sergiomms Escreveu:ok, mas sempre seria uma ajuda para prolongar a autonomia!
alguém sabe se existe algum rácio para a quantidade de energia produzida por um motor eléctrico vs a energia necessária para o fazer trabalhar?
quero dizer, um motor de 10kw precisa de 10kw para produzir força electromotriz e que energia produzirá se o fizer a rodar, tipo aerogerador?
antes pelo contrário, ia era diminuir, portanto um gerador para produzir 10 kw precisa de mais de 10 kw de energia motriz, eu penso que os mais eficientes precisam de perto de 11kw para este exemplo, portanto só aqui já estás a perder energia sem contar que ainda tens o carro parado, certo, isto porque a energia que gastas-te não chegou para o gerador produzir a mesma que foi gasta. depois ainda tinhas de adicionar aquela que precisas para movimentar a viatura, contando que tinha de ter uma electrónica mais complicada e também de mais peso e mais um motor, conclusão: gastava mais energia, mais caro, menos velocidade e autonomia.
não tentes arranjar nenhuma solução milagrosa porque elas já existem. além disso se isso fosse possível eu era o próximo a cometer o suicídio, então andamos a arrebentar com o planeta com veículos que mal aproveitam a energia que consumem onde podia-mos circular quase à borla, não achas estranho.
o melhor que se pode fazer é o seguinte, um banco de baterias de lítio, que estão a baixar de preço, a oferta tem aumentado a um ritmo muito interessante nos últimos meses, uns motores "inweel" na roda, com uma electrónica não complicada, eu até a posso desenvolver, recuperar as travagens, o relatório do celso sobre o rav4 diz que se aproveita 20 % do tal da energia gasta, e se precisar-mos de mais autonomia ter disponível um gerador a gasolina de fácil remoção do carro, isto para não fazer peso. peso é um factor muito importante para a velocidade e autonomia.