Ajuda painel AQS mais fogão a lenha

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
RIARES
Membro
Membro
Registado: sexta set 18, 2009 12:14 am

Ajuda painel AQS mais fogão a lenha

Mensagem por RIARES »

boa noite!

precisava da vossa ajuda, já que eu entendo muito pouco desta matéria.
em casa dos meus pais temos um fogão a lenha, o qual usamos todos os dias para cozinhar
e ao mesmo tempo aquece agua para tomarmos banho. como vamos aderir á microgeração precisava da vossa opinião
na escolha dos paineis de aqs.
queria optar por um sistema de termossifão porque è mais acessivel e porque pelo menos uma vez por dia acende-se
o fogão a lenha, normalmente ao jantar. mas no verão é complicado o acender devido ao calor que ele produz, portanto
os paineis de aqs são uma boa opção para essa altura.

tenho as seguintes duvidas:
- a rede de agua em casa tem mais ou menos 4 bares, é possivel optar por um sistema de termossifão
ligado em conjunto com o fogão a lenha?como seria a ligação entre eles?

-qual é o principio de funcionamento do aquecimento de agua do fogão a lenha que tenho em casa?

obrigado pela vossa atenção
Anexos
acumulador de agua quente mais deposito de agua fria (que é usado se faltar a agua).JPG
acumulador de agua quente mais deposito de agua fria (que é usado se faltar a agua).JPG (30.16 KiB) Visto 8114 vezes
acumulador de agua quente.JPG
acumulador de agua quente.JPG (36.97 KiB) Visto 8114 vezes
Fogão lenha.JPG
Fogão lenha.JPG (26.56 KiB) Visto 8114 vezes

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Ajuda painel AQS mais fogão a lenha

Mensagem por jbaptista »

boas. penso que não vale a pena complicar amigo. desactive a água quente do fogão a lenha, utilize-o só para cozinhar, monte o termossifão e ligue-o á rede de águas da sua casa. simples e barato

abraço

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

e um acumulador de dupla serpentina?? uma para paineis, outra para o fogao...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

é muito útil utilizar ambas a fontes de energia num sistema aqs. e pode ainda ser útil para aquecimento central.
a solução passará, não por um termosifão mas sim por um sistema de circulação forçada com dois circuitos. necessita de um tanque, duas bombas, um controlador e 4 sondas, para além dos vasos de expansão e válvulas de segurança dos diversos circuitos.
este esquema escapa ao programa solar térmico. necessita de uma instalação mais personalizada.
o depósito que aparece nas fotos é um cilindro eléctrico?
Porreiro, pá!

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

olá
penso que na sua situação o mais simples é aproveitar o protocolo do estado e montar um termossifão. liga a saída de água quente do depósito do termossifão na entrada (em série ) do fogão no inverno e desactiva o depósito do fogão no verão através do uso de uma válvula de 3 vias ou de passadores, ficando só com o do termossifão. é a situação mais económica e rentável, provávelmente não será a mais eficiente e evoluida mas é compensadora. atenção à segurança - tenha pelo menos uma válvula de segurança por pressão e temperatura na entrada do depósito do fogão.
força com isso.
cumprimentos
tlicas

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

tenha pelo menos uma válvula de segurança por pressão e temperatura na entrada do depósito do fogão.
e um vaso de expansão aberto.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
RIARES
Membro
Membro

Mensagem por RIARES »

boas!
antes demais obrigado pela vossa ajuda. o cilindro que se vê na imagem é de 150 litros e acumula a agua que é aquecida pelo fogão a lenha e não é electrico.
estou inclinado para o ts200l da norquente e em principio para a semana vou o encomendar. a minha ideia é ligar o ts mais o fogão a lenha em conjunto. no verão se calhar usaria menos o fogão a lenha porque o ts chegava para as necessidades.
nos outros dias em que a agua do ts não tivesse na temperatura ideal preciso do apoio do fogão a lenha.
portanto precisava de um sistema de controle automatico que ligá-se a agua do ts quando esta tiver no ponto ideal, e quando não tiver que a desligá-se e passaria a funcionar a do fogão a lenha.existe algum mecanismo automatico para fazer isto?
o modulo solar serve para estas funções?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

penso que precisas de um sistema de circulação forçada. alguns modelos têm duas serpentinas, uma inferior para os colectores, e uma superior para o apoio que será o fogão. como ainda tens um tanque adicional (que deveria estar na vertical para facilitar a estratificação) podes interligar tudo com um controlador ainda que não creia que terá que ser outro modelo que não o que vem com os colectores. posso procurar aqui um esquema caso estejas interessado.
Porreiro, pá!

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

olá
a maneira mais simples é usares o termostato do termossifão (o que controla a resistência de aquecimento) para controlar uma válvula motorizada de 3 vias. ligas a saída do termossifão ao ponto comun da válvula - os outros dois pontos ligas um à saída do acumulador do fogão e o outro ponto à entrada do acumulador do fogão. com a água quente no termossifão ela vai directa para o consumo(saída do acumulador do fogão), com a água no termossifão abaixo da temperatura que definires no termostato, a válvula comuta para a entrada do acumulador do fogão.
nota : se o termostáto que vier no equipamento que comprares não tiver comutação de 2 posições, tens que comprar um e substituir ( aqui já pode complicar a tarefa) ou falas com alguém que tenha alguns conhecimentos de electricidade e resolves fácil.
cumprimentos
tlicas

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Mensagem por jbaptista »

boas. uma vez que vai ter microgeração, para q que vai encomendar no programa? normalmente as empresas que montam os fotovoltaicos até "oferecem" a montagem do térmico.

abraço

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

riares Escreveu:boas!
antes demais obrigado pela vossa ajuda. o cilindro que se vê na imagem é de 150 litros e acumula a agua que é aquecida pelo fogão a lenha e não é electrico.
estou inclinado para o ts200l da norquente e em principio para a semana vou o encomendar. a minha ideia é ligar o ts mais o fogão a lenha em conjunto. no verão se calhar usaria menos o fogão a lenha porque o ts chegava para as necessidades.
nos outros dias em que a agua do ts não tivesse na temperatura ideal preciso do apoio do fogão a lenha.
portanto precisava de um sistema de controle automatico que ligá-se a agua do ts quando esta tiver no ponto ideal, e quando não tiver que a desligá-se e passaria a funcionar a do fogão a lenha.existe algum mecanismo automatico para fazer isto?
o modulo solar serve para estas funções?
boas

também estou mais ou menos nessa situaçao

falei com um instalador que me disse mais ou menos isto: tem que eliminar o acumolador antigo e direccionar os tubos do fogao para o termoacumulador criando um circuito fechado. depois leva uma bomba electrica comandada por um termostato que quando a água estiver a x graus no fogao é bombeada para o termoacumulador

espero que resulte

ja agora um aparte, encomendei a norquente nos primeiros dias de agosto e até hoje nao tenho prevista a instalaçao, anulei a encomenda.
Inté

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

esquece o termostato, o que precisas é de um controlador diferencial para pilotar a bomba. a ideia é que a bomba não liga a uma temperatura pré-definida, mas liga +/- 6º acima da temperatura do fundo do tanque. assim é que funciona bem porque optimiza o aproveitamento. gastas mais um bocadinho no controlador mas é dispositivo que deve durar muitas décadas.
Porreiro, pá!

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

manuelcar Escreveu:esquece o termostato, o que precisas é de um controlador diferencial para pilotar a bomba. a ideia é que a bomba não liga a uma temperatura pré-definida, mas liga +/- 6º acima da temperatura do fundo do tanque. assim é que funciona bem porque optimiza o aproveitamento. gastas mais um bocadinho no controlador mas é dispositivo que deve durar muitas décadas.
boas

bem pensado
Inté

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

mais uma opinião:

já vi que não quer gastar muito dinheiro.... e, segundo percebi, não tem problemas de falta de água quente durante o inverno. ora, com um termossifão também não os terá durante o verão. logo parece-me que realmente a forma mais simples e barata (e que até já foi aqui referida) é colocar o termossifão em paralelo com o fogão e deixar umas válvulas de corte para poder optar por um ou por outro. quando há sol tem água quente do ts e quando esta falha tem que acender a fogueira como faz agora. relativamente à segurança tem que ter cuidado: se o depósito aquece por serpentina, a dilatação do volume e a falta de controlo da temperatura podem ser perigosas.

relativamente à microgeração: tenha cuidado com a marca que escolhe para o térmico, pois bem pode chegar à data da vistoria e o térmico não estar instalado. há marcas baratas que estão a responder bem aos prazos e outras que são uma completa desgraça. basta dar uma vista de olhos aos tópicos destes fórum (que até estão ordenados por marca) e vai entender o que quero dizer.

boa sorte.

Autor do tópico
RIARES
Membro
Membro

Mensagem por RIARES »

boas!
a minha ideia era optar por um sistema de circulação forçada, mas devido á falta de euros tem que ser um
ts 200 litros.
manuelcar Escreveu:esquece o termostato, o que precisas é de um controlador diferencial para pilotar a bomba. a ideia é que a bomba não liga a uma temperatura pré-definida, mas liga +/- 6º acima da temperatura do fundo do tanque. assim é que funciona bem porque optimiza o aproveitamento. gastas mais um bocadinho no controlador mas é dispositivo que deve durar muitas décadas.
manuelcar podias explicar melhor essa ideia.
cblfreitas Escreveu:mais uma opinião:

já vi que não quer gastar muito dinheiro.... e, segundo percebi, não tem problemas de falta de água quente durante o inverno. ora, com um termossifão também não os terá durante o verão. logo parece-me que realmente a forma mais simples e barata (e que até já foi aqui referida) é colocar o termossifão em paralelo com o fogão e deixar umas válvulas de corte para poder optar por um ou por outro. quando há sol tem água quente do ts e quando esta falha tem que acender a fogueira como faz agora. relativamente à segurança tem que ter cuidado: se o depósito aquece por serpentina, a dilatação do volume e a falta de controlo da temperatura podem ser perigosas.

relativamente à microgeração: tenha cuidado com a marca que escolhe para o térmico, pois bem pode chegar à data da vistoria e o térmico não estar instalado. há marcas baratas que estão a responder bem aos prazos e outras que são uma completa desgraça. basta dar uma vista de olhos aos tópicos destes fórum (que até estão ordenados por marca) e vai entender o que quero dizer.

boa sorte.
essas valvulas de corte como seriam comandadas? um termostato será o ideal? existe mais algum sistema?
obrigado

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas

podem ser manuais, desde que estejam num local de fácil acesso.

você decide, não há sol acende o fogão, há sol passa para solar.
e fica muito mais barato
Inté

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

exactamente. a ideia era mesmo recorrer a válvulas manuais, tendo em conta que o desejo implicito era de investir pouco dinheiro.

maelectric
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 05, 2010 10:24 am

Mensagem por maelectric »

boas
comprei um fogão a lenha com caldeira
como a caldeira é pequena a água aquece demasiado rápido e não é funcional se fizer a água por queda.
como fez para o sistema ser funcional (só fogão a lenha). obrigado

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

necessitas de uma bomba de circulação controlada por um controlador diferencial e que permuta com um tanque de armazenamento. é assim que complemento o solar na minha instalação que faz aqs e ac.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”