EDP mostra carro a energia solar

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Re: EDP mostra carro a energia solar

Mensagem por pseudominus »

bluesky Escreveu:
a nossa escola é a melhor e disso niguém tem dúvidas. loll
nao estejas tao confiante disso, o pior erro que cometemos é pensar que fazemos ou pensamos melhor que os outros. eu aprendi muito na tua escola, mas agora poderia construir uma muito melhor se tivesse oportunidade para isso. quero tambem dizer que essa mesma escola, que faz parte do nosso passado, actualmente aprende-se cada vez menos.

o que eu disse sobre ser melhor era uma piada. daí o loll no final.

não haverá outra, apenas um aprofundar, ou seja evolução natural da existente.

a nova ainda não não deu sinais concretos

cumpts

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

redrod Escreveu:qual é parte do que o jamal disse que não leram bem?
no carro consegues metade do que consegues directamente apontado para o sol??

não podes contar só o valor da célula mas também o valor da instalação da mesma no carro. que é sempre mais caro que no telhado.

estão a ver se a célula pode ser rentável no carro mas não é porque a mesma célula no telhado de casa produz mais e é mais barata de instalar e isto é valida para qualquer eficiência de célula seja 0,1% até aos 100% se no futuro a célula der para alimentar a totalidade da energia do carro ai sim vale a pena porque já não precisas de ligar o carro a nada para o por a andar mas se tiveres que o ligar já não é viável porque o mesmo painel é sempre mais produtivo em casa que no carro

mesmo que desmontes o painel quando andas de carro e voltes a montar quando chegas a casa volta a não valer a pena porque o tempo que tens o painel no carro estas a perder energia e o que conta é a energia total e não a energia que metes no carro.

imaginem um painel com 500% de eficiência que quando está em casa produz 1000kw se estiver no carro apenas produz 500kw assim estão a mandar para o lixo 500kw.

é por isso que não se guarda a energia em baterias em casa e se injecta na linha, porque assim vendemos a nossa energia a mais para quem precisa e quando nos precisamos vamos buscar a nossa energia que neste momento é a energia de outras pessoas que neste momento não precisam dela.
vendo localmente o painel no carro pode parecer viável mas vendo globalmente nunca é...

quanto ao senhor dos motores imaginários ele que não tente roubar a minha patente da curva para a esquerda.
bolas... não reconheces quando um gajo está no gozo? achas que era prático e alguém estava para isso? já agora o aproveitamento máxima das células em relação ao sol é quando o seno desse ângulo é 1 (a 90 graus). logo esses cálculos estão mal feitos porque para ter metade desse valor é preciso que o ângulo seja de 30 graus e isso só acontece durante uma pequena parte do dia. depois há outros factores a considerar mas isso depende do estado da atmosfera.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Mensagem por RedRod »

nem que seja só 0,01% melhor fixo do que no carro continua a ser válido o meu exemplo.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

pseudominus Escreveu:.
(...)a nossa escola é a melhor e disso niguém tem dúvidas. loll(...)
agora tiveste piada...
pelos vistos é também a escola dos gajos que nem reconhecem uma parvoíce metida para ridicularizar a discussão... ou acham que fazia sentido painéis amovíveis?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

pseudominus Escreveu::offtopic:
bluesky Escreveu:
a nossa escola é a melhor e disso niguém tem dúvidas. loll
nao estejas tao confiante disso, o pior erro que cometemos é pensar que fazemos ou pensamos melhor que os outros. eu aprendi muito na tua escola, mas agora poderia construir uma muito melhor se tivesse oportunidade para isso. quero tambem dizer que essa mesma escola, que faz parte do nosso passado, actualmente aprende-se cada vez menos.

o que eu disse sobre ser melhor era uma piada. daí o loll no final.

não haverá outra, apenas um aprofundar, ou seja evolução natural da existente.

a nova ainda não não deu sinais concretos

cumpts
oh brother...

RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Mensagem por RedRod »

a parte dos painéis era para provar que mesmo em situações ridículas continua a ser valido o meu argumento claro que ninguém (ninguém com cabeça ou dedos) monta e desmonta um painel solar.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

redrod Escreveu:nem que seja só 0,01% melhor fixo do que no carro continua a ser válido o meu exemplo.
pragmaticamente falando é assim:

ter painéis com base fixa ou adaptativa (tipo girassol) em relação ao sol só faz sentido em terra firme:
- para serem rentáveis, durante a sua vida útil têm de gerar um valor superior ao seu custo ao creditarem electricidade na rede ou evitarem o consumo desta;
- para serem amigos do ambiente têm de evitar no total da sua vida e "morte" (incluindo fabrico e reciclagem) emissões inferiores de co2 que produção de electricidade da rede emite para ser produzida.

ter painéis com base fixa em veículo móvel:
- para serem rentáveis, durante a sua vida útil têm de gerar um valor superior ao seu custo ao evitar consumos energéticos de outras fontes.
- para serem amigos do ambiente têm de evitar no total da sua vida e "morte" (incluindo fabrico e reciclagem) emissões inferiores de co2 que seriam produzidos por outras fontes energéticas que seriam consumidas na sua ausência.

parece-me que tanto uns como outros poderão ser boas soluções técnicas mas são soluções disjuntas e não se devem confundir.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

redrod Escreveu:estão a ver se a célula pode ser rentável no carro mas não é porque a mesma célula no telhado de casa produz mais e é mais barata de instalar e isto é valida para qualquer eficiência de célula seja 0,1% até aos 100% se no futuro a célula der para alimentar a totalidade da energia do carro ai sim vale a pena porque já não precisas de ligar o carro a nada para o por a andar mas se tiveres que o ligar já não é viável porque o mesmo painel é sempre mais produtivo em casa que no carro
o painel produz mais em casa sim, mas o carro nem sempre está em casa, claro que pode estar a injectar a energia na rede, e a 20 kms dali o carro está estacionado no local de trabalho a carregar, claro que em casa é muito mais rentável, ninguem mete isso de parte, mas é conceito e se tivesses um ve, uma scooter irias perceber porquê.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

.

retirado por ser de caracter ofensivo e sem qualquer tipo de interesse para o tópico em questão!
um abraço.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

gostei !!

parece-me bastante bom a nível técnico, com os seus 4 motores, mas não nas rodas baterias distribuídas na parte inferior do carro.

quanto à aparência, parece um brinquedo, muito engraçado, e os os painéis solares dão um toque de tecnologia, algo avançado, da era espacial lol

mas não levem a minha opinião muito a serio já que sou apoiante incondicional de veículos eléctricos
sé tem rodas e um motor eléctrico eu sei o que é.

para quem não conhece a venturi http://www.venturi.fr/-home-page-.html
aqui vai umas fotos de uns modelos dos srs.

cumprimentos a todos
Anexos
em estrada
em estrada
diapo_image16_big.jpg (22.48 KiB) Visto 3833 vezes
um modelo mais desportivo
um modelo mais desportivo
diapo_image4_big.jpg (19.67 KiB) Visto 3834 vezes
Para quando está estacionado, tem um pequeno gerador eólico que se pode montar, para alem do tejadilho totalmente coberto de paineis solares
Para quando está estacionado, tem um pequeno gerador eólico que se pode montar, para alem do tejadilho totalmente coberto de paineis solares
diapo_image3_big.jpg (20.38 KiB) Visto 3834 vezes

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

essa do gerador eólico não me convence. será mais oposição ao movimento, e o saldo de energia gerada-oposição ao movimento será negativo. mas interessará quando estiver estacionado - aqui sim, bastará vento e já estará a gerar alguma coisa. mas em andamento, nao!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

em andamento sim e já foi explicado o porquê... apesar de haver problemas na estabilidade do veiculo e vibraçao parasita. procurem...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

eu li mas não me convenceu muito. preciso de leituras reais com comparações (entre com e sem) o mais e exactas possível para ficar convencido. depois pode-se tentar entender porquê...

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

neste caso é gerador é mesmo para usar quando o carro está parado !!

cumprimentos

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

afinal...
peugeot1.jpg
peugeot1.jpg (0 Bytes) Visto 3588 vezes
aqui aproveita-se o arrasto ou cavitação do ar circundante provocado pela deslocação da viatura..quem nunca sentiu o carro ser "puxado" pela viatura (pesado de preferencia) que o antecede ?..nos ee.uu. existe um movimento economicista de combustivel que aproveita o drag..

quanto ao assunto deste topico e a polemica envolvendo a aplicação de paineis solares no tejadilho da viatura (até poderiam ter aproveitado outras superficies +ou- horizontais) :

que será melhor ?..aproveitar energia acumulada para a climatização constante da viatura ou chegar á viatura e ter de a climatizar recorrendo á energia que está disponivel para autonomia ?

a primeira hipotese afigura-se-me como sendo a melhor..e não fiquem preocupados com os custos na produção..são extremamente baixos por via da massificação e concorrencia entre fornecedores..

a discussão que envolveu a presença destes paineis na viatura em questão providenciaram-me algumas gargalhadas dado o caricato de algumas argumentações..nisso reconheço-lhes algum mérito..e tambem o de me fazerem recordar a saga do common-rail (tambem inventado/desenvolvido e implementado pela fiat..que para quem não saiba é apenas a empresa de industria automovel a nivel mundial que por ela propria e/ou empresas do grupo mais investe e concretiza em investigação )..onde um técnico superior da bosch ao ouvir falar dos estudos que a fiat realizava sobre common-rail antecipava um absoluto desperdicio de meios financeiros..mais tarde concluiu-se e comprovou-se que para a mesma eficiencia o common-rail em termos de aplicação e manutenção é só mais economico em cerca de 80% comparativamente aos sistemas tradicionais de injecção..(não confundam com consumos de combustivel mesmo sendo estes mais favoraveis)..

o cepticismo em relação ás novidades é inerente á condição humana..já assim reza o velho ditado "mais vale o diabo que se conheçe que o deus desconhecido"..mas acho descabido que num forum tecnicista como este..frequentado por técnicos e/ou bastante interessados das mais diversas areas esse cepticismo se manifeste tão presente..

um técnico..ou apenas um interessado..é reconhecido pela sua apetencia pela inovação..pela pesquisa..pela experimentação..nunca por cepticismo em relação a estas areas..

ao longo da minha vida profissional aprendi que mesmo das ideias mais estapafurdias afinal algo se obtem de proveito..e nas discussões técnicas aprendi que os progressos sempre aparecem por parte de quem possui a postura de tentar entender e fazer melhor que por parte dos que possuiem a postura de colocar reticencias a tudo o que lhes é apresentado..

curioso é que no final os que mandam mais foguetes de contentamento são os que á partida mais cepticismo apresentaram..

abraços
[***************]

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

[***************] Escreveu: aqui aproveita-se o arrasto ou cavitação do ar circundante provocado pela deslocação da viatura..quem nunca sentiu o carro ser "puxado" pela viatura (pesado de preferencia) que o antecede ?..nos ee.uu. existe um movimento economicista de combustivel que aproveita o drag..

quanto ao assunto deste topico e a polemica envolvendo a aplicação de paineis solares no tejadilho da viatura (até poderiam ter aproveitado outras superficies +ou- horizontais) :

que será melhor ?..aproveitar energia acumulada para a climatização constante da viatura ou chegar á viatura e ter de a climatizar recorrendo á energia que está disponivel para autonomia ?

a primeira hipotese afigura-se-me como sendo a melhor..e não fiquem preocupados com os custos na produção..são extremamente baixos por via da massificação e concorrencia entre fornecedores..
boas

caro fernando, quanto aos paineis, o conceito é, e será, válido para mim, pois a energia provém duma fonte exterior .
já quanto a aproveitar o deslocamento do ar para produzir energia, é um absurdo e será porque gasta a energia do carro, para produzir para o carro, com limites físicos na conversão energia eólica para não falar de outros, logo não é gerador mas sim um gastador de energia.
claro que o artista que desenhou, ou colocou para agradar a elementos de um certo clube fanático, ou então se quis ser realista/futurista e deve ter estudado muito mal o tema.

cumpts.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

pseudominus Escreveu: (...)já quanto a aproveitar o deslocamento do ar para produzir energia, é um absurdo e será porque gasta a energia do carro, para produzir para o carro, com limites físicos na conversão energia eólica para não falar de outros, logo não é gerador mas sim um gastador de energia.(...)
é precisamente neste ponto que há controvérsia. o que diz também me parece fazer sentido em termos fisicos uma vez que nunca há uma eficiência (nem lá perto) de 100% de aproveitamento. porém há aqueles que não concordam...

no entanto podemos todos concordar que se o gerador estiver presente apenas quando estacionado (recolhendo-se quando não), poderá aproveitar o vento para carregar as baterias...

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

jmap Escreveu: no entanto podemos todos concordar que se o gerador estiver presente apenas quando estacionado (recolhendo-se quando não), poderá aproveitar o vento para carregar as baterias...
parado ok. depois há que recolher em movimento, escolher lugares sem obstáculos ao vento, etc. no caso do vento é muito inconstante e imprevisivél, enquanto a luz não.

no caso dos paineis tb só na rua sem ou quase sem "tectos".

cumpts.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

pseudominus Escreveu:
jmap Escreveu: no entanto podemos todos concordar que se o gerador estiver presente apenas quando estacionado (recolhendo-se quando não), poderá aproveitar o vento para carregar as baterias...
parado ok. depois há que recolher em movimento, escolher lugares sem obstáculos ao vento, etc. no caso do vento é muito inconstante e imprevisivél, enquanto a luz não.

no caso dos paineis tb só na rua sem ou quase sem "tectos".

cumpts.
sou de opinião que o o aproveitamento da energia eólica é muito mais proveitoso do que a solar. menor investimento, menor manutenção e provavelmente melhores ganhos médios de carga...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”