Ajuda painel AQS mais fogão a lenha
-
RIARES
Autor do tópico - Membro

- Registado: sexta set 18, 2009 12:14 am
Ajuda painel AQS mais fogão a lenha
boa noite!
precisava da vossa ajuda, já que eu entendo muito pouco desta matéria.
em casa dos meus pais temos um fogão a lenha, o qual usamos todos os dias para cozinhar
e ao mesmo tempo aquece agua para tomarmos banho. como vamos aderir á microgeração precisava da vossa opinião
na escolha dos paineis de aqs.
queria optar por um sistema de termossifão porque è mais acessivel e porque pelo menos uma vez por dia acende-se
o fogão a lenha, normalmente ao jantar. mas no verão é complicado o acender devido ao calor que ele produz, portanto
os paineis de aqs são uma boa opção para essa altura.
tenho as seguintes duvidas:
- a rede de agua em casa tem mais ou menos 4 bares, é possivel optar por um sistema de termossifão
ligado em conjunto com o fogão a lenha?como seria a ligação entre eles?
-qual é o principio de funcionamento do aquecimento de agua do fogão a lenha que tenho em casa?
obrigado pela vossa atenção
precisava da vossa ajuda, já que eu entendo muito pouco desta matéria.
em casa dos meus pais temos um fogão a lenha, o qual usamos todos os dias para cozinhar
e ao mesmo tempo aquece agua para tomarmos banho. como vamos aderir á microgeração precisava da vossa opinião
na escolha dos paineis de aqs.
queria optar por um sistema de termossifão porque è mais acessivel e porque pelo menos uma vez por dia acende-se
o fogão a lenha, normalmente ao jantar. mas no verão é complicado o acender devido ao calor que ele produz, portanto
os paineis de aqs são uma boa opção para essa altura.
tenho as seguintes duvidas:
- a rede de agua em casa tem mais ou menos 4 bares, é possivel optar por um sistema de termossifão
ligado em conjunto com o fogão a lenha?como seria a ligação entre eles?
-qual é o principio de funcionamento do aquecimento de agua do fogão a lenha que tenho em casa?
obrigado pela vossa atenção
- Anexos
-
- acumulador de agua quente mais deposito de agua fria (que é usado se faltar a agua).JPG (30.16 KiB) Visto 8110 vezes
-
- acumulador de agua quente.JPG (36.97 KiB) Visto 8110 vezes
-
- Fogão lenha.JPG (26.56 KiB) Visto 8110 vezes
-
jbaptista
- Membro Silver

- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
Re: Ajuda painel AQS mais fogão a lenha
boas. penso que não vale a pena complicar amigo. desactive a água quente do fogão a lenha, utilize-o só para cozinhar, monte o termossifão e ligue-o á rede de águas da sua casa. simples e barato
abraço
abraço
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
e um acumulador de dupla serpentina?? uma para paineis, outra para o fogao...
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
é muito útil utilizar ambas a fontes de energia num sistema aqs. e pode ainda ser útil para aquecimento central.
a solução passará, não por um termosifão mas sim por um sistema de circulação forçada com dois circuitos. necessita de um tanque, duas bombas, um controlador e 4 sondas, para além dos vasos de expansão e válvulas de segurança dos diversos circuitos.
este esquema escapa ao programa solar térmico. necessita de uma instalação mais personalizada.
o depósito que aparece nas fotos é um cilindro eléctrico?
a solução passará, não por um termosifão mas sim por um sistema de circulação forçada com dois circuitos. necessita de um tanque, duas bombas, um controlador e 4 sondas, para além dos vasos de expansão e válvulas de segurança dos diversos circuitos.
este esquema escapa ao programa solar térmico. necessita de uma instalação mais personalizada.
o depósito que aparece nas fotos é um cilindro eléctrico?
Porreiro, pá!
-
tlicas
- Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
olá
penso que na sua situação o mais simples é aproveitar o protocolo do estado e montar um termossifão. liga a saída de água quente do depósito do termossifão na entrada (em série ) do fogão no inverno e desactiva o depósito do fogão no verão através do uso de uma válvula de 3 vias ou de passadores, ficando só com o do termossifão. é a situação mais económica e rentável, provávelmente não será a mais eficiente e evoluida mas é compensadora. atenção à segurança - tenha pelo menos uma válvula de segurança por pressão e temperatura na entrada do depósito do fogão.
força com isso.
cumprimentos
tlicas
penso que na sua situação o mais simples é aproveitar o protocolo do estado e montar um termossifão. liga a saída de água quente do depósito do termossifão na entrada (em série ) do fogão no inverno e desactiva o depósito do fogão no verão através do uso de uma válvula de 3 vias ou de passadores, ficando só com o do termossifão. é a situação mais económica e rentável, provávelmente não será a mais eficiente e evoluida mas é compensadora. atenção à segurança - tenha pelo menos uma válvula de segurança por pressão e temperatura na entrada do depósito do fogão.
força com isso.
cumprimentos
tlicas
-
manuelcar
- Staff Member

e um vaso de expansão aberto.tenha pelo menos uma válvula de segurança por pressão e temperatura na entrada do depósito do fogão.
Porreiro, pá!
-
RIARES
Autor do tópico - Membro

boas!
antes demais obrigado pela vossa ajuda. o cilindro que se vê na imagem é de 150 litros e acumula a agua que é aquecida pelo fogão a lenha e não é electrico.
estou inclinado para o ts200l da norquente e em principio para a semana vou o encomendar. a minha ideia é ligar o ts mais o fogão a lenha em conjunto. no verão se calhar usaria menos o fogão a lenha porque o ts chegava para as necessidades.
nos outros dias em que a agua do ts não tivesse na temperatura ideal preciso do apoio do fogão a lenha.
portanto precisava de um sistema de controle automatico que ligá-se a agua do ts quando esta tiver no ponto ideal, e quando não tiver que a desligá-se e passaria a funcionar a do fogão a lenha.existe algum mecanismo automatico para fazer isto?
o modulo solar serve para estas funções?
antes demais obrigado pela vossa ajuda. o cilindro que se vê na imagem é de 150 litros e acumula a agua que é aquecida pelo fogão a lenha e não é electrico.
estou inclinado para o ts200l da norquente e em principio para a semana vou o encomendar. a minha ideia é ligar o ts mais o fogão a lenha em conjunto. no verão se calhar usaria menos o fogão a lenha porque o ts chegava para as necessidades.
nos outros dias em que a agua do ts não tivesse na temperatura ideal preciso do apoio do fogão a lenha.
portanto precisava de um sistema de controle automatico que ligá-se a agua do ts quando esta tiver no ponto ideal, e quando não tiver que a desligá-se e passaria a funcionar a do fogão a lenha.existe algum mecanismo automatico para fazer isto?
-
manuelcar
- Staff Member

penso que precisas de um sistema de circulação forçada. alguns modelos têm duas serpentinas, uma inferior para os colectores, e uma superior para o apoio que será o fogão. como ainda tens um tanque adicional (que deveria estar na vertical para facilitar a estratificação) podes interligar tudo com um controlador ainda que não creia que terá que ser outro modelo que não o que vem com os colectores. posso procurar aqui um esquema caso estejas interessado.
Porreiro, pá!
-
tlicas
- Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
olá
a maneira mais simples é usares o termostato do termossifão (o que controla a resistência de aquecimento) para controlar uma válvula motorizada de 3 vias. ligas a saída do termossifão ao ponto comun da válvula - os outros dois pontos ligas um à saída do acumulador do fogão e o outro ponto à entrada do acumulador do fogão. com a água quente no termossifão ela vai directa para o consumo(saída do acumulador do fogão), com a água no termossifão abaixo da temperatura que definires no termostato, a válvula comuta para a entrada do acumulador do fogão.
nota : se o termostáto que vier no equipamento que comprares não tiver comutação de 2 posições, tens que comprar um e substituir ( aqui já pode complicar a tarefa) ou falas com alguém que tenha alguns conhecimentos de electricidade e resolves fácil.
cumprimentos
tlicas
a maneira mais simples é usares o termostato do termossifão (o que controla a resistência de aquecimento) para controlar uma válvula motorizada de 3 vias. ligas a saída do termossifão ao ponto comun da válvula - os outros dois pontos ligas um à saída do acumulador do fogão e o outro ponto à entrada do acumulador do fogão. com a água quente no termossifão ela vai directa para o consumo(saída do acumulador do fogão), com a água no termossifão abaixo da temperatura que definires no termostato, a válvula comuta para a entrada do acumulador do fogão.
nota : se o termostáto que vier no equipamento que comprares não tiver comutação de 2 posições, tens que comprar um e substituir ( aqui já pode complicar a tarefa) ou falas com alguém que tenha alguns conhecimentos de electricidade e resolves fácil.
cumprimentos
tlicas
-
jbaptista
- Membro Silver

- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
boas. uma vez que vai ter microgeração, para q que vai encomendar no programa? normalmente as empresas que montam os fotovoltaicos até "oferecem" a montagem do térmico.
abraço
abraço
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boasriares Escreveu:boas!
também estou mais ou menos nessa situaçao
falei com um instalador que me disse mais ou menos isto: tem que eliminar o acumolador antigo e direccionar os tubos do fogao para o termoacumulador criando um circuito fechado. depois leva uma bomba electrica comandada por um termostato que quando a água estiver a x graus no fogao é bombeada para o termoacumulador
espero que resulte
ja agora um aparte, encomendei a norquente nos primeiros dias de agosto e até hoje nao tenho prevista a instalaçao, anulei a encomenda.
Inté
-
manuelcar
- Staff Member

esquece o termostato, o que precisas é de um controlador diferencial para pilotar a bomba. a ideia é que a bomba não liga a uma temperatura pré-definida, mas liga +/- 6º acima da temperatura do fundo do tanque. assim é que funciona bem porque optimiza o aproveitamento. gastas mais um bocadinho no controlador mas é dispositivo que deve durar muitas décadas.
Porreiro, pá!
-
lrds
- Membro Silver

boasmanuelcar Escreveu:esquece o termostato, o que precisas é de um controlador diferencial para pilotar a bomba. a ideia é que a bomba não liga a uma temperatura pré-definida, mas liga +/- 6º acima da temperatura do fundo do tanque. assim é que funciona bem porque optimiza o aproveitamento. gastas mais um bocadinho no controlador mas é dispositivo que deve durar muitas décadas.
bem pensado
Inté
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
mais uma opinião:
já vi que não quer gastar muito dinheiro.... e, segundo percebi, não tem problemas de falta de água quente durante o inverno. ora, com um termossifão também não os terá durante o verão. logo parece-me que realmente a forma mais simples e barata (e que até já foi aqui referida) é colocar o termossifão em paralelo com o fogão e deixar umas válvulas de corte para poder optar por um ou por outro. quando há sol tem água quente do ts e quando esta falha tem que acender a fogueira como faz agora. relativamente à segurança tem que ter cuidado: se o depósito aquece por serpentina, a dilatação do volume e a falta de controlo da temperatura podem ser perigosas.
relativamente à microgeração: tenha cuidado com a marca que escolhe para o térmico, pois bem pode chegar à data da vistoria e o térmico não estar instalado. há marcas baratas que estão a responder bem aos prazos e outras que são uma completa desgraça. basta dar uma vista de olhos aos tópicos destes fórum (que até estão ordenados por marca) e vai entender o que quero dizer.
boa sorte.
já vi que não quer gastar muito dinheiro.... e, segundo percebi, não tem problemas de falta de água quente durante o inverno. ora, com um termossifão também não os terá durante o verão. logo parece-me que realmente a forma mais simples e barata (e que até já foi aqui referida) é colocar o termossifão em paralelo com o fogão e deixar umas válvulas de corte para poder optar por um ou por outro. quando há sol tem água quente do ts e quando esta falha tem que acender a fogueira como faz agora. relativamente à segurança tem que ter cuidado: se o depósito aquece por serpentina, a dilatação do volume e a falta de controlo da temperatura podem ser perigosas.
relativamente à microgeração: tenha cuidado com a marca que escolhe para o térmico, pois bem pode chegar à data da vistoria e o térmico não estar instalado. há marcas baratas que estão a responder bem aos prazos e outras que são uma completa desgraça. basta dar uma vista de olhos aos tópicos destes fórum (que até estão ordenados por marca) e vai entender o que quero dizer.
boa sorte.
-
RIARES
Autor do tópico - Membro

boas!
a minha ideia era optar por um sistema de circulação forçada, mas devido á falta de euros tem que ser um
ts 200 litros.
obrigado
a minha ideia era optar por um sistema de circulação forçada, mas devido á falta de euros tem que ser um
ts 200 litros.
manuelcar podias explicar melhor essa ideia.manuelcar Escreveu:esquece o termostato, o que precisas é de um controlador diferencial para pilotar a bomba. a ideia é que a bomba não liga a uma temperatura pré-definida, mas liga +/- 6º acima da temperatura do fundo do tanque. assim é que funciona bem porque optimiza o aproveitamento. gastas mais um bocadinho no controlador mas é dispositivo que deve durar muitas décadas.
essas valvulas de corte como seriam comandadas? um termostato será o ideal? existe mais algum sistema?cblfreitas Escreveu:mais uma opinião:
boa sorte.
obrigado
-
lrds
- Membro Silver

boas
podem ser manuais, desde que estejam num local de fácil acesso.
você decide, não há sol acende o fogão, há sol passa para solar.
e fica muito mais barato
podem ser manuais, desde que estejam num local de fácil acesso.
você decide, não há sol acende o fogão, há sol passa para solar.
e fica muito mais barato
Inté
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
exactamente. a ideia era mesmo recorrer a válvulas manuais, tendo em conta que o desejo implicito era de investir pouco dinheiro.
-
maelectric
- Novo membro

- Registado: terça jan 05, 2010 10:24 am
boas
comprei um fogão a lenha com caldeira
como a caldeira é pequena a água aquece demasiado rápido e não é funcional se fizer a água por queda.
como fez para o sistema ser funcional (só fogão a lenha). obrigado
comprei um fogão a lenha com caldeira
como a caldeira é pequena a água aquece demasiado rápido e não é funcional se fizer a água por queda.
como fez para o sistema ser funcional (só fogão a lenha). obrigado
-
manuelcar
- Staff Member

necessitas de uma bomba de circulação controlada por um controlador diferencial e que permuta com um tanque de armazenamento. é assim que complemento o solar na minha instalação que faz aqs e ac.
Porreiro, pá!