vivam ...
afinal...

- peugeot1.jpg (0 Bytes) Visto 3573 vezes
aqui aproveita-se o arrasto ou cavitação do ar circundante provocado pela deslocação da viatura..quem nunca sentiu o carro ser "puxado" pela viatura (pesado de preferencia) que o antecede ?..nos ee.uu. existe um movimento economicista de combustivel que aproveita o drag..
quanto ao assunto deste topico e a polemica envolvendo a aplicação de paineis solares no tejadilho da viatura (até poderiam ter aproveitado outras superficies +ou- horizontais) :
que será melhor ?..aproveitar energia acumulada para a climatização constante da viatura ou chegar á viatura e ter de a climatizar recorrendo á energia que está disponivel para autonomia ?
a primeira hipotese afigura-se-me como sendo a melhor..e não fiquem preocupados com os custos na produção..são extremamente baixos por via da massificação e concorrencia entre fornecedores..
a discussão que envolveu a presença destes paineis na viatura em questão providenciaram-me algumas gargalhadas dado o caricato de algumas argumentações..nisso reconheço-lhes algum mérito..e tambem o de me fazerem recordar a saga do common-rail (tambem inventado/desenvolvido e implementado pela fiat..que para quem não saiba é apenas a empresa de industria automovel a nivel mundial que por ela propria e/ou empresas do grupo mais investe e concretiza em investigação )..onde um técnico superior da bosch ao ouvir falar dos estudos que a fiat realizava sobre common-rail antecipava um absoluto desperdicio de meios financeiros..mais tarde concluiu-se e comprovou-se que para a mesma eficiencia o common-rail em termos de aplicação e manutenção é só mais economico em cerca de 80% comparativamente aos sistemas tradicionais de injecção..(não confundam com consumos de combustivel mesmo sendo estes mais favoraveis)..
o cepticismo em relação ás novidades é inerente á condição humana..já assim reza o velho ditado "mais vale o diabo que se conheçe que o deus desconhecido"..mas acho descabido que num forum tecnicista como este..frequentado por técnicos e/ou bastante interessados das mais diversas areas esse cepticismo se manifeste tão presente..
um técnico..ou apenas um interessado..é reconhecido pela sua apetencia pela inovação..pela pesquisa..pela experimentação..nunca por cepticismo em relação a estas areas..
ao longo da minha vida profissional aprendi que mesmo das ideias mais estapafurdias afinal algo se obtem de proveito..e nas discussões técnicas aprendi que os progressos sempre aparecem por parte de quem possui a postura de tentar entender e fazer melhor que por parte dos que possuiem a postura de colocar reticencias a tudo o que lhes é apresentado..
curioso é que no final os que mandam mais foguetes de contentamento são os que á partida mais cepticismo apresentaram..
abraços
[***************]