Duvida para Projeto Caseiro

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
AndreBranco
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 27, 2012 3:01 am

Duvida para Projeto Caseiro

Mensagem por AndreBranco »

Boas.
Sou um novato nestas matérias, mas gosto sempre de inventar e senti curiosidade neste tema das energias renováveis.

Estou a pensar em construir uma estufa " auto suficiente " que tirei como modelo deste blog: http://astrorei.blogspot.pt/2012/06/est ... taica.html

Mas para mim esta está um bocado simples, queria juntar um sistema de rega automático (à estufa) e uma lâmpada florescente das mais pequenas. Bem isso é facil, menos a parte do painel fotovoltaico e da bateria e do inversor, pois não sou grande entendido na materia.

Se alguém me pode-se ajudar, dando algum concelho ou opinião, ajudava muito

Obrigado :)


Valencas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta jan 15, 2009 11:21 am

Re: Duvida para Projeto Caseiro

Mensagem por Valencas »

AndreBranco Escreveu:Boas.
Sou um novato nestas matérias, mas gosto sempre de inventar e senti curiosidade neste tema das energias renováveis.

Estou a pensar em construir uma estufa " auto suficiente " que tirei como modelo deste blog: http://astrorei.blogspot.pt/2012/06/est ... taica.html

Mas para mim esta está um bocado simples, queria juntar um sistema de rega automático (à estufa) e uma lâmpada florescente das mais pequenas. Bem isso é facil, menos a parte do painel fotovoltaico e da bateria e do inversor, pois não sou grande entendido na materia.

Se alguém me pode-se ajudar, dando algum concelho ou opinião, ajudava muito

Obrigado :)
Olá, as coisas podem ser bem simples, o segredo está na simplicidade.
Painel solar por volta de +- 100watts a 12 voltes, bateria +-40 amperes, control de carga para a bateria e nada mais.
A lampada fluorescente deve ser daquelas novas de ultima geração, são finas+- 1 cm de diametro, potencia de 11 watts, no Aki por exemplo existe dessas lampadas, ou inclusive lampadas de baixo consumo ao gosto ou ainda focos de leds de pelo menos 6 watts a 12 voltes.
No caso do uso das lampadas fluorescentes ou de baixo consumo em 220 voltes, terá que ser desligado o circuito electronico que vai aos filamentos da lampada, ou ligar os fios dos 12 voltes da bateria directamente aos terminais que vão aos filamentos das lampadas, pois estes funcionam directamente a 12 voltes, depois é acrescentar uma resistencia que actua com a luz, caso se pretenda que a lampada ligue automaticamente á noite, ou ligar um simples interruptor e ligar manualmente quando se pretender, mas talvez o mais simples é os focos de leds de 6 watts a 12 voltes.

Outras soluções existem mas mais complexas e caras.

Valencas


drmj
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jun 02, 2009 10:38 am
Localização: lisboa

Re: Duvida para Projeto Caseiro

Mensagem por drmj »

Boas a todos,
Construi uma ventilação geotermica com ventilador 12v alimentado por painel FV.
Agora gostaria de microproduzir, mas mesmo se pagam menos por kw agora, parece que o preço do W por paineil continua de baixar todos os anos (fala-se actualmente de 45 centimos por wt!! sem iva e sem instalação claro..)
Acham que vale a pena esperar?
Microproduzir para si e revender o excesso?
obrigado

m.jorge

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvida para Projeto Caseiro

Mensagem por visitante1 »

drmj Escreveu:Boas a todos,
Construi uma ventilação geotermica com ventilador 12v alimentado por painel FV.
Agora gostaria de microproduzir, mas mesmo se pagam menos por kw agora, parece que o preço do W por paineil continua de baixar todos os anos (fala-se actualmente de 45 centimos por wt!! sem iva e sem instalação claro..)
Acham que vale a pena esperar?
Microproduzir para si e revender o excesso?
obrigado

m.jorge
Uma coisa interessante era falares um pouco dessa ventilação geotermica que tens,
em relação ao esperar para fazer qq coisa de util em relação a solar, bem o esperar é sempre questionavel, embora eu ache que se esperamos muito ficamos velhos e depois acabamos por produzir energia só mesmo para aquecer a mantinha para os pés!!

o preço do w vai baixando mas o que nos pagam por ele também, por isso!!!

depois apresenta-te para a malta te conhecer melhor.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


drmj
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jun 02, 2009 10:38 am
Localização: lisboa

Re: Duvida para Projeto Caseiro

Mensagem por drmj »

Não sei se aqui é o tópico melhor para falar da minha ventilação geotermica.
No entanto, é um projeto caseiro simples: na minha nova casa, queria ventilar sem perder (muitas) calorias.
Fiz portanto circular un tubo de 125mm debaixo do solo antes de entrar en casa.
Coloquei na entrada um ventilador 12v de computador, baixa rotação. Ligado ao paineil 12v.
cptos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”