MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Caparica

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Caparica

Mensagem por DEUSCronio »

Caros amigos,

Chegou a minha vez de ter um Micro-Produção. Apresentei-me neste forúm em Dezembro de 2011 a quando do contracto assinado para compra e instalação de uma MP fixa, mas com tanto atraso na atribuição da potência e depois na instalação que só agora é que tenho em cima do telhado os 21 painéis comprados, mas ainda sem vistoria feita. Por isso a produção está a zeros (000000...).

O Sistema é composto por:
- Potência contratada à EDP de 10.35 kVA
- 21 módulos Fotovoltaicos Fluitecnik 250W (Mono-cristalinos) num total de 5,25kW
- Inversor SMA SunnyBoy SB 4000TL
- Sistema de fixação em alumínio
- Sistema de monitorização remota SunnyBeam

Garantias:
- Módulos: 10 anos defeito fabrico. 10 anos potência a 90% mínimo. 25 anos potência a 85% mínimo.
- Inversor: 5 anos
- Componentes diversos - 2 anos

Empresa escolhida: WS Energia (Oeiras) - Compra Chave-na-mão.

Preço: 13.850€ (com o IVA a 13%)
Registo: 615€
Total: 14.465€
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


FPaulo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: terça jan 31, 2012 11:29 am

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por FPaulo »

Força com isso, é a recta final! Depois só falta o contrato e a ligação!

Parabens!
3,45 kW - Kaco 4200
20x240Wp Isofoton
Az 0º(Sul) Incl 31º fixo, Lisboa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

FPaulo Escreveu:Força com isso, é a recta final! Depois só falta o contrato e a ligação!

Parabens!
Obrigado Paulo.
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

Deixo aqui algumas imagens:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

Deixo aqui mais umas imagens:

Imagem

Imagem

Imagem
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

A minha escolha por Fluitecnik, prendeu-se mais por uma questão Patriótica, por serem feitos em Portugal(embora a fábrica pertença a um grupo Espanhol) e ainda por cima numa zona deprimida que é o Alentejo.

Já que os últimos governos(incluindo o actual) têm feito muito pouco pela economia Portuguesa, ao menos eu tento ajudar o pouco que seja (Isto foi a minha declaração política! :D).

Não digo com isto que os painéis chineses não sejam bons, porque existe de tudo um pouco, fracos, médios e bons painéis chinocas.
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por Volt »

Sim senhor... A instalação está bem gira. Gosto da arrumação das máquinas. :-D.
Tenho de ver se passo aí para te fazer uma visita e ver isso ao vivo.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

Volt Escreveu:Sim senhor... A instalação está bem gira. Gosto da arrumação das máquinas. :-D.
Tenho de ver se passo aí para te fazer uma visita e ver isso ao vivo.

:-).
Assim que o sistema estiver a bombear energia para a rede, combinamos e faço-te uma visita guiada! :)
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por mcarneiro »

Viva,

Parabens, escolhes-te uma boa empresa,os paineis tamém são muito bons, tenho um amigo que já tem a micro dele a funcionar á dois anos com esses paineis, eu vou utilizar na minha micro fluitecnik também , mas os 220p (poly)de 240w, só vou ter potencia atribuida para Julho, vão ser 20 paineis com um solarmax 4200s, só estou curioso com uma situação porque 21 paineis ? :?:


Mario

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

Olá Mário,

Pois também andou para serem Poly, mas acabou por ficarem painéis Mono, penso que a diferença não será grande. Quanto aos 21 painéis, foi o que cabeu, se não podiam ser 22! :D Foi essa a razão, tentar rentabilizar ao máximo o espaço disponível na instalação. Mas não sei qual a tua opinião sobre o nº de painéis adequado. Também espero que o inversor não "dispare" sempre que o pico for superior ao que ele pode injectar na rede... não sei se sabes alguma coisa sobre este assunto e que queiras partilhar, agradecia.
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por mcarneiro »

DEUSCronio Escreveu:Olá Mário,

Pois também andou para serem Poly, mas acabou por ficarem painéis Mono, penso que a diferença não será grande. Quanto aos 21 painéis, foi o que cabeu, se não podiam ser 22! :D Foi essa a razão, tentar rentabilizar ao máximo o espaço disponível na instalação. Mas não sei qual a tua opinião sobre o nº de painéis adequado. Também espero que o inversor não "dispare" sempre que o pico for superior ao que ele pode injectar na rede... não sei se sabes alguma coisa sobre este assunto e que queiras partilhar, agradecia.
Viva ,

fiquei curioso , mas foi antes de ver as especificações do inversor, como esse inversor tem dois MPP´s , não há qualquer problema em haver uma string com 10 paineis e outra com 11, eu por mais que tente , só consigo meter 20 paineis sem apanharem sombra, Vamos ver se são Fluitecnik , porque segundo a indicação que tenho , eles não teem stock, e eu tenho mesmo que fazer a obra na data prevista, se não , vão ser Portugueses e Alentejanos na mesma, só que de Evora, (http://www.openrenewables.com/pt) o que no fundo ainda será melhor , porque esta empresa é inteiramente Portuguesa, é do Grupo Lobo Solar, Eles já Fabricavam paineis para a Bosh à alguns anos, Agora alem de fazerem para os alemães , fazem também para venderem com a marca deles.

Quanto aos paineis , acho que estás bem , 5250w já é uma potencia muito respeitavel , quando é que é a Ligação á rede ?

Mario


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por mcarneiro »

DEUSCronio Escreveu:Olá Mário,

Pois também andou para serem Poly, mas acabou por ficarem painéis Mono, penso que a diferença não será grande. Quanto aos 21 painéis, foi o que cabeu, se não podiam ser 22! :D Foi essa a razão, tentar rentabilizar ao máximo o espaço disponível na instalação. Mas não sei qual a tua opinião sobre o nº de painéis adequado. Também espero que o inversor não "dispare" sempre que o pico for superior ao que ele pode injectar na rede... não sei se sabes alguma coisa sobre este assunto e que queiras partilhar, agradecia.
Desculpa,

Esqueci-me de responder a questao do inversor poder desligar-se da rede, no pot anterior, então é assim , por mais potencia que tenhas no campo fotovoltaico, o inversor manda sempre pra rede a 230v , as vezes aparecem aqui no forum questões que teem a ver sim com a voltagem da rede, porque os inversores teem um parametro que limita a ligação à rede a um derterminado intervalo de voltagem , por exemplo entre 180V e 260V, isto é apenas um exemplo, que quer dizer que o inversor verifica a voltagem da rede contantemente , se a voltagem for inferior a 180V ou superior a 260v , ele desliga-se, no caso do sma nao sei qual é o intervalo configurado, no caso da norma usada em Portugal o intervalo maximo é entre 196V e 264V , se a voltagem da rede não estiver dentro destes valores o inversor desliga-se, há marcas em que o intervalo defenido é inferior ao da norma.

Mario

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

Para uma potência instalada de 5250W, neste mês de Julho, na hora de maior aproveitamento solar, sem sombras, qual seriam os Wtts que o Inversor deveria marcar (+ -)?
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por alexpt »

Para um dia de calor como o de hoje, às 13h30 deveria andar pelos 3950W (se o inversor suportar essa potência de pico).

Cumps

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

Estive a ver para as características do Inversor:

SMA SB 4000TL

Efficiency:
- Max. efficiency: 97,1%
- European efficiency: 96,4%

Input Data:
- Max. DC power: 4,20 kW
- Max. DC voltage: 550 V

Output Dara:
- Max. AC power: 4,00 kW


Pelo que consigo perceber, este inversor, consegue receber 4200W, por isso em dias bons, seria normal ver o inversor marcar 4200W de entrada, correcto? Embora só vá injectar na rede os tais 3695W.

O que é que ele faz a toda à potência de entrada excedente? Dissipa-a pelo cabo terra?
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por JDuarte »

DEUSCronio Escreveu: Pelo que consigo perceber, este inversor, consegue receber 4200W, por isso em dias bons, seria normal ver o inversor marcar 4200W de entrada, correcto? Embora só vá injectar na rede os tais 3695W.
O que é que ele faz a toda à potência de entrada excedente? Dissipa-a pelo cabo terra?
Boas,
O 4000TL injecta 4000W Ac (pelo menos pela leitura dos folhetos).
O limite de energia a receber pelo inversor é controlado pelo algoritmo mppt do inversor. Na verdade se o inversor detetar que o campo solar está a "oferecer" mais potência do que o limite estipulado (4200W no caso), o inversor faz subir o valor de tensão no MPPT de forma a colocar os paineis fora da curva ideal de rendimento.
Quando os paineis começam a sentir a subida da tensão de operação perdem rendimento para fazer a compensação.
Mas como uma imagem vale mil palavras... ficam os links:
Informação diária - http://www.jgduarte.com/stats/grafinfod ... 4&ano=2012
Gráfico dia - http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 4&ano=2012
Nas horas que o inversor está a cortar, vejam o comportamento da tensão DC.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por mcarneiro »

Viva,

eu também quero um grafico diario desses com "Terraço" para mim :lol: , muito bom não houve nevoeiro matinal ai pelas Caldas :D


Mario


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por JDuarte »

mcarneiro Escreveu:Viva, eu também quero um grafico diario desses com "Terraço" para mim :lol: , muito bom não houve nevoeiro matinal ai pelas Caldas :D
Mario
Viva,
Hoje tivemos nevoeiro até às 8:30 e começou novamente a surgir por volta das 17:30, mas como esteve um dia mais fresco que ontem, acabou por ser um bom dia de produção... na verdade foram mais 32,79kWh para o contador 8-) (http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 7&ano=2012)
Nestes dias mais quentes as menores perdas por temperatura dos paineis amorfos acabam por se destacar.
Votos de muito sol,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por DEUSCronio »

Obrigado JDuarte pela partilha.

Reparei que no dia 18.JUL o pico de produção foi de 3975W. Isto é o que os painéis produzem e quantos Ws o inversor injectou na rede?
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por mcarneiro »

DEUSCronio Escreveu:Obrigado JDuarte pela partilha.

Reparei que no dia 18.JUL o pico de produção foi de 3975W. Isto é o que os painéis produzem e quantos Ws o inversor injectou na rede?

Viva ,

Os 3975W é o maximo que o inversor consegue injectar na rede , o JDuarte tem 4675w de paineis de pelicula fina, o que também ajuda, porque 4675W em Thin Film é uma area muito maior de paineis,de que em cristalinos, para quem tem espaço é bom , porque são também um bocado mais acessiveis.

Mario

Responder

Voltar para “Projectos”