MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Caparica

Tudo que seja relacionado com Projectos

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Re: MP Fixo - 5,25kW Fluitecnik + SMA 4000 -Charneca da Capa

Mensagem por JDuarte »

DEUSCronio Escreveu:Obrigado JDuarte pela partilha.
Reparei que no dia 18.JUL o pico de produção foi de 3975W. Isto é o que os painéis produzem e quantos Ws o inversor injectou na rede?
Boas,
3975W é o pico em AC, como o Xantrex limita a entrada a 4150W DC e a eficiência anda quase sempre entre os 95,2 a 95,5 (nas horas de pico), permite que o inversor fique mais de 3 horas a injetar entre os 3960 e 3975W, isto se houver sol, claro!
Como o Mario diz, a grande desvantagem dos Thin Film está na área ocupada tenho cerca de 95m2 de paineis (85*0,8*1,4), quando com paineis cristalinos teria menos de 30m2.
Os preços dos ThinFilm são de facto mais baixos, mas depois os custos da estrutura e mão de obra colocam a solução a um mesmo preço... daí os instaladores fugirem a 7 pés dos ThinFilm.
Cmps,

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am

Mensagem por DEUSCronio »

Dados do Inversor SMA SB 4000TL:

Efficiency:
- Max. efficiency: 97,1%
- European efficiency: 96,4%

Input Data:
- Max. DC power: 4,20 kW
- Max. DC voltage: 550 V

Output Dara:
- Max. AC power: 4,00 kW

A ver se percebi a explicação do JDuarte:

O meu inversor permite de Input, Max. DC power: 4,20 kW.
Quanto à sua eficiência os dados oficiais falam em dois tipos diferentes, mas vou-me regular pelo que diz - European efficiency: 96,4%.

O que quer dizer que nos picos, o inversor poderá receber no máximo: 4200*96,4%= 4048W!

Como tenho uma potência instalada de 5250W(superior aos 4675w do JDuarte) e tenho um inversor com uma eficiência de 96,4%(Superior ao do JDuarte), e sem contar com outras variáveis, como sombras, azimutes, inclinações, zonas mais frescas, como o facto de serem painéis MONO e não POLY(ou Thin Film), a minha instalação vai conseguir estar mais tempo (mais minutos? horas?) a receber dos painéis os 4048W, que os 3975W do JDuarte.

Esta análise estará correcta?
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

DEUSCronio Escreveu: Como tenho uma potência instalada de 5250W(superior aos 4675w do JDuarte) e tenho um inversor com uma eficiência de 96,4%(Superior ao do JDuarte), e sem contar com outras variáveis, como sombras, azimutes, inclinações, zonas mais frescas, como o facto de serem painéis MONO e não POLY(ou Thin Film), a minha instalação vai conseguir estar mais tempo (mais minutos? horas?) a receber dos painéis os 4048W, que os 3975W do JDuarte.
Esta análise estará correcta?
Boas,
Em condições ditas ideais, deveria estar mais minutos a injetar no máximo do inversor (a receber até 4200W dos paineis e a injetar para a rede 4000W), mas pela experiência só vai conseguir fazer isso em dias frescos.
Eu diariamente comparo os dados com outras microrpoduções, especialmente com o SEstevão (temos o mesmo inversor) e embora ele tenha mais 385Wp que eu, nos dias quentes eu consigo fazer maior produção que ele (veja-se esta semana inteira), já nos dias quentes ele consegue fazer mais (estamos a falar de diferenças nunca superiores a 2kWh).
Claro que há dias que ele faz 10 kWh a mais.... mas aí o S. Pedro tem a sua responsabilidade.
Agora podemos estar certos, que num dia fresco vai conseguir estar mais de 3 horas consecutivas no redline do inversor... não podemos esquecer que os paineis ainda estão "novos" e normalmente têm tolerância positiva.
Cmps,

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

E agora outra questão:
Na verdade quanto é que o seu inversor injecta para venda? são mesmo os 3680w da lei? Como não há por aqui muita malta com SMA, e sobretudo SMA 4000TL nem sei quanto este inversor injecta na rede para venda.

Outro Assunto: Era interessante haver um tópico fixo só sobre Inversores, que no primeiro post fosse uma votação por modelo/marca para ficarmos com uma ideia quais e quantos são os inversores da comunidade, e depois podia-se falar deles ao longo desse tópico. Fica a dica dada para os Admins e outros users validarem.

Fica aqui uma dica para os Admins do Fórum, se concordarem claro.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

DEUSCronio Escreveu:E agora outra questão:
Na verdade quanto é que o seu inversor injecta para venda? são mesmo os 3680w da lei? Como não há por aqui muita malta com SMA, e sobretudo SMA 4000TL nem sei quanto este inversor injecta na rede para venda.
Boas,
A lei não define o máximo de potência de pico a injetar na rede, apenas define a potência nominal que o inversor deve respeitar. Praticamente todos os modelos permitem injetar na rede uma potência de pico superior à potênica nominal.
No caso do 4000TL-V (versão adaptada do 4000TL para o mercado português), tem potência nominal de 3680W mas pode injetar até aos 4000W. Só pode ser usado em instalações 3,68
SMA4000TLV.png
SMA4000TLV.png (38.82 KiB) Visto 3939 vezes
O xantrex GT3.8 SP tem potênica nominal de 3300W e máxima de 3800W (mas já todos sabemos que passa os 3950W). Tanto dá para 3,45 como para 3,68 (as instalações 3,68 podem instalar o GT3.8DE mas é exatamente o mesmo inversor que a versão SP apenas muda o software - 3500W de potência nominal) é apenas uma questão de etiqueta.
Até agora os SMA injetavam a potência nominal e praticamente nada mais que isso, a nova geração TL vem mudar um pouco esse panorama... (a SMA via que estava a perder cota de mercado). Ao contrário a Kaco que tinha inversores a injetar bem acima da potência nominal e agora aparecem cortados... (lá se vai a cota de mercado).
Eu tenho alguma curiosidade em analisar um log de um SMA série TL...

Respondendo diretamente à pergunta, o que pode ver nos gráficos é o xantrex a entregar à rede mais de 3950W durante 3 horas (como alguém já apelidou de "planicie no cimo do monte"). Isto acontece em qualquer instalação sobredimensionada em que o inversor limite a entrada DC.

Estou convicto que num dia fresco, o SMA vai fazer o mesmo... assim os paineis lhe dêm "paparoca".

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Obrigado JDuarte!

Realmente estava aqui com algumas confusões na minha cabeça. Ao olhar para o gráfico da sua produção, pensava que era um gráfico da energia que o Inversor aceitava e que depois para a entrega(venda) na rede ainda levava um corte aos 3680w caso o Inversor estivesse a receber acima disso. Afinal não, é um gráfico já da venda.

Já aprendi mais alguma coisa hoje! :)

Hoje da parte da manhã finalmente a EDP vai fazer a ligação! O que quer dizer que não tarda muito estarei a colocar aqui dados da produção com o Inversor SMA 4000TL/V.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Fixe mais um a produzir eletrões, aproveite o Bluetooth e faça o logging do inversor...
Cmps,

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Já tenho alguns dados dos poucos dias de produção:

15.Julho - Primeiro dia de testes a sério e sem ligação à EDP: 32,693 kWh

Ligação à EDP efectuada no dia 24.Julho por isso não conto com este dia que não foi inteiro de produção.

A produção começa as 6:50h e termina as 21:00h.
25.JUL: 30,954 kWh
26.JUL: 29,33 kWh
27.JUL: 30,973 kWh
28.JUL: 18,64 kWh (Com uma manhã de nuvens cerradas)

A hora do pico: entre as 12h10 e as 14h30, que varia entre os 3996W e os 4002W, uma ligeira variação que é constante ao longo desse período de tempo.

Máximo que vi registado foi de 4008W(uma única vez até agora), o que confirma o máximo do inversor(4000W), o que é uma boa notícia.

Tenho 2h30(+-) da chamada planície, para uma potencia instalada de 5250W, e não havendo sombras nesse período acho que podia ser mais tempo... O que acham vocês? Poderá algum painel não estar a funcionar, funcionar mal ou mal ligado? Como posso saber se os painéis estão todos a debitar o máximo exigido deles?

Também descobri que tenho uma pequena sombra a partir das 17:00. É uma sombra proveniente do cilindro do meu painel térmico que está ao lado de um conjunto de painéis embora a sombra só recaia num painel(acho eu), mas penso que seja o suficiente para reduzir toda a string (felizmente tenho duas):

Antes das 17:00h as reduções situam-se até 150W de 10 em 10 minutos:
16:30 - 2952W
16:40 - 2820W
16:50 - 2670W

Pode-se ver que entre as 17:00h-17:10h reduz 444W (inicio da sombra)
17:00 - 2460W
17:10 - 2016W

E entre as 17:10h-17:20h reduz 516W (Avanço da sombra)
17:10 - 2016W
17:20 - 1500W

Em 20 minutos reduz mais de 900W! Quando o normal seria reduzir uns 300W.

Depois regulariza as reduções < 150W de 10 em 10 minutos:
17:30 - 1230W
17:40 - 1122W
17:50 - 1020W
18:00 - 900W

Soluções para esta sombra sem mudar de lugar o painel térmico:
1 - Se a sombra só incidir num só painel era retira-lo da produção passando a ficar só com 20 em vez de 21
2 - Mudar as strings de maneira a juntar o maior número de painéis que o inversor suporte na string não afectada
3 - Deixar de ser piegas como diz o nosso primeiro e conformar-me

Qual escolheriam?

luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm

Mensagem por luisameixa »

Soluções para esta sombra sem mudar de lugar o painel térmico:
1 - Se a sombra só incidir num só painel era retira-lo da produção passando a ficar só com 20 em vez de 21
2 - Mudar as strings de maneira a juntar o maior número de painéis que o inversor suporte na string não afectada

Olá caro colega
Comigo aconteceu uma situação muito parecida
Nos dias que montei a minha micro não houve sol para azar o meu e pensei que estava tudo bem
No fim de semana a seguir verifiquei que o deposito do termossifão e uma pequena chamine fazia sombra a dois paineis a partir das 17 horas como tinha espaço e paciencia alterei as ligaçoes das strings e mudei os paineis de sitio.
Se tiver essa possibilidade aconselho a fazer o mesmo.
Compts
luisameixa

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Olá Luisa,

Obrigado pela partilha.

Estive a ver e a minha instalação está Azimute -12º em relação ao Sul. Falta saber qual a perda que tenho em produção pelo facto não estar a 0º.

De facto não tenho espaço para mudar os painéis fotovoltaicos(como se pode ver pela foto abaixo). Talvez consiga recuar um pouco o termossifão, tenho que estudar essa alternativa. Mas tenho que ver se depois no Inverno não me vai fazer sombra na fila atrás do solar térmico. Mas também gostava de tentar perceber se a perda (€) é significativa ou não ao final do mês, para me dar ao trabalho de contractar uma empresa para recuar um pouco o termossifão. Alguém sabe mais ou menos o custo de uma operação destas?

O termossifão faz sombra ao primeiro painel superior encostado (falta-me validar se o avanço da sombra apanha mais algum painel):
Imagem

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

luisameixa Escreveu:Soluções para esta sombra sem mudar de lugar o painel térmico:

Olá caro colega
Comigo aconteceu uma situação muito parecida
Nos dias que montei a minha micro não houve sol para azar o meu e pensei que estava tudo bem
No fim de semana a seguir verifiquei que o deposito do termossifão e uma pequena chamine fazia sombra a dois paineis a partir das 17 horas como tinha espaço e paciencia alterei as ligaçoes das strings e mudei os paineis de sitio.
Se tiver essa possibilidade aconselho a fazer o mesmo.
Compts
luisameixa
Viva

faço minhas as palavras do Luis Ameixa, tenta mudar, como tens duas mpps no teu inversor podes meter o maior numo possivel de paineis na que não apanha sombra, mas podes fazer um teste mais simples primeiro, retira da string o painel que apanha sombra , para ver se há alteração significativa.

Mario

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Olá Mário,

É fácil desligar o painel? É só puxar uma ficha e ele fica off, correcto?

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

DEUSCronio Escreveu:Olá Mário,

É fácil desligar o painel? É só puxar uma ficha e ele fica off, correcto?

Olá

Andes de mais, tem que ser com o sistema desligado, os paneis estão ligados em serie , portanto o positivo de um painel esta ligado ao negativo do outro, qundo desligares o painel com sombra, vais ter de fechar o circuito dessa string , em principio no painel emediatamente anterior ao que vais retirar.

Mario

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Já Agora antes de começares a mexer , compara as tuas produções , com esta micro , que é ai mais ou menos da tua zona :

http://fernaoferro.jgduarte.com/

Só vala a pena mexer, se tiveres valores de produção muito inferiores, porque o SMA dificilmente vai produzir mais que o solarmax 4200, embora tenhas mais 450w...

Dá uma vista de olhos durante uns dias

Mario

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mcarneiro Escreveu:Já Agora antes de começares a mexer , compara as tuas produções , com esta micro , que é ai mais ou menos da tua zona :

Só vala a pena mexer, se tiveres valores de produção muito inferiores, porque o SMA dificilmente vai produzir mais que o solarmax 4200, embora tenhas mais 450w...

Mario
É uma boa dica, vou estar atento. O Inversor SolarMax do João Ferreira parece que injecta quase 4200W, muito bom! Este SMA fica-se pelos 4000W.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Agora precisas é de fazer o download do SUNNY EXPLORER , ligas-te ao inversor e saca os dados , o pessoal é curioso :D , acho que és o unico com um sma 4000 por aqui...

https://www.sma.de/en/service/downloads.html

saca lá os dados :lol:

Mario

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

DEUSCronio Escreveu:
mcarneiro Escreveu:Já Agora antes de começares a mexer , compara as tuas produções , com esta micro , que é ai mais ou menos da tua zona :

Mario
É uma boa dica, vou estar atento. O Inversor SolarMax do João Ferreira parece que injecta quase 4200W, muito bom! Este SMA fica-se pelos 4000W.
Ele só conseguiria injectar perto dos 4200W se estive alterado!!!
Se não estiver os máximos do SolarMax 4200S são: para 3.45= 3795W e para 3,68= 4050W...

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:
DEUSCronio Escreveu:

Mario
Se não estiver os máximos do SolarMax 4200S são: para 3.45= 3795W e para 3,68= 4050W...
isso é verdade , mas se ele anda aqui pelo o forum só não tem o Solarmax a mandar os 4180w da ordem se não quizer...

Mario

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

É uma boa dica, vou estar atento. O Inversor SolarMax do João Ferreira parece que injecta quase 4200W, muito bom! Este SMA fica-se pelos 4000W.[/quote]

Se não estiver os máximos do SolarMax 4200S são: para 3.45= 3795W e para 3,68= 4050W...[/quote]

isso é verdade , mas se ele anda aqui pelo o forum só não tem o Solarmax a mandar os 4180w da ordem se não quizer...

Mario[/quote]

É verdade mas é preciso ter cuidado a falar nisso por aqui pois não sabemos quem pode estar do outro lado!!!!

Autor do tópico
DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Então o melhor é pedir ao administrador para apagar os posts referentes ao SolarMax! ;)

Responder

Voltar para “Projectos”