Só há uma pequena diferença no meu comentário acima!Emanuel Couto Escreveu:
[/b](2) se tens na tua MP uma potência de (5kWp) os painéis não vão fornecer esta potência (em continuo) pelo simples fato que as células fotovoltaicas com o calor, vão (perdendo eficiência) e em temperaturas muito elevadas, esta diferença pode ser bastante significativa... Ao colocarmos potência a mais, vamos colmatar estas perdas.
Porque devemos separar as coisas!! ((uma coisa são as MPs fixas)( outras são as com seguidor)) e o meu comentário acima aplicasse mais nas MPs com seguidor!
Pois os painéis permanecem o dia todo no ângulo do Sol, atingindo temperaturas altíssimas (perdendo eficiência) um aumento em paíneis para colmatar estas perdas será bem vindo (de preferência nas mesmas strings) para não haver um aumento de corrente.
Numa micro fixa!
Os paíneis não permanecem (sempre) com temperaturas muito elevadas, pois a maior parte do dia, o Sol está num angulo, e os painéis num angulo diferente.
Nestes casos, aumentar o potencial, não tanto pelas perdas através das (altas temperaturas, apesar de elas sempre existirem) mas sim para compensar as horas em que o Sol permanece num ângulo diferente dos paíneis, resultando em grandes perdas.
No meu caso, com um pequeno sistema com apenas (1920Wp) no seguidor, e quando o conversor (DC\DC) se encontra no estágio (MPPT) com os painéis a (45°) dos (1920Wp) só entram (1600Wh), e às vezes menos.
Tenho mais um sistema, mas com um conversor normal (para a iluminação da casa, etc..) mas desperdiça muita energia, pois o conversor não consegue converter tensão em corrente.