Tabelas comparativas de motos eléctricas

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Tabelas comparativas de motos eléctricas

Mensagem por Tó Miguel »

pegando na ideia do jmail, acho que deveria ser criado um espaço, para que em pouco tempo se podesse achar a montada que mais se adapta ao nosso estilo de vida e muito importante à nossa carteira.

Imagem
http://www.novaenergia.net/forum/downlo ... php?id=335

já agora, se não for pedir muito, deve de ser adicionado o respectivo preço e se pode ser conduzida com uma simples licença de condução ou se é necessária carta de condução, já fiz a pergunta a muitos agentes da fiscalização e a resposta é sempre a mesma, não sabem, outros dizem que são equivalentes aos 50 cc e como tal não podem circular nas ae.

mandem-me os dados que eu faço as tabelas, não quero que digam que estou a dar trabalho aos outros. podemos começar por completar a tabela do jmail.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Tabelas comparativas de motos eléctricas

Mensagem por jmal »

ai, ai, não é jmail, mas sim jmal , a ideia não foi minha, mas apoio.

e neste momento já falta ai pelo menos 1, a bereco evo .
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

desculpa lá o nome jmal... mas voltando à causa da questão, estou a fazer pesquisa sobre o assunto, no entanto era pertinente completar esta tabela, com os preços e habilitação de condução.
Sócio ANE Nº 16

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sem problema, , neste momento em comercialização em portugal só existem 3 que são motociclos e podem andar na auto-estrada, claro que para essas é necessário carta a, são elas as

-vectrix http://vectrix.masac.pt/produtos.htm?idprod=933
-bereco evo http://www.bereco.pt/
-teycars cantábrico http://www.teycars.com/scooter.html
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

falando das cartas:

carta a1 que dá para conduzir motociclos até 125 cc e de potência máxima 11kw. esta carta pode ser tirada aos 16 anos.

carta al que dá para conduzir motociclos até 250 cc e de potência máxima 25kw. esta carta pode ser tirada aos 18 anos e ao fim de 2 anos após emissão de carta, passa a ap.

ap sem limitação.

ora no caso da vectrix temos 20kw o que dá para conduzir a partir dos 18 anos (carta al)
no caso das bereco não temos estes dados.
já no caso da arngren (teycars) há uma grande confusão, como podemos ver na tabela: potência fiscal 0,78kw, mas nas observações podemos ver potência máxima 0,027kw, que é considerada um ciclomotor o que bastará licença de condução para estar habilitado a conduzir.

Imagem

http://www.teycars.com/img137.jpg
Sócio ANE Nº 16

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

no caso das cartas não sei muito bem, estou a guiar-me pela minha, quanto ás scooters temos

-vectrix tem cerca de 7.9 kw nominais, são esses que contam para estas contas, jmap, diz-me se estou certo, a potência máxima é de pico e essa não é utilizada para homologação, serve apenas para o cliente.

-bereco evo tem 5.5 kw na homologação

-teycars tem 4 kw, pode-se ver nessa imagem com as caracteristicas, o valor que indicas-te é a relação de peso-potência, e é considerada motociclo, tá lá chapado.

atenção, as 2 anteriores é a potência dada na homologação, da vectrix não sei exactamente o que está na homologação.

no caso de serem ou não ciclomotores e motociclos, a diferença está na potência, com menos de 4kw são ciclomotores, com 4kw ou mais são motociclos, portanto, acho estanho noutro post um user dizer que a da teycars pode ser legalizada como ciclomotor, acho muito improvável, isto porque na homologação está que tem 4kw.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

ora bem cá está a razão de termos uma tabela, para que se possa ter uma ideia da compra e como vês há muita confusão com esta matéria.
com os dados que apresentas todas podem sem conduzidas com imples licença de condução pois todas têm menos de 11kw. assim sendo nenhuma pode circular nas auto-estradas.
Sócio ANE Nº 16

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tó miguel Escreveu:ora bem cá está a razão de termos uma tabela, para que se possa ter uma ideia da compra e como vês há muita confusão com esta matéria.
com os ddos que apresentas todas podem sem conduzidas com imples licença de condução pois todas têm menos de 11kw. assim sendo nenhuma pode circular nas auto-estradas.
não podem porquê, sendo motociclos podem.

http://www.brisa.pt/presentationlayer/f ... 1&temaid=4

e clicar em quais são os critérios utilizados para definição da classe dos veículos?
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

pois é com menos de 11kw (125cc) são considerados ciclomotores e não motociclos.

Imagem
Sócio ANE Nº 16

Topoman
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 8:07 pm

Mensagem por Topoman »

tó miguel Escreveu:pois é com menos de 11kw (125cc) são considerados ciclomotores e não motociclos.

Imagem
desculpa mas não percebi... menos de 11kw (e cilindrada máxima de 125cc) são considerados ciclomotores??? onde foste buscar essa ideia??? uma mota de 125cc é sempre um motociclo, podendo circular em ae!
se podem ser conduzidas com uma simples licença? eu diria que não visto aquilo a que chamas simples licença é a carta a1! e eu chamo "carta" porque para todos os efeitos é a carta ap limitada... quem tira a carta a1 nem sequer tem de fazer novamente o código, apenas a condução nas categorias superiores (al e ap e até b)!

cumps
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms

Topoman
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Topoman »

jmal Escreveu:no caso de serem ou não ciclomotores e motociclos, a diferença está na potência, com menos de 4kw são ciclomotores, com 4kw ou mais são motociclos, portanto, acho estanho noutro post um user dizer que a da teycars pode ser legalizada como ciclomotor, acho muito improvável, isto porque na homologação está que tem 4kw.
jmal é muito simples para a teycars legalizar como ciclomotor, para além da sua potência estar no limite (4kw) do ciclomotor/motociclo, para legalizar como ciclomotor basta "dizer" que a mota está limitada a 45km/h e para legalizar como motociclo "dizer" que a mota não está limitada e atinge uma dada velocidade (não interessa qual...).

isto porque para um veículo ser motociclo ou ciclomotor tem duas condições: a potência e a velocidade.
para ciclomotor: < 4kw e =< 45km/h
para motociclo: => 4kw e > 45km/h

penso que seja por aqui que eles apresentam as duas possibilidades!

cumps
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

topoman Escreveu:
jmal Escreveu:no caso de serem ou não ciclomotores e motociclos, a diferença está na potência, com menos de 4kw são ciclomotores, com 4kw ou mais são motociclos, portanto, acho estanho noutro post um user dizer que a da teycars pode ser legalizada como ciclomotor, acho muito improvável, isto porque na homologação está que tem 4kw.
jmal é muito simples para a teycars legalizar como ciclomotor, para além da sua potência estar no limite (4kw) do ciclomotor/motociclo, para legalizar como ciclomotor basta "dizer" que a mota está limitada a 45km/h e para legalizar como motociclo "dizer" que a mota não está limitada e atinge uma dada velocidade (não interessa qual...).

isto porque para um veículo ser motociclo ou ciclomotor tem duas condições: a potência e a velocidade.
para ciclomotor: < 4kw e =< 45km/h
para motociclo: => 4kw e > 45km/h

penso que seja por aqui que eles apresentam as duas possibilidades!

cumps
pois topoman, mas não basta apenas "dizer", qualquer veiculo venha de onde for tem de trazer um documento que é o ecc para homologação, esse documento contém as especificações do veiculo, portanto não basta dizer, sem isso não é possivel homologar o veiculo, se homologarem uma scooter com 4kw como ciclomotor está ilegal, isto porque a lei diz que com 4kw ou mais é considerado motociclo.
Cumps Inovadores

Gondomar123
Membro
Membro
Registado: quinta dez 04, 2008 1:45 am

Mensagem por Gondomar123 »

boas,

pelo pouco que percebo, as características-chave para a diferença entre ciclomotor e motociclo são as velocidade e a potência. porém, à constructores que dão a volta a esses parâmetros, colocando um limitador de velocidade
na scooter, passo a explicar. a bereco cable, quando a experimentei antes de comprar a minha metro (pois são
as duas iguais no aspecto), tinha um botão de limite de velocidade a 45km/h, mas quando accionado a scooter já dava quase 65km/h em plano e não se trata de um booster porque não tem efeito temporário. penso que esse é um dos "segredos" de homologar scooters em ciclomotor quando na realidade elas
dão mais velocidade do que a lei permite, pois já vi outras scooters com sistema parecido.
se calhar, as scooters da teycars possuem um sistema destes, não sei...

quanto ao contributo para a tabela comparativa de veículos eléctricos, nunca vi nenhuma mais completa do que a
da loja onde eu comprei a minha em gondomar, tem as caraterísticas e ainda os preços. é só acrescentar as da e-max. portanto, aqui segue em anexo (fiz um printscreen acho que ainda dá para ver).
se não der para ver bem, eu posso mandar por mail, pois eu tenho um pdf que veio na newsletter mensal da loja.

abraço.

g123...bzzzz!
Comparativo VE.jpg
Comparativo VE.jpg (142.6 KiB) Visto 7846 vezes

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

gondomar123 até que enfim… parece que finalmente aparece alguém que compreendeu o que estava em causa, no entanto, continua alguma confusão na atribuição da categoria, como é o caso da bereco cable l, que dá 65km/h, será que neste caso pode ser legalizado como motociclo???
Sócio ANE Nº 16

Topoman
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Topoman »

jmal Escreveu:pois topoman, mas não basta apenas "dizer", qualquer veiculo venha de onde for tem de trazer um documento que é o ecc para homologação, esse documento contém as especificações do veiculo, portanto não basta dizer, sem isso não é possivel homologar o veiculo, se homologarem uma scooter com 4kw como ciclomotor está ilegal, isto porque a lei diz que com 4kw ou mais é considerado motociclo.
jmal eu pus 'dizer' entre comas precisamente por isso! o eec poderá vir diferente para os dois modelos, embora seja exactamente a mesma mota tem duas especificaçoes diferentes! existem variadíssimos veículos nestas condições!
o que eu entendi das leituras sobre a diferença ciclomotor/motociclo é que têm de ser sempre verdadeiras as duas condições, potência e velocidade! ou seja um veículo com por exemplo 5kw de potência, mas com velocidade de 45km/h nunca será um motociclo apesar da potência, assim como um veículo de 3kw de potência com 70km/h nunca será motociclo apesar da velocidade!

na imagem que o to miguel apresentou da teycars aparece o modelo como sendo o t4000w88km/h e é um motociclo. por exemplo para o veículo ser igualmente legal como ciclomotor, apenas têm que homologar o mesmo veículo como sendo uma teycars modelo t4000w45km/h, e será um ciclomotor! (aqui a questão se o veículo está realmente limitado a 45km/h ou não não está em causa, isso é ser verdadeiro ou não e não quero entrar por aí...)

será ilegal a marca fazer isto? eu penso que não seja, porque para os efeitos legais são dois modelos diferentes e para todos os outros efeitos, são o mesmo veículo...
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms

Topoman
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Topoman »

tó miguel Escreveu:gondomar123 até que enfim… parece que finalmente aparece alguém que compreendeu o que estava em causa, no entanto, continua alguma confusão na atribuição da categoria, como é o caso da bereco cable l, que dá 65km/h, será que neste caso pode ser legalizado como motociclo???
eu acho que a bereco cable l, apesar de dar 65km/h não poderá ser um motociclo por causa da potência (apenas tem 2500w)! se fosses a pensar assim, porque não colocar a bereco 2500 como motociclo? ela também anda mais que 45km/h... uma coisa é a velocidade máxima do veículo, outra coisa é a velocidade (limitada ou não) que vem na homologação... conhecem alguma scooter que apenas dê 45km/h? e que tal ler os documentos delas, onde diz que a velocidade está limitada aos 45km/h...
o sr. eduardo poderá tirar estas dúvidas em relação à bereco, pois sabe como os veículos foram homologados.

cumps
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

certo topoman, pelo que já tinha lido num site pensava que era só por causa da potência, sendo assim podem realmente existir 2 modelos mas diferentes nas caracteristicas, mas o mesmo modelo não pode de facto ser registado como ciclomotor ou motociclo, portanto segundo o que sei, só existe 1 modelo da teycars e é motociclo, o outro é a atlântico é ciclomotor.
Cumps Inovadores

RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Mensagem por RedRod »

o que acontece é

ciclomotor tem que ter <4kw e <45km/h
motociclo pode ter >4kw ou > 45km/h

assim se tem <4kw e tem limitador é ciclomotor se retirares o limitador passa para motociclo.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

então e como ficam as moto 4, ainda hoje passou uma por mim, que parecia estar original, eu ia entre os 75-80kmh, e duvido que tenha menos de 4kw, alias deve ter até mais de 25kw.
Cumps Inovadores

RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Mensagem por RedRod »

não sei bem como é com moto 4 (sei que existem algumas diferenças) mas se ia a mais de 70 ou foi mudada ou já é mesmo motociclo mas não tenho a certeza porque tem algumas diferenças na legislação.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”