fyntas Escreveu:sr flecha até pode ser leigo na matéria, mas isso não o impede de pedir mais opiniões, falar com pessoas que já tenham um equipamento solar, não caía nessa asneira garantidamente uma má opção.
qual o equipamento aconselhado, não me diga que foi 300 litros? para ter colectores fkb.
acha que a temperatura no exterior é diferente da temperatura de um sótão?
acha que vale correr o risco de ter um deposito cheio de agua dentro de um sótão?
sabe que para utilizar essa situação terá de criar uma estrutura dento do sótão para acondicionar o depósito e este terá de ficar mais elevado do que o campo de colectores.
mais uma vez dou-lhe um conselho, não tente fazer isso em casa.
no seu caso com uma utilização de fim de semana como o sr referiu aconselhava um sistema de 200 litros e um esquentador próprio para funcionar em série com a energia solar
é só uma opinião. também temos que confiar nos gajos porreiros é claro...
grato pelas chamadas de atenção.
claro que sendo vulcano, com paineis fkb toda a gente por aqui já sabe que me referia ao ts300l.
eu devo estar em casa ao fim de semana, mas fica por lá quem vá olhando pelo sistema e gastando alguma da água quente.
claro, mas é que nem tenha sombra de dúvida, que as diferenças de temperatura dentro e fora do telhado são bastante diferentes. o sr opina muito por aqui, com a informação que lhe disponibilizam (e ainda bem que o faz atenção) mas sabe que lhe podem omitir (muitas vezes sem o saberam) alguma informação importante. neste caso dos telhados, veja (eu não o disse anteriormente) que o mesmo se encontra isolado com pelicula de aluminio (pelo menos é da cor dele), com cerca de 0,5cm de espessura, o que, comparando com outro que nada tem, as diferenças de temperatura por baixo deles são descomunais. quero acreditar que o mesmo isolamento funcione tão bem de inverno, como esta a funcionar de verão, portanto, a meu ver, as diferenças serão bastante diferentes. para mais, o depósitro deixará de estar sugeito a temperaturas negativas e a formação de geada durante a madrugada (sim, porque na minha zona - aveiro - cai bastante geada e as madrugadas são bastante frias, com muitas delas por ano com temperaturas negativas). só isso já vale uns bons ºc. se tudo ficar bem ligado, não me parece que venham a existir problemas de inundações (além de que tudo o que for válvulas de segurança, deverão ficar com "escape" para fora do telhado..
mais uma vez obrigado pelas chamadas de atenção.
[img=http://img193.imageshack.us/img193/1029/telhados.jpg]