Alternador automotivo em uma turbina eólica
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
josenir,
meu amigo. muito obrigado pela ajuda.
como se comportou este novo regulador com a sua turbina de eixo horizontal?
ela conseguiu partir o alternador modificado?
e por falar em alternador, como vai indo a conversão daquele alternador utilizado em ar condicionado de onibus. outro dia navegando pela internet achei este alternador com 16 polos no rotor, modelo p1 da bosch.
meu irmão já está com um alternador de chevette da bosch. gostaria de conseguir um com 14 polos, pois poderia me gerar em rotações ainda menores, mas vou começar com o que tenho a mão.
quando tiver montado te falo como ficou.
um grande abraço.
josé américo
e por falar em alternador, como vai indo a conversão daquele alternador utilizado em ar condicionado de onibus. outro dia navegando pela internet achei este alternador com 16 polos no rotor, modelo p1 da bosch.
meu irmão já está com um alternador de chevette da bosch. gostaria de conseguir um com 14 polos, pois poderia me gerar em rotações ainda menores, mas vou começar com o que tenho a mão.
um grande abraço.
josé américo
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
este regulador se mostrou bem mais eficiente do que a versão anterior. agora ele gera mais energia e com menos peso. acontece que esta nova versão regula com mais precisão a excitação do induzido do alternador. o ciclo do pwm da excitação agora foi limitado a 50% do ciclo ativo, o que é mais do que suficiente para gerar a potência máxima e não ocasionar uma sobre-excitação, o que gerava um peso excessivo e desperdiçava energia.jamerico Escreveu:josenir,
a turbina de eixo vertical não concretizou na prática o que eu esperava dela, e com o controlador anterior só gerava alguma coisa com ventos acima de 7 m/s. agora com o novo regulador já funcionou bem melhor, mais ainda estou achando insuficiente. pretendo fazer algumas modificações na turbina para ver se consigo melhorar o desempenho.
na verdade ainda não fiz o bobinamento do alternador de ônibus, o "monstro", mas estou na expectativa que vai ficar muito bom. em breve mando notícias.jamerico Escreveu:e por falar em alternador, como vai indo a conversão daquele alternador utilizado em ar condicionado de onibus. outro dia navegando pela internet achei este alternador com 16 polos no rotor, modelo p1 da bosch.
um grande abraço.
josé américo
mas para informação, o meu alternador bosch que testei com o novo regulador começou a gerar com 200 rpm e manteve uma lâmpada de 21w acesa a pleno brilho, fornecendo 14v com apenas 180 rpm. o que é que alguém quer melhor do que isso ?
há tempos atrás, se alguém me dissesse que conseguiu isso com um alternador automotivo eu não acreditaria ! experimente você mesmo e não deixe de comentar os resultados.
-
- Membro Silver
josenir,
este teu alternador bosch é de 6 polos enrolado para 12? ele era de 12 v que passou para 24 v? se positivo, voce dobrou a quantidade de espiras em cada bobina ou enrolou com uma quantidade maior?
aqui, devido a um curso que meu filho vai fazer na universidade em julho, estarei adiantando as minhas férias para maio/junho, desta forma farei o alternador antes do que pensava.
quando estiver fabricando farei contato, pois certamente terei duvidas.
um abraço e obrigado
josé américo
este teu alternador bosch é de 6 polos enrolado para 12? ele era de 12 v que passou para 24 v? se positivo, voce dobrou a quantidade de espiras em cada bobina ou enrolou com uma quantidade maior?
aqui, devido a um curso que meu filho vai fazer na universidade em julho, estarei adiantando as minhas férias para maio/junho, desta forma farei o alternador antes do que pensava.
um abraço e obrigado
josé américo
-
o alternador que eu estou usando era de 12v, do modelo mais moderno. todos os alternadores bosch modernos já são de 12 pólos, o que facilita. mas eu tenho outro alternador modelo antigo de 6 pólos, que fiz o bobinamento para 12 pólos e ficou ótimo também.jamerico Escreveu:josenir,
um abraço e obrigado
josé américo
a minha receita experimental para a alteração do alternador de 12v para usar com este regulador/excitador é fazer o bobinamento para 12 pólos com o triplo do número de espiras original. para isso usa-se um fio com aproximadamente metade da bitola do original e enrolam-se as 6 bobinas de cada fase no mesmo sentido de enrolamento, assim se formam 12 pólos com 6 bobinas.
-
- Membro Silver
josenir,
se o alternador for dos antigos, com seis polos, a receita é a mesma? pergunto isto pois nos antigos com seis polos as bobinas de uma mesma fase são enroladas uma em um sentido e outra em sentido contrario. neste caso devo considerar a soma das espiras das bobinas adjacentes como se fosse uma só bobina? e depois multiplicar por 3 esta quantidade de espiras?
um abraço
josé américo
se o alternador for dos antigos, com seis polos, a receita é a mesma? pergunto isto pois nos antigos com seis polos as bobinas de uma mesma fase são enroladas uma em um sentido e outra em sentido contrario. neste caso devo considerar a soma das espiras das bobinas adjacentes como se fosse uma só bobina? e depois multiplicar por 3 esta quantidade de espiras?
um abraço
josé américo
-
sim, a receita é a mesma. tanto com 6 como com 12 pólos, sempre existirão 6 bobinas por fase. é só contar a quantidade de espiras de uma bobina e fazer um novo bobinamento com 6 bobinas com o triplo do número de espiras, enroladas no mesmo sentido de enrolamento.jamerico Escreveu:josenir,
um abraço
josé américo
nos alternadores modernos fica um pouco mais difícil para um leigo identificar as bobinas devido a elas estarem em formato de u, isto é, não formam circulos, como é o convencional. mas de qualquer forma é visível e podem ter as espiras contadas. e quando você fizer o novo bobinamento não precisa fazer em formato de u, como no original, faça do modo convencional, que é mais fácil.
-
- Membro
- Registado: segunda nov 24, 2008 6:01 pm
josenir Escreveu:este é o arquivo do desenho da pci original no formato do expresspcb.e segue a lista de componentes:
diodos
2 - 1n4001
1 - 1n5401
2 - 1n4148
2 - zener 12v 1w
2 - zener 18v 1w
capacitores ceramicos
4 - 100nf
2 - 10nf
capacitores eletroliticos
2 - 2200uf 25v
1 - 470uf 16v
3 - 100uf 16v
1 - 10uf 100v despolarizado
resistores 0,25w
3 - 10r
resistores 0,125w
2 - 470r
4 - 1k
2 - 1k5
1 - 2k2
2 - 4k7
transistores
3 - irfz44
1 - bc337
1 - bc327
ci
2 - ne555
diversos
1 - trimpot vertical 5mm 100k
1 - trimpot vertical 5mm 2k2
1 - trimpot horizontal 5mm 20k
1 - led vermelho (exc)
1 - led verde (carga)
1 - relé 12v 15a de 5 pinos
1 - placa de ci virgem 70mm x 55mm
se alguém montar não deixe de comentar os resultados.
agradeço
josenir parabens pelo projeto e principalmente pela atitude de "santos dumont" de compartilhar as informações
eu tenho um grande interesse nesse seu controlador e pretendo fazer ele
vou tentar conseguir um alternador de 24v pra ficar mais facil
obrigado pelo projeto
fábio
-
agradeço as considerações positivas acerca do meu projeto. isso com certeza me estimula a contribuir ainda mais com esta comunidade. obrigado.ftr Escreveu:josenir
vi seus testes e gostei muito de ver as informações realmente vc esta de parabens ,
eu nunca montei nada de energia eolica , na epoca da escola eu ja fiz um projeto pra produzir energia com as ondas do mar. seu projeto seria perfeito para isso
mas pra mecher com o mar vai ficar mais caro e to pensando em iniciar na eolica
as duvidas são :
o controlador liga direto na bateria e o mesmo regula a carga da mesma ?
um alternador de 24 v vai gerar tão bem quanto um de 12 adaptado com o triplo das espiras ?
tava pensando em comprar um alernador bosch no ferro velho e levar nun eletrcista automotivo
qual o grau de dificuldade pra realizar o enrrolamento novo ?
grato
sobre as dúvidas:
1) o controlador liga direto ao alternador e à bateria, conforme está indicado no esquema elétrico postado em uma das minhas últimas mensagens. existe à direita do esquema elétrico o diagrama da ligação. e o regulador/excitador controla sim a carga das baterias.
2) ainda não pude avaliar com precisão se é melhor usar um alternador original de 24v ou um de 12v modificado conforme a receita que já dei. mas como tenho optado pela última opção, acredito que esta seja a que vai dar melhor rendimento.
de qualquer forma pode ter certeza que este projeto está acessível a qualquer um que tenha mínimos conhecimentos de eletricidade e eletrônica.
o bobinamento do alternador também pode ser feito por qualquer um, mas nada impede que você encomende a um bobinador de motores, pois é um trabalho de baixo custo.
bos sorte.
-
- Membro Silver
josenir
estou ansioso para começar o meu alternador e regulador.
como terei pouco tempo em minhas férias para fazer a turbina, estrutura, alternador e regulador, pergunto se seria possivel comprar de voce este meu primeiro regulador? pois preciso ter tempo para fazer o restante naquilo que tenho mais habilidade pois a minha formação é mecanica
mais uma vez parabens pelo excelente projeto e dedicação.
um abraço
josé américo
estou ansioso para começar o meu alternador e regulador.
como terei pouco tempo em minhas férias para fazer a turbina, estrutura, alternador e regulador, pergunto se seria possivel comprar de voce este meu primeiro regulador? pois preciso ter tempo para fazer o restante naquilo que tenho mais habilidade pois a minha formação é mecanica
mais uma vez parabens pelo excelente projeto e dedicação.
um abraço
josé américo
-
- Membro Silver
josenir,
olhando mais atentamente ao desenho das ligações ao lado do circuito, identifiquei 5 fios saindo do alternador. voce poderia me esclarecer quais são estes 5 fios, pois não estou conseguindo identificar a origem deles.
agradeço a atenção e paciencia.
um abraço
josé américo
olhando mais atentamente ao desenho das ligações ao lado do circuito, identifiquei 5 fios saindo do alternador. voce poderia me esclarecer quais são estes 5 fios, pois não estou conseguindo identificar a origem deles.
um abraço
josé américo
-
para montar o projeto, uma das primeiras coisas a fazer, mesmo antes de montar o circuito é é desmontar o alternador. depois que estiver com ele aberto facilmente vai identificar tudo. o + é a saída de positivo do alternador (o parafuso mais grosso e que está isolado, e normalmente indicado com +b), o - é o negativo (qualquer ponto da carcaça), o ac é qualquer uma das três fases do bobinamento, e os dois últimos, como já está dito, são os fios das duas escovas (que vão para o induzido).jamerico Escreveu:josenir,
um abraço
josé américo
-
- Membro Silver
josenir
então pelo que voce esta dizendo eu posso pegar qualquer das fase antes de ligar aos diodos como conexão ac?
se for montar em uma turbina de eixo horizontal, a melhor posição do regularos será próximo ao alternador, no alto do mastro ondo ficará a turbina?
voce já tem alguma experiencia neste tipo de montagem do regulador ficar ao tempo em uma caixa? se positivo, qual a caixa mais indicada?
observei tambem que as trilhas desta nova placa de ci ficou mais largas na região de potência.
parabéns.
estou ansioso para poder fazer logo o meu gerador.
um abraço e obrigado
josé américo
então pelo que voce esta dizendo eu posso pegar qualquer das fase antes de ligar aos diodos como conexão ac?
se for montar em uma turbina de eixo horizontal, a melhor posição do regularos será próximo ao alternador, no alto do mastro ondo ficará a turbina?
voce já tem alguma experiencia neste tipo de montagem do regulador ficar ao tempo em uma caixa? se positivo, qual a caixa mais indicada?
observei tambem que as trilhas desta nova placa de ci ficou mais largas na região de potência.
parabéns.
um abraço e obrigado
josé américo
-
sim, com certeza.jamerico Escreveu:josenir
simjamerico Escreveu:se for montar em uma turbina de eixo horizontal, a melhor posição do regulador será próximo ao alternador, no alto do mastro onde ficará a turbina?
eu uso caixas plásticas próprias para montagem de circuito eletrônicos, e uso cola de silicone na tampa e no furo de saída dos fio. isso tem funcionado muito bem. o alternador pode pegar sol e chuva à vontade, que não dá problema, mas pelo sim, pelo não, eu uso uma proteção de plástico poliéster entre o bobinamento e a carcaça, apenas para proteger um pouco do sol. o plástico poliéster é o mesmo que é usado para fazer o isolamento do estator, vendido em lojas de material para bobinamento.jamerico Escreveu:voce já tem alguma experiencia neste tipo de montagem do regulador ficar ao tempo em uma caixa? se positivo, qual a caixa mais indicada?
não apenas isso. agora existem duas ligações por fio reforçando a ligação exc - e a gnd da excitação, para não confiar nas trilhas.jamerico Escreveu:observei tambem que as trilhas desta nova placa de ci ficou mais largas na região de potência.
jamerico Escreveu:parabéns.
um abraço e obrigado
josé américo
-
- Membro Silver
josenir
voce tem algum tutorial ou site que explique como fazer placas de fiação impressa, pois até hoje só fiz pequenas placas utilizando caneta de projetor e mergulhando no percloreto. não sei como se faz utilizando a impressão com luz em uma placa virgem.
mais uma vez obrigado
voce tem algum tutorial ou site que explique como fazer placas de fiação impressa, pois até hoje só fiz pequenas placas utilizando caneta de projetor e mergulhando no percloreto. não sei como se faz utilizando a impressão com luz em uma placa virgem.
mais uma vez obrigado
-
se você já sabe fazer a corrosão da placa na solução de percloreto de ferro, o resto é fácil. imprima o desenho da placa em papel comum ou papel vegetal numa impressora a laser e passe para a placa com um ferro de passar.jamerico Escreveu:josenir
mais uma vez obrigado
ligue o ferro de passar próximo da temperatura máxima e segure com força sobre o papel e a placa de ci por 20 a 30 segundos. em seguida retire o papel o mais rápido possível, ainda quente. fica quase perfeito, precisando fazer apenas alguns retoques com caneta para ci. antes de fazer a corrosão use um punção com ponta bem fina e pressione com força marcando os lugares dos furos, que aparecem no desenho, assim fica mais fácil fazer a furação depois da corrosão.
o resto é só um pouco de prática. eu pessoalmente não gosto da técnica de usar material fotográfico e luz em confecção de pci. dá mais trabalho e, no meu caso, nunca obtive bom resultado.
existe também um filme apropriado para impressão em impressora a laser que funciona um pouco melhor do que papel comum, mas é caro. na farnell (www.farnell.com.br) custa r$ 47,00 com 10 (dez) folhas a4.
-
- Membro Silver
josenir,
como eu faço para imprimir na laser a placa de fiação impressa, pois no circuito que voce enviou, aparecem os componentes montados.
já baixei para o meu computador as programas expresspcb e expresssch, mas não sei como faço para aparecer somente as trilhas de modo a passar para a placa virgem.
quanto a furação, é melhor fazer com furadeira ou com furador específico, pois há alguns anos atras, eu comprei um, mas não durou nada e logo quebrou.
mais uma vez obrigado e um abraço
josé américo
como eu faço para imprimir na laser a placa de fiação impressa, pois no circuito que voce enviou, aparecem os componentes montados.
já baixei para o meu computador as programas expresspcb e expresssch, mas não sei como faço para aparecer somente as trilhas de modo a passar para a placa virgem.
quanto a furação, é melhor fazer com furadeira ou com furador específico, pois há alguns anos atras, eu comprei um, mas não durou nada e logo quebrou.
josé américo
-
no expresspcb, para imprimir apenas as trilhas, escolha a opção file/print, e na tela de impressão marque a opção "bottom copper layer".jamerico Escreveu:josenir,
josé américo
para fazer a furação eu prefiro o furador de placa manual, aquele que se parace com um grampeador, é bem melhor do que uma furadeira elétrica. eu só uso a furadeira elétrica quando preciso de furos maiores, para os fios por exemplo.
-
- Membro Silver
josenir,
sabe como é o nome do furador para placa em ingles? pois tentarei achar por aqui, pois já comprei uma vez um no brasil e não durou nada, ou melhor, eu comprei 2 que logo ficaram danificados.
o que voce tem comprou no brasil? se positivo agradeço se puder me informar, para caso tenha dificuldade em encontrar por aqui eu compre um que tem melhor fama.
mais uma vez obrigado.
sabe como é o nome do furador para placa em ingles? pois tentarei achar por aqui, pois já comprei uma vez um no brasil e não durou nada, ou melhor, eu comprei 2 que logo ficaram danificados.
o que voce tem comprou no brasil? se positivo agradeço se puder me informar, para caso tenha dificuldade em encontrar por aqui eu compre um que tem melhor fama.
mais uma vez obrigado.
-
não sei informar o nome em inglês. o meu eu comprei na saber marketing (www.sabermarketing.com.br) no conjunto ck-10, e também não durou muito, mas eu tratei de fazer um conserto de primeira qualidade, e já fazem uns cinco anos que eu uso ele. de todo jeito, quem pretende fazer mais do que uma placa de ci precisa ter também uma minifuradeira, que especialmente nos furos de 1mm ou menos não funciona muito bem, mas ajuda.jamerico Escreveu:josenir,
mais uma vez obrigado.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
há quem utilize papel fotografico e dizem que obtêm bons resultados. eu nunca experimentei!josenir Escreveu: existe também um filme apropriado para impressão em impressora a laser que funciona um pouco melhor do que papel comum, mas é caro. na farnell (www.farnell.com.br) custa r$ 47,00 com 10 (dez) folhas a4.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender!