Instalação num telhado não virado para sul
-
zpt
Autor do tópico - Membro

- Registado: sábado abr 11, 2009 2:57 pm
Instalação num telhado não virado para sul
olá a todos
o telhado da minha casa tem 1 água desviada do sul para poente em cerca de 65º-70º (vai uma foto do google maps em anexo - a casa está assinalada com um quadrado vermelho).
tive cá um instalador em casa e ele disse-me que o painel devia estar virado para sul (até aqui tudo bem), mas que, para isso, era preciso fazer uns pilaretes para instalar o painel em cima (esta parte é que já não gostei muito).
alguém pode partilhar experiências com orientações do telhado semelhantes, nomeadamente que tipo de estrutura de suporte utilizaram (umas fotos tb era muito bom)?
instalar os painéis com a orientação do telhado pode ser uma alternativa razoável?
em princípio, vou instalar painéis com circulação forçada ligados em série com a caldeira a gasóleo que já tenho.
um abraço para todos!
o telhado da minha casa tem 1 água desviada do sul para poente em cerca de 65º-70º (vai uma foto do google maps em anexo - a casa está assinalada com um quadrado vermelho).
tive cá um instalador em casa e ele disse-me que o painel devia estar virado para sul (até aqui tudo bem), mas que, para isso, era preciso fazer uns pilaretes para instalar o painel em cima (esta parte é que já não gostei muito).
alguém pode partilhar experiências com orientações do telhado semelhantes, nomeadamente que tipo de estrutura de suporte utilizaram (umas fotos tb era muito bom)?
instalar os painéis com a orientação do telhado pode ser uma alternativa razoável?
em princípio, vou instalar painéis com circulação forçada ligados em série com a caldeira a gasóleo que já tenho.
um abraço para todos!
- Anexos
-
- casa.jpg (45.63 KiB) Visto 6622 vezes
-
rastaparta
- Membro Dedicado

- Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am
Re: Instalação num telhado não virado para sul
então tens uma agua para poente e outra para nascente, certo?
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
isso com uns suportes para fixar nas vigas (debaixo das telhas) deve dar facilmente....
costuma-se ver alguns assim e nunca vi com pilaretes!
neste tópico:
viewtopic.php?f=47&t=8807&start=100
podes ver um suporte no telhado, e, que me parece ser independente da direcção das telhas (e logo do telhado)!!!
neste tópico:
podes ver um suporte no telhado, e, que me parece ser independente da direcção das telhas (e logo do telhado)!!!
-
zpt
Autor do tópico - Membro

basicamente sim, embora não seja exactamente poente/ nascente (se fosse assim, na foto que anexei antes terias o rectângulo vermelho exactamente na horizontal).rastaparta Escreveu:então tens uma agua para poente e outra para nascente, certo?
no fundo, o melhor que arranjo é uma água apontada a meio caminho entre poente e sudoeste.
-
zpt
Autor do tópico - Membro

valter silva Escreveu:isso com uns suportes para fixar nas vigas (debaixo das telhas) deve dar facilmente....
neste tópico:
pois... mas a questão é que no post que me mandaste, a água do telhado está apontada para sul e o painel está alinhado com as vigas. o que o instalador me disse foi que tinha que ter os tais pilaretes para criar uma superfície de apoio horizontal. a estrutura metálica de suporte do painel (que me parece que é o que vês na foto) apoiar-se-ia nessa superfície.
-
Valter Silva
- Membro Silver

não me parece.... a foto do tópico nota-se claramente que a estrutura não está a tocar nas telhas!!! portanto a orientação destas é irrelevante!
e... um termossifão (caso do das fotos) tem muito mais peso que os colectores de um circulação forçada!!!
cumprimentos
e... um termossifão (caso do das fotos) tem muito mais peso que os colectores de um circulação forçada!!!
cumprimentos
-
zpt
Autor do tópico - Membro

acredito que sim, mas gostava de ter uma confirmação de alguém que tenha feito uma instalação do género.valter silva Escreveu:não me parece.... a foto do tópico nota-se claramente que a estrutura não está a tocar nas telhas!!! portanto a orientação destas é irrelevante!
cumprimentos
o que consegui encontrar foram as imagens que mando em anexo. pelo aspecto, fixando 4 peças do tipo da que se vê nas imagens pode colocar-se facilmente duas travessas para apoiar a estrutura do painel, podendo depois aumentar a inclinação com a estrutura do próprio painel.
desculpa a insistência, mas parece-me que o painel das fotos que mandaste pode estar apoiado numa estrutura simples como esta. se o painel não estiver alinhado com o telhado, acho são necessárias umas peças um bocado mais elaboradas. a minha questão é se este tipo de peças existem no mercado.
uma hipótese que estou a ponderar é mandar fazer as peças num serralheiro (só não sei muito bem é como é que elas vão ser). como referiste muito bem, o peso a suportar não é muito grande; apenas teria que ser algo que me garantisse que o painel não voa com o vento
- Anexos
-
- Untitled.jpg (18.88 KiB) Visto 6585 vezes
-
rastaparta
- Membro Dedicado

os colectores podem ficar no maximo dos maximos a 20º desviados do sul, sem provocar grandes perdas de rendimento. é uma questão de veres com uma bussola!
diz qquer coisa
diz qquer coisa
-
Valter Silva
- Membro Silver

exactamente essas peças que referia que apertavam nas vigas! são também usadas nos painéis fotovoltaicos!!!zpt Escreveu:acredito que sim, mas gostava de ter uma confirmação de alguém que tenha feito uma instalação do género.valter silva Escreveu:não me parece.... a foto do tópico nota-se claramente que a estrutura não está a tocar nas telhas!!! portanto a orientação destas é irrelevante!
cumprimentos
o que consegui encontrar foram as imagens que mando em anexo. pelo aspecto, fixando 4 peças do tipo da que se vê nas imagens pode colocar-se facilmente duas travessas para apoiar a estrutura do painel, podendo depois aumentar a inclinação com a estrutura do próprio painel.
desculpa a insistência, mas parece-me que o painel das fotos que mandaste pode estar apoiado numa estrutura simples como esta. se o painel não estiver alinhado com o telhado, acho são necessárias umas peças um bocado mais elaboradas. a minha questão é se este tipo de peças existem no mercado.
uma hipótese que estou a ponderar é mandar fazer as peças num serralheiro (só não sei muito bem é como é que elas vão ser). como referiste muito bem, o peso a suportar não é muito grande; apenas teria que ser algo que me garantisse que o painel não voa com o vento
isso existe no mercado sem problema!
cumpts
-
rastaparta
- Membro Dedicado

ou então fica assim, meio atravessado no telhado:
- Anexos
-
- fotos varias 007.jpg (112.1 KiB) Visto 6562 vezes
-
Ninja
- Membro Dedicado

- Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm
boas,
zpt, tu sabes quanto é a inclinação do teu telhado em graus?
tens duas soluções:
1ª alinhas os paineis a sul na horizontal e monta com a inclinação do telhado
2ª escolhes a agua do telhado com mais exposição solar(não sei de que zona és) e colocas mais um painel para compensar e menor exposição solar. a inclinação é que tem que ser a indicada para a zona.
cumprimentos
ninjaportuga
tens duas soluções:
2ª escolhes a agua do telhado com mais exposição solar(não sei de que zona és) e colocas mais um painel para compensar e menor exposição solar. a inclinação é que tem que ser a indicada para a zona.
cumprimentos
ninjaportuga
-
Solius
- Membro Dedicado

- Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm
na minha opinião ou orientas para poente e aumentas a area de absorção, ou fazes um sistema ( poente, nascente) em que aplicas um colector a poente e outro a nascente , com duas bombas circuladoras independentes é logico que esta ultima solução é mais cara um bocadinho, mas eu pessoalmente sou anti-estruturas axo horrivel aquelas gaiolas ( estruturas) que se fazem sem nessecidade nenhuma.
cumps
cumps
-
zpt
Autor do tópico - Membro

ninja Escreveu:boas,
tens duas soluções:
cumprimentos
ninjaportuga
mmmm.... desculpa a minha ignorância, mas não percebi bem o que queres dizer com a primeira solução. não te importas de explicar melhor, sff?
quanto à segunda, eu moro na zona de lisboa e parece-me que a água melhor é a virada a poente (parece-me que só não bate lá o sol das primeiras horas do dia). não me sabes dizer como é que eu optimizo a inclinação num cenário destes? eu diria que o telhado tem uma inclinação entre 30º e 40º (vou ver se meço isto melhor) e que o painel deveria ficar com inclinação igual ou inferior à do telhado, correcto?
muito obrigado!
-
zpt
Autor do tópico - Membro

pois, também concordo contigo relativamente às estruturas. quanto às hipóteses que dás, eu vou aproveitar os incentivos do nosso governo, e estava a pensar meter os painéis da vulcano (que são 2). faz sentido pôr 1 para poente e outro para nascente? é que parece-me que para poente tenho consideravelmente mais tempo de sol.solius Escreveu:na minha opinião ou orientas para poente e aumentas a area de absorção, ou fazes um sistema ( poente, nascente) em que aplicas um colector a poente e outro a nascente , com duas bombas circuladoras independentes é logico que esta ultima solução é mais cara um bocadinho, mas eu pessoalmente sou anti-estruturas axo horrivel aquelas gaiolas ( estruturas) que se fazem sem nessecidade nenhuma.
cumps
já agora, podes explicar melhor esse esquema das duas bombas circuladoras?
obrigado!
-
rastaparta
- Membro Dedicado

[quote="zpt"][quote="solius"]na minha opinião ou orientas para poente e aumentas a area de absorção, ou fazes um sistema ( poente, nascente) em que aplicas um colector a poente e outro a nascente , com duas bombas circuladoras independentes é logico que esta ultima solução é mais cara um bocadinho, mas eu pessoalmente sou anti-estruturas axo horrivel aquelas gaiolas ( estruturas) que se fazem sem nessecidade nenhuma.
deixei-te aquela foto assim, mas pessoalmente tambem não gosto.
o melhor é a sugestão deixada aqui pelo solius, dois colectores: um a nascente , outro a poente.
funcionamento: o controlo diferencial vai detectar a temperatura do painel nascente e se for maior que a que está no deposito dá ordem á bomba, para que seja transferido calor para o mesmo; quando o sol passar para poente , o painel nascente deixa de receber calor a bomba para; quando o painel poente tiver um delta t superior á do deposito, a bomba é accionada e o deposito recebe calor e assim sucessivamente.(nota. as bombas são duas , uma por cada colector)
a instalação ficará mais cara, por haver acréscimo de mão de obra e material.
deixei-te aquela foto assim, mas pessoalmente tambem não gosto.
o melhor é a sugestão deixada aqui pelo solius, dois colectores: um a nascente , outro a poente.
funcionamento: o controlo diferencial vai detectar a temperatura do painel nascente e se for maior que a que está no deposito dá ordem á bomba, para que seja transferido calor para o mesmo; quando o sol passar para poente , o painel nascente deixa de receber calor a bomba para; quando o painel poente tiver um delta t superior á do deposito, a bomba é accionada e o deposito recebe calor e assim sucessivamente.(nota. as bombas são duas , uma por cada colector)
a instalação ficará mais cara, por haver acréscimo de mão de obra e material.
-
Ninja
- Membro Dedicado

zpt,
a primeira solução é o seguinte, se virares o painel a sul na agua virada a poente, ao pousares o painel encima da telha ele vai ficar inclinado (a descer), só tens que dares a inclinação ideal (latitude do local no caso lisboa que é 39,06º - 5º(pretende-se consumo de agua todo o ano) = 34,00º aconselho fazeres um desvio no azimute para oeste de +10º em relação a sul.
quanto á segunda solução, podes aproveitares o apoio, mas quando o instalador for a tua casa ver o local, negoceias com ele a intalação de mais um painel. esse extra de trabalho será pago directamente ao instalador.
espero ter ajudado, mas se conseguir arranjar uma foto da 1ª solução eu coloco-a aqui.
cumprimentos
ninjaportuga
-
Jotoli
- Membro Dedicado

- Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm
boas, ninja sinceramente ainda não consegui entender essa 1ª solução, se não levar uma estrutura adequada, o coletor nunca ficará orientado a sul, podias explicar isso para um leigo.
quanto á 2ª solução, a minha opinião é que só vai haver um coletor a trabalhar para aquecer 300 litros, haverá dias em que consegue, mas fica um sistema sub-dimensionado, talvez até fosse preferível ter os dois voltados a poente e trabalharem só durante a tarde, é uma questão de fazer os respectivos cálculos no solterm, por exemplo.
a melhor opção sem estrutura, será como já foi referido, a inclusão de um 3º coletor, é só a minha opinião.
cumps.
quanto á 2ª solução, a minha opinião é que só vai haver um coletor a trabalhar para aquecer 300 litros, haverá dias em que consegue, mas fica um sistema sub-dimensionado, talvez até fosse preferível ter os dois voltados a poente e trabalharem só durante a tarde, é uma questão de fazer os respectivos cálculos no solterm, por exemplo.
a melhor opção sem estrutura, será como já foi referido, a inclusão de um 3º coletor, é só a minha opinião.
cumps.
-
Ninja
- Membro Dedicado

quanto á segunda solução, podes aproveitares o apoio, mas quando o instalador for a tua casa ver o local, negoceias com ele a intalação de mais um painel. esse extra de trabalho será pago directamente ao instalador.
espero ter ajudado, mas se conseguir arranjar uma foto da 1ª solução eu coloco-a aqui.
ao dizer podes aproveitar o apoio, quero dizer comprar um kit circulação forçada 300l com o apoio do governo(desconto) que tráz dois paineis e depois comprar mais um ao instalador.
vais ficar com três paineis para compensar a menor exposição solar.
quanto á primeira solução que acima falei, atenção que tem que ser paineis horizontais com 4 ligações.
depois envio uma foto.
cumprimentos
ninjaportuga
ao dizer podes aproveitar o apoio, quero dizer comprar um kit circulação forçada 300l com o apoio do governo(desconto) que tráz dois paineis e depois comprar mais um ao instalador.
quanto á primeira solução que acima falei, atenção que tem que ser paineis horizontais com 4 ligações.
depois envio uma foto.
cumprimentos
ninjaportuga
-
zpt
Autor do tópico - Membro

obrigado pela vossa ajuda!ninja Escreveu:quanto á segunda solução, podes aproveitares o apoio, mas quando o instalador for a tua casa ver o local, negoceias com ele a intalação de mais um painel. esse extra de trabalho será pago directamente ao instalador.
depois envio uma foto.
cumprimentos
ninjaportuga
em relação à solução dos painéis horizontais, acho que só mesmo vendo uma foto...
entretanto tenho andado a meditar na outra alternativa. estive a fazer uns cálculos usando o excel que está neste post:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 52d#p83058
se isto for minimamente fiável, e olhando para a radiação total, as perdas entre abril e agosto são inferiores a 10%; em março e setembro 15%; em fevereiro e outubro 22%; entre novembro e janeiro 30%.
para além disso, e como seria de esperar, tenho menos radiação apenas na parte da manhã. olhando para a radiação a partir das 11h, mesmo de outubro até fevereiro, o total de radiação é equivalente à orientação a sul.
não sei muito bem é como interpretar estes dados, especialmente tendo em conta a capacidade do sistema manter a temperatura (imagino que durante a noite ela baixe consideravelmente no depósito). a minha dúvida é se realmente compensa o investimento no colector adicional.
também não sei se ajuda alguém a dar uma opinião, mas somos quatro cá em casa: 2 adultos e 2 crianças, sendo que os adultos tomam banho de manhã e as crianças à noite.
mais uma vez, obrigado pela ajuda.
um abraço
-
Valter Silva
- Membro Silver

se arranjares uns instalador habilidoso podes tentar por os 2 paineis em série apenas com uma bomba circuladora....
esta bomba invertia o sentido de acordo com o painel que estivesse mais quente!....
pode ser uma ideia estupida..... mas lembrei-me agora
esta bomba invertia o sentido de acordo com o painel que estivesse mais quente!....
pode ser uma ideia estupida..... mas lembrei-me agora