 6€ mandei vir 2 para assim poder jogar com médios/máximos. Terei que "inventar" a respectiva adaptação no farol para o led usado nos médios não causar encadeamento.

Obrigado Jorge pela dica, pois acho que vai resultar melhor que a lampada H4 de leds! ;)

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Pesquisa no youtube por led cree xml t6...
É um led único de 5W que emite entre 1000 a 1400 lumens. Ja existem lâmpadas para carros com este led, mas fica mais caro que o xenon

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

atençao que os led's de 10W precisam de dissipador!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Os leds nos piscas precisam de um relé prorpio... ou resitencia... senao... ui ui parece uma cena psicadelica ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:atençao que os led's de 10W precisam de dissipador!
O calor gerado pelos 10W (led) será superior ao gerado pelos 35W do halogénio? Ou a coisa prende-se apenas com a própria integridade física da luz led? Qualquer das formas essa parte da dissipação também me parece de fácil resolução.
Mumia Escreveu:Os leds nos piscas precisam de um relé prorpio... ou resitencia... senao... ui ui parece uma cena psicadelica ;)
Pelo que pesquisei isso também depende do tipo de rele instalado (mecânico ou electrónico). Aquando da recuperação da mota tive que abrir o meu para rectificar ligações e é composto por uma placa electrónica pelo que posso estar safo dessa, mas logo se vê! ;)

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

é mesmo a integridade física do led que é posta em causa amigo.

e se tiveres de alterar o rele dos piscar na minha opinião não inventes com resistências, pois ai estas desperdiçar a maior vantagem dos led's, o baixo consumo energético.

vou andar atento as novidades!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Boas, a branquinha esta um show! 8-)

Chegaste a verificar se o empeno do disco nao era provocado pela jante?
nas chinesas, a base na jante onde assenta o disco por vezes é um pouco às ondas, e depois os discos empenam com o uso.

O rele que colocaste na ignição vai desligar a scooter se o BMS intervir, certo?
Entao se fores a conduzir de noite, ficas apeado e sem luzes?

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Barrocas Escreveu:Chegaste a verificar se o empeno do disco nao era provocado pela jante?
nas chinesas, a base na jante onde assenta o disco por vezes é um pouco às ondas, e depois os discos empenam com o uso.
Olha, o disco andou muito bem na primeira semana, depois comecei a notar uma ligeira trepidação na travagem, embora nada comparado com o que era com o anterior disco.
Já desmontei bomba e pastilhas por duas vezes, a ultima das quais esta quinta-feira em que limpei aquilo tudo, lubrifiquei pistons, etc. O que acho estranho é que das duas vezes que desmontei a bomba, a travagem fica suave e só começo a sentir novamente a trepidação após 4/5 kms.
Já tentei realmente ver se algum dos apoios onde assenta o disco possa estar mais curto ou comprido provocando o efeito "disco empenado", mas acho que não tenho as ferramentas certas ou então é mesmo uma coisa minima, pois não consigo fazer essa verificação...
Barrocas Escreveu:O rele que colocaste na ignição vai desligar a scooter se o BMS intervir, certo?
Entao se fores a conduzir de noite, ficas apeado e sem luzes?
É +/- isso que acontece, mas apenas por um ou dois segundos, pois assim que o BMS cortar a ignição, a tensão no pack (ou celula) sobe instantaneamente reactivando outra vez o BMS e a respectiva ignição.

Até ando sem ele agora, pois aquando da instalação parti um dos terminais e tive que improvisar um bocado. O problema é que com a trepidação o improviso não resultou. Ia a passar em cima de um bocado de paralelos e a mota puf. Consegui sorrateiramente encostar num canto para não passar vergonha, pois foi mesmo no meio da vila! :D E como levava comigo as ferramentas certas, consegui em 5 minutos fazer uma ligação directa no rele/ignição para chegar a casa. Não voltei a pegar no rele, mas acho que o consigo recuperar... ainda por cima tinha sido uma oferta do Jorge... :oops:

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Para verificar o empeno na jante, so num torneiro que se disponha a fazer isso.
Se houver diferenças, podes meter os discos que quiseres, que vao todos dar ao mesmo...
A jante da frente é facil, mas tem de se aplicar no torno com o eixo da scooter,, para ficar correctamente alinhada.
Sao diferenças mínimas, de décimas de milimetros, que se podem desbastar e a oscilação desaparece. ;)

Sugiro alterar essa instalação, para que o BMS apenas desactive o controlador, assim pelo menos ficas com luzes, quando ha um "corte".
Ja presenciei situações em estradas movimentadas e às escuras, de motas a parar e apagarem tudo... com carros a virem lançados e sem as verem...nao recomendo! :?

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Barrocas Escreveu:Para verificar o empeno na jante, so num torneiro que se disponha a fazer isso.
Se houver diferenças, podes meter os discos que quiseres, que vao todos dar ao mesmo...
A jante da frente é facil, mas tem de se aplicar no torno com o eixo da scooter,, para ficar correctamente alinhada.
Sao diferenças mínimas, de décimas de milimetros, que se podem desbastar e a oscilação desaparece. ;)

Sugiro alterar essa instalação, para que o BMS apenas desactive o controlador, assim pelo menos ficas com luzes, quando ha um "corte".
Ja presenciei situações em estradas movimentadas e às escuras, de motas a parar e apagarem tudo... com carros a virem lançados e sem as verem...nao recomendo! :?
Muito bom conselho para o disco.

Para o BMS, se logo após ele desligar, volta a ligar, não vejo que isso represente assim tanto perigo. Até porque não é algo para acontecer todos os dias, se calhar nem uma vez por ano... Aliás, se todas a celulas estiverem bem balanceadas (todas da mesma capacidade) isso nem nunca acontecerá, pois o controlador fará o corte aos 42V estando cada uma ainda com 2,6V (42/16=2,625V).

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu: Para o BMS, se logo após ele desligar, volta a ligar, não vejo que isso represente assim tanto perigo. Até porque não é algo para acontecer todos os dias, se calhar nem uma vez por ano... Aliás, se todas a celulas estiverem bem balanceadas (todas da mesma capacidade) isso nem nunca acontecerá,
Exacto, volta a ligar, e quando ligar volta a desligar, até que parece um pisca pisca.

Jorge Rocha Escreveu: pois o controlador fará o corte aos 42V estando cada uma ainda com 2,6V (42/16=2,625V)

Lamento, mas isso nunca acontece, provavelmente nunca observaste em pormenor a descarga de um pack, acho mesmo impossivel um pack nessa tensão estar com todos os elementos na mesma tensão ou mesmo aproximada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: pois o controlador fará o corte aos 42V estando cada uma ainda com 2,6V (42/16=2,625V)

Lamento, mas isso nunca acontece, provavelmente nunca observaste em pormenor a descarga de um pack, acho mesmo impossivel um pack nessa tensão estar com todos os elementos na mesma tensão ou mesmo aproximada.
Um dia apresento-te a minha mota... :lol: :lol: :lol: :lol:

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:

Não precisas, em nenhuma situação na descarga vais encontrar todas as células a 2.60 v.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:

Não precisas, em nenhuma situação na descarga vais encontrar todas as células a 2.60 v.
Pois não, porque a minha flash por enquanto tem só 15 em série, o que daria 2,8V. Mas claro que há sempre diferenças...
Só não haveria se o balanceamento fosse feito por baixo, tendo a carga devidamente controlada para a de menor capacidade não exeder os 3,6v (ficando as outra celulas ligeiramente a baixo mas já quase totalmente carregadas) .

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Alguém sabe se a roda motora (no meu caso motor 2000w), tem algum rolamento?
À umas semanas que noto uma coisa que me parece ter vindo a piorar, ou então sou eu que estou a ficar tão habituado à mota que já reparo em tudo... :)
Qualquer das formas é assim... sempre que passo por piso irregular ou mesmo aquelas lombas antes das passadeiras, que sinto a mota tipo a prender como uma espécie de "ressonância" (foi o primeiro termo que me ocorreu) e que me parece vir da roda de trás. Nota-se mais a subir (com a mota em esforço) do que a descer. Não noto que influencie significativamente na velocidade e passado uns 50/100 metros essa "ressonância" desaparece.
Amanhã estava com ideia de desmontar a roda para ver se descobria alguma coisa, mas gostava de saber a vossa opinião.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Lopes,

Esse motor tem de certeza dois rolamentos , um fácil de retirar , o outro em alguns motores tem que se tirar a tampa lateral , ou seja , abrir o motor , o que não é mau porque assim aproveita e faz uma limpeza interna e verifica o seu estado , do lado de fora , alguns motores teem ainda retentores, o que tambem deverá ver e porque algumas motas são mais fracas é o eixo dianteiro do braço de suspensão, já vi uma em que tinha o parafuso quase a partir por andar a roçar ferro com ferro.

Na minha Evader e como já disse no meu DB , em breve vou trocar os rolamentos e para o eixo de fixação do braço de suspensão vou montar dois sineblocos de teflon , esses sineblocos de certeza que tenho de os fabricar.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

lopes Escreveu:Alguém sabe se a roda motora (no meu caso motor 2000w), tem algum rolamento?
À umas semanas que noto uma coisa que me parece ter vindo a piorar, ou então sou eu que estou a ficar tão habituado à mota que já reparo em tudo... :)
Qualquer das formas é assim... sempre que passo por piso irregular ou mesmo aquelas lombas antes das passadeiras, que sinto a mota tipo a prender como uma espécie de "ressonância" (foi o primeiro termo que me ocorreu) e que me parece vir da roda de trás. Nota-se mais a subir (com a mota em esforço) do que a descer. Não noto que influencie significativamente na velocidade e passado uns 50/100 metros essa "ressonância" desaparece.
Amanhã estava com ideia de desmontar a roda para ver se descobria alguma coisa, mas gostava de saber a vossa opinião.
Oi Lopes,
Penso que qualquer roda terá dois rolamentos (a da frente também). Eu já substitui os da roda da frente num Predator, e o seu dono sentiu melhorias de rolamento muito mais suave, embora o problema maior era o empeno no disco, e esse ficou... :(

O custo de cada rolamento andará muito proximo dos 5,00€.

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Lopes,

Esse motor tem de certeza dois rolamentos , um fácil de retirar , o outro em alguns motores tem que se tirar a tampa lateral , ou seja , abrir o motor , o que não é mau porque assim aproveita e faz uma limpeza interna e verifica o seu estado , do lado de fora , alguns motores teem ainda retentores, o que tambem deverá ver e porque algumas motas são mais fracas é o eixo dianteiro do braço de suspensão, já vi uma em que tinha o parafuso quase a partir por andar a roçar ferro com ferro.

Na minha Evader e como já disse no meu DB , em breve vou trocar os rolamentos e para o eixo de fixação do braço de suspensão vou montar dois sineblocos de teflon , esses sineblocos de certeza que tenho de os fabricar.
Obrigado tavares,
Sobre o eixo da frente, como tive que desmontar à pouco por causa do disco, fiz essa verificação. Inclusivamente da ultima vez que desmontei até meti alguma massa consistente para ajudar na lubrificação. O de trás tenho mesmo de ver como está... a unica vez que o desmontei foi na recuperação da mota e não fiz essa verificação.

Jorge Rocha Escreveu:Oi Lopes,
Penso que qualquer roda terá dois rolamentos (a da frente também). Eu já substitui os da roda da frente num Predator, e o seu dono sentiu melhorias de rolamento muito mais suave, embora o problema maior era o empeno no disco, e esse ficou... :(

O custo de cada rolamento andará muito proximo dos 5,00€.
Penso que a roda de trás precise mesmo de atenção, pois a da frente ficou suave após a lubrificação...

Sobre o disco empenado... embora tenha melhorado com a troca do disco, também ainda lá tenho trepidação... para a outra semana entro de férias e como a liberty vai "abrandar" um pouco, já combinei com um torneiro e vou lá levar a roda para rectificar os apoios do disco. Há-de ser uma coisa minima, mas chega para chatear.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”