Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu::clapping: josenir, qual tipo de bateria você usa em seus projetos? automomotivas ou estacionárias? qual tipo, modelo e marca você prefere? quanto tempo de vida em média elas duram? onde as encontro? estou a te perguntar porquê estou usando baterias usadas, que nâo estão atendendo as minhas espectativas. estou querendo comprá-las novas por isso venho a te pedir essa ajudinha.
o ideal seria usar baterias estacionárias. embora todos os fabricantes de baterias automotivas também fabriquem estacionárias, estas última são mais difíceis de encontrar no mercado, e custam um pouco mais caro.
por uma questão de facilidade, eu uso baterias automotivas. tenho preferido usar as da marca ajax, devido a serem mais baratas. mas em princípio, qualquer outra serve, desde que se tenha o cuidado de não deixá-las descarregar abaixo de 40% da sua capacidade.
quando o projeto envolve baixa potência, prefiro usar as baterias de gel, do tipo usada em no-break de computador. elas são um pouco mais caras, mas têm maior tolerância a descarga profunda, e com isso duram mais.
não tenho um estudo exato sobre a duração das baterias nos meus projetos, mas tenho observado que as baterias que eu uso no meu carro duram pelo menos dois anos de uso intenso. quando elas ficam fracas e não dão mais partida no carro, eu tiro elas e passo a usá-las no meu sistema eólico, e ainda duram mais de ano. logo acredito que uma bateria automotiva nova deve durar próximo de 5 anos, se usada corretamente.
utilizar baterias usadas é um primeiro passo. mas com a evolução do projeto é necessário usar baterias novas para ter uma ideia do real desempenho do sistema. é possível que o seu gerador produza uma boa quantidade de energia que não seja absorvida pela bateria, o que dificulta a chegada a uma conclusão.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm

Mensagem por kidney »

meu caro amigo josenir,como eu vou saber quando a minha bateria está próximo de 40% de carga?numa reciclagem aqui próximo de casa encontrei 4 baterias estacionárias de 65a,mas com um teste simples de curto-circuito reparei que não havia carga nenhuma, pois não apresentava se quer nenhuma mísera faísca. se estas tais baterias estacionárias,são também chamadas de (descarga profunda), você acharia que elas ainda poderiam ser recarregadas? qual seria a diferença interna entre uma bateria automotiva e uma estacionária?tem um senhor aqui próximo de casa ,que recondiciona baterias velhas , as vende como novas e ainda dá 3 meses de garantia,você já tentou tal proveito?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:meu caro amigo josenir,como eu vou saber quando a minha bateria está próximo de 40% de carga?numa reciclagem aqui próximo de casa encontrei 4 baterias estacionárias de 65a,mas com um teste simples de curto-circuito reparei que não havia carga nenhuma, pois não apresentava se quer nenhuma mísera faísca. se estas tais baterias estacionárias,são também chamadas de (descarga profunda), você acharia que elas ainda poderiam ser recarregadas? qual seria a diferença interna entre uma bateria automotiva e uma estacionária?tem um senhor aqui próximo de casa ,que recondiciona baterias velhas , as vende como novas e ainda dá 3 meses de garantia,você já tentou tal proveito?
para saber com exatidão quanto resta da carga de uma bateria é necessário conhecer a curva de descarga. esta curva pode variar conforme o fabricante e o material da bateria. a tabela abaixo mostra alguns valores estimados para tipos diferentes de baterias. as deep-cycle são as estacionárias e as starting são as automotivas, e tem aindas as de gel.
CurvaCargaBat.JPG
CurvaCargaBat.JPG (48.61 KiB) Visto 16455 vezes
sobre o recondicionamento, tem que ver como é o trabalho deste reciclador. aqui na minha cidade tem uns sujeitos que dizem fazer recondicionamento de baterias, mas não vale a pena. eles simplesmente desmontam várias baterias e montam algumas com as placa que estiverem em melhor estado. ou seja, com placas velhas. assim não serve.

se a bateria não apresenta o menor sinal de carga, normalmente está com placas danificadas (abertas), e neste caso não pega carga.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

josenir, a sua ajuda é de grande serventia,obrigado.venho lendo as mensagens deste tópico desde o início, e em uma certa parte você fazia um comentário sobre a importância de ter um regulador de tensão ligado a turbina(mensagem do dia 25 de julho de 2009), talvez eu não tenha entendido muito bem.eu posso carregar uma bateria com tensões superiores a 14,5v chegando em alguns momentos a superar 30v (medição feita sem os fios do gerador estarem ligados a bateria) contanto que eu venha ultilizando regularmente a energia armazenada na bateria,nunca deixando que a tensão normal da mesma supere 14.5v? ou mesmo tendo este cuidado,isto também estaria a danificar irremediavelmente as placas dela?

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

josenir, sei que você não ficou muito contente com a idéia de um de nossos companheiros deste tópico,quando ele sugeriu a ultilização de imãs permanentes inseridos num rotor de um alternador automotivo,mas eu tenho que te dizer uma coisa, vale a pena.não daquela forma que foi apresentado-nos em algumas fotos ultilizando imãs de magnetrons de microondas,mas ultilizando imãs de hd colados nas "unhas" do rotor com o nº de camadas que se desejar.deve-se apenas dar-se um "passo" nas unhas do rotor em um torno mecânico , colar os imãs e aplicar uma camada de tinta para protegê-los da ferrugem.ficou muito bom,vale a pena experimentar.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, a sua ajuda é de grande serventia,obrigado.venho lendo as mensagens deste tópico desde o início, e em uma certa parte você fazia um comentário sobre a importância de ter um regulador de tensão ligado a turbina(mensagem do dia 25 de julho de 2009), talvez eu não tenha entendido muito bem.eu posso carregar uma bateria com tensões superiores a 14,5v chegando em alguns momentos a superar 30v (medição feita sem os fios do gerador estarem ligados a bateria) contanto que eu venha ultilizando regularmente a energia armazenada na bateria,nunca deixando que a tensão normal da mesma supere 14.5v? ou mesmo tendo este cuidado,isto também estaria a danificar irremediavelmente as placas dela?
existem muitos detalhes a serem obervados durante a carga de baterias. o correto mesmo é fazer uma pesquisa bem detalhada para tomar um posicionamento mais seguro sobre o assunto. e talvez seja até recomendado abrir um tópico dedicado ao tema, dada a abrangência dos conhecimentos envolvidos.

a tensão de 14,5v é um valor seguro para a carga de baterias, e muito difundida, especialmente por ser usada na indústria automotiva. mas isso não é uma verdade absoluta. o que acontece é que no automóvel, tudo o que precisa ser feito é completar a carga da bateria, que já se mantém naturalmente acima dos 80% da sua capacidade. no automóvel também está disponível alta rotação e potência mecânica. logo para esta aplicação 14,5v é, além de seguro, satisfatório. usando 14,5v você pode continuar fonecendo energia a uma bateria por muito tempo sem lhe provocar uma sobrecarga, uma vez que depois de a bateria atingir esta tensão, ela simplesmente deixa de drenar mais energia. ocorre um equilíbrio natural entre a tensão da bateria e a do gerador.

para outras aplicações é necessário considerar outros fatores. por exemplo: as baterias de 12v
chumbo-ácidas suportam tensões de carga de até 20v sem problemas, desde que não se execeda a sua temperatura muito além do 40ºc e nem mantenha carga após atingida 100% da capacidade. no projeto do alternador automotivo apresentado neste tópico, o regulador de tensão que desenvolvi, e que se encontra publicado aqui, trabalha com tensão de até 18v. ele possui um trimpot de ajuste que fixa a tensão máxima de carga entre 13,5v e 18v. e para a aplicação em eólica é o mais adequado. entretanto, para usar a tensão de carga em 18v,
precisamos ter um banco de baterias com uma capacidade um pouco maior do que a capacidade do gerador para garantir que não haja uma sobrecarga. ou então regular para 14,5v, pois neste caso não há perigo de sobrecarga, como nos automóveis.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, sei que você não ficou muito contente com a idéia de um de nossos companheiros deste tópico,quando ele sugeriu a ultilização de imãs permanentes inseridos num rotor de um alternador automotivo,mas eu tenho que te dizer uma coisa, vale a pena.não daquela forma que foi apresentado-nos em algumas fotos ultilizando imãs de magnetrons de microondas,mas ultilizando imãs de hd colados nas "unhas" do rotor com o nº de camadas que se desejar.deve-se apenas dar-se um "passo" nas unhas do rotor em um torno mecânico , colar os imãs e aplicar uma camada de tinta para protegê-los da ferrugem.ficou muito bom,vale a pena experimentar.
vejo que você realmente esteve lendo as mensagens mais antigas deste tópico. meus parabéns ! você merece adquirir conhecimento, é muito estudioso !

naquela época (primeiras mensagens deste tópico) houve um certo embate entre mim, que era novato no forum, e alguns colegas veteranos sobre a questão de geradores baseados em ímãs e bobinados. e houve uma discussão bastante acalourada a respeito.

logo de início a minha proposta de usar um alternador automotivo como gerador eólico foi bastante combatida. mas hoje já existem registros aqui mesmo neste tópico, de vários colegas que montaram o projeto e comprovaram a viabilidade, e naturalmente a ideia já foi plenamente aceita e assimilada, mesmo pelos colegas radicais adeptos do ímãs.

e eu, também, como não sou nenhum fundamentalista radical, depois disso, já montei vários geradores baseados em ímãs, e tenho estudado bastante o assunto nos último anos, até para tentar chegar a uma construção mais viável para os geradores axiais de ímãs. mas quanto mais eu estudo, mais vejo que o alternador automotivo é a solução mais viável em todos os sentidos. eu até gostaria de publicar que inventei o melhor gerador de ímãs, mas infelizmente só concluo que este não é o melhor caminho.

vejo que você já deu um enfoque diferente à técnica construtiva. quem sabe seja você quem esteja predestinado a trazer ao mundo este novo gerador. se conseguir algo novo, não deixe de expor aqui no fórum. boa sorte.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

ok!!!! josenir, que tal lançar um tópico para debatermos assuntos diversos? porque tenho diversos assuntos que não estão diretamente ligadas a eólica, mas de uma certa forma tem alguma coisa em comum, mesmo que seja indiretamente.ex:um dos pontos relevantes em matéria de economia de energia elétrica residencial,a meu ver,seria fazer o refrigerador da minha casa funcionar 100% ou próximo disso,com a energia fornecida pelo(s) aerogerador(s)+ painéis solares. aí,eu te perguntaria: que tipo de (conversor inversor) eu poderia usar? tem um tal de onda senoidal sei lá o quê, tem que levar em conta o pico da partida e a potência real do aparelho em watts.o meu refrigerador, consome 28,3kw/h mês, como é a fórmula que calcula a potência real dele em watt? também ouvi falar que há um jeito de fazer um circuito que seria responsável apenas de dar a partida num refrigerador deixando o resto para o inversor,que assim acho que poderia ser menos robusto,ou estou enganado?aí o tópico poderia se chamar assim:pergunte ao josenir (assuntos diversos).me desculpe pela ousadia.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:ok!!!! josenir, que tal lançar um tópico para debatermos assuntos diversos? porque tenho diversos assuntos que não estão diretamente ligadas a eólica, mas de uma certa forma tem alguma coisa em comum, mesmo que seja indiretamente.ex:um dos pontos relevantes em matéria de economia de energia elétrica residencial,a meu ver,seria fazer o refrigerador da minha casa funcionar 100% ou próximo disso,com a energia fornecida pelo(s) aerogerador(s)+ painéis solares. aí,eu te perguntaria: que tipo de (conversor inversor) eu poderia usar? tem um tal de onda senoidal sei lá o quê, tem que levar em conta o pico da partida e a potência real do aparelho em watts.o meu refrigerador, consome 28,3kw/h mês, como é a fórmula que calcula a potência real dele em watt? também ouvi falar que há um jeito de fazer um circuito que seria responsável apenas de dar a partida num refrigerador deixando o resto para o inversor,que assim acho que poderia ser menos robusto,ou estou enganado?aí o tópico poderia se chamar assim:pergunte ao josenir (assuntos diversos).me desculpe pela ousadia.
não vejo problema em abrir um tópico na seção eólica que trate de temas que de alguma forma estão relacionados a energia eólica. precisamos apenas tomar cuidado para não desvirtuar totalmente os objetivos do forum.
também não precisa ter o meu nome no título, uma vez que existem muitos membros aqui no fórum com mais bagagem técnica que eu, que com certeza darão ótimas contribuições.
eu sugeriria o seguinte título para o tópico: energia eólica - assuntos diversos relacionados.
algum moderador poderia dar uma sugestão a respeito?

agradeço.

ps: a resposta à consulta acima já poderia ser deixada para o futuro tópico, se me permite o colega kidney.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

ás suas ordens,meu camarada!!!

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

josenir, preciso de uma dica sua para comprar uma bateria nova, estou em dúvida se compro uma moura automotiva de 150 ah ou uma freedom estacionária de 185 ah, na sua opnião,qual seria a melhor opção? as baterias estacionàrias suportam descargas de até quantos % sem lhes causarem danos? você tem algum projeto de indicador de carga com leds ? este mesmo indicador poderia ter um sistema de proteção da bateria que não a deixaria descarregar abaixo de 40% no caso de ser ultilizada uma bateria automotiva?

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

desculpe me josenir, mas preciso de sua resposta com uma certa urgência, ou então eu acabo gastando o dinheiro para comprar a bateria.se você preferir respondê-las no novo tòpico por favor me indique onde ele está.espero não está lhe chateando com tantas perguntas.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, preciso de uma dica sua para comprar uma bateria nova, estou em dúvida se compro uma moura automotiva de 150 ah ou uma freedom estacionária de 185 ah, na sua opnião,qual seria a melhor opção? as baterias estacionàrias suportam descargas de até quantos % sem lhes causarem danos? você tem algum projeto de indicador de carga com leds ? este mesmo indicador poderia ter um sistema de proteção da bateria que não a deixaria descarregar abaixo de 40% no caso de ser ultilizada uma bateria automotiva?
me desculpe a demora. uma bateria automotiva de 150a ou uma estacionária de 185a? se fosse para usar no carro (pelo tamanho, numa carreta), o indicado seria a automotiva de 150a, mas para uso em um sistema eólico/solar/etc, com certeza a estacionária é a melhor escolha. mas infelizmente as nossas escolhas quase sempre são guiadas pelo capacidade do nosso bolso. e aí nesse caso vocêr precisar pesar os custos e benefícios.
qualquer bateria (automotiva, estacionária, etc ) vai ter a sua vida útil alongada ou diminuida em função do ciclo de carga e descarga. quanto mais lentas as cargas e descargas, tanto mais durabilidade a bateria vai ter. existem uns gráficos que podem dar uma ideia da situação, mas isso é bastante variável de acordo com o tipo ou a marca, e falar em números absolutos não é sensato. procure no google que você acha alguns trabalhos que mostram essa relação. se eu achar um que tenho por aqui, posto no nosso novo tópico (que ainda vou abrir).

não tenho no momento um indicador de carga de baterias pronto, mas é possível sim, e até relativamente fácil desenvolver um que deslique as cargas quando a bateria estiver abaixo de certa capacidade. por vezes um circuito deste pode ser um pouco inconveniente. talvez seja melhor ter um banco de baterias super dimensionado. e aí neste caso a durabilidade das baterias estaria garantida.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

josenir, incrivelmente o preço das tais baterias estão bem aproximados.a moura automotiva de 150ah custa r$471,00 e a freedom estacionária de 185ah custa r$500,00.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, incrivelmente o preço das tais baterias estão bem aproximados.a moura automotiva de 150ah custa r$471,00 e a freedom estacionária de 185ah custa r$500,00.
que ótimo receber uma notícia dessas. isso é sinal de que o mercado está mudando, se adaptando a uma nova realidade. uma realidade em que cada vez mais se usa energia de fontes renováveis. então acredito que, em vista do aumento das vendas das baterias estacionárias, a tendência seja a queda nos preços.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

josenir, parte da energia captada pelas minhas baterias, eu queria transforar em hho , você sabe dizer se os discos de hd são de aço inox? ou você já teria um projeto já pronto de gerador de hidrogênio ?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, parte da energia captada pelas minhas baterias, eu queria transforar em hho , você sabe dizer se os discos de hd são de aço inox? ou você já teria um projeto já pronto de gerador de hidrogênio ?
não sei lhe dizer com certeza, mas acredito que os discos de hd são de inox da melhor qualidade, do tipo que não tem propriedades ferromagnéticas (os ímãs não atraem o material).

já andei fazendo alguns experimentos com a eletrólise da água, mas nada promissor. nada que não esteja por aí em qualquer feira de ciências ou disponível gratuitamente na internet.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

josenir, supondo que você tem alguma turbina funcionando em sua casa, em que você está ultilizando estes watts sobressalentes?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, supondo que você tem alguma turbina funcionando em sua casa, em que você está ultilizando estes watts sobressalentes?
favor verificar a resposta no novo link abaixo:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=13309

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

eu sugeriria o seguinte título para o tópico: energia eólica - assuntos diversos relacionados.
algum moderador poderia dar uma sugestão a respeito?

agradeço.
nós é que agradecemos, josenir. tudo que seja uma melhor organização dos topicos e facilidade de consulta é muito apreciado. tenho acompanhado o seu trabalho com bastante interesse e quero deixar-lhe o meu apreço pela qualidade da sua participação. por essa razão já fixei tres dos seus topicos para serem consultados com regularidade e popularidade. continue o bom trabalho, companheiro, estarei prestando atenção!

_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”