Utilização de carolo de milho em recuperador de calor

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Utilização de carolo de milho em recuperador de calor

Mensagem por RPL »

boas
o recuperador de calor está instalado com canalizações de ar quente para pontos de aquecimento em divisões espalhadas pela casa, funciona bastante bem com isto:
Imagem
são carolos das espigas de milho, já à vários anos que na altura de debulhar as espigas se aproveitam os carolos, no fim do carolo estar seco guardam-se dentro de sacos de papel da farinha da bicheza e agora no inverno leva-se um saquinho para junto do recuperador, alguns punhados de carolos e o resultado
Imagem
uma casa bem quentinha a custo 0

mudei para aqui este tópico, pois pareceu-me mais adequado. [red baron]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

boa, grande aproveitamento, aqui na minha zona também á quem tenha plantações de milho e como também tenho um recuperador vou tentar arranjar também carolos pra queimar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
ao dar uma vista de por este tópico ( pois não e esta a área do fórum que normalmente visito ) achei muito interessante a ideia do rpl em relação ao recuperador.

pois tanbem tenho um sistema de aquecimento parecido (caldeira a lenha 25.000 kcal/h ) para aquecimento central e águas quentes sanitárias ( que nas águas quentes alterna com painel solar no verão ) proporcionando uma grande redução no consumo de gaz .

assim como junto a casa tenho ainda um boa área de terreno com arvores de fruto que já produz uma quantidade de resíduos (podas) e também a partir desta área se obtém mais alguns resíduos que normalmente por aqui são queimados nas fazendas sem aproveitamento (ervas daninhas ,matos etc ).

isto parecia-me um grande desperdício de energia pois que embora não tenha outro proveito muitas vezes se não a queima o calor produzido não e aproveitado.assim procurei obter um triturador e passar tudo por la e agora no inverno sempre se junta um pouco e se gasta menos lenha.

embora não conseguísse por em pratica a ideia inicial de fazer com alimentador ( construção caseira ) sempre ajuda a poupar alguma lenha para o inverno seguinte.

assim como faz o rpl também estou dando um novo aproveitamento de um tipo de resíduos que doutra forma seriam desperdiçados
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

epa, o meu sogro já faz isso há anos.

deixo só aqui um aviso. não "encham" o recuperador de tarolos quando já está bem quente sem que aquilo esteja a arder, pq senão começa a "moer", aquece mt e quando finalmente pega fogo, manda cá semelhante explosão que não é brincadeira. na semana passada apanhei semelhante cagaço em casa dos meus sogros. até a gaveta das cinzas saltou.

mas a verdade é que aquilo aquece que é uma maravilha e faz muito pouca cinza. para quem quer ter menos trabalho ou menos lixo em casa, pode sempre usar sacos velhos (que não poluam o ambiente quando queimam, claro) para encher daquilo e é só deitar um saco ou dois. ou então uma canela daquelas de dar de comer aos animais.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

antigamente isso era muito usado mas como não havia recuperadores, a combustão provocava muito fumo, especialmente quando não estavam bem secos. também vou aderir a esta energia a partir do ano que vêm.

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

eu não posso
o meu sogro gasta-os todos

R_C
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am

Mensagem por R_C »

eu usava isso à uns anos na salamandra.
costumava misturar com cavacos miudos porque a combustão atinge temperaturas muito elevadas e era muito rápida (tinha de andar sempre a atestar mesmo controlando a entrada de ar).
de à 1 ou 2 anos para cá que já não arranjo conhecidos com plantação de milho...

aconselhado!!!!!!!!!!

pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Re: Utilização de carolo de milho em recuperador de calor

Mensagem por pirika »

boa tarde.
esta é uma excelente ideia de dar andamento aos resíduos do milho que os meus pais costumam cultivar!

gostaria é de saber que género de sacos (pequenos - do tamanho dos do supermercado) podemos usar para colocar directamente dentro do recuperador? (atrás alguém mencionou sacos que não poluem a arder) - é que como tenho o recuperador na sala d estar, a movimentação do caroço do milho iria sujar bastante, o que não iria deixar a minha esposa muito contente

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Re: Utilização de carolo de milho em recuperador de calor

Mensagem por itisix »

pirika Escreveu:boa tarde.
esta é uma excelente ideia de dar andamento aos resíduos do milho que os meus pais costumam cultivar!

gostaria é de saber que género de sacos (pequenos - do tamanho dos do supermercado) podemos usar para colocar directamente dentro do recuperador? (atrás alguém mencionou sacos que não poluem a arder) - é que como tenho o recuperador na sala d estar, a movimentação do caroço do milho iria sujar bastante, o que não iria deixar a minha esposa muito contente
dou-te a técnica do meu sogro. ele coloca à mão, todos acamadinhos até chegar ao cimo. chega-lhe um bocado de papel e dá para umas 3 horas (sem abrir o ar). se abrir aquece mais depressa, mas também arde mais depressa. mas isto é só mesmo para paciência de santo.
qualquer saco que não polua dá, ou então podes colocar com a pá da cinza (ou outra maior um bocadinho), directamente de um balde. tem é cuidado para que fique a arder. se não ficar a arder, pode criar condições para explodir devido à acumulação de gazes. aconteceu isso uma vez ao meu sogro. até saltou a gaveta das cinzas e eu a vez que levava com ela na testa

também podes fazer pequenos embrulhos com jornal, mas é muita paciencia mesmo...

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”