o regulador/excitador aqui proposto funciona de forma muito parecida com o regulador original dos alternadores automotibvos, isto é, faz a regulagem da tensão de saída de forma indireta. assim sendo, ele não precisa suportar toda a potência de saída do gerador, mas somente a corrente de excitação do bobinamento do rotor, que é de no máximo 20% da potência de saída. desta forma, para qualquer alternador automotivo, este regulador/excitador vai atender sem dificuldade. se realmente vier a existir um alternador automotivo muito mais potente que o normal, no máximo haverá que se usar um mosfet mais potente no lugar do irfz44 usado no circuito.luisfernandoiareski Escreveu:bom sou novo aqui... mas sou eletricista bobinador e para mim nao é dificil fazer uma modificação num alternador para aumentar sua potencia ao maximo, mas minha duvida é a seguinte: esse regulador/exitador aguenta tal potencia? e a turbina eolica que tamanho eu uso?
quanto ao tamanho da turbina, vai depender muito da qualidade da construção, do vento disponível e de outras variáveis envolvidas. em tese, uma turbina com 3 pás de 1m atende plenamente para a maioria dos alternadores.