o ideal seria usar baterias estacionárias. embora todos os fabricantes de baterias automotivas também fabriquem estacionárias, estas última são mais difíceis de encontrar no mercado, e custam um pouco mais caro.kidney Escreveu::clapping: josenir, qual tipo de bateria você usa em seus projetos? automomotivas ou estacionárias? qual tipo, modelo e marca você prefere? quanto tempo de vida em média elas duram? onde as encontro? estou a te perguntar porquê estou usando baterias usadas, que nâo estão atendendo as minhas espectativas. estou querendo comprá-las novas por isso venho a te pedir essa ajudinha.
por uma questão de facilidade, eu uso baterias automotivas. tenho preferido usar as da marca ajax, devido a serem mais baratas. mas em princípio, qualquer outra serve, desde que se tenha o cuidado de não deixá-las descarregar abaixo de 40% da sua capacidade.
quando o projeto envolve baixa potência, prefiro usar as baterias de gel, do tipo usada em no-break de computador. elas são um pouco mais caras, mas têm maior tolerância a descarga profunda, e com isso duram mais.
não tenho um estudo exato sobre a duração das baterias nos meus projetos, mas tenho observado que as baterias que eu uso no meu carro duram pelo menos dois anos de uso intenso. quando elas ficam fracas e não dão mais partida no carro, eu tiro elas e passo a usá-las no meu sistema eólico, e ainda duram mais de ano. logo acredito que uma bateria automotiva nova deve durar próximo de 5 anos, se usada corretamente.
utilizar baterias usadas é um primeiro passo. mas com a evolução do projeto é necessário usar baterias novas para ter uma ideia do real desempenho do sistema. é possível que o seu gerador produza uma boa quantidade de energia que não seja absorvida pela bateria, o que dificulta a chegada a uma conclusão.