Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Olá a todos , gostaria de vos apresentar uma parte do meu mini sistema de produção de energia eléctrica, que foi projectado para alimentar todo o circuito de iluminação da minha casa e também os equipamentos de frio.
Actualmente é constituído por :

3 paineis policristalinos de 24V 245w ligados em série , montados num seguidor solar
1 controlador de carga Schneider XW-MTTP 60 - 150
1 Inversor MW de 1000w de onda pura
4 Baterias 12v 70Ah (total 24v 140 Ah) utilizadas em automóvel (sei que é muito pouco mas ficaram miuto baratas e o restante material levou-me os euros todos !!) :P

Isto ainda está muito no inicio e com algum material provisório (baterias), mesmo assim tem sido possivel utilizar uma média de 1,6 Kw diários para alimentar a iluminação e os dois frigorificos classe A. Durante o dia não há problema das 8h da manhã até por volta das 18 ou 19h que é quando as baterias ficam com 22,5v e são desligadas pelo controlador . Fico com a ideia que elas carregam pouco durante o dia , pois o controlador consegue lá colocar 28v com 19 Amp. mas o inversor vai retirar para si uma boa parte dessa energia para produzir entre 80w e 350w que é a potência que normalmente preciso.
Na vossa opinião o que devo fazer para melhorar o rendimento do meu sistema ??
Penso que inicialmente deveria acrescentar pelo menos mais 3 ou 6 paineis iguais aos que tenho mas não sei bem até onde posso ir com este controlador sem o danificar !!
Se puderem dar uma ajudinha fico muito agradecido.
Seguem umas fotos do meu sistema.
Obrigado a todos :D :D

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por Esteves »

Boas,

Parabéns pelo início de uma longa caminhada.

1º Essas baterias não são aconselhadas para o efeito, depressa vão a vida se não forem agitadas varias vezes por mês, com outra agravante, como são baterias de carga rápida logo têm uma descarga rápida.

2º O controlador pode bem com 6 painéis.

3º As fotos estão de categoria, pelo menos não se nota qual quer defeito :lol: :lol: :lol:
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por MRider »

Mais um belo projecto que vai aqui começar.

Tens de mudar de baterias ou tentar "abanar " periodicamente as baterias.

Não leves a tensão tão baixo se não as baterias vão morrer em 3 tempos.

Continua :mrgreen:
Live long and prosper!


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Fotos do meu mini sistema :D
Anexos
mttp.jpg
mttp 1.jpg


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Olá a todos, desde já obrigado pela dica sobre as baterias , como disse são provisórias para utilizar em definitivo já vi algumas marcas e despertou-me alguma atenção as da marca Rolls mas existem umas com a caixa preta e outras vermelhas e não sei qual a diferença entre elas.Se alguém puder ajudar ou recomendar outro tipo de baterias fico a agradecido :D
Ajustei o meu sistema para desligar as baterias aos 23v e só volta a liga-las com 24,2 v e agora no tempo de inverno o inversor só liga ás 9h da manhã e desliga por volta das 18h ( já com uma ajudinha das baterias), desta forma consigo de 1,5 a 1,8 Kw durante o dia (se tiver sol e com céu limpinho) sem problemas. Com nuvens ou chuva fica apenas a carregar as baterias :(
Acho que o próximo passo será mesmo a compra de mais 3 painéis iguais aos que já tenho e assim tentar duplicar a potência produzida tentando chegar perto dos 3 Kw !!
Tenho já toda a iluminação da casa ligada ao sistema, 2 frigorificos ; 1 arca frigorifica horizontal ; 1 bomba de circulação de água dos painéis solares de aquecimento de água e o exaustor do fogão. Com o aumento de potência vou tentar alimentar mais umas coisas...


Cumprimentos a todos !!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por MRider »

Muito bem .
Pouco a pouco vais ficando independentemente.

Agora acho os 23v muito baixo, assim descarregas muito e vais tirar vida útil as baterias.

Eu tento deixar sempre acima dos 24v :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por visitante1 »

Muito bem, estou a gostar de ver.
Continua que estas no bom caminho
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por pedrolima »

Parabéns pelo projecto, só uma nota, o inversor e o regulador deviam ter mais espaço entre eles, e mais espaço para o ar circular.


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Muito obrigado pela dica das baterias , vou ajustar a coisa para desligar as baterias com mais tensão , assim talvez aguentem até eu comprar umas mais adequadas !!
Com a potencia de painéis que tenho actualmente mesmo com 22 ou 23 Amps na saida do controlador este aquece muito pouco, o inversor trabalha no máximo com 500W e não é sempre, por agora eles têm se dado bem e o aquecimento é reduzido. Quando a coisa começar a aquecer mais está lá instalado um cooler com um termostato electronico e em ultimo recurso deixo a porta aberta :D :D


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Olá a todos, tenho estado ausente mas sempre atento ás novidades aqui no fórum !
Embora já vos tenha mostrado alguma coisa do meu mini sistema e como o mesmo já levou algumas actualizações , gostaria de vos mostrar como a coisa funciona.

Atualmente disponho de 6 paineis de 24v 250w (3 fixos numa estrutura que pode levar no maximo 8 paineis virados a sul) e outros 3 montados num seguidor solar caseiro que tem funcionado muito bem.
Com isto tudo consigo obter num dia de sol 28v com 50 amperes sem grandes problemas, isto dá para o inversor funcionar e ainda vai sobrando para carregar as baterias de carro que ainda vão vivendo enquanto não chegam as novas !!
Este sistema tem conseguido produzir quase sempre acima dos 3Kw por dia (contagem feita num contador analógico que eu penso que funciona muito bem).
Inventei um pequeno automatismo para utilizar em conjunto com o inversor para quando as cargas ligadas tem um a corrente de arranque muito elevadas (frigorificos) o inversor desliga por sobrecarga, o automatismo passa essas cargas para a rede da EDP e passados 10 segundos voltam para o inversor já com um consumo estabilizado.
Todo o sistema é controlado por um programador horário atualmente das 8h da manhã ás 20h da tarde.
Para controle das baterias tenho um amperimetro/voltimetro digital Voltronic onde também tenho a opção de desligar automaticamente o sistema pela percentagem de descarga das baterias (valor que posso definir manualmente) evitando assim descargas profundas.
O controle de temperatura é feito por um termostato, e com os dois ventiladores em funcionamento consigo manter a temperatura dentro dos 35 graus com o sistema em carga máxima.
A ligação à instalação de casa é feita por um grupo de 4 relés/contactores de 16amp. da Allen Bradley , estão 2 em cada quadro electrico e cada um deles faz a comutação de fase e neutro ao mesmo tempo.
Neste momento tenho toda a casa ligada ao sistema menos as maquinas de lavar , micro ondas e mais alguns eletrodomésticos de grande consumo.
Nos dias em que não utilizo estes eletrodomésticos posso dizer que tenho uma casa 100% solar !
Tenho mais algumas ideias que com tempo vou apresentar aqui.
Aqui vão mais umas fotos para verem a evolução do meu projecto :D :D
cumprimentos a todos.
Anexos
o seguidor solar
o seguidor solar
seguidor 1.jpg (148.37 KiB) Visto 6834 vezes
um dos quadros electricos da casa com os contactores montados
um dos quadros electricos da casa com os contactores montados
quadro.jpg (149.91 KiB) Visto 6834 vezes
foi assim que começou
foi assim que começou
inicio.jpg (147.21 KiB) Visto 6834 vezes


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Mais algumas fotos :D :D
Anexos
shunt do controlador
shunt do controlador
shunt.jpg (145.73 KiB) Visto 6830 vezes
o controlador da bateria
o controlador da bateria
controlador da bateria.jpg (140.88 KiB) Visto 6830 vezes
mais uma foto do seguidor
mais uma foto do seguidor
seguidor2.jpg (146.04 KiB) Visto 6830 vezes


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

fotos, continuação
Anexos
vista pelo exterior
vista pelo exterior
quadro1.jpg (145.1 KiB) Visto 6828 vezes
controle do sistema
controle do sistema
comando.jpg (144.27 KiB) Visto 6828 vezes
automatismo de sobrecarga do inversor
automatismo de sobrecarga do inversor
automatismo.jpg (146.77 KiB) Visto 6828 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por Emanuel Couto »

Deliciei-me a ver as fotos do teu projecto :)
Está muito fixe..automatismo seguidor e tudo mais..

Meus parabéns, e continue com este entusiasmo ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Aqui vai a minha ultima melhoria, coloquei mais 3 paineis de 250w, com isso dupliquei a produção e também a capacidade de resposta o sistema ás necessidades do inversor :D :D
Consigo agira retirar até 950 W do inversor sem tocar na carga das baterias desde que tenha sol :lol: :lol:
Abaixo disso consigo dar-lhes uma boa carga.
As baterias novas já vem a caminho, e depois de instaladas vamos ver que outras melhorias terei que fazer.
Se alguém tiver ideias para melhorar o rendimento do meu sistema , serão muito bem vindas !!

Cumprimentos a todos....
Anexos
paineis fixos 2.jpg
paineis fixos 2.jpg (142.5 KiB) Visto 6818 vezes
paineis fixos.jpg
paineis fixos.jpg (148.62 KiB) Visto 6818 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por Emanuel Couto »

Desculpe! Mas isto tá a pedir um conversor com mais capacidade ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

livingandtechnology
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo jul 20, 2014 11:00 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por livingandtechnology »

Mais um viciado no sol:D
Há tanto talento desperdiçado neste país .

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por mda »

Excelente!
Ai esta um projecto muito bem organizado e de aspecto limpo.
Tens ai uns sistemas bem pensados e melhor executados.
Obrigado pela partilha.

Se as baterias já vem a caminho, a meu ver os próximos passos seriam por os paineis todos num seguidor de um eixo (é robusto e mais simples comparado com os dois eixos e a diferença no fim não e tão grande), fazer upgrade do controlador, caso comece a andar nos limites.

Parabens
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Finalmente as tão aguardadas baterias chegaram, 240 kilos de chumbo que tive de carregar dividido por 4 mas valeu bem o esforço !!
A instalação correu bem , a carga e equalização também, e hoje já estão em pleno funcionamento para avaliar o seu rendimento pois vão ter que trabalhar 5 horas por dia.
Ficam então aqui mais umas fotos.

Cumprimentos a todos :D :D
Anexos
baterias 3.jpg
baterias 3.jpg (147.8 KiB) Visto 6689 vezes
Baterias 2.jpg
Baterias 2.jpg (147.93 KiB) Visto 6689 vezes
Baterias 1.jpg
Baterias 1.jpg (144.68 KiB) Visto 6689 vezes


Autor do tópico
roadrunner
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo set 29, 2013 8:48 am

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por roadrunner »

Eu até gostava de pôr os painéis todos num seguidor, mas não tenho espaço para tal. O que eu tenho já está montado no telhado da garagem e não é boa ideia pôr lá mais painéis pois no inverno tenho que os ir buscar ao quintal do vizinho :D
possivelmente vou adicionar mais 3 mas vão ficar fixos como os ultimos que montei.
Só não sei se o meu controlador suporta lá os 9 paineis.
Ele funciona até 60 A , e tem um limitador que pode ser ajustado para que esse valor ou outro mais baixo para que não possa ser ultrapassado. Por cada grupo de 3 paineis eu adiciono 23 Amps ao circuito e agora tenho 46 Amps em plena carga. Com mais 3 painéis fico com 69 Amps. isso já fica um pouco acima do limite do controlador mas como tem o limitador de 60 Amps. talvez ajude . Alguem conhece bem este controlador da Schneider, ele funciona 5* mas não sei se o posso levar a este limite.

cumprimentos


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Mini sistema com Schneider XW_MTTP 60

Mensagem por CrOhN »

Se estás a adicionar 3 paineis em série, não estás a adicionar 23A ao circuito. Estás a adicionar cerca de 8A.

Quando colocares mais 3 paineis, juntando aos 6 que já tens, aì sim, ficas com cerca de 23A na entrada. Perfeitamente dentro das especificação do controlador (max 60A).

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”