AQS recentemente montado...!!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Re: AQS recentemente montado...!!!

Mensagem por Oinq »

boas

parabens plo investimento, tenho acompanhado este post com interesse, pois para o inicio do ano iniciarei a construção da minha casa e como é de bom tom, não quero que algo fique menos bom ( apesar de saber que à partida vai ficar )

depois de usar uma calculadora que alguem me deu por aqui plo forum, cheguei à conclusão, que vou otimizar para o inverno, isto porque, de verão a produção é sempre suficiente entrada de agua 10 graus acima, mais horas e melhores de exposição. de que me adianta ter a coisa optimizada para o ano todo, se depois no verão tenho energia que não uso? prefiro baixar eesa energia que não uso, e o apoio que usaria no inverno, eventualmente usa-lo no verão...

a tal calculadora diz-me que para peniche o ideal são 66 graus.

aqui vos deixo um link meu da tal calculadora, pois ja perdi o tino ao link original... desculpem ser em rapidshare, não encontrei outro sitio onde colocar...

http://rapidshare.com/files/174851976/c ... dia__o.xls

cliquem em "free user", depois é so seguir as indicações...
Cumprimentos
Nuno Leitão

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

surface tilt (90 = vert)
não te esqueças então de indicar ao instalador qual o plano de referência para a medição do ângulo.
Porreiro, pá!

giles
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Mensagem por giles »

viva,
embora entenda os motivos que condicionam o preço de um colector para qas, tambem tenho andado com vontade de experimentar a construção, para minha utilização, daí estar agora a navegar neste tópico que tambem me suscita interesse.

gostaria apenas de referir que em relação à orientação e inclinação dos painés, para nós que estamos colocados no hemisfério norte, é dada da seguinte maneira:

para utilização durante todo o ano: latitude do local + 10º
para utilização no inverno: latitude do local + 20º
para utilização no verão: latitude do local - 5º.

este ângulo é contado a partir do plano horizontal.
o colector deverá estar orientado para o sul geográfico, embora possa sofrer um desvio de +/-20º sem afectar grandemente o seu rendimento.

na prática, estou de acordo com o que aqui tem sido referido e que pode ser particularizado consoante a zona onde a instalação vai ser utilizada e mediante aquilo que se pretende temos realmente tido verões excessivamente quentes. por exemplo, na zona onde vivo, braga, no verão a temperatura anda muito próxima dos 40º. práticamente a temperatura dos tubos no exterior já é suficiente para se tomar um bom banho sem recorrer ao aquecimento, até porque tambem se anda mais "acalorado" e um banhinho refrescante sabe sempre bem. para uma instalação numa habitação, por exemplo, ao optimizar a instalação para trabalhar todo o ano iria ter a água a ferver no colector e as válvulas de segurança a deitar áqua ou líquido fora. por outro lado, no inverno as temperaturas são muito baixas, chegando mesmo a valores negativos durante a madrugada. nesta situação, sou mais apologista de optar pela orientação que me dá mais rendimento durante os meses de inverno, já que durante o verão, a longa exposição solar e as altas temperaturas proporcionam aquecimento excessivo.
numa zona do país mais temperada, já optaria por uma instalação com inclinação optimizada para a utilização durante todo o ano.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

giles Escreveu: para utilização durante todo o ano: latitude do local + 10º
para utilização no inverno: latitude do local + 20º
para utilização no verão: latitude do local - 5º

concordo com isso, embora a generalidade dos conceitos, baixe um bom bocado os painéis.

é que optimiza-los para o inverno é de todo o interesse, e apesar de no verão, receberem pior radiação, recebem mais tempo e têm menores perdas pois a temperatura ambiente é mais elevada, tou a pensar que na generalidade, será suficiente no verão, se os colocarmos a mais de 55 graus (90=vertical)
Cumprimentos
Nuno Leitão

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Mensagem por Nezocas »

eu também estou de acordo com estas duas ultimas respostas

aproveitar ao máximo o que o inverno nos pode dar...porque no verão qualquer coisa ao sol aqueçe a àgua

fpcraveiro
Membro
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 5:59 pm

Mensagem por fpcraveiro »

oinq Escreveu:boas

parabens plo investimento, tenho acompanhado este post com interesse, pois para o inicio do ano iniciarei a construção da minha casa e como é de bom tom, não quero que algo fique menos bom ( apesar de saber que à partida vai ficar )

depois de usar uma calculadora que alguem me deu por aqui plo forum, cheguei à conclusão, que vou otimizar para o inverno, isto porque, de verão a produção é sempre suficiente entrada de agua 10 graus acima, mais horas e melhores de exposição. de que me adianta ter a coisa optimizada para o ano todo, se depois no verão tenho energia que não uso? prefiro baixar eesa energia que não uso, e o apoio que usaria no inverno, eventualmente usa-lo no verão...

a tal calculadora diz-me que para peniche o ideal são 66 graus.

aqui vos deixo um link meu da tal calculadora, pois ja perdi o tino ao link original... desculpem ser em rapidshare, não encontrei outro sitio onde colocar...

http://rapidshare.com/files/174851976/c ... dia__o.xls

cliquem em "free user", depois é so seguir as indicações...
oinq, atenção... se espreitares no solterm dá-te as optimizações para o local que quiseres.
no caso de peniche vem como na imagem em anexo.
peniche.jpg
peniche.jpg (43.54 KiB) Visto 6103 vezes

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

e isso é para que mês? ou é uma optimização media para o ano todo?
Cumprimentos
Nuno Leitão

fpcraveiro
Membro
Membro

é uma optimização para o ano inteiro...

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

ok, assim concordo. mas estou bastante inclinado para optimizar para o inverno, que é quando a agua quente é necessária. estou convencido que no verão, qualquer coisa aquece, quer pelo maior tempo de exposição, quer pela melhor radiação.
Cumprimentos
Nuno Leitão

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

pois eu mantenho as minhas duvidas... preocupa-me mais a auto-suficiência nos meses em que está frio mas o sol brilha com frequência do que os meses de maior ensombramento. quanto aos meses de verão estou de acordo.
Porreiro, pá!

fpcraveiro
Membro
Membro

claro que podes optimizar o teu sistema para te dar mais energia no inverno. para isso bastará aumentar a inclinação em relação à horizontal. beneficías o inverno, prejudicas o verão. mas na minha opinião, caso se trate de uma utilização regular de aqs durante todo o ano, a optimização deveria ser feita no horizonte anual e não centrado numa estação.

fiz um exercício rápido com o solterm para ilustrar o que quero dizer. por exemplo. suponhamos um caso de uma habitação com 4 pessoas. utilizei um no solterm dois colectores da vulcano que perfazem a área de pouco mais de 4 m2. (1m2 por pessoa, portanto, conforme indica o rccte). simulei, para o azimute sul, a inclinação optima para peniche (34º) e os 66º sugeridos anteriormente na discussão deste tópico. acontece que, apesar de se conseguir um maior contributo solar no inverno, a fracção solar anual decresce em cerca de 3% obrigando o sistema de apoio a consumir mais 94 kwh por ano. o que equivale, em média, a cerca de 2 meses mais!!!

deixo um jpg com a comparação que fiz. digam de vossa justiça...
Peniche_44vs66.jpg
Peniche_44vs66.jpg (66.39 KiB) Visto 6067 vezes

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

não percebi a coluna "desperdicio kwh" em 66 graus, durante o ano só se desperdiça 1 kwh e em 34 graus 102 kwh...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

ahhh como capta menos em média, também desperdiça menos... será isso?
Cumprimentos
Nuno Leitão

fpcraveiro
Membro
Membro

exacto, como a 34 graus o colector está mais perpendicular ao sol, do que no caso dos 66, no verão vai desperdiçar mais; porém, e apesar de beneficiar o inverno, ele não consegue captar tanta energia por ano com uma inclinação elevada...
no meu entender, o sistema solar deve ser dimensionado por forma a obter o máximo de energia com o mínimo de desperdício (ou com nenhum desperdício) para o mês de maior radiação solar (julho)... dando uma curva da fracção solar, mais ou menos como esta (de outro caso):
f.solar.jpg
f.solar.jpg (20.08 KiB) Visto 6058 vezes

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

estou-te a perceber, segundo os calculos, esse sistema vai precisar de quase nenhum apoio em julho e e o restante para perfazer as necessidades será incremental plo resto dos meses...

eu ja tentei usar esse programa, mas não tive sorte...

queria te pedir um favor, podes simular esses 4 metros quadrados planos, mais uns 30 tubos de vácuo? tipo que grafico daria para um t2 ( 3 pessoas )
Cumprimentos
Nuno Leitão

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

portanto, como tenho defendido, a fracção solar anual é o parâmetro a privilegiar.
Porreiro, pá!

fpcraveiro
Membro
Membro

sim, tb sou da opiniao que a fracção solar deva ser o parametro a priviligiar.
quanto aos tubos de vacuos, não são de todo recomendados para uso doméstico!! eles atingim temperaturas muito altas e por demais desncessárias para saltos térmicos de 45ºc (uso de aqs). ao usarem-se tubos de vacuo para esse fim vão criar-se, de certeza, problemas de estagnação do sistema que podem comprometer o bom funcionamento e a segurança do mesmo...

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

respeito as outras opiniões, mas discordo: vejamos, se "sobredimensionar" ligeiramente o painel (ou seja, ter ligeiramente mais que o 1 m2 por pessoa (digamos, ter 1,1 m2 por pessoa) - e isto com tubos é mais "fácil"), posso conseguir mesmo com os 66 sul ter perto dos 100% na altura do verão, e ter ligeiramente mais, no inverno, do que com os 45 sul, e 1 m2 por pessoa. ou seja, possivelmente por mais 100 ou 200 € posso ter mais x por cento de calor (5 a 10%, calculo eu), isto pode parecer desperdício a alguns, mas penso que ao longo da vida de um painel, deve compensar.
esse é o meu raciocínio.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

sim, a minha ideia era mesmo essa. colocar nos aproximadamente 66 graus, sobredimensionando a coisa.

é que eu actualmente tenho 4 metros quadrados de painéis planos, não certificados. como tenho de colocar um painel certificado, a minha ideia era optimizar no inverno, e depois adicionar os não certificados que já possuo, depois da licença de habitabilidade.
Cumprimentos
Nuno Leitão

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

pois, além disso pode usar o excesso para máquinas de lavar ou piscina.

concordo que, como um determinado painel, se ele não for capaz de, no pico do verão, nos dar toda a água quente que precisamos, não devemos "maximizar" para o inverno: neste caso vamos perder dinheiro.
mas se estamos dispostos a "sobredimensionar" só o suficinete para, "maximizando" de inverno, ainda assim ter perto de 100% de verão: isto pode compensar.

e no seu caso que tem painéis "demais", é o que faz sentido. o único risco que pode ter é demasiado no verão... tem de arranjar uma piscina

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”