Aquecimento com ajuda solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Aquecimento com ajuda solar

Mensagem por itisix »

boas,

estava aqui a pensar...

tenho uma caldeira a gasóleo sem aqs e um esquentador a gás.

para o banho, o esquentador está muito bem, gasto relativamente pouco gás (uns 100 euros por ano).

no aquecimento da casa gasto uns 1000 litros por ano (a 0,70 / 0,80 ou mais) conforme o preço. é de radiadores.

será que conseguiria ter bom rendimento ao instalar um painel de circulação forçada (termosifão também poderia dar, mas tinha de ser de outra forma) e um depósito acumulador com 2 serpentinas?

a serpentina de baixo ficaria para a água do solar que, em vez de entrar no depósito andaria em circuito fechado apenas no painel e serpentina. poderia ser substituída por outro líquido menos corrosivo, uma vez que não se vai misturar.

a caldeira ficaria a trabalhar também em circuito fechado, entre caldeira e serpentina. neste caso, a serpentina a usar seria a de cima.

a ideia seria de acumular ao máximo a energia solar no depósito para aquecer a casa. a caldeira aquece a água que o solar não conseguir. levaria um termostato no depósito para (p.e.) 70 / 80ºc e a caldeira mantinha a temperatura. se houvesse energia solar, não haveria problema.
provavelmente teria de levar uma válvula misturadora termostática à saída do depósito, para o caso de aquecer "demais" com energia solar.

a teoria: ao aquecer a água com energia solar, estaria a poupar gasóleo no aquecimento da casa. se o rendimento dos paineis fosse bom, pelo menos durante o dia a temperatura manter-se-ía interessante, com uma percentagem de utilização de solar grande. à noite a caldeira entraria em acção.

teria um excesso de água quente no verão. podia ter um sistema de passadores e "desviar" a água quente para banhos no verão, usando só o solar.

agora o pior são os cálculos. saber o tamanho do depósito... mas a ideia seria comprar um destes com apoio do estado. se funcionar com termosifão, melhor, mas acho difícil.
tenho a caldeira (e o depósito ficaria lá também) na casa das máquinas que é separada da casa. o telhado é baixo (uns 2 metros). poderia ficar por cima da garagem, mas pouco mais alto é.

teria mesmo de ser o sistema de circulação forçada, com depósito de 300 litros.

acham que viria a tirar bom rendimento deste sistema?

fica aqui um esboço para vossa apreciação e opinião.

Imagem

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Aquecimento com ajuda solar

Mensagem por manuelcar »

caro itisix
diversas configurações, para além daquela que apresentas, podem ser utilizadas para interligar o solar com o apoio e atingir as elevadas temperaturas necessárias para os aquecimento central por radiadores.
o que me coloca mais dúvidas é o aproveitamento de um destes sistemas aqs subvencionados pelo estado. não só pela reduzida superfície de colecção como pela reduzida capacidade do tanque.
ainda assim qualquer instalador com alguma experiência deve poder aconselhar-te sobre a matéria.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

eu sei, mas também sei (e sabemos todos) que os "técnicos" querem é vender. infelizmente serão mais os "vendedores" que os que realmente querem encontrar a melhor solução para cada caso... salvaguardando obviamente que há muito boa gente por aí.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

pois.
mas podes pedir dois ou três orçamentos e adjudicar ao que te pareça melhor.
de qualquer forma posso procurar esquemas de instalações para o que pretendes. o controlador do meu sistema tem mais de uma dúzia de configurações pré definidas para isso, vou ver o manual.
convém não esquecer que isto implica adaptações não autorizadas ao sistema do protocolo o que pode fazer caducar a garantia.
Porreiro, pá!

Solarsol
Membro
Membro
Registado: sexta ago 28, 2009 12:08 am

Mensagem por Solarsol »

caro member silver:

ainda na semana passada fizemos uma instalação idêntica a essa, mas não pelo programa governamental. o cliente em causa tinha uma caldeira de chão a gás a fazer exclusivamente aquecimento central, a aqs estava com um esquentador, o cliente em causa queixava-se que apenas uma pessoa podia tomar banho na vivenda em causa.
a instalação foi feita da seguinte forma, tal como sugeres foi um sistema de circ. forçada, o solar na serpentina inferior e a caldeira na serpentina superior. acontece o seguinte, a caldeira apenas tinha um circuito por isso levou um termostato de 3 contactos, o sistema ficou com 2 bombas, uma para a serpentina superior do termo-acumulador (prioritaria) e outra para aquecimento central. este termostato de 3 contactos ou dá sinal a uma ou á outra bomba, nunca funcionam as 2 em simultâneo. bem no programa governamental exigem-te um valor extra para fazeres a instalação desta forma, mas é capaz de valer a pena, ou entao se houver forma de colocar o modulo solar a passar no esquentador, isto é se a água esta fria vai ao esquentador, mas se esta quente vai directa tb é boa opção, mas desta forma não terás o mesmo caudal. o nosso cliente teve a caldeira desligada todo o verão e o esquentador está a servir de suplente, agora pode tomar 3 ou 4 banhos em simultaneo.

aquele abraço

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

solarsol Escreveu:caro member silver:

ainda na semana passada fizemos uma instalação idêntica a essa, mas não pelo programa governamental. o cliente em causa tinha uma caldeira de chão a gás a fazer exclusivamente aquecimento central, a aqs estava com um esquentador, o cliente em causa queixava-se que apenas uma pessoa podia tomar banho na vivenda em causa.
a instalação foi feita da seguinte forma, tal como sugeres foi um sistema de circ. forçada, o solar na serpentina inferior e a caldeira na serpentina superior. acontece o seguinte, a caldeira apenas tinha um circuito por isso levou um termostato de 3 contactos, o sistema ficou com 2 bombas, uma para a serpentina superior do termo-acumulador (prioritaria) e outra para aquecimento central. este termostato de 3 contactos ou dá sinal a uma ou á outra bomba, nunca funcionam as 2 em simultâneo. bem no programa governamental exigem-te um valor extra para fazeres a instalação desta forma, mas é capaz de valer a pena, ou entao se houver forma de colocar o modulo solar a passar no esquentador, isto é se a água esta fria vai ao esquentador, mas se esta quente vai directa tb é boa opção, mas desta forma não terás o mesmo caudal. o nosso cliente teve a caldeira desligada todo o verão e o esquentador está a servir de suplente, agora pode tomar 3 ou 4 banhos em simultaneo.

aquele abraço
obrigado pelas dicas, mas a minha ideia era mesmo para aquecimento central. aqs tenho esquentador de 14litros a gás propano de botija e gasto 100 euros por ano. não estou a pensar mexer nisso. somos apenas 2 e cada um toma o seu banho separado... ou junto

ando ando a pensar se será uma solução que compense instalar. até porque conto, a médio prazo e mal o €€€€ o permita, isolar a casa toda por fora com capotto, o penso irá reduzir bastante o consumo de energia, porque acho a casa mal isolada.

se conseguisse manter a casa a pelo menos 18ºc durante o dia com apenas energia solar, já ficava contente. não sei até que ponto é possível, mas a casa é relativamente pequena e tem menos de 10kw em radiadores instalados. além disso tem uma boa orientação solar, apesar de não ter janelas particularmente grandes.
este ano talvez instale manta de lã de rocha no sótão para isolar. o primeiro andar sofre muito da acção exterior. quente no verão e frio no inverno. já o rés-do-chão é mais decente.

vamos estudando...

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

nesse caso o melhor é investir primeiro, e fortemente, no isolamento da construção. eu consigo com 8m2 de colectores e uma lereira aguentar os 20º de conforto durante o inverno inteiro. a lareira aquece também a água que circula no aquecimento e nas aqs. o solar é um apoio extraordinário, mas o isolamento tem que ser bom.
o capotto de que falas é o quê?
Porreiro, pá!

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

basicamente é forrar a casa por fora a "esferovite" e revestir por cima.

aqui na empresa temos um edifício a construir que é assim. até nem é muito caro, 27€ o m2. mas já com reboco e acabamento à cor. o comportamento térmico é dito ser excelente.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

aqui ficam algumas configurações:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 98#p105198
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”