Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

luisfernandoiareski Escreveu:bom sou novo aqui... mas sou eletricista bobinador e para mim nao é dificil fazer uma modificação num alternador para aumentar sua potencia ao maximo, mas minha duvida é a seguinte: esse regulador/exitador aguenta tal potencia? e a turbina eolica que tamanho eu uso?
o regulador/excitador aqui proposto funciona de forma muito parecida com o regulador original dos alternadores automotibvos, isto é, faz a regulagem da tensão de saída de forma indireta. assim sendo, ele não precisa suportar toda a potência de saída do gerador, mas somente a corrente de excitação do bobinamento do rotor, que é de no máximo 20% da potência de saída. desta forma, para qualquer alternador automotivo, este regulador/excitador vai atender sem dificuldade. se realmente vier a existir um alternador automotivo muito mais potente que o normal, no máximo haverá que se usar um mosfet mais potente no lugar do irfz44 usado no circuito.
quanto ao tamanho da turbina, vai depender muito da qualidade da construção, do vento disponível e de outras variáveis envolvidas. em tese, uma turbina com 3 pás de 1m atende plenamente para a maioria dos alternadores.

luisfernandoiareski
Membro
Membro
Registado: segunda mai 30, 2011 12:21 am

Mensagem por luisfernandoiareski »

sou eletricista bobinador e pra mim é mole alterar e elevar ao maximo a potencia e polaridade de qualquer alternador, mas a pergunta é a seguinte teu regulador vai dar certo nesse caso?
luis fernando iareski

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

luisfernandoiareski Escreveu:sou eletricista bobinador e pra mim é mole alterar e elevar ao maximo a potencia e polaridade de qualquer alternador, mas a pergunta é a seguinte teu regulador vai dar certo nesse caso?
na verdade o nosso objetivo aqui não é "elevar ao máximo a potência do alternador automotivo". existe muita gente competente e muito investimento na indústria automobilística para que seja possível produzir alternadores cada vez mais potentes e menores. então seria muita pretensão minha querer fazer melhor do que essas indústrias.

a minha proposta aqui é produzir um gerador eólico de baixo custo para uso em turbinas eólicas de pequeno porte com base no alternador automotivo, e ainda que este gerador seja robusto, e fácil de construir.
no quesito rendimento, com certeza o meu projeto deve perder muito para os bons geradores baseados em ímãs de neodímio produzidos comercialmente. mas no quesito custo, não tenha a menor dúvida de estar diante de uma ótima solução.
acredito que pesando os custos e benefícios entre o gerador eólico baseado no alternador automotivo e os geradores eólicos caseiros (não os vendidos comercialmente) baseados em ímãs, com certeza o nosso projeto sai ganhando.

a qualquer momento será possível adquirir comercialmente, a baixo custo, o regulador/excitador pronto. então, qualquer leigo poderá comprar este regulador e encomendar a um bobinador para fazer um novo bobinamento com o triplo do número de espiras num alternador obtido da sucata, e assim, sem qualquer trabalho ou conhecimento técnico, terá em mãos um bom gerador eólico. se comprar a turbina sem o gerador, ou as partes mais críticas, como as pás, facilmente será possível ao leigo montar a sua própria turbina eólica. penso que isso seria uma evolução considerável, e que em breve será realidade.

se a sua ideia é desenvolver o projeto como se encontra aqui, para uso em energia eólica, pode ter certeza, que por maior que seja o alternador automotivo usado, para tensão de trabalho de até 24v, o regulador/excitador proprosto aqui atende plenamente.

no entanto, se pretende produzir energia em tensão maior que 24v ou potência superior a 600w, é provável que tenha que desenvolver um regulador/excitador mais adequado.

luisfernandoiareski
Membro
Membro

ouve um mal entendido ai, eu postei duas mensagens achando que a primeira nao tinha dado certo. mas eu te entendi claramente, mas para mim o custo do alternador é muito mais baixo eu fazer modificaçoes em uma sucata do que comprar um bom, e logico que nao vai ficar um super potente alternador, pois os engenheiros projetam os alternadores para terem o maximo de eficiencia para tal rpm. eu so vou almentar a potencia de exitação entende? mais do que isso nao da, os engenheiros projetam o ferro do estator para ter melhor desempenho com a quantia de espiras e bitola de fio original de fabrica. mas pela logica, quando mais indução o rotor tiver mais potencia ele gera estou certo?
mas a questão agora é outra, isso tudo é para carregar uma bateria automotiva certo? e se eu usar uma bateria de lithium de 200a vai dar certo tambem?
luis fernando iareski

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

luisfernandoiareski Escreveu:ouve um mal entendido ai, eu postei duas mensagens achando que a primeira nao tinha dado certo.
sem problemas, isso acontece.
luisfernandoiareski Escreveu:mas eu te entendi claramente, mas para mim o custo do alternador é muito mais baixo eu fazer modificaçoes em uma sucata do que comprar um bom,
o nosso projeto justamente pressupõe o uso do alternador automotivo obtido da sucata, pois comprar um novo para fazer a alteração já violaria o nosso compromisso com o baixo custo.
luisfernandoiareski Escreveu:e logico que nao vai ficar um super potente alternador, pois os engenheiros projetam os alternadores para terem o maximo de eficiencia para tal rpm. eu so vou almentar a potencia de exitação entende? mais do que isso nao da, os engenheiros projetam o ferro do estator para ter melhor desempenho com a quantia de espiras e bitola de fio original de fabrica. mas pela logica, quando mais indução o rotor tiver mais potencia ele gera estou certo?
certo. mas daí a dizer que vai conseguir bem mais do que a fábrica projeto, são outros quinhentos. quando puder, divida conosco essa ideia.
luisfernandoiareski Escreveu:mas a questão agora é outra, isso tudo é para carregar uma bateria automotiva certo? e se eu usar uma bateria de lithium de 200a vai dar certo tambem?
o nosso regulador/excitador foi projetado para carregar baterias chumbo-ácidas. para outros tipos de baterias há que se verificar. provavelmente será necessário um circuito dedicada para outros tipos de bateria.

luisfernandoiareski
Membro
Membro

josenir,
o estator recebe o eletromagnetismo produzido pelo rotor exitado, dae então se voce elevar essa induçao do rotor o estator vai receber mais energia.
se voce pegar o rotor e abrir vai ver uma bobina de fio esmaltado enrolado no mesmo sentido, e sobra espaço. se vc aumentar uma bitola desse fio e enrolar devolta com a metade das espiras para um lado e a outra metade dele para sentido oposto da primeira eureca tu tem pelo menos 30% no aumento de induçao. teria 50% se o ferro do rotor fosse maior.
e por fato dado o estator tem energia para receber. isso da um desgaste consideravel nas escovas e no coletor por esse motivo os engenheiros das fabricas fazem daquele jeito. é so vc abrir um e ver que sempre sobra espaço tanto nos canais do estator como no rotor. e nesse jeito ai que eu espliquei nao se modifica o estator, ou seja custo baixo. que pode baixar ainda mais se voce tirar o fio do rotor dobrar ao meio o mesmo fio e enrolar de novo, isso da 15% no aumento de indução. espero que tenha entendido. agradeço por me responder.
luis fernando iareski

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

entendi sim. é muito simples. mas para qualquer coisa existe uma razão. se o bobinamento ficar muito cheio, acredito que teremos dificuldade de dessipação de calor. uma alteração desta natureza pode aumentar a produção de energia em troca de maior desgaste e menor vida útil do gerador. há que se avaliar se vale a pena. se conseguir algum bom resultado com estas alterações, não deixe de nos informar.

Tos
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jun 16, 2011 2:26 pm

Mensagem por Tos »

josenir,

gostaria de executar este projeto a nível de aprendizado.
tem como vc me orientar, vc tem como me passar informações por email?
sou téc. eletromecânico e tenho interesse nesta área e solicito sua orientação para
construir um modelo igual ao seu.
pode ajudar? email: [email protected]

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tudo bem, posso dar orientações sobre o projeto. no entanto, como já foi esclarecido a outros membros novatos, recomendo que procure antes ler o material aqui exposto, e em seguida postar as dúvidas. é bom ter o cuidado também de não fazer as mesmas perguntas que já foram feitas por outros membros anteriormente.

infelizmente não tenho disponibilidade para atender individualmente cada membro por e-mail, mas me comprometo a responder às questões postadas aqui ou nos demais tópicos que mantenho no fórum.

agradeço.

joeoliveira
Membro
Membro
Registado: quarta abr 06, 2011 4:15 pm

Mensagem por joeoliveira »

josenir Escreveu:tudo bem, posso dar orientações sobre o projeto. no entanto, como já foi esclarecido a outros membros novatos, recomendo que procure antes ler o material aqui exposto, e em seguida postar as dúvidas. é bom ter o cuidado também de não fazer as mesmas perguntas que já foram feitas por outros membros anteriormente.

infelizmente não tenho disponibilidade para atender individualmente cada membro por e-mail, mas me comprometo a responder às questões postadas aqui ou nos demais tópicos que mantenho no fórum.

agradeço.

amigo josenir,

você conseguiu "finalizar" seu excitador ? pois eu como sou leigo em eletronica gostaria de de saber quando você irá comercializar seu produto? abraço

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

depois de passar quase 6 meses sem poder olhar para o projeto, retomei o trabalho, e agora pretendo resolver de vez o que falta. faltam fazer apenas mais alguns testes, e então enviarei para uma empresa que confecciona a pci. a empresa demora aproximadamente 30 dias para entregar, e não produz lotes muito pequenos, por isso não posso me descuidar, e deixar algo mal planejado.

pretendo por a venda no mercado livre. agora sai. aguardem só mais um pouco.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:depois de passar quase 6 meses sem poder olhar para o projeto, retomei o trabalho, e agora pretendo resolver de vez o que falta. faltam fazer apenas mais alguns testes, e então enviarei para uma empresa que confecciona a pci. a empresa demora aproximadamente 30 dias para entregar, e não produz lotes muito pequenos, por isso não posso me descuidar, e deixar algo mal planejado.

pretendo por a venda no mercado livre. agora sai. aguardem só mais um pouco.
prezado josenir,

apos um prolongado tempo fora do forum, fiz uma visita ontem e fiquei muito animado com o desenvolvimento do assunto de gerador automotivo para turbinas eolicas, mais contente ainda por saber que voce vai produzir em escala comercial o seu regulador.

como tenho um inversor grid tie para uso em turbinas eolicas com geradores trifásicos, gostaria de verificar como poderei utilizar o seu regulador para que meu gerador produza energia em tensões entre 14 e 28 volts, pois é nesta faixa de trensão que ele trabalha.

mais uma vez parabéns pelo brilhante trabalho que tem desenvolvido.

por favor informe a referencia do anuncio quando o tiver publicado, ou me venda diretamente, pois economizará a comissão do ml.

um grande abraço

jose americo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

pois então americo, há quanto tempo hein? é um prazer muito grande reencontrá-lo. seja bem vindo. este nosso regulador/excitador já produz tensão regulada entre 12,5v e 18v. para isso existe um potenciômetro na placa onde você ajusta a tensão que deseja, dentro dessa faixa. se quiser um pouco mais, até 24v, com a troca de um resistor e um pequeno aumento na quantidade de espiras do gerador, consegue facilmente 24v.

assim que tiver com o produto em mãos, aviso aqui. agradeço a atenção.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

.... um lado da bobina do induzido já está ligado ao terminal positivo de saída do alternador e o outro lado já está ligado no terminal negativo (gnd), através do contato nf do relé e do resistor de 15r x 5w. se aparecer uma tensão de 1 mv no estator, imediatamente esta tensão chega ao induzido. entrando qualquer pequena tensão no induzido, imediatamente inicia-se a magnetização da sua bobina e uma corrente várias vezes maior é induzida no esta ..
Olá Josenir!

Até então imaginava que a única forma de se obter energia com um gerador seria com um campo magnético sobre um fio. Peço a gentileza que me informe o que devo estudar para entender essa auto-excitação (mesmo sem haver campo magnético você diz que aparece uma tensão de 1 mv no estator).
Grato por sua atenção e por expandir meus conhecimentos.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá Josenir!
Até então imaginava que a única forma de se obter energia com um gerador seria com um campo magnético sobre um fio. Peço a gentileza que me informe o que devo estudar para entender essa auto-excitação (mesmo sem haver campo magnético você diz que aparece uma tensão de 1 mv no estator).
Grato por sua atenção e por expandir meus conhecimentos.
Mais à frente da mensagem citada isso já foi melhor explicado. O que faz com que a excitação se inicie é o magnetismo remanescente do rotor do alternador. Como ele é de material ferroso, e trabalha sob forte campo magnético, ele fica magnetizado permanentemente. É um campo fraco, mas o suficiente para dar partida no alterandor, se tiver o regulador/excitador certo, que propicie as condições para isso. É o caso do nosso regulador/excitador aqui publicado.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Entendi.

Eu peguei várias dicas com você no tópico “Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado”. Gostaria de saber, qual a melhor opção para adaptar em uma bicke, esse alternador ou o gerador com imã de ferrite?

Abraço.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Entendi.
Eu peguei várias dicas com você no tópico “Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado”. Gostaria de saber, qual a melhor opção para adaptar em uma bicke, esse alternador ou o gerador com imã de ferrite?
Abraço.
Eu sou suspeito para dar esta opinião. eh eh ! :mrgreen:

Mas já que você insiste: acredito que o alternador automotivo é de longe a melhor opção.
1) Porque o custo é mais baixo;
2) Porque é mais simples de construir;
3) Porque pode-se facilmente instalar um potenciômetro no guidão da bicicleta e com isso controlar o peso do gerador conforme o atleta (é só trazer os três fios do potenciômetro de regulagem de tensão que está na PCI do regulador/excitador para a parte de fora da caixa do regulador);
4) Não precisa comprar aqueles imãs caríssimos;
5) O tamanho é bem menor do que um gerador axial;
6) A aparência é bem melhor;
7) Etc...

Mesmo que você consiga construir o seu gerador de imãs, não se esqueça que vai precisar de um regulador de tensão adequado, caso contrário ninguém vai conseguir pedalar esta bicicleta.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

3) Porque pode-se facilmente instalar um potenciômetro no guidão da bicicleta e com isso controlar o peso do gerador conforme o atleta (é só trazer os três fios do potenciômetro de regulagem de tensão que está na PCI do regulador/excitador para a parte de fora da caixa do regulador).
Achei fantástico o item 3, porque funcionará como uma bicicleta ergométrica.

Você constrói o gerador sem imã, ao invés de usar alternador, se você consegue e tem documentado e tiver interesse em vender cópia do documento, eu gostaria de adquirir.

Mais uma vez grato por sua atenção.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Mensagem por jamerico »

Josenir,

Voce já tem boas noticias sobre a venda do regulador?

Um abraço

Jose Americo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Achei fantástico o item 3, porque funcionará como uma bicicleta ergométrica.
Você constrói o gerador sem imã, ao invés de usar alternador, se você consegue e tem documentado e tiver interesse em vender cópia do documento, eu gostaria de adquirir.
Mais uma vez grato por sua atenção.
Não entendi bem a pergunta. Construir um gerador a partir do zero, e sem usar imãs, acredito que não é viável. Para não ter que usar ímãs, a solução mais viável que eu conheço é justamente usar um alternador automotivo com as modificações aqui propostas, que são bem poucas.

O alternador automotivo é uma solução altamente viável para eólica devido a ser um gerador com 12 pólos. Dificilmente se encontra outro gerador por aí com 12 ou mais pólos, que não tenha sido projetado para uso em eólica, ainda mais sem ímãs.

A documentação do projeto está toda aqui. E o principal: gratuita.
jamerico Escreveu:Voce já tem boas noticias sobre a venda do regulador?
E se a dificuldade era montar o regulador/excitador, essa desculpa não vai mais existir. A mais nova versão do futuro produto já passou pelos últimos testes de bancada, falta agora só mais uns testes no meu campo de provas.

Aguardem. Agora falta pouco. Juntos chegaremos lá !!!

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”