Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

flecha
Membro
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 10:54 am

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por flecha »

fyntas Escreveu:sr flecha até pode ser leigo na matéria, mas isso não o impede de pedir mais opiniões, falar com pessoas que já tenham um equipamento solar, não caía nessa asneira garantidamente uma má opção.
qual o equipamento aconselhado, não me diga que foi 300 litros? para ter colectores fkb.
acha que a temperatura no exterior é diferente da temperatura de um sótão?
acha que vale correr o risco de ter um deposito cheio de agua dentro de um sótão?
sabe que para utilizar essa situação terá de criar uma estrutura dento do sótão para acondicionar o depósito e este terá de ficar mais elevado do que o campo de colectores.

mais uma vez dou-lhe um conselho, não tente fazer isso em casa.
no seu caso com uma utilização de fim de semana como o sr referiu aconselhava um sistema de 200 litros e um esquentador próprio para funcionar em série com a energia solar
é só uma opinião. também temos que confiar nos gajos porreiros é claro...

grato pelas chamadas de atenção.
claro que sendo vulcano, com paineis fkb toda a gente por aqui já sabe que me referia ao ts300l.
eu devo estar em casa ao fim de semana, mas fica por lá quem vá olhando pelo sistema e gastando alguma da água quente.

claro, mas é que nem tenha sombra de dúvida, que as diferenças de temperatura dentro e fora do telhado são bastante diferentes. o sr opina muito por aqui, com a informação que lhe disponibilizam (e ainda bem que o faz atenção) mas sabe que lhe podem omitir (muitas vezes sem o saberam) alguma informação importante. neste caso dos telhados, veja (eu não o disse anteriormente) que o mesmo se encontra isolado com pelicula de aluminio (pelo menos é da cor dele), com cerca de 0,5cm de espessura, o que, comparando com outro que nada tem, as diferenças de temperatura por baixo deles são descomunais. quero acreditar que o mesmo isolamento funcione tão bem de inverno, como esta a funcionar de verão, portanto, a meu ver, as diferenças serão bastante diferentes. para mais, o depósitro deixará de estar sugeito a temperaturas negativas e a formação de geada durante a madrugada (sim, porque na minha zona - aveiro - cai bastante geada e as madrugadas são bastante frias, com muitas delas por ano com temperaturas negativas). só isso já vale uns bons ºc. se tudo ficar bem ligado, não me parece que venham a existir problemas de inundações (além de que tudo o que for válvulas de segurança, deverão ficar com "escape" para fora do telhado..
mais uma vez obrigado pelas chamadas de atenção.

[img=http://img193.imageshack.us/img193/1029/telhados.jpg]

MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am

Mensagem por MSMS »

bom, nunca é demais...

tambem sou da opinião que en caso algum se deva montar um acumulador num sótão...

os riscos é elevado, nem sempre as coisas acontecem como se prevê que devam ser...

tenho visto coisa que não lembram o diabo...

quando comprei a minha casa tinha tambem um acumulador de 200litros, no sótão e ligado a caldeira a gasóleoo e um recuperador de calor, foi a 1º alteração a ser efectuada, retirei-o para a cave.

é que em certas situações "pontuais" mas "reais" o acumulador pode ceder, nem sequer estou a falar em válvulas canalizadas, ou proteções para "apanhar a agua que cai" estou a referir que uma "rotura" pode acontecer em qualquer parte da istalação mesmo a tubagem... mas pessoalmente nunca colocaria um acumulador num sótão.

numa cave, sim.

e se conselhos fossem todos bom... realmente teriam de ser pagos...
embora as vezes paga-se bem caro depois...

um grande abraço.

sousa.

flecha
Membro
Membro

Mensagem por flecha »

msms Escreveu:bom, nunca é demais...

pessoalmente nunca colocaria um acumulador num sótão.

numa cave, sim.

um grande abraço.

sousa.
obrigado sousa, mas um ts tem de ter o acumuladr mais alto que os paineis.....

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

boas,

após alguns dias de férias, regressei a casa na passada sexta-feira, após dias de bastante calor e após o almoço verifiquei a actuação da válvula de expansão térmica, pois como o sistema não foi utilizado durante alguns dias, aqueceu a água até uma temperatura elevada e foi necessária fazer baixar a temperatura no interior do depósito, deitando fora água quente durante alguns minutos, para que a água fria que ia entrando baixasse a temperatura, passados então alguns minutos a válvula voltou a fechar e o sistema continuou a funcionar normalmante, tenho aproveitado o tempo bastante quente para juntar um pouco de água quentinha á piscina dos miudos que assim ficam todos contentes.
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

boas.

no meu solahart ts300l ainda não tive a oportunidade de ver a actuação da válvula, apesar da água estar sempre quente. uma vez que a inclinação do painel é grande para aproveitar o sol de inverno, a probabilidade de sobreaquecimento no verão é menor.
também enchi a piscina dos miúdos com água quente solar. a mangueira esteve mais de uma hora a deitar água quente para a piscina e, mesmo assim, continuou a ter água à temperatura regulada pela misturadora termostática.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

boas.

tenho andado a pensar sobre a questão da ausência de isolamento do circuito primário dos sistemas ts solahart e, na qualidade de leigo na matéria, gostaria deixar aqui alguns tópicos para reflexão:

- sendo que os painéis só irão aquecer a água quando estiver sol, será que os tubos de cobre do circuito primário não funcionarão como um superfície extra de captação de energia solar, mesmo que pouco eficiente?

- se estiverem isolados não poderão aquecer com o mesmo sol que aquece os painéis.

- se estiver um dia frio sem sol, painéis não irão captar energia, logo também não existirão perdas pelos tubos não isolados, visto o termossifão natural não estar a funcionar.

- quando existir sol em excesso, será que a ausência de isolamento no circuito primário pode funcionar como um escape da temperatura excessiva nos painéis?
o seu raciocínio é interessante e nalguns momentos até pode ser correcto. digo nalguns momentos, porque aceito que em dias bem quentes de verão as perdas serão pouco ou nada significativas. julgo que este equipamento é australiano, e daí poderá vir a indicação da forma de instalar (na austrália a temp do ar é sempre bem alta), mas isto é pura especulação da minha parte.
no entanto, julgo que o isolamento dos tubos do primário continua a ser muito importante, pois há dias em que o sol incide no colector (através de um vidro!), mas a temperatura do ar é muito baixa. nestes dias, o colector aquece e o tubo tem perdas pelo contacto com o ar frio. por outro lado, como o tubo nem é negro a sua captação da energia do sol será sempre diminuta.

a questão, no fundo, é sempre a mesma. os manuais ensinam qual o isolamento a utilizar em função do diâmetro do tubo, condutividade do material isolante e temperatura do fluído. ensinam ainda que todos os elementos da instalação devem ser isolados, incluindo válvulas, bombas, etc. na prática, os instaladores tendem a desleixar porque é só uma pequena junção, são só 30 cm de tubo, porque o isolamento de 13 mm de espessura é mais barato e o de 6 mm ainda é mais. porque uma boa protecção uv custa caro, etc.etc. por outro lado, ninguém nota e por isso não há que preocupar. eu não sei o que lhe chamam, mas eu chamo "falta de brio profissional", seja do instalador, seja do importador. se não fosse a questão técnica pelo menos deveria ser a questão legislativa, mas aí também já sabemos que em portugal as leis só são para cee ver. enfim......

vulturus
Membro
Membro
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Mensagem por vulturus »

gostava de saber se é normal o banco já me ter cobrado os painéis antes sequer de haver uma visita por parte dos instaladores à minha casa...

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

vulturus Escreveu:gostava de saber se é normal o banco já me ter cobrado os painéis antes sequer de haver uma visita por parte dos instaladores à minha casa...
boas,

é normal... neste programa!...
a pmelink só faz a encomenda junto da marca depois de a transferencia ter sido efectuada.
depois... aguarda um contacto e... espero que a "agenda" da marca não esteja "sobrecarregada"....

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

vulturus Escreveu:gostava de saber se é normal o banco já me ter cobrado os painéis antes sequer de haver uma visita por parte dos instaladores à minha casa...
essa é a desvantagem de quem pode pagar a pronto. paga, depois espera e por vezes desespera.
ao contrário, quem não pode, primeiro tem o sistema todo instalado e a produzir água quentinha, e só depois começa a pagar. o meu foi instalado a 13/07/2009 e só vou começar a pagá-lo em 04/09/2009.

de qualquer modo vale bem o tempo que se espera.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

vulturus
Membro
Membro
Registado: quarta mar 25, 2009 2:54 pm

Mensagem por vulturus »

segunda feira já vou chatear o banco e depois a pmelink
obrigado pelos esclarecimentos.

MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por MSMS »

vulturus,

boas,

a diferença é que quem não paga a pronto, assina um contrato que o vincula a instalação, esse contrato é a garantia de liquidação que já fica logo tratado, por isso a necessidade de haver aprovação + contrato assinado.

se só existisse a aprovação e o inicio / ternino da intalação, depois o propietário poderia negar-se ou nesmo por exemplo morer, ai que é que paga?

no caso de quem tem possibilidades de pagar logo, não lhe dão um contrato de que o obrigue a liquidar... a liquidação é no acto, pelos mesmos motivos.

realmente pode chamar uma vantagem para quem fica a dever, o iniciar o pagamento das prestaçõae mais tarde, mas deixe-lá que a banca não fica a perder.

man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm

Mensagem por man »

apesar de eu ter optado pelo módulo solar fui informado que a solahart não instalava este módulo. a verdade é que eventualmente o instalaria se eu assinasse um termo de responsabilidade, mas avisavam que colocaria a minha vida em risco. tive de optar pela resistência eléctrica pois não tinha conhecimentos suficientes para assinar esse termo de responsabilidade.
a minha caldeira é uma riello familly de condensação (gás natural) que comprei há cerca de 10 meses.
no site do governo diz que o módulo solar é universal e pode ligar-se a quqlquer caldeira.
gostava que alguém me explicasse.
desde já agradecido
flecha Escreveu:quem tem o ts300l da solahart confirma que ele vem com resistencia e sem modulo solar? e sem possibilidade de o montarem/arranjarem?

MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por MSMS »

man,

boas,
é verdade, mas em qualquer sistema ts, pode anular o funcionamento da resistencia (basta não liga-la, ou retirar e substituir por um tampão).
tratou-se de uma opção comercial da marca, pois dada a velocidade em que aconteceu a necessidade de entradas das marcas no programa do governo, era obrigatório qua as marcas tivessem uma solução para o que se passou a chamar modulo solar no caso da nossa marca tivemos cerca de 4 dias para solucionar essa questão. penso que neste caso deixaram que essa marcas não apresenta-se essa solução.

posso assegurar que qualquer """modulo solar""" pode ser instalado caso tenha uma caldeira a gás ou esquentador de gás
forma a que funcionamento:

o kit de interligação solar zms 3.2 desempenha uma dupla função para água quente sanitária.
este grupo desvia a água proveniente do depósito solar, quando necessário um incremento de temperatura e garante uma saída de água quente com temperatura controlada.

se a água proveniente do depósito solar não tem a temperatura desejada, é desviada para uma fonte de calor adicional (caldeira ou esquentador) e após ter sido reaquecida é misturadaa uma temperatura aceitável para aplicações domésticas.

se a água proveniente do depósito solar já tem a temperatura pretendida, será misturada e enviada directamente para o ponto de utilização, permitindo uma utilização eficiente da energia solar.

gostaria de chamar a atenção que por vezes a sua aplicação implica a um custo elevado por que, teremos de fazer chegar a agua quente proviniente do acumulador junto da caldeira ou do esquentador a gás, implicando a instalação de metros e + metros de canalização e isolamento, o valor da peça é relativamente barato.
é simples é nada a esconder...
Anexos
MODULO SOLAR ZANTIA ZMS 3.2.pdf
(54.95 KiB) Transferido 2325 vezes

man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

muito obrigado “quinta ago”

claro que se confirmar o que diz “quinta ago” dentro em breve vou instalar o módulo solar.
só espero que alguém da empresa visada venha aqui defender a sua posição, na frente de todos e não escondida no relacionamento com os particulares que não percebem nada do assunto e que a única coisa que querem é contribuir para a melhoria da sua pegada ecológica.
o meu sistema é de circulação forçada 300l. como é evidente, mais fácil e lógico seria instalar o módulo solar. agora percebo que a resistência eléctrica "nem de perto nem de longe" é uma alternativa tão inteligente (teoricamente) como a opção do módulo solar. na verdade não tinha a menor noção disso quando me telefonaram a dizer que a minha vida corria perigo se optasse pelo módulo solar e que a melhor alternativa era a resistência eléctrica.

msms Escreveu:man,

boas,
é verdade, mas em qualquer sistema ts, pode anular o funcionamento da resistencia (basta não liga-la, ou retirar e substituir por um tampão).
tratou-se de uma opção comercial da marca, pois dada a velocidade em que aconteceu a necessidade de entradas das marcas no programa do governo, era obrigatório qua as marcas tivessem uma solução para o que se passou a chamar modulo solar no caso da nossa marca tivemos cerca de 4 dias para solucionar essa questão. penso que neste caso deixaram que essa marcas não apresenta-se essa solução.

posso assegurar que qualquer """modulo solar""" pode ser instalado caso tenha uma caldeira a gás ou esquentador de gás
forma a que funcionamento:

o kit de interligação solar zms 3.2 desempenha uma dupla função para água quente sanitária.
este grupo desvia a água proveniente do depósito solar, quando necessário um incremento de temperatura e garante uma saída de água quente com temperatura controlada.

se a água proveniente do depósito solar não tem a temperatura desejada, é desviada para uma fonte de calor adicional (caldeira ou esquentador) e após ter sido reaquecida é misturadaa uma temperatura aceitável para aplicações domésticas.

se a água proveniente do depósito solar já tem a temperatura pretendida, será misturada e enviada directamente para o ponto de utilização, permitindo uma utilização eficiente da energia solar.

gostaria de chamar a atenção que por vezes a sua aplicação implica a um custo elevado por que, teremos de fazer chegar a agua quente proviniente do acumulador junto da caldeira ou do esquentador a gás, implicando a instalação de metros e + metros de canalização e isolamento, o valor da peça é relativamente barato.
é simples é nada a esconder...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

agora percebo que a resistência eléctrica "nem de perto nem de longe" é uma alternativa tão inteligente (teoricamente) como a opção do módulo solar. na verdade não tinha a menor noção disso quando me telefonaram a dizer que a minha vida corria perigo se optasse pelo módulo solar e que a melhor alternativa era a resistência eléctrica.
depende largamente do que consideras inteligente....e também do rendimento e custos associados às alternativas que tens disponíveis ou pretendes adquirir. eu pessoalmente na minha casa considero-o um dispositivo engenhoso mas sem qualquer utilidade.
quanto à vida correr perigo.... sem comentários.

msms, obrigado pela publicação do esquema de funcionamento do módulo, diversos membros têm já demonstrado vontade de perceber esquematicamente o seu funcionamento.
Porreiro, pá!

flecha
Membro
Membro

Mensagem por flecha »

man Escreveu:apesar de eu ter optado pelo módulo solar fui informado que a solahart não instalava este módulo. a verdade é que eventualmente o instalaria se eu assinasse um termo de responsabilidade, mas avisavam que colocaria a minha vida em risco. tive de optar pela resistência eléctrica pois não tinha conhecimentos suficientes para assinar esse termo de responsabilidade.
a minha caldeira é uma riello familly de condensação (gás natural) que comprei há cerca de 10 meses.
no site do governo diz que o módulo solar é universal e pode ligar-se a quqlquer caldeira.
gostava que alguém me explicasse.
desde já agradecido
flecha Escreveu:quem tem o ts300l da solahart confirma que ele vem com resistencia e sem modulo solar? e sem possibilidade de o montarem/arranjarem?

man, como já por cá disse a solahart deixou de fornecer (vender diga-se) o modulo solar (exactamente na semana em que fui ao banco - fui numa 3ª). optei pela vulcano e ja tenho tudo a funcionar. ts300l com o acumulador escondido no telhado.

man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

eu até compreendo que o módulo solar possa criar problemas (explosão?) em algumas caldeiras (imagino que antigas). começo agora a perceber que se uma caldeira está adaptada para receber água até (por exemplo) 10ºc e funciona elevando-a para 50ºc; se de um momento para o outro começa a receber, por exemplo, água a 49 ºc, elevando-a agora mais 39ºc, isto é, ficando a 88ºc, pode criar problemas (se não tiver nenhum controlo para evitar isso). neste exemplo o módulo solar estaria regulado para 50 ºc.
o que me revolta é que a minha caldeira tem 10 meses (riello, familly) e se ela não está adaptada para o módulo solar que caldeira estará?
também me revolta que minguem se importou em saber qual era a minha caldeira, apenas se importaram em assustar-me de modo a que eu optasse por uma algo que me parece que não é comparável ao que eu tinha solicitado (resistência eléctrica em vez de módulo solar).
também me revolta que não haja uma explicação pública para o sucedido (na página do governo ou da empresa).

manuelcar Escreveu:
agora percebo que a resistência eléctrica "nem de perto nem de longe" é uma alternativa tão inteligente (teoricamente) como a opção do módulo solar. na verdade não tinha a menor noção disso quando me telefonaram a dizer que a minha vida corria perigo se optasse pelo módulo solar e que a melhor alternativa era a resistência eléctrica.
depende largamente do que consideras inteligente....e também do rendimento e custos associados às alternativas que tens disponíveis ou pretendes adquirir. eu pessoalmente na minha casa considero-o um dispositivo engenhoso mas sem qualquer utilidade.

msms, obrigado pela publicação do esquema de funcionamento do módulo, diversos membros têm já demonstrado vontade de perceber esquematicamente o seu funcionamento.

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

não tem a ver com a idade, mas sim com a tecnologia aplicada.
ou seja:
quem tiver caldeira/esquentadores com chama modulante está à vontade (é o meu caso) .
quem não tiver, convem manualmente alterar o tamanho da chama e controlar, com um termometro à saida do esquentador, para que a temperatura de saida ande cerca de 45/50º.
principalmente quando chegamos à primavera e depois quando chega o frio e as nuvens.

mas isso já eu fazia com o esquentador que tinha: completamente manual.

man Escreveu:eu até compreendo que o módulo solar possa criar problemas (explosão?) em algumas caldeiras (imagino que antigas). começo agora a perceber que se uma caldeira está adaptada para receber água até (por exemplo) 10ºc e funciona elevando-a para 50ºc; se de um momento para o outro começa a receber, por exemplo, água a 49 ºc, elevando-a agora mais 39ºc, isto é, ficando a 88ºc, pode criar problemas (se não tiver nenhum controlo para evitar isso). neste exemplo o módulo solar estaria regulado para 50 ºc.
o que me revolta é que a minha caldeira tem 10 meses (riello, familly) e se ela não está adaptada para o módulo solar que caldeira estará?
também me revolta que minguem se importou em saber qual era a minha caldeira, apenas se importaram em assustar-me de modo a que eu optasse por uma algo que me parece que não é comparável ao que eu tinha solicitado (resistência eléctrica em vez de módulo solar).
também me revolta que não haja uma explicação pública para o sucedido (na página do governo ou da empresa).

manuelcar Escreveu:

Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

MSMS
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por MSMS »

boas,

man,

vou averiguar em relação a sua caldeira, riello-familly, gostaria de saber mais detalhes para o ajudar, as caldeiras habitualmen vem com uma placa de caracteristica, pode dar-me alguns dados.

e um trato de lhe informar a "versão" correcta...

embora tenha 10 meses, poderá ter adiquirido uma em fim de ciclo, mas não me convence...

quanto ao aumento da temperatura como diziam anteriormente, não é possivél... o que se passa é que quando a caldeira atinge a temperatura que pedimos ela desliga-se...

o que talvez estivessem a referir seria o facto de se a sua caldeira não fosse das que "lê" a temperatura de entrada ela sempre que abrisse a agua quente, ela arrancaria... e de seguida voltava a apagar-se... talvez essas "explosões" a que se referiam não fosse mais do que a caldeira a inflamar-se e voltava a apargar-se...

isso provocaria um aumento escomunal no consumo da caldeira...penso que não é o caso da sua.

existem várias formas de fazer o mesmo que um "modulo solar" as primeiras que apareceram é uma solução + cara envolvendo tecnologia simples...

tense uma sonda no acumulador ts, e um termostato (nesse caso digital) ligado a uma válvula que desvia para dentro do acumulador caso a agua quente esteja abaixo da temperatura desejada.

caso a temperatura é mais elevada vai directamente para o consumo...

o modulo solar somente passou a colocar a valvula misturadora após essas soluções que sempre existiram...

não consigo passar o esquema que preparei...

man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

caro msms
agradeço as informações.
aquilo que para já encontrei é o site da riello com a descrição técnica da minha caldeira:
http://www.riello.it/catalogo/residenzi ... 1-190.html
msms Escreveu:boas,

man,

vou averiguar em relação a sua caldeira, riello-familly, gostaria de saber mais detalhes para o ajudar, as caldeiras habitualmen vem com uma placa de caracteristica, pode dar-me alguns dados.

e um trato de lhe informar a "versão" correcta...

embora tenha 10 meses, poderá ter adiquirido uma em fim de ciclo, mas não me convence...

quanto ao aumento da temperatura como diziam anteriormente, não é possivél... o que se passa é que quando a caldeira atinge a temperatura que pedimos ela desliga-se...

o que talvez estivessem a referir seria o facto de se a sua caldeira não fosse das que "lê" a temperatura de entrada ela sempre que abrisse a agua quente, ela arrancaria... e de seguida voltava a apagar-se... talvez essas "explosões" a que se referiam não fosse mais do que a caldeira a inflamar-se e voltava a apargar-se...

isso provocaria um aumento escomunal no consumo da caldeira...penso que não é o caso da sua.

existem várias formas de fazer o mesmo que um "modulo solar" as primeiras que apareceram é uma solução + cara envolvendo tecnologia simples...

tense uma sonda no acumulador ts, e um termostato (nesse caso digital) ligado a uma válvula que desvia para dentro do acumulador caso a agua quente esteja abaixo da temperatura desejada.

caso a temperatura é mais elevada vai directamente para o consumo...

o modulo solar somente passou a colocar a valvula misturadora após essas soluções que sempre existiram...

não consigo passar o esquema que preparei...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”