olá
tenho 2 painéis aqs e desde março que estou a ter excesso de agua quente.
tenho visto aqui no forum que é prejudicial ter excesso de agua quente, e como não a consigo gastar toda, tive a idéia de tapar um dos painéis.
tenho um painel de 300 lts (foi esse que tapei) e outro de 200 lts que irei utilizar.
no inverno ás vezes os 2 juntos não dão, mas após março...
aqui ficam umas fotos de antes e depois.
vou tentar usar a agua quente toda desse que foi tapado e depois ver se mesmo tapado ele não aquece muito.
depois digo.
o material usado para tapar, é uma lona dobrada em 4, das que tapam os carros.
Painel AQS tapado no verão
-
Master
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Painel AQS tapado no verão
- Anexos
-
- painel coberto.jpg (121.34 KiB) Visto 5497 vezes
-
- painel descoberto.jpg (131.35 KiB) Visto 5497 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Re: Painel AQS tapado no verão
boas, master
então "no inverno ás vezes os 2 juntos não dão", como pode dar??.., pelo menos esse da foto não parece estar bem orientado, pois é visível muita sombra e dependo da hora que a foto foi tirada, mas como a luminosidade é muita é em pleno dia!... também o isolamento das tubagens é desadequado, a inclinação parece optima... para o verão... quando menos é preciso!
resumindo, são vários factores conjugados (orientação/isolamento/inclinação) que não favorecem o inverno...não há milagres
até
então "no inverno ás vezes os 2 juntos não dão", como pode dar??.., pelo menos esse da foto não parece estar bem orientado, pois é visível muita sombra e dependo da hora que a foto foi tirada, mas como a luminosidade é muita é em pleno dia!... também o isolamento das tubagens é desadequado, a inclinação parece optima... para o verão... quando menos é preciso!
resumindo, são vários factores conjugados (orientação/isolamento/inclinação) que não favorecem o inverno...não há milagres
até
-
Master

sim neste caso o pior é mesmo a orientação, por isso tive que comprar outro no ano passado p ficar virado a sul.
o revestimento dos tubos é bom, para além do revestimento inicial eu coloquei mais duas camadas e isolei com fita (que após 2 anos está a desaparecer).
foi tirado ás 17h00 e está quase sem sol, no inverno é ainda pior, ás 12h00 quase que não bate lá sol.
hoje após o banhito de manhã, ainda está lá agua quente.
eu queria gasta-la toda para ver se mesmo assim tapado aquece muito ou pouco.
logo já penso gasta-la toda.
o revestimento dos tubos é bom, para além do revestimento inicial eu coloquei mais duas camadas e isolei com fita (que após 2 anos está a desaparecer).
foi tirado ás 17h00 e está quase sem sol, no inverno é ainda pior, ás 12h00 quase que não bate lá sol.
hoje após o banhito de manhã, ainda está lá agua quente.
eu queria gasta-la toda para ver se mesmo assim tapado aquece muito ou pouco.
logo já penso gasta-la toda.
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
se essa lona não der resultado o melhor para tapar seria aquela rede sombra ou rede kiwi ou lá o que é que lhe chamam. é uma rede verde escuro dobrada em 2 ou 4 acho que isola melhor.
Inté
-
Master

de um dos lados coloquei a lona debaixo das telhas e do outro lado (parte visivel na foto) eu deixei espaço para que passe uma aragem pelo painel de modo a não causar estufa.
a lona é preta, está dobrada em 4, mas penso que vai aquecer na mesma.
tava para colocar por baixo da lona e colado ao painel uma pelicula que tenho lá que usei para forrar o tecto do sótão, mas tava muito vento e n consegui colocar.
espero logo á noite já conseguir retirar a agua toda quente, vamos tomar todos banho, depois vou colocar as 2 maquinas a lavar e assim que a agua ficar fria vou ver no dia seguinte se resulta.
se não resultar (baixar a temperatura da agua) lá terei que isolar melhor.
a lona é preta, está dobrada em 4, mas penso que vai aquecer na mesma.
tava para colocar por baixo da lona e colado ao painel uma pelicula que tenho lá que usei para forrar o tecto do sótão, mas tava muito vento e n consegui colocar.
espero logo á noite já conseguir retirar a agua toda quente, vamos tomar todos banho, depois vou colocar as 2 maquinas a lavar e assim que a agua ficar fria vou ver no dia seguinte se resulta.
se não resultar (baixar a temperatura da agua) lá terei que isolar melhor.
-
Master

consegui gastar a agua quente toda e hoje de manhã a agua estava menos de morna.
só consigo ter a certeza se o meu sistema tapado não ganha calor se começar com a agua fria.
ora bem:
após o dia todo sem gastar agua para n deformar o resultado, eis que.....
pois, como pensei, aquece pouco, mas aquece.
consegui tomar banho á noite e a agua estava quente, muito menos que antes, mas quente.
penso ser o suficiente para deixar o painel sem aquecer demasiado por dias, talvez 3 ou 4, depois estará igual.
não serve para férias, mas desenrasca para uns fins de semana fora.
o sistema de tapar pode ser melhorado se colocasse um isolante entre a lona e o painel (ex. corticite, esferovite, lã rocha,etc...)
também ajudava se a lona em vez de preta fosse branca, não absorvia tanto calor.
só consigo ter a certeza se o meu sistema tapado não ganha calor se começar com a agua fria.
ora bem:
após o dia todo sem gastar agua para n deformar o resultado, eis que.....
pois, como pensei, aquece pouco, mas aquece.
consegui tomar banho á noite e a agua estava quente, muito menos que antes, mas quente.
penso ser o suficiente para deixar o painel sem aquecer demasiado por dias, talvez 3 ou 4, depois estará igual.
não serve para férias, mas desenrasca para uns fins de semana fora.
o sistema de tapar pode ser melhorado se colocasse um isolante entre a lona e o painel (ex. corticite, esferovite, lã rocha,etc...)
também ajudava se a lona em vez de preta fosse branca, não absorvia tanto calor.
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
olá
desde que não haja incidência directa da luz solar o colector já não aquece excessivamente. qualquer cobertura opaca, ou até uma rede de sombra é suficiente para contrariar o excesso de energia recolhida.
desde que não haja incidência directa da luz solar o colector já não aquece excessivamente. qualquer cobertura opaca, ou até uma rede de sombra é suficiente para contrariar o excesso de energia recolhida.
Porreiro, pá!