DEUSCronio Escreveu:E agora outra questão:
Na verdade quanto é que o seu inversor injecta para venda? são mesmo os 3680w da lei? Como não há por aqui muita malta com SMA, e sobretudo SMA 4000TL nem sei quanto este inversor injecta na rede para venda.
Boas,
A lei não define o máximo de potência de pico a injetar na rede, apenas define a potência nominal que o inversor deve respeitar. Praticamente todos os modelos permitem injetar na rede uma potência de pico superior à potênica nominal.
No caso do 4000TL-V (versão adaptada do 4000TL para o mercado português), tem potência nominal de 3680W mas pode injetar até aos 4000W. Só pode ser usado em instalações 3,68

- SMA4000TLV.png (38.82 KiB) Visto 3938 vezes
O xantrex GT3.8 SP tem potênica nominal de 3300W e máxima de 3800W (mas já todos sabemos que passa os 3950W). Tanto dá para 3,45 como para 3,68 (as instalações 3,68 podem instalar o GT3.8DE mas é exatamente o mesmo inversor que a versão SP apenas muda o software - 3500W de potência nominal) é apenas uma questão de etiqueta.
Até agora os SMA injetavam a potência nominal e praticamente nada mais que isso, a nova geração TL vem mudar um pouco esse panorama... (a SMA via que estava a perder cota de mercado). Ao contrário a Kaco que tinha inversores a injetar bem acima da potência nominal e agora aparecem cortados... (lá se vai a cota de mercado).
Eu tenho alguma curiosidade em analisar um log de um SMA série TL...
Respondendo diretamente à pergunta, o que pode ver nos gráficos é o xantrex a entregar à rede mais de 3950W durante 3 horas (como alguém já apelidou de "planicie no cimo do monte"). Isto acontece em qualquer instalação sobredimensionada em que o inversor limite a entrada DC.
Estou convicto que num dia fresco, o SMA vai fazer o mesmo... assim os paineis lhe dêm "paparoca".