Tabelas comparativas de motos eléctricas
-
Crazy Nuts
- Membro Silver

- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
Re: Tabelas comparativas de motos eléctricas
boas,
queria deixar uma sugestão para as tabelas.
algumas coisas que também considero interessantes para a escolha de uma scooter:
-aceleração: 0-45 km/h
..................0-70 km/h
..................os valores podem ser diferentes pois nem todas as scooters atingem estas velocidades mas penso que assim
..................dá para ser abrangente.
..................seria bom que os proprietários das referidas podessem colaborar com dados reais em vez de serem os
..................anunciados ou mesmo no próximo encontro das eléctricas podia haver um momento para verificar estes valores
- travagem regenerativa: sim / não
....................................sei que de momento ainda são poucas com esta mais valia mas é um valor acrescido.
- duração anunciada das baterias: x.xxx ciclos
- dimensão das rodas: importante quando falamos de scooters
- consumo: kwh / 100 km
- sistema "met-in": sim / não
...........................espaço por baixo do assento
cumprimentos a todos
queria deixar uma sugestão para as tabelas.
algumas coisas que também considero interessantes para a escolha de uma scooter:
-aceleração: 0-45 km/h
..................0-70 km/h
..................os valores podem ser diferentes pois nem todas as scooters atingem estas velocidades mas penso que assim
..................dá para ser abrangente.
..................seria bom que os proprietários das referidas podessem colaborar com dados reais em vez de serem os
..................anunciados ou mesmo no próximo encontro das eléctricas podia haver um momento para verificar estes valores
- travagem regenerativa: sim / não
....................................sei que de momento ainda são poucas com esta mais valia mas é um valor acrescido.
- duração anunciada das baterias: x.xxx ciclos
- dimensão das rodas: importante quando falamos de scooters
- consumo: kwh / 100 km
- sistema "met-in": sim / não
...........................espaço por baixo do assento
cumprimentos a todos
-
Tó Miguel
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
na minha pesquisa pela net verifiquei , que em nenhuma das fixas tecnicas são apresentrados os kw da potência,nem se é ciclomotor ou motociclo, com excepção da tabela apresentada pelo nosso confrade gondomar123.
o que será que se passa?
será que não há metodo ou norma para esta verificação?
parece que sim, mas eu ainda não descubri, ... mas também não vale a pena saber, pois o que conta é o que o fabricante escreve, quando da homologação e cá não há ninguém que verifique...
o que será que se passa?
parece que sim, mas eu ainda não descubri, ... mas também não vale a pena saber, pois o que conta é o que o fabricante escreve, quando da homologação e cá não há ninguém que verifique...
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
redrod Escreveu:não sei bem como é com moto 4 (sei que existem algumas diferenças) mas se ia a mais de 70 ou foi mudada ou já é mesmo motociclo mas não tenho a certeza porque tem algumas diferenças na legislação.
esqueci-me de dizer, a matricula era amarela, portanto é ciclomotor, alias aqui na zona existem muitas e só conheço uma com matricula branca, é daquelas que é maior que um carro, ou quase.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
jmal
- Membro Platinium

tó miguel Escreveu:na minha pesquisa pela net verifiquei , que em nenhuma das fixas tecnicas são apresentrados os kw da potência,nem se é ciclomotor ou motociclo, com excepção da tabela apresentada pelo nosso confrade gondomar123.
o que será que se passa?
acho que não procuras-te muito bem, isso é um dado daqueles que é "obrigatório", é como a cilindrada e cavalagem de outro veículo.
será que não verificam, não é assim tão simples homologar um veículo, não se esqueçam que a homologação é europeia, numa scooter que conheço bem, a bereco evo, era no inicio, ou seja antes de estar à venda, que tinha 4000 watts, mas depois da homologação já é de 5500watts, isto porque no processo de homologação devem ter medido e obtiveram esses dados.
Cumps Inovadores
-
Tó Miguel

e se verificares melhor há outras ás quais sucedeu o mesmo. só me estás a dar razão, além disso os watts do motor podem não ser os kw da potência efectiva averbada no documento único.jmal Escreveu:
acho que não procuras-te muito bem, isso é um dado daqueles que é "obrigatório", é como a cilindrada e cavalagem de outro veículo.
será que não verificam, não é assim tão simples homologar um veículo, não se esqueçam que a homologação é europeia, numa scooter que conheço bem, a bereco evo, era no inicio, ou seja antes de estar à venda, que tinha 4000 watts, mas depois da homologação já é de 5500watts, isto porque no processo de homologação devem ter medido e obtiveram esses dados.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
jmal
- Membro Platinium

não é bem isso, a potência do motor não tem nada a ver com a potência do veiculo, o motor da evo pode suportar na boa 10 ou mais kw, mas o controlador está programado para dar no máximo 5,5, dai a alteração, toma por exemplo a cilindrada dos motores a combustão, com 1.9 conseguem potências de 60-200 cv, e até mais, isto é um exemplo claro.tó miguel Escreveu:e se verificares melhor há outras ás quais sucedeu o mesmo. só me estás a dar razão, além disso os watts do motor podem não ser os kw da potência efectiva averbada no documento único.jmal Escreveu:
neste momento temos de nós basear sobre a informação que temos dos vendedores, que não é correcta como já disse nalguns casos.
Cumps Inovadores
-
Tó Miguel

era isso que eu estava a dizerjmal Escreveu:não é bem isso, a potência do motor não tem nada a ver com a potência do veiculo, o motor da evo pode suportar na boa 10 ou mais kw, mas o controlador está programado para dar no máximo 5,5, dai a alteração, toma por exemplo a cilindrada dos motores a combustão, com 1.9 conseguem potências de 60-200 cv, e até mais, isto é um exemplo claro.tó miguel Escreveu:e se verificares melhor há outras ás quais sucedeu o mesmo. só me estás a dar razão, além disso os watts do motor podem não ser os kw da potência efectiva averbada no documento único.jmal Escreveu:
neste momento temos de nós basear sobre a informação que temos dos vendedores, que não é correcta como já disse nalguns casos.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
jmal
- Membro Platinium

pronto, certo.
Cumps Inovadores
-
Tó Miguel

ficha técnica da vectrix . maxi
componentes
velocidade máxima 100 km/h
aceleração 0-50 km/h em 3.6 segundos
autonomia até 110 km @ 40 km/h (simulação de condução em cidade: até 5 horas)
daart™ sistema de travagem - punho patenteado multifunção (daart™) proporciona uma regeneração energética e marcha-atrás lenta.
travões de disco brembo dianteiro e traseiro
pneus pirelli: gts23 120/70-14 (frente) and gts24 140/60-13 (trás)
forquilha telescópica marzocchi
suspensão sachs twin shocks
chassi de alumínio
baterias
baterias níquel metal hidruro (nimh)
capacidade 3,7 kwh
voltagem 125v
carregador a bordo, potência 1.5 kw - 110v-220v (50/60hz)
tempo de carga 2 horas
ciclos de carga-descarga 1.700
vida estimada 10 anos ou 80.000 km
motor e transmissão
tipo de motor motor eléctrico sem escovas, com magnetos permanentes, em corrente continua
potência máxima 20,2 kw a 3.000 rpm
binário máximo 65 nm
transmissão integrada na roda posterior
electrónica
controlo electrónico digital
instrumentos display um analógico central (taquímetro) e dois lcd laterais (estado das baterias, conta quilómetros, autonomia residual, carga, relógio)
comunicações controller area network (can) / sistemas diagnóstico e de comunicação bluetooth wireless
dimensões
peso 230 kg
entre-eixos 1525 mm
altura até ao assento 770 mm
pneus anterior: 14?, posterior:13?
capacidade de carga capacidade debaixo do assento para um capacete integral. porta objectos anterior. 2 passageiros
outros
garantia scooter 24 meses
emissões poluição: zero / co2: zero / acústicas: mínimas
cores azul, cinzento, vermelho, verde, branco.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... x_blue.jpg
http://www.motociclismo.pt/index.php?op ... itemid=126
http://scooterselectricas.a-venda-na.ne ... -emissoes/
temos aqui uma ficha técnica completa:
esta scoorter só pode ser conduzida por um encartado (carta al) com temos 20,2kw o que dá para conduzir a partir dos 18 anos.
além disso como tem mais de 11kw pode circular na auto-estrada.
componentes
velocidade máxima 100 km/h
aceleração 0-50 km/h em 3.6 segundos
autonomia até 110 km @ 40 km/h (simulação de condução em cidade: até 5 horas)
daart™ sistema de travagem - punho patenteado multifunção (daart™) proporciona uma regeneração energética e marcha-atrás lenta.
travões de disco brembo dianteiro e traseiro
pneus pirelli: gts23 120/70-14 (frente) and gts24 140/60-13 (trás)
forquilha telescópica marzocchi
suspensão sachs twin shocks
chassi de alumínio
baterias
baterias níquel metal hidruro (nimh)
capacidade 3,7 kwh
voltagem 125v
carregador a bordo, potência 1.5 kw - 110v-220v (50/60hz)
tempo de carga 2 horas
ciclos de carga-descarga 1.700
vida estimada 10 anos ou 80.000 km
motor e transmissão
tipo de motor motor eléctrico sem escovas, com magnetos permanentes, em corrente continua
potência máxima 20,2 kw a 3.000 rpm
binário máximo 65 nm
transmissão integrada na roda posterior
electrónica
controlo electrónico digital
instrumentos display um analógico central (taquímetro) e dois lcd laterais (estado das baterias, conta quilómetros, autonomia residual, carga, relógio)
comunicações controller area network (can) / sistemas diagnóstico e de comunicação bluetooth wireless
dimensões
peso 230 kg
entre-eixos 1525 mm
altura até ao assento 770 mm
pneus anterior: 14?, posterior:13?
capacidade de carga capacidade debaixo do assento para um capacete integral. porta objectos anterior. 2 passageiros
outros
garantia scooter 24 meses
emissões poluição: zero / co2: zero / acústicas: mínimas
cores azul, cinzento, vermelho, verde, branco.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... x_blue.jpg
http://www.motociclismo.pt/index.php?op ... itemid=126
http://scooterselectricas.a-venda-na.ne ... -emissoes/
temos aqui uma ficha técnica completa:
esta scoorter só pode ser conduzida por um encartado (carta al) com temos 20,2kw o que dá para conduzir a partir dos 18 anos.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Topoman
- Membro Silver

- Registado: terça jun 03, 2008 8:07 pm
bom a primeira parte, eu não sei se o que interessa será a potência de pico ou não... só vendo os documentos de alguém que tenha uma vectrix.tó miguel Escreveu:esta scoorter só pode ser conduzida por um encartado (carta al) com temos 20,2kw o que dá para conduzir a partir dos 18 anos.
agora a segunda parte, eu ainda não consegui perceber isso dos 11kw e auto-estrada! podes explicar melhor? (e se possível dizeres onde tiraste essa informação)
é que se bem me lembro 11kw (ou 125cc) é o limite da carta de condução a1, e uma mota com esta potência (ou cilindrada) pode perfeitamente circular em auto-estrada...
cumps
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms
BERECO EVO 7500kms
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
serah que ajuda:topoman Escreveu:bom a primeira parte, eu não sei se o que interessa será a potência de pico ou não... só vendo os documentos de alguém que tenha uma vectrix.tó miguel Escreveu:esta scoorter só pode ser conduzida por um encartado (carta al) com temos 20,2kw o que dá para conduzir a partir dos 18 anos.
agora a segunda parte, eu ainda não consegui perceber isso dos 11kw e auto-estrada! podes explicar melhor? (e se possível dizeres onde tiraste essa informação)
é que se bem me lembro 11kw (ou 125cc) é o limite da carta de condução a1, e uma mota com esta potência (ou cilindrada) pode perfeitamente circular em auto-estrada...
cumps
quote dos documentos da minha zev - (p.2) potência útil máxima (em kwh) - 3.8
ps: nao sei se eh verdade, mas eu acreditei, disseram-me que a minha zev pode se conduzir com a carta a1. e como eh obvio, ando em ae todos os dias e sei que o posso fazer. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
jmal
- Membro Platinium

pois, nem acredito nos 3.8 kw, nem nos 20kw, claro que não tem nada ver contigo volt, lembro-me de ver várias vezes nas especificações da vectrix 7.8 ou 7.9kw de potência máxima, e sim os 20 kw de potência máxima de pico, esta ultima não é considerada para efeitos de documentação nem homologação, visto que é a potência que se calcula que o motor, controlador e baterias aguentam de pico, mas nunca são dados claro, é digamos dado por um calculo matemático em relação aos equipamentos que têm e refere-se ao pico máximo que toda ela pode aguentar.
em relação ao circular em auto-estrada, no site da brisa fala apenas que os motociclos são classe 1.
http://www.brisa.pt/presentationlayer/f ... 1&temaid=4
no faq e clicar em "quais são os critérios utilizados para definição da classe dos veículos?"
em relação ao circular em auto-estrada, no site da brisa fala apenas que os motociclos são classe 1.
Código: Selecionar todos
veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,10m, com ou sem reboque
*os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual,no entanto, ao aderirem à cobrança electrónica - via verde - passam a ser considerados classe 5.no faq e clicar em "quais são os critérios utilizados para definição da classe dos veículos?"
Cumps Inovadores
-
Volt
- Membro Platinium

acho que posso ajudar neste ponto.jmal Escreveu:em relação ao circular em auto-estrada, no site da brisa fala apenas que os motociclos são classe 1.
aqui vai o pedaço de texto do actual codigo da estrada que preve esta questao:
"1 — nas auto-estradas e respectivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tracção animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm³, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insusceptíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor."
como vêem, no caso dos veiculos electricos, basta dar mais de 60 kph para poder andar em ae.
-
Tó Miguel

todos os ciclomotores estão limitados a uma velocidade de 45km/h e todos os não motociclos estão limitados a esta velocidade ou seja todos os equipqrados a uma cilindrada inferior a 125cc (11kw) são ciclomotores logo não podem circular nas auto-estradas (ler artigo 72 do código da estrada) em especial a parte final.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Volt
- Membro Platinium

falas bem. deixa-me apenas corrigir-te no "inferior a 125cc". eh que um amigo (e vizinho) meu tem uma honda lead 100cc (motociclo) e pode andar na ae (devagarinho, mas pode). .tó miguel Escreveu:todos os ciclomotores estão limitados a uma velocidade de 45km/h e todos os não motociclos estão limitados a esta velocidade ou seja todos os equipqrados a uma cilindrada inferior a 125cc (11kw) são ciclomotores logo não podem circular nas auto-estradas (ler artigo 72 do código da estrada) em especial a parte final.
-
Tó Miguel

errado pois se for considerado motociclo está limitado a 45km/h logo pertence aos veículos insusceptíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valorvolt Escreveu:acho que posso ajudar neste ponto.jmal Escreveu:em relação ao circular em auto-estrada, no site da brisa fala apenas que os motociclos são classe 1.
aqui vai o pedaço de texto do actual codigo da estrada que preve esta questao:
"1 — nas auto-estradas e respectivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tracção animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm³, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insusceptíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor."
como vêem, no caso dos veiculos electricos, basta dar mais de 60 kph para poder andar em ae.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Tó Miguel

isso não prova nada... também conheço uma honda cbr 600 com 23kw, só para poder ser conduzida por um individuo com 18 anos e carta de condução limitada a (al)volt Escreveu:falas bem. deixa-me apenas corrigir-te no "inferior a 125cc". eh que um amigo (e vizinho) meu tem uma honda lead 100cc (motociclo) e pode andar na ae (devagarinho, mas pode). .tó miguel Escreveu:todos os ciclomotores estão limitados a uma velocidade de 45km/h e todos os não motociclos estão limitados a esta velocidade ou seja todos os equipqrados a uma cilindrada inferior a 125cc (11kw) são ciclomotores logo não podem circular nas auto-estradas (ler artigo 72 do código da estrada) em especial a parte final.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Topoman
- Membro Silver

- Registado: terça jun 03, 2008 8:07 pm
todos os ciclomotores estão limitados a 45km/h, certo!tó miguel Escreveu:todos os ciclomotores estão limitados a uma velocidade de 45km/h e todos os não motociclos estão limitados a esta velocidade ou seja todos os equipqrados a uma cilindrada inferior a 125cc (11kw) são ciclomotores logo não podem circular nas auto-estradas (ler artigo 72 do código da estrada) em especial a parte final.
todos os motociclos não estão limitados a 45km/h, certo!
todos os equiparados a cilindrada inferior a 125cc (11kw) são ciclomotores???? porquê?
no código da estrada (não vou sequer dizer onde, que muitas dessas descrições já existem por aí...) está descrita a existência de ciclomotores, motociclos < 50cc (peço desculpa mas nunca consegui perceber isto...) e motociclos > 50cc. segundo o código da estrada, artigo 72º, como referiste e bem, quem não pode circular na autoestrada são: ciclomotores e motociclos < 50cc, ou qualquer veículo que não atinja o patamar de 60km/h. então, qual a razão de um qualquer veículo de por exemplo (como foi dado) 100cc e que por acaso anda a mais de 60km/h não poder andar na ae? e mais, por que carga de água este veículo há-de ser um ciclomotor? (porque não o é...)
cumps
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms
BERECO EVO 7500kms
-
jmal
- Membro Platinium

tó, seguindo à letra não pode, isto porque fala apenas em cilindrada, mas as eléctricas que sejam motociclos incluem-se nesta classe.tó miguel Escreveu:todos os ciclomotores estão limitados a uma velocidade de 45km/h e todos os não motociclos estão limitados a esta velocidade ou seja todos os equipqrados a uma cilindrada inferior a 125cc (11kw) são ciclomotores logo não podem circular nas auto-estradas (ler artigo 72 do código da estrada) em especial a parte final.
Código: Selecionar todos
subsecção iv
trânsito nas auto-estradas e vias equiparadas
artigo 72.o
auto-estradas
1 — nas auto-estradas e respectivos acessos, quando
devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões,
animais, veículos de tracção animal, velocípedes, ciclomotores,
motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3,
veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de
veículos ou conjuntos de veículos insusceptíveis de atingir
em patamar a velocidade de 40 km/h.
2 — nas auto-estradas e respectivos acessos, quando
devidamente sinalizados, é proibido:
a) circular sem utilizar as luzes regulamentares,
nos termos deste código;
b) parar ou estacionar, ainda que fora das faixas
de rodagem, salvo nos locais especialmente destinados
a esse fim;
c) inverter o sentido de marcha;
d) fazer marcha atrás;
e) transpor os separadores de trânsito ou as aberturas
neles existentes;
f) o ensino da condução, fora dos casos legalmente
previstos.
3 — quem infringir o disposto no n.o 1 e nas alíneas a)
e b) do n.o 2 é sancionado com coima de e 60 a e 300,
salvo tratando-se de peão, caso em que a coima é de
e 30 a e 150.
4 — quem circular em sentido oposto ao legalmente
estabelecido ou infringir o disposto nas alíneas c) a f)
do n.o 2 é sancionado com coima de e 240 a e 1200.ca ganda confusão, como podemos cumprir a lei se não a conseguimos entender.
Cumps Inovadores
-
Volt
- Membro Platinium

eu nao vejo confusao nenhuma.
um veiculo electrico que atinja (obviamente que tem de ser em situaçao legal) 60 kph pode andar na ae.
se ainda têm duvidas, digam quais, que eu procuro esclarece-las (ateh porque jah fiz algo muito parecido no passado para o meu motoclube).
ps: to miguel, o meu exemplo prova o que eu disse. nao sei o que queres que prove mais...
ps2: nao te chateies com isto pah. aparece dia 22 nos copos com o pessoal.
um veiculo electrico que atinja (obviamente que tem de ser em situaçao legal) 60 kph pode andar na ae.
se ainda têm duvidas, digam quais, que eu procuro esclarece-las (ateh porque jah fiz algo muito parecido no passado para o meu motoclube).
ps: to miguel, o meu exemplo prova o que eu disse. nao sei o que queres que prove mais...
ps2: nao te chateies com isto pah. aparece dia 22 nos copos com o pessoal.