PROJECTO DE BAIXO CUSTO

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

PROJECTO DE BAIXO CUSTO

Mensagem por pirika »

bom dia.
gostaria de uma opinião acerca de este projecto que tenho nas imagens!
faço ainda uma explicação: tenho lá em casa um cilindro já com alguns anos que não está a servir! a minha ideia era fazer um caixote em contraplacado e forrá-lo a papel de aluminio e com uma tampa em vidro normal. o cilindro seria pintado de preto para aumentar a absorção. este caixote seria colocado no sotão de casa, onde, na zona onde ficasse, colocava telhas de vidro.
para aumentar a "potência", faria um painel caseiro, com um caixote em madeira (estava a pensar com 1,5m por 1m), devidamente isolado, igualmente forrado a papel de aluminio e com cobertura em vidro temperado de 4mm. dentro deixe caixote haveria uma serpentina em tubo de cobre, que iria buscar a água ao cilindro (a meia altura) e aquecia-a e ela naturamente voltaria ao cilindro mais quente.
a ideia básica era: o cilindro absorvia a luz e a água aquecia, sendo que o painel dava-lhe mais "potência".
obrigado
Anexos
esquema das ligações
esquema das ligações
Figura4.jpg (82.21 KiB) Visto 2996 vezes
esquema principal
esquema principal
Figura3.jpg (122.43 KiB) Visto 2989 vezes

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: PROJECTO DE BAIXO CUSTO

Mensagem por manuelcar »

num termosifão o elemento que fornece a energia deve estar num plano inferior ao do que o elemento que armazena.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pirika »

bom dia.
os desenhos anteriores eram só para exemplificar a ideia. coloco seguidamente um corte lateral e uma vista de frente de como ficaria.
estive a pensar melhor e, em vez de uma serpentina, colocaria duas, pois embora fossem mais pequenas, aqueceriam a água mais depressa.
será que daria resultado????
Anexos
vistafrente.jpg
vistafrente.jpg (16.14 KiB) Visto 2894 vezes
cortelateral.jpg
cortelateral.jpg (30.46 KiB) Visto 2894 vezes

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pirika »

para evitar pressões e outros problemas, bem como evitar comprar uma válvula para a pressão, faria como está no esquema.
como a minha ideia seria ligar duas serpentias, iria fazer a ligação de uma delas mais ou menos a meio do cilindro!
Anexos
CORTEINTERIOR.jpg
CORTEINTERIOR.jpg (59.48 KiB) Visto 2877 vezes

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

esse sistema, como o quer montar, não vai funcionar, por vários motivos.

antes de dar largas à sua imaginação, aconselho-o a interpretar alguns esquemas básicos de sistemas solares termossifão, principios básicos da mecânica de fluidos e de transferências de calor por condução e por convecção (é fácil, basta googlar).

boa pesquisa!
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pirika »

agora não entendi o que quis dizer!
pelo que entendo, a água dentro de uma serpentina ao sol, vai aquecendo, movimentando-se de baixo para cima. era essa a minha ideia com as serpentinas: puxar a água de uma zona mais baixa do cilindro e retorná-la, naturalmente, por uma ponto mais alto (este seria i significado das serpentinas).
em relação ao cilindro, estaria colocado no sotão de casa (que já por si, é um local bastante quente), dentro de uma "caixa" isolada (feita com aglomerado de 5 cm), e forrada a papel de prata, para refletir por todos os lados a luz que entraria por cima (uma cobertura feita com uma janela de vidro temperado ou com telha de vidro - pois fazem o mesmo efeito). o cilindro (sem o isolamento, é claro) estaria pintado de preto, para absorver a maior quantidade de luz possivel.
ou seja, a luz do sol bateria nas telhas de vidro, e faria um efeito estufa dentro da caixa (logo aqueceria alguma coisa), bateria igualmente no cilindro, que ao absorvê-la, iria também aquecer, bateria tb no papel de prata que a reflectaria para o cilindro, aumentando a área em que este abserveria o calor. por fim, bateria nas serpentinas, que por acção natural, iriam aquecer tb. será que a minha ideia está errada? se sim, podem-me informar, por favor, onde?

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pirika »

bom dia.
venho por este meio afirmar que o sistema resulta!
provisoriamente, coloquei apenas um cilindro (ainda não arranjei outro para ligar em paralelo), com 5 metros de mangueira preta de 3/4 a servir de painel, e ao fim do dia, com a entrada de água a 12 graus, cerca de 75 litros a 55/58 graus e os outros 75 a cerca de 35/36 graus.
é claro que agora falta melhorar o sistema, mas a verdade é que resulta!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

pirika Escreveu:bom dia.
venho por este meio afirmar que o sistema resulta!
provisoriamente, coloquei apenas um cilindro (ainda não arranjei outro para ligar em paralelo), com 5 metros de mangueira preta de 3/4 a servir de painel, e ao fim do dia, com a entrada de água a 12 graus, cerca de 75 litros a 55/58 graus e os outros 75 a cerca de 35/36 graus.
é claro que agora falta melhorar o sistema, mas a verdade é que resulta!
acredito que resulte e principalmente ao fim do dia. mas como o cilindro não tem isolamento, e ao nascer do dia? ainda há água quente?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pirika »

bom dia.
o que acontece é que já fiz algumas alterações ao projecto que apresentei nos desenhos!
em 1º, em vez de o colocar no sotão, coloquei-o no passadiço de casa, num local onde apanha sol,desde o nascer até ao pôr! em 2º, fiz-lhe uma caixa em contraplacado de 45mm, o que confere algum isolamento, sendo que essa caixa tem embutidas 6 velhas janelas de madeira que arranjei a custo zero (as janelas fazem com que a caixa funcione tipo uma estufa, e como a caixa é isolada a temperatura não baixa muito no seu interior). 3º - forrei o interior da caixa com papel de aluminio que "surripiei" à minha esposa e pintei o exterior com tinta mate preta (arranjei a 2 euros a lata nos chineses)! 4º - tanto a entrada como a saída de água são isoladas com aquela esponja das canalizações que ficaram cá em casa das obras. 5º - coloquei um t na entrada de água a fazer ligação a uma segunda entrada no cimo do cilindro através de uma mangueira preta de 3/4 e verifiquei que a temperatura tem um crescimento de cerca de 5 a 6 graus (futuramente vou fazer um painel caseiro adaptando o mesmo sistema)

agora só falta o 2º cilindro e colocar uma válvula de pressão, pois como a água já entra no cilindro a uma certa temperatura, será aconselhável colocá-la.
como só fiz este projecto na curiosidade e numa tentativa de poupar algum em gasóleo, conto com que a partir de agora não gaste nada em combustivel nos dias de sol (primavera e verão). no restante periodo, é a força da lenha que gasto no recuperador! (ou seja, conto baixar o consumo em pelo menos 50 %).
contas feitas:
- cilindro - 0
- mangeira preta 3/4 - 0
- placas de contraplacado e janelas - 0
- tinta de spray para o cilindro e caixa - 3 latas a 2 = 6
- 1 t 3/4, 1 curva 3/4, 2 torneiras 3/4, 4 adaptadores 3/4 para pex de 20, 15 metros pex de 20= 38
- parafusos e outros - havia lá por casa
- horas gastas com o projecto - 8 a 10
conclusão: gastei até agora 44 euros no projecto (penso que gastaria mais num mês em gasóleo) e sempre andei entretido a fazer algo! a partir de agora, é só ganho!
após a colocaçao do 2º cilindro (que arranjei a custo zero e da colocação da válvula de pressão que penso custar cerca de 10 euros) vou colocar umas fotos do final do projecto para verem como ficou!

ah - ontem, ao fim de 2 dias de chuva sem réstia de sol, a água estava a 26 graus. hoje ainda terá que levar um aquecimento da caldeira - é que a água depois de ser aquecida pelo sol passa para o cilindro que eu tenho ligado à caldeira e só é gasta no dia seguinte. mas hoje já há algum sol e amanhã já conto ter água quente

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”