arranjei um motor de passo duma impressora, pelo que decidi dá-lo algum uso e construir um gerador éolico.
a minha ideia inicial era montar um gerador vawt, pois atraía-me mais a ideia e simplicidade de o construir.
primeiro, fui ás lojas de bricolage arranjar algum material para construir o meu gerador (eixos, tubo pvc, prato de vaso, umas peças metalicas, parafusos, porcas)...
durante o processo de construção tive alguma difilcudade em ligar o eixo ao gerador, mas lá arranjei uma porca e com uma dremel desgastei o seu interior para que pudesse entrar no eixo do motor de passo.
durante esta semana tive a montar então o meu gerador vawt....
fiquei um bocado desanimado com o resultado, pois não era o esperado, o gerador apenas começava a rodar com grandes rabanadas de vento e ao rodar abanava-se todo. gerava poucos rpm's, o motor de passo mal conseguia girar de forma a acender um simples led.
passei então para o gerador de eixo horizontal, hawt.
fiz as pás (com as poucas ferramentas que tinha á mão), e fiz umas ligeiras modificações por forma a rodar as pás para a direção do vento.
aí já consegui uns melhores resultados, bastava um vento ligeiro para que metesse as pás a rodar. o máximo que consegui medir era cerca de 10v... já deu muito bem para acender vários leds.
porém acabei por "desactivar" o gerador, pois as minhas pás não estavam muito perfeitas em termos de medidas (fruto de não ter ferramentas para construi-las decentemente ='( ), o que viria a causar uma vibração muito alta e algum ruído fruto disso (ao rodar a torre abanava-se toda e perdia muita performance ).
foi um projecto que me deu muito gozo de realizar, sendo que não ficará por aqui, com o passar do tempo vou vendo o que poderei melhorar para ter um gerador que consiga gerar alguma energia nem que seja para ligar uns ledzitos à noite com objectivo decorativo.
sugestões/comentários/criticas são todas bem vindas!!
fica aqui algumas fotos:
hawt:

vawt:
o 1º teste (não são as pás finais)

2º:

shot with dsc-p200 at 2009-03-07
abraço,
daniel