Painel AQS tapado no verão

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Painel AQS tapado no verão

Mensagem por Master »

olá
tenho 2 painéis aqs e desde março que estou a ter excesso de agua quente.
tenho visto aqui no forum que é prejudicial ter excesso de agua quente, e como não a consigo gastar toda, tive a idéia de tapar um dos painéis.
tenho um painel de 300 lts (foi esse que tapei) e outro de 200 lts que irei utilizar.
no inverno ás vezes os 2 juntos não dão, mas após março...
aqui ficam umas fotos de antes e depois.
vou tentar usar a agua quente toda desse que foi tapado e depois ver se mesmo tapado ele não aquece muito.
depois digo.
o material usado para tapar, é uma lona dobrada em 4, das que tapam os carros.
Anexos
painel coberto.jpg
painel coberto.jpg (121.34 KiB) Visto 5498 vezes
painel descoberto.jpg
painel descoberto.jpg (131.35 KiB) Visto 5498 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Painel AQS tapado no verão

Mensagem por PaulOL »

boas, master

então "no inverno ás vezes os 2 juntos não dão", como pode dar??.., pelo menos esse da foto não parece estar bem orientado, pois é visível muita sombra e dependo da hora que a foto foi tirada, mas como a luminosidade é muita é em pleno dia!... também o isolamento das tubagens é desadequado, a inclinação parece optima... para o verão... quando menos é preciso!

resumindo, são vários factores conjugados (orientação/isolamento/inclinação) que não favorecem o inverno...não há milagres

até

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

sim neste caso o pior é mesmo a orientação, por isso tive que comprar outro no ano passado p ficar virado a sul.
o revestimento dos tubos é bom, para além do revestimento inicial eu coloquei mais duas camadas e isolei com fita (que após 2 anos está a desaparecer).
foi tirado ás 17h00 e está quase sem sol, no inverno é ainda pior, ás 12h00 quase que não bate lá sol.
hoje após o banhito de manhã, ainda está lá agua quente.
eu queria gasta-la toda para ver se mesmo assim tapado aquece muito ou pouco.
logo já penso gasta-la toda.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

se essa lona não der resultado o melhor para tapar seria aquela rede sombra ou rede kiwi ou lá o que é que lhe chamam. é uma rede verde escuro dobrada em 2 ou 4 acho que isola melhor.
Inté

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

de um dos lados coloquei a lona debaixo das telhas e do outro lado (parte visivel na foto) eu deixei espaço para que passe uma aragem pelo painel de modo a não causar estufa.
a lona é preta, está dobrada em 4, mas penso que vai aquecer na mesma.
tava para colocar por baixo da lona e colado ao painel uma pelicula que tenho lá que usei para forrar o tecto do sótão, mas tava muito vento e n consegui colocar.
espero logo á noite já conseguir retirar a agua toda quente, vamos tomar todos banho, depois vou colocar as 2 maquinas a lavar e assim que a agua ficar fria vou ver no dia seguinte se resulta.
se não resultar (baixar a temperatura da agua) lá terei que isolar melhor.

Autor do tópico
Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

consegui gastar a agua quente toda e hoje de manhã a agua estava menos de morna.
só consigo ter a certeza se o meu sistema tapado não ganha calor se começar com a agua fria.
ora bem:
após o dia todo sem gastar agua para n deformar o resultado, eis que.....
pois, como pensei, aquece pouco, mas aquece.
consegui tomar banho á noite e a agua estava quente, muito menos que antes, mas quente.
penso ser o suficiente para deixar o painel sem aquecer demasiado por dias, talvez 3 ou 4, depois estará igual.
não serve para férias, mas desenrasca para uns fins de semana fora.
o sistema de tapar pode ser melhorado se colocasse um isolante entre a lona e o painel (ex. corticite, esferovite, lã rocha,etc...)
também ajudava se a lona em vez de preta fosse branca, não absorvia tanto calor.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá

desde que não haja incidência directa da luz solar o colector já não aquece excessivamente. qualquer cobertura opaca, ou até uma rede de sombra é suficiente para contrariar o excesso de energia recolhida.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”