Comportamento de Sistema de Autoconsumo estranho

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Comportamento de Sistema de Autoconsumo estranho

Mensagem por carfes »

Pois... não... alem de que não confio... pois já percebemos que ele está deve estar a injectar na rede em alturas que não esperaria que injectasse...
A minha ideia é que deve haver vários picos, ou no consumo ou na produção e como o medidor penso que mede de x em x segundos não consegue gerir bem esses picos
Como tal iria dar-me medições erradas caso caso fizesse as contas

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm

Mensagem por RSSilva »

Além da alteração do esquema (pois existem várias opções), é necessário observar para que lado estão viradas as pinças. Pois se forem bidirecionais, vão induzir em resultados errados.
Resumindo, dentro dos dois esquemas atrás referidos, temos de assumir a possibilidade do sistema ser bidirecional e consequentemente existirem outras tantas "variantes" do esquema... como estamos a falar de potências pequenas é mais difícil de verificar o erro. Comigo aconteceu exactamente o mesmo e era uma pinça virada para o lado errado.

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Obrigado, eu penso que as minhas pinças não têm direcção
Normalmente quando têm direcção existe uma seta na pinça. Na minha não tem e por isso conta "a somar" nas 2 direcções
Não pensei no entanto que desses estas leituras "manhosas" em que mesmo eu estando a produzir menos que o que consumo ele conta mal... mas pronto, não tenho outra solução

Autor do tópico
carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Adiciono mais uns dados para ajudar a festa
Ontem pelas 07:30 tinha 18kw marcados no contador da EDP
Hoje pelas 18:50 marcava 23kw (apenas mais 5kw)
Extraí o ficheiro com consumo por hora do sistema efergy e marcava que consumi 8,59kw.
Mesmo que existisse algum arredondamento pois o contador da EDP só conta unidades inteiras, não podia dar 3,59kw de diferença

Entretanto também me deram orçamento para mudar a instalação... 90€... lá iam 2 anos de produção só para conseguir medir melhor... lol

Falei também com o pessoal da Efergy e confirmaram que instalei como deveria ter instalado... estou em conversas com eles para ver a solução... no pior dos casos vou ter de devolver o sistema pois de nada me serve ter comprado um kit XPTO para autoconsumo se não consegue medir em condições....

ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am

Mensagem por ztxnew »

Boa Tarde,
Não sei se ajuda muito, mas eu tenho um sistema igual ao do Carfes!
Dois painéis de 175W com um grid chino de 600W a entrar direto na instalação. Como tenho na entrada do quadro geral da casa um Amperímetro que mede a cada momento o consumo da casa (em Amps!), por mais que uma vez testei desligar o grid e verificar a diferença, e na pratica a diferença em Amps corresponde á perda de produção que se verifica por cortar o grid.
Também e no outro sistema de painéis, em que carrego as baterias durante o dia, tenho um grid de 350W que entra em continuo durante algumas horas da noite (principalmente nas horas cheias), este produz em continuo algo como 280W (1,2 Amps), e verifico no mesmo Amperímetro de entrada que corresponde ao decréscimo no consumo.
Por isso penso que de facto algo com a medição se passa no sistema do carfes. Não acredito que hajam perdas na rede de casa!!!
Nota: Eu tenho um pequeno aparelho, bastante barato com TI que se instala na saída do Grid e faz uma leitura bastante fiável, dentro dos parâmetros de precisão que alguém que leva isto com descontração pode exigir. Este aparelho também faz a totalização das produções ou injeções para que se verifique a eficiência.
Sem complicar muito, é barato e funciona!
http://www.ebay.co.uk/itm/251409610983? ... EBIDX%3AIT
Do deserto...nada.

José Teixeira

Responder

Voltar para “Autoconsumo”