micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Tudo que seja relacionado com Projectos

ciclone
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça jan 26, 2010 2:28 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por ciclone »

sem duvida que este sistema esta-me a surpreender,hoje cerca das 12h atingiu uma potencia de pico de 4308w,e para que nao haja duvidas aqui fica a leitura que o "bicho". registou[/quote]


mas que espectaculo,como é possivel atingir uma potencia tao alta?o meu sunnboy 3800v ainda nao passou dos 3200w, será que havera alguma coisa de errado na minha instalaço?[/quote]

boas

qual é a potência total dos seus paineis? e qual a localização?
os meus hoje chegaram aos 3615w de pico com um sunny boy 3300 e com uma potência instalada de 3960w, hoje produziram 19,84kw[/quote]


os paineis sao de marca yingli -18x210w=3780w,localizaçao zona coimbra

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

ciclone Escreveu:sem duvida que este sistema esta-me a surpreender,hoje cerca das 12h atingiu uma potencia de pico de 4308w,e para que nao haja duvidas aqui fica a leitura que o "bicho". registou



mas que espectaculo,como é possivel atingir uma potencia tao alta?o meu sunnboy 3800v ainda nao passou dos 3200w, será que havera alguma coisa de errado na minha instalaço?[/quote]

boas

qual é a potência total dos seus paineis? e qual a localização?
os meus hoje chegaram aos 3615w de pico com um sunny boy 3300 e com uma potência instalada de 3960w, hoje produziram 19,84kw[/quote]


os paineis sao de marca yingli -18x210w=3780w,localizaçao zona coimbra[/quote]


pois é amigo ciclone,o que ha de errado na tua instalaço é o que acontece na maior parte delas,o algodao nao engana! o que esperavas dum sistema destes?a maior parte dos instaladores querem é montar paineis,e nao informam as pessoas com menos conhecimento sobre esta area,o que interessa é porem os paineis em cima dos telhados, realmente fazem preços baixos 15mil a 17mil € mas esquecem-se que os rendimentos nao sao os melhores,e nao informam os clientes de que se por ex.optassem por um sistema com mais potencia e melhor qualidade de equipamento, embora seja mais caro, mas o rendimento é outro,para uma potencia de ligaçao de 3.68kw por ex. a maioria dos instaladores aplica uma potencia de paineis de 3.7-3.8kw de paineis aliado á baixa eficiencia dos mesmos e as perdas do sistema ,acontece isto, nao sei se já reparou que a sua instalaçao nao tem nada a ver com a minha,veja potencia de paineis 4725wp, qualidade,eficiencia 17%, inversor fronius ig40 poten. max 4.1kw,nao tem nada a ver com os sunboy,assim nao pode haver milagres,claro que eu paguei mais mas ao fim dos 5 anos eu pago o investimento no mesmo tempo que tu porque vou ter mais rendimento.
antes de montarem um sistema analisem bem a qualidade e potencia do mesmo,vale mais pagar mais mas o retorno vem no mesmo espaço de tempo.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Santigas
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quinta jan 07, 2010 7:48 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Santigas »

atencao ao funcionamento do inversor na potencia nominal.
nem sempre grandes potencias sao sinonimo de grandes producoes, de forma linear.
por isso existe a pot. nominal.
o facto de a area de exposicao ser maior e , na minha opiniao, bom pois tem mais silicio a receber os raios solares.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por alexjp4 »

mas que espectaculo,como é possivel atingir uma potencia tao alta?o meu sunnboy 3800v ainda nao passou dos 3200w, será que havera alguma coisa de errado na minha instalaço?[/quote]

boas

qual é a potência total dos seus paineis? e qual a localização?
os meus hoje chegaram aos 3615w de pico com um sunny boy 3300 e com uma potência instalada de 3960w, hoje produziram 19,84kw[/quote][/color]

os paineis sao de marca yingli -18x210w=3780w,localizaçao zona coimbra[/quote]

boas

tambem pode ter a haver com a inclinação, estar a produzir menos no inverno mas estar depois a produzir mais no verão, há quem faça a instalação com a inclinação de 30º o que faz com que agora produza um pouco menos mas depois no verão produz mais.
sabes qual a inclinação dos paineis e a orientação? é que todos estes factores contam para um abaixamento de produção, apesar de tambem achar que 3780w de paineis instalados serem pouco e não tanto pela marca/qualidade.
com é que sabes que não passou dos 3200w?


ciclone
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça jan 26, 2010 2:28 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por ciclone »

alexjp4 Escreveu:mas que espectaculo,como é possivel atingir uma potencia tao alta?o meu sunnboy 3800v ainda nao passou dos 3200w, será que havera alguma coisa de errado na minha instalaço?
boas

qual é a potência total dos seus paineis? e qual a localização?
os meus hoje chegaram aos 3615w de pico com um sunny boy 3300 e com uma potência instalada de 3960w, hoje produziram 19,84kw[/quote][/color]

os paineis sao de marca yingli -18x210w=3780w,localizaçao zona coimbra[/quote]

boas

tambem pode ter a haver com a inclinação, estar a produzir menos no inverno mas estar depois a produzir mais no verão, há quem faça a instalação com a inclinação de 30º o que faz com que agora produza um pouco menos mas depois no verão produz mais.
sabes qual a inclinação dos paineis e a orientação? é que todos estes factores contam para um abaixamento de produção, apesar de tambem achar que 3780w de paineis instalados serem pouco e não tanto pela marca/qualidade.
com é que sabes que não passou dos 3200w?[/quote]


a inclinaçao é 35 graus e esta virada a sul.
vi na webbox os registos e o max.foi 3196

eu acho que já pus a pata na poça,ter metido pouca potencia de paineis,acho que o sr. jama tem razao.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boas pessoal,
fiz hoje o ajuste de primavera aos meus paineis, ou seja de 45° para 37.5° vou ver os resultados depois posto aqui para a rapaziada ver.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

jama Escreveu:boas pessoal,
fiz hoje o ajuste de primavera aos meus paineis, ou seja de 45° para 37.5° vou ver os resultados depois posto aqui para a rapaziada ver.
pois e la está o algodao nao engana,hoje por volta do meio dia voltei a baixar a inclinaçao dos paineis de 37.5° para 35° e o que é certo é que a produçao aumentou cerca de 250w/h depois que ficaram com 35° de inclinaçao, está mais que provado que a inclinaçao conta muito para o rendimento, hoje novo recor de produçao passei dos 34kw para ser mais exato 34.7kw, mas mesmo assim acho que ainda este mes vou baixar novamente a inclinaçao dos paineis para os 30° isto agora ainda esta na fase de testes, mas para já parece que estou a obter bons resultados.bom sol para todos
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por CrOhN »

inclinação e temperaturas relativamente baixas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

hoje o tempo por estes lados esteve um bocado esquisito, chuva, trovoada, e também algum sol de vez em quando, então hoje quando fui tirar as leituras ao meu "menino"(inversor), qual foi o meu espanto quando vejo novo record de máx potência, o gaijo lá apanhou alguma luzerna de sol de trovoada, não é que o gaijo bateu novo máximo, uns impressionantes 4420w. olha que ele há coisas!e cá fica a foto do costume
Anexos
novo max de pot. de pico
novo max de pot. de pico
relatorios 011.jpg (87.92 KiB) Visto 6376 vezes
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por PaulOL »

viva! jama

parabéns

a continuar assim "esse bicho vai ser difícil de domar"...

até

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por mauri »

e ainda dizem mal da chuva!...
isso é óptimo!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Valter Silva »

jama Escreveu:hoje o tempo por estes lados esteve um bocado esquesito, chuva, trovoada, e tambem algum sol de vez em quando, entao hoje quando fui tirar as leituras ao meu "menino"(inversor),qual foi o meu espanto quando vejo novo recor de max potencia, o gaijo lá apanhou alguma luserna de sol de trovoada,nao é que o gaijo bateu novo maximo, uns impressionantes 4420w.olha que ele ha coisas!e cá fica a foto do custume
hehehehe...
isso acontece porque os painéis estão frios e vem sol e eles dão quase o máxima da sua potência!

já agora, fui eu que recomendei ao jama o fronius
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

valter silva Escreveu:
jama Escreveu:hoje o tempo por estes lados esteve um bocado esquesito, chuva, trovoada, e tambem algum sol de vez em quando, entao hoje quando fui tirar as leituras ao meu "menino"(inversor),qual foi o meu espanto quando vejo novo recor de max potencia, o gaijo lá apanhou alguma luserna de sol de trovoada,nao é que o gaijo bateu novo maximo, uns impressionantes 4420w.olha que ele ha coisas!e cá fica a foto do custume
hehehehe...
isso acontece porque os painéis estão frios e vem sol e eles dão quase o máxima da sua potência!

já agora, fui eu que recomendei ao jama o fronius

foi sim senhor, o valter sempre disse que se fosse hoje metia o fronius, com uma boa potencia de paineis ,e foi isso que eu fiz.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Tó Miguel »

mauri Escreveu:e ainda dizem mal da chuva!...
isso é óptimo!
mal de nós se não fosse a chuva...
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por CrOhN »

jama, não tens gráficos diários?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

crohn Escreveu:jama, não tens gráficos diários?
estou á espera da datalogger box, para ligar ao pc deve chegar para o fim do mes. depois ponho ai uns graficos porreiros.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

e o raio deste inversor nao para na maxima de potencia de pico, hoje foi parar aos 4536w.
apesar de que nao consegui bater o meu recor diario de produçao hoje ficou pelos 32,5kw ,de manha por aqui esteve algum nevoeiro.
Anexos
novo recor de pot. max. de pico
novo recor de pot. max. de pico
HPIM6608.jpg (1.17 MiB) Visto 5927 vezes
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

1º de maio aproveitei para baixar a inclinação dos painéis para 20 graus, os resultados não poderiam ter sido melhores no dia 5/05 total de produção desse dia 37kw, acho espectacular,tendo em conta que é uma instalação fixa. estou a espera da datalogger box da fronius, depois a partir daí ponho os resultados para confirmar, porque uma coisa é o pessoal falar em números e outra é vê-los no terreno.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por nikofield »

jama Escreveu:
crohn Escreveu:jama, não tens gráficos diários?
estou á espera da datalogger box, para ligar ao pc deve chegar para o fim do mes. depois ponho ai uns graficos porreiros.
já recebeu a datalogger box? como vai comunicar com a box via rs-232, usb ou rj45?
neste momento estão a montar o meu sistema e também tenho o fronius ig40 + datalogger easy card mas não sei se preciso também da com card!?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

nikofield Escreveu:
jama Escreveu:
crohn Escreveu:jama, não tens gráficos diários?
estou á espera da datalogger box, para ligar ao pc deve chegar para o fim do mes. depois ponho ai uns graficos porreiros.
já recebeu a datalogger box? como vai comunicar com a box via rs-232, usb ou rj45?
neste momento estão a montar o meu sistema e também tenho o fronius ig40 + datalogger easy card mas não sei se preciso também da com card!?
olá ,ainda nao a recebi,mas penso que vai comunicar via usb,segundo me disse o instalador que a encomendou, a placa com card é sempre precisa,já agora se for possivel faça uma discriçao da sua instalaçao, fico contente por aparecer aqui no forum alguem com o magnifico inversor fronius ig 40,quando tiver a sua instalaçao a funcionar vá falando , um abraço.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Responder

Voltar para “Projectos”