Painel solar a "ar"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
Painel solar a "ar"
encontrei isto e parece-me muito fácil de executar e muito interessante.
é o mesmo principio daqueles paines nórdicos de que já se falou por aqui, mas muito mais barato
http://www.mobilehomerepair.com/article17solar.htm#
é o mesmo principio daqueles paines nórdicos de que já se falou por aqui, mas muito mais barato
-
- Membro Silver
- Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm
Re: Painel solar a "ar"
aí acima , postado pelo membro arieira tens uma coisa do género em grande...
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 068#p47068
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 068#p47068
-
- Membro Silver
- Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
esta sim é uma boa aposta, e com provas dadas, mas há que orçamentar com cuidado os componentes... o alumínio e o vidro temperado não são muito baratos...
vejam este exemplo: http://www.solarsponge.com/
já agora, qual o diâmentro de tubo para condução eficaz do ar quente? varia muito consoante a distância que queremos que o ar percorra?
vejam este exemplo: http://www.solarsponge.com/
já agora, qual o diâmentro de tubo para condução eficaz do ar quente? varia muito consoante a distância que queremos que o ar percorra?
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am
estou a construir isto http://www.youtube.com/watch?v=brzvaaqz ... re=related
-
- Membro Silver
- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
que rendimento têm ?itisix Escreveu:encontrei isto e parece-me muito fácil de executar e muito interessante.
-
- Membro Dedicado
para a semana já te sei dizer.
falta só colocar o acrilico.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
use vidro, tem melhor comportamento termico e maior resistencia as intempériesantonio maximiano Escreveu:para a semana já te sei dizer.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
bom dia,
tenho também andado a "investigar" um pouca esta ideia, aliás graças a coisas que vi neste fórum. entretanto "descobri" uma "tecnologia" muito recente, aliás falada noutro tópico, mas acho que vem a propósito: é o que chamam colectores solares perfurados (a "minha tradução" para unglazed transpired solar collector). a ideia é algo do género da imagem.
a "vantagem" é que os materiais usados (normalmente metal, mas também há já experiências nos us com plástico) são bem mais baratos que vidro. o ar circula mais "livremente" e há menos necessidade de controlo, no sistema.
há até na net um estudo que "prova" que são tão eficientes como os que usam vidros e outros materiais mais caros.
bem, achei só que podia interessar... eu cá ando a ver se estudo uma forma barata de ter algo do género, tenho uma boa parede a sul "desperdiçada".
cumprimentos
tenho também andado a "investigar" um pouca esta ideia, aliás graças a coisas que vi neste fórum. entretanto "descobri" uma "tecnologia" muito recente, aliás falada noutro tópico, mas acho que vem a propósito: é o que chamam colectores solares perfurados (a "minha tradução" para unglazed transpired solar collector). a ideia é algo do género da imagem.
a "vantagem" é que os materiais usados (normalmente metal, mas também há já experiências nos us com plástico) são bem mais baratos que vidro. o ar circula mais "livremente" e há menos necessidade de controlo, no sistema.
há até na net um estudo que "prova" que são tão eficientes como os que usam vidros e outros materiais mais caros.
bem, achei só que podia interessar... eu cá ando a ver se estudo uma forma barata de ter algo do género, tenho uma boa parede a sul "desperdiçada".
cumprimentos
- Anexos
-
- solarwalltech.jpg (27.41 KiB) Visto 6641 vezes
-
- Membro Dedicado
viva pessoal
já posso dizer que resulta consigo meter entre 30 a 40º em casa.
vai sofrer algumas alterações, para ficar mais eficiente, é que cometi alguns erros e tive que fazer alterações.
vidro ou policarbonato o resultado é igual.
já posso dizer que resulta consigo meter entre 30 a 40º em casa.
vai sofrer algumas alterações, para ficar mais eficiente, é que cometi alguns erros e tive que fazer alterações.
vidro ou policarbonato o resultado é igual.
-
- Membro Silver
bom dia,
não quer criar um tópico sobre o seu painel? parece-me uma experiência diferente das que se vê aqui... eu gostava de saber mais detalhes.
não consigo ver coisas no youtube (aqui no emprego está barrado), mas suponho que deve ser muito semelhante a este http://www.freeweb.hu/napenergia/gyak/szp/sztgyi_en.htm , não?
a ideia que falei dos painéis perfurados, tinha sobretudo a ver com o custo, mas este seu painel parece-me também uma solução de baixo custo, gostava era de saber mais detalhes:
- quantos m2 tem o painel e que área está a aquecer
- quanto custou fazê-lo
- alguns detalhes do tipo: tem algum mecanismo para garantir que à noite não entra ar frio para dentro de casa? como controla a ventoinha? quantas horas a tem a funcionar e a que horas?
se pudesse partilhar esta informação era optimo.
obrigada
(e feliz natal a todos!)
não quer criar um tópico sobre o seu painel? parece-me uma experiência diferente das que se vê aqui... eu gostava de saber mais detalhes.
não consigo ver coisas no youtube (aqui no emprego está barrado), mas suponho que deve ser muito semelhante a este http://www.freeweb.hu/napenergia/gyak/szp/sztgyi_en.htm , não?
a ideia que falei dos painéis perfurados, tinha sobretudo a ver com o custo, mas este seu painel parece-me também uma solução de baixo custo, gostava era de saber mais detalhes:
- quantos m2 tem o painel e que área está a aquecer
- quanto custou fazê-lo
- alguns detalhes do tipo: tem algum mecanismo para garantir que à noite não entra ar frio para dentro de casa? como controla a ventoinha? quantas horas a tem a funcionar e a que horas?
se pudesse partilhar esta informação era optimo.
obrigada
(e feliz natal a todos!)
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
não é pra ser bota-abaixo, mas...
já pensaram no isolamento para que de verão o painel ainda não contribua mais para o aquecimento da casa?
já pensaram no isolamento para que de verão o painel ainda não contribua mais para o aquecimento da casa?
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
não é necessário isolamento adicional, basta um dispositivo simples que permita que o ar quente se escoe pelo topo do colector.
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
exactamente, além disso, li que até seria possível arrefecer, se se programar para que o ar circule para dentro da casa durante a noite (claro que o ideal era existirem sensores para garantir que a temperatura exterior era realmente superior à de fora).
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 21, 2008 5:51 pm
vamos lá a ver se nos entendemos...esses paineis devem trabalhar a energia solar,para mim obrigatóriamente...depois ter um dispositivo(on-of)que é façil , depois á noite não ha sol (claridade)não trabalha ...acho eu...ou não?
Duxk___«d(-.-)b»
-
- Membro Silver
(claro que o ideal era existirem sensores para garantir que a temperatura exterior era realmente superior à de fora).mónica Escreveu:exactamente, além disso, li que até seria possível arrefecer, se se programar para que o ar circule para dentro da casa durante a noite (claro que o ideal era existirem sensores para garantir que a temperatura exterior era realmente superior à de fora).
...não sei se os há...
Duxk___«d(-.-)b»
-
- Membro Silver
na zona onde eu moro (alentejo)muintas noites rondam os 25 graus não sei se queria isso no verão cá em casa ..."isso os 25!!!"mónica Escreveu:exactamente, além disso, li que até seria possível arrefecer, se se programar para que o ar circule para dentro da casa durante a noite (claro que o ideal era existirem sensores para garantir que a temperatura exterior era realmente superior à de fora).
Duxk___«d(-.-)b»
-
- Membro Silver
- Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
simplesmente um termostato com o sensor na superfície interior do painel, passa de x graus, liga, pode ser o ventilador alimentado por um painel solar ou não, depende do ventilador e da área do painel (eu pretendo construir um de 6 m2...)
-
- Membro Silver
penso que o painel solar seria o melhor já que assim que o sol apareçia começava a aqueçer o painel e o ventilador ao mesmo tempo começaava a trabalhar...dmachado Escreveu:simplesmente um termostato com o sensor na superfície interior do painel, passa de x graus, liga, pode ser o ventilador alimentado por um painel solar ou não, depende do ventilador e da área do painel (eu pretendo construir um de 6 m2...)
Duxk___«d(-.-)b»
-
- Membro Silver
...bem há paineis que vão até aos 220w...mas....... o preço!!!dmachado Escreveu:simplesmente um termostato com o sensor na superfície interior do painel, passa de x graus, liga, pode ser o ventilador alimentado por um painel solar ou não, depende do ventilador e da área do painel (eu pretendo construir um de 6 m2...)
Duxk___«d(-.-)b»