Finalmente venho partilhar o meu pequeno projeto fotovoltaico.
Na altura quando o andava a montar e em que procurava info por tudo quanto é parte deparei-me com este forum.
Como este forum deu-me uma grande ajuda com informação bastante útil, resolvi então registar-me e tentar dar o meu contributo.
Vamos lá então ao que interessa.
O meu sitema é então constituido por:
6 inversores Involar MAC250 (250W)
6 paineis Luxor Mono 250Wp
1 Zero Box MR2 (desviador de excesso)
1 Termoacumulador eléctrico 100L
1 Egate (monitorização)
1 Cloogy/plug (tb para monitorização)
Inicialmente ainda fiquei em dúvida se optava ou não por colocar baterias, mas como havia "boatos" que sairia uma nova lei de autoconsumo lá me decidi seguir pelos grid tie.
Optei pelos inversores involar praticamente porque assim possibilitava-me ir comprando ao longo do tempo sem ter de gastar bastante dinheiro logo á partida.
Até ao momento encontro-me bastante satisfeito com o sistema.
Desde que o completei(meados de Maio) que o esquentador encontra-se completamente desligado, tenho o termoacumulador ligado ao desviador de excesso e este funciona muito bem(o que pago atualmente de gás é praticamente o mm valor do termo fixo).
Ao desviador tenho também ligado o piso radiante elétrico de um quarto que não é usado, houve alturas que tive de ter os 2 ligados pois o termoacumulador se estiver ligado sozinho, a meio/inicio da tarde lá se desliga por ter atingido a temp máxima.
Sei que isto no inverno será uma história bastante diferente e que estou mm mal habituado mas logo se verá.
Em relação ao sistema de monitorização, como já tinha um Cloogy(comprado no ano passado) para monitorizar o consumo da casa resolvi tentar adaptá-lo e monitorizar também a produção.
O pack do cloogy traz um plug para monitorizar aparelhos individualmente e foi isto que usei para ligar ao sistema. Tive de "martelar" aquilo um pouco, pois a única forma de aquilo contabilizar é mesmo inverter as ligações i.e a ficha é ligada ao que vem dos paineis e a rede passa a ser o suposto consumidor.
Como ele precisa de ter energia na ficha tive apenas de colocar um interruptor somente para dar o kick e ele iniciar, depois de ele iniciar já flui tudo corretamente e desligo o interruptor(falta por um contator para tirar este processo manual).
Esta foi a única maneira que arranjei de o por a funcionar.
De qq maneira aqui vai a produção deste mês de Agosto: E + um exemplo do dia 13: Existe algumas diferenças nas leituras do cloogy e dos medidores do ebay que tenho par aqui, em que o cloogy dá-me leituras mais baixas mas acho este é o que se aproxima mais do valor real.
Do egate não tenho nenhum screenshot e o site neste momento está em baixo.
Mas tb acho que não aconselho o egate a ninguém visto que aquilo tem pouca utilidade, só o mantive basicamente porque me dá a info de produção de cada painel individualmente.
Não tenho fotos por aqui do sistema em si, mas brevemente coloco-as.
Desculpem o testamento