AndreBranco Escreveu:Boas.
Sou um novato nestas matérias, mas gosto sempre de inventar e senti curiosidade neste tema das energias renováveis.
Estou a pensar em construir uma estufa " auto suficiente " que tirei como modelo deste blog:
http://astrorei.blogspot.pt/2012/06/est ... taica.html
Mas para mim esta está um bocado simples, queria juntar um sistema de rega automático (à estufa) e uma lâmpada florescente das mais pequenas. Bem isso é facil, menos a parte do painel fotovoltaico e da bateria e do inversor, pois não sou grande entendido na materia.
Se alguém me pode-se ajudar, dando algum concelho ou opinião, ajudava muito
Obrigado

Olá, as coisas podem ser bem simples, o segredo está na simplicidade.
Painel solar por volta de +- 100watts a 12 voltes, bateria +-40 amperes, control de carga para a bateria e nada mais.
A lampada fluorescente deve ser daquelas novas de ultima geração, são finas+- 1 cm de diametro, potencia de 11 watts, no Aki por exemplo existe dessas lampadas, ou inclusive lampadas de baixo consumo ao gosto ou ainda focos de leds de pelo menos 6 watts a 12 voltes.
No caso do uso das lampadas fluorescentes ou de baixo consumo em 220 voltes, terá que ser desligado o circuito electronico que vai aos filamentos da lampada, ou ligar os fios dos 12 voltes da bateria directamente aos terminais que vão aos filamentos das lampadas, pois estes funcionam directamente a 12 voltes, depois é acrescentar uma resistencia que actua com a luz, caso se pretenda que a lampada ligue automaticamente á noite, ou ligar um simples interruptor e ligar manualmente quando se pretender, mas talvez o mais simples é os focos de leds de 6 watts a 12 voltes.
Outras soluções existem mas mais complexas e caras.
Valencas