Instalação num telhado não virado para sul

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
zpt
Membro
Membro
Registado: sábado abr 11, 2009 2:57 pm

Re: Instalação num telhado não virado para sul

Mensagem por zpt »

valter silva Escreveu:se arranjares uns instalador habilidoso podes tentar por os 2 paineis em série apenas com uma bomba circuladora....
esta bomba invertia o sentido de acordo com o painel que estivesse mais quente!....

pode ser uma ideia estupida..... mas lembrei-me agora
a minha dúvida agora tem a ver com se vale realmente a pena colocar o painel virado para nascente. se aquela folha de cálculo estiver correcta, esse painel só traria um significativo rendimento adicional até às 11h/12h (na folha de cálculo olhei para a radiação total; não sei se este é o parâmetro que interessa mais analisar).

também não sei como avaliar as perdas de temperatura num cenário em que tenho o depósito da água no sótão. ninguém pode partilhar a sua experiência neste aspecto? por exemplo, se consigo facilmente tomar banho de manhã com a água que aqueceu na tarde do dia anterior.

obrigado!

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

zpt Escreveu:
valter silva Escreveu:se arranjares uns instalador habilidoso podes tentar por os 2 paineis em série apenas com uma bomba circuladora....
esta bomba invertia o sentido de acordo com o painel que estivesse mais quente!....

pode ser uma ideia estupida..... mas lembrei-me agora
a minha dúvida agora tem a ver com se vale realmente a pena colocar o painel virado para nascente. se aquela folha de cálculo estiver correcta, esse painel só traria um significativo rendimento adicional até às 11h/12h (na folha de cálculo olhei para a radiação total; não sei se este é o parâmetro que interessa mais analisar).

também não sei como avaliar as perdas de temperatura num cenário em que tenho o depósito da água no sótão. ninguém pode partilhar a sua experiência neste aspecto? por exemplo, se consigo facilmente tomar banho de manhã com a água que aqueceu na tarde do dia anterior.

obrigado!
sim... com o deposito no sotão consegues facilmente!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Autor do tópico
zpt
Membro
Membro
Registado: sábado abr 11, 2009 2:57 pm

Mensagem por zpt »

hoje falei com o instalador e ele ficou de lá ir ver se vale a pena colocar um terceiro colector.
vamos lá ver o que ele diz.

botelho
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mar 23, 2009 10:33 pm

Mensagem por botelho »

amigo zpt

não queres partilhar aqui, qual foi a sugestão do instalador para telhados virados a poente e nascente?

abraço

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

um colector para nascente e outro para poente. parece uma solução equilibrada. para o efeito tens que adquirir adicionalmente:
1- um controlador mais sofisticado;
2- mais uma sonda pt;
3- mais uma bomba;
e ainda a tubagem adicional em cobre e a instalação de tudo isto.

aqui fica um esquema que retirei de www.resol.de
image-2.jpg
image-2.jpg (7.15 KiB) Visto 1952 vezes
neste caso ainda tem uma válvula de 3 vias que permite outro aproveitamento em sistemas de maiores dimensões. neste caso provavelmente desnecessária.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”