estava aqui a pensar...
tenho uma caldeira a gasóleo sem aqs e um esquentador a gás.
para o banho, o esquentador está muito bem, gasto relativamente pouco gás (uns 100 euros por ano).
no aquecimento da casa gasto uns 1000 litros por ano (a 0,70 / 0,80 ou mais) conforme o preço. é de radiadores.
será que conseguiria ter bom rendimento ao instalar um painel de circulação forçada (termosifão também poderia dar, mas tinha de ser de outra forma) e um depósito acumulador com 2 serpentinas?
a serpentina de baixo ficaria para a água do solar que, em vez de entrar no depósito andaria em circuito fechado apenas no painel e serpentina. poderia ser substituída por outro líquido menos corrosivo, uma vez que não se vai misturar.
a caldeira ficaria a trabalhar também em circuito fechado, entre caldeira e serpentina. neste caso, a serpentina a usar seria a de cima.
a ideia seria de acumular ao máximo a energia solar no depósito para aquecer a casa. a caldeira aquece a água que o solar não conseguir. levaria um termostato no depósito para (p.e.) 70 / 80ºc e a caldeira mantinha a temperatura. se houvesse energia solar, não haveria problema.
provavelmente teria de levar uma válvula misturadora termostática à saída do depósito, para o caso de aquecer "demais" com energia solar.
a teoria: ao aquecer a água com energia solar, estaria a poupar gasóleo no aquecimento da casa. se o rendimento dos paineis fosse bom, pelo menos durante o dia a temperatura manter-se-ía interessante, com uma percentagem de utilização de solar grande. à noite a caldeira entraria em acção.
teria um excesso de água quente no verão. podia ter um sistema de passadores e "desviar" a água quente para banhos no verão, usando só o solar.
agora o pior são os cálculos. saber o tamanho do depósito... mas a ideia seria comprar um destes com apoio do estado. se funcionar com termosifão, melhor, mas acho difícil.
tenho a caldeira (e o depósito ficaria lá também) na casa das máquinas que é separada da casa. o telhado é baixo (uns 2 metros). poderia ficar por cima da garagem, mas pouco mais alto é.
teria mesmo de ser o sistema de circulação forçada, com depósito de 300 litros.
acham que viria a tirar bom rendimento deste sistema?
fica aqui um esboço para vossa apreciação e opinião.