Longevidade dos VE's

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Longevidade dos VE's

Mensagem por RuFuS »

no meio disto tudo era importante os construtores receberem feedback dos utilizadores, o que me parece que acontece mais na vectrix...nas outras também acredito que recebam mas talvez não encarem do mesmo modo esse feedback...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas, sei que a longevidade dos ve's que aqui se fala têm diferentes tecnologias dos trolleyscarro pois estes não têm baterias, mas de resto penso serem muito semelhantes.
até ter adquirido a bereco o meu transporte diário eram os autocarros, por isso conheço bem a frota dos smtuc , basta ter um pouco de atenção para ver que os trolleyscarro (electricos), na cidade de coimbra, são os mais velhos de toda a frota logo os que têm maior longevidade.
ainda circulam uns poucos a disel com alguma idade, mas duvido que sejam mais velhos que os trolleys e a maioria dos trajectos que fazem são para fora da cidade por isso mal os vejo.
obviamente que os mais recentes, a diesel, são mais confortáveis com ar-condicionado, piso rebaixado, etc, mas mesmo assim prefiro apanhar o trolley pois tem muito mais piada e são amigos do ambiente.
já fui de bereco atrás de um, mas por pouco tempo pois não o consegui acompanhar , quero dizer, ultrapassei-o mais à frente, mas porque ele parou numa paragem

Link

edit: faltou-me de falar do gulliver (chamado pantufinhas) que também é eléctrico, mas como ainda só está em funcionamento à poucos anos cá em coimbra ainda não se pode falar da sua longevidade.
infelizmente ainda não tive oportunidade de andar num pois ele também faz um trajecto que não me interessa, mas já me assustei com ele quando ando às compras na baixa pois ele não faz barulho nenhum e aparece do "nada", quando damos por ela está ele a apitar-nos para sairmos da frente
podem ver aqui a frota dos smtuc com o gulliver e o trolley.

[[]]
Última edição por mix em domingo jan 04, 2009 11:23 pm, editado 2 vezes no total.
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

estes são veiculos eléctricos um pouco diferentes uma vez que não transportam baterias consigo. a longevidade destes deve ser altissima pois devem ter pouco mais que motores eléctricos...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

o gulliver é um minibus electrico de baterias.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

bluesky Escreveu:o gulliver é um minibus electrico de baterias.
mas estas devem ter uma autonomia muito pequena não? faz sentido que o seja para assegurarem pequenos períodos de perda de contacto com o sistema... não?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

a longevidade dos ev está directamente ligada às baterias, de qualquer maneira estas podem-se substituir, pode-se ter uma ideia da sua longevidade no caso dos hibridos em que existem carro em que com mais de 400 000 km's ainda têm as baterias de origem (taxi's prius e civic's nos states) com isto dá para ter uma ideia da longevidade das baterias de ni-mh
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

civic Escreveu:a longevidade dos ev está directamente ligada às baterias, de qualquer maneira estas podem-se substituir, pode-se ter uma ideia da sua longevidade no caso dos hibridos em que existem carro em que com mais de 400 000 km's ainda têm as baterias de origem (taxi's prius e civic's nos states) com isto dá para ter uma ideia da longevidade das baterias de ni-mh
isso são bons indicadores mas a autonomia destas deve estar dramaticamente reduzida... a autonomia das nimh é um assunto que me interessa particularmente porque também as tenho e é muita a curiosidade no seu comportamento em situações reais de recarga constante como deverá acontecer nos hibridos...

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

as baterias do prius duram muito porque são muito bem "estimadas" pela electrónica do veículo, não se pode comparar com a utilização num veículo 100% eléctrico. por exemplo, a carga delas é sempre mantida entre 2 percentagens (já não me lembro bem, mas algo como entre 40% e 60%) que é algo que lhes prolonga imenso a vida útil. como está lá o motor de ci para atender a qualquer "chamada", eles podem dar-se "ao luxo" de tratar as baterias "com luxo".
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

o que não deixa de ser um bom indicador para este tipo de baterias, pois se por um lado elas se mantêm entre os 50% e os 80%, também é verdade que estão constantemente em carga e em descarga, coisa que num ev é menos sistemático, a durabilidade destas baterias é nunca as descarregar totalmente, al como se faz com os telemoveis.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

civic Escreveu:o que não deixa de ser um bom indicador para este tipo de baterias, pois se por um lado elas se mantêm entre os 50% e os 80%, também é verdade que estão constantemente em carga e em descarga, coisa que num ev é menos sistemático, a durabilidade destas baterias é nunca as descarregar totalmente, al como se faz com os telemoveis.
permite-me que faça um reparo, não é assim tão pouco sistemático com o sistema de travagem regenerativa. os ves de qualidade também asseguram esses parâmetros de segurança. acho que por célula nas nimh é indicado não deixar a voltagem cair abaixo dos 0.9v e há quem defenda uma maior segurança e diga 1,0v. para as de litio são outros os valores...

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

100% de acordo, quando digo sistemático é em poucos minutos ela descarregar tudo e voltar a carregar, num ev isso não é assim pois o descarregar tudo é a sua autonomia (digo descarregar tudo, até ao limite minimo imposto pela centralina)
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

acho que este tópico não se deveria chamar "longevidade dos ve´s" mas sim "longevidade de baterias para ve´s".

existem outros componentes associados aos ve`s, sendo todos eles importantes e não estão a ser discutidos aqui.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

marcoluz Escreveu:acho que este tópico não se deveria chamar "longevidade dos ve´s" mas sim "longevidade de baterias para ve´s".

existem outros componentes associados aos ve`s, sendo todos eles importantes e não estão a ser discutidos aqui.
não estão a ser discutidos porque praticamente não têm influência na longevidade dos ves, mas podes sempre introduzir algum que aches relevante na discussão.

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

exactamente, não acho que se possa discutir a longevidade de um motor electrico, por exemplo, onde trabalho exsitem lá centenas de motores que estão a trabalhar 365 dias por ano e por vezes é necessário substituir rolamentos de resto........estas manutenções são feitas anualmente, 365 x 24 horas é um numero jeitoso, ainda por cima com cargas perto do seu limite.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

ah ok! fixe!

então e os controladores?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

já agora e um aparte
sempre tive a ideia que se devia deixar as baterias ir até ao fim para não criar o efeito memória.
pelo que li em cima parece que não.
nunca se deve deixar a bateria ir ao fim.
estamos sempre a aprender...
Dos Fracos Não Reza a História...

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

eu tenho algum receio dos motores incluidos nas rodas sem qualquer tipo de amortecimento. todos nos sabemos como sao as estradas portuguesas... os motores sao muito mal tratados

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

master Escreveu:já agora e um aparte
sempre tive a ideia que se devia deixar as baterias ir até ao fim para não criar o efeito memória.
conforme o tipo de baterias, isso que dizes era para as de cadium, as de metal hidrido e as de iões de litio já não é assim, quanto menos descarregar melhor.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

marcoluz Escreveu:ah ok! fixe!

então e os controladores?
os controladores, no caso onde trabalho (variadores de velocidade) apenas são substituidos os condensadores por norma à volta de 5 anos de trabalho, ora isso ainda é um numero mais jeitoso do que para os motores
por norma um sistema electrico bem calculado dura, dura, dura, dura,dura, dura,...........
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

civic Escreveu:
master Escreveu:já agora e um aparte
conforme o tipo de baterias, isso que dizes era para as de cadium, as de metal hidrido e as de iões de litio já não é assim, quanto menos descarregar melhor.
permite-me a correcção. as de cadium têm graves problemas de memória, as de mh têm alguns e as de litio não têm. no caso da vectrix, as nimh gostam de estar o mais carregadas possível mas a marca recomenda que uma vez por mês se descarreguem até ao limite saudável para eliminar o efeito de memória. eu próprio já o experimentei pois andei 2000km sem as descarregar totalmente e fiquei com a autonomia reduzida em cerca de 20km. com duas descargas completas, desapareceu o efeito. a própria marca está a aprender com a prática e a recomendação só chegou com o ultimo firmware.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”