BATERIAS electricas e outros dispositivos de acumulação

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Re: BATERIAS electricas e outros dispositivos de acumulação

Mensagem por marte »

onde tiraste esses preços?
25% de desconto em relação aos preços que tinha visto...

marte
celsomenaia Escreveu:bem tenho aqui preços da ts e estão bem bons cerca de 1€ por ah ($1,5)

ts-lfp160 = 240 usd per cell;
ts-lfp200 = 300 usd per cell;
ts-lfp260 = 390 usd per cell;
ts-lfp300 = 450 usd per cell;

preços muito bons para uma bateria com 32 baterias de 200ah, +- 100v 200ah (+/- 20 kwh) seria cerca de 7400 (já com iva) mais transporte acho que é à volta dos 600€ , acaba-se com 8000 € para 20kwh de baterias de litio que duram uma vida inteira.
tipicamente será necessário 4 baterias (12,8v)para sustituir uma bateria de 12v de chumbo

quando é o pessoal se organiza e manda vir umas coisas destas ?

bem bom

cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

macsousa Escreveu:perdoem a ignorância mas pedia que me explicassem o seguinte:

quando falamos que uma bateria de automóvel (ácido-chumbo) é de 12v e 200 ah queremos dizer exatcamente o quê?
quanto aos 12 v sei que é a tensão da corrente
e os 200 amperes/hora o que significam? porventura esta bateria pode fornecer continuamente 200 amperes durante uma hora?
podemos calcular com alguma exactidão durante quanto tempo esta bateria alimenta um equipamento que esteja a consumir 500 watts à tensão de 12v?
cumprimentos
vou tentar explicar, imagina que queres regar o jardim, tens um depósito e um sistema de rega, a isso vamos chamar bateria, os 12v são intensidade da corrente ou no nosso exemplo a velocidade em que a água sai da mangueira de rega, os ah são o caudal que temos de água também nessa saída, portanto a conjugação dos 2 danos a potência que é volts * amperes.

no caso dos amperes hora, quer dizer exactamente isso, é a capacidade que podemos tirar da bateria durante 1 hora de descarga, ácido-chumbo é o tipo de bateria, existem outras como nicd - niquel cádmio, nimh - níquel hidreto metálico, as de lítio, as de sódio, entre outras.

esse calculo é muito simples, watts é potência e basta utilizar a lei de ohm onde potência = volts * amps, amps = potência / volts, e 500 w / 12 v = 41.7 ah, sendo assim 200 ah/ 41.7 ah = 4.7 horas até esgotar a bateria de 12 h 200amps, é claro que não é tão linear assim, temos de também calcular as perdas e eficiência, mas dá pra ter uma ideia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

os preços das baterias perguntei directamente à tundersky , que já enviaram um outro e-mail com o sistema de bms que tambem disponibilizam:

thanks for your prompt reply to my quotation list thought.
please kindly remember , that the bms including some parts: (1)a module called voltage-collesting ,is for controling the over-recharing , over-heat, over-current,so this 32 cells of lfp200ah, could cost 3 piece of this modules ,(2)a colored monitor; (3)main machine;(4)controlling unit.totaly cost you about 2,400 usd .the firm quotation will be dependent on your real order.i got to consultant with our recharing dept to give you a close calculation for the charger.

bem por $2400 usd , tem um bms que contrila a sobrecarga, sobre corrente e temperatura, um monitor a cores e sistema central e uma unidade de controlo, ena tanta "tralha"

cumprimentos

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

muito interessante e muito util, celso.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

se estes começarem a vender estas (http://www.byd.com/tech/etech.asp?show=t1&color=b) ou pelo menos lançarem este carro (http://www.byd.com/tech/f3etech.asp?show=t1&color=a) com estas já não seria mau de todo... mais uma vez, esperemos porque também eles falam aqui http://www.byd.com/news/newsmore.asp?id=45&show=media que lá para 2010, o tal ano da novidade...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

eestor

depois de ter falado sobre esta empresa noutro post, parece-me melhor este tópico para os dar a conhecer, aqui fica o que eles afirmam ou o que se descobriu até agora sobre o que eles estão a desenvolver, com patentes registadas por eles e tudo. atenção aos preços que eles falam.

http://en.wikipedia.org/wiki/eestor

e mais alguma info

http://www.treehugger.com/files/2006/03 ... cito_1.php
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

pergunto se será possível:

se utilizarmos as 4 jantes com motores eléctricos, e um motor principal para locomoção directo à caixa de velocidades, será que os poderemos utilizar de forma a que os 4 motores sirvam de geradores de energia a uma serie de condensadores e o motor principal se alimente desses mesmos condensadores, tendo apenas algumas baterias para inicio de marcha?

não sei se me fiz compreender, mas o meu objectivo seria encontrar um carro quase auto-suficiente!
ou não há condensadores que aguentem tanta carga?
sergiomms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:pergunto se será possível:

se utilizarmos as 4 jantes com motores eléctricos, e um motor principal para locomoção directo à caixa de velocidades, será que os poderemos utilizar de forma a que os 4 motores sirvam de geradores de energia a uma serie de condensadores e o motor principal se alimente desses mesmos condensadores, tendo apenas algumas baterias para inicio de marcha?

não sei se me fiz compreender, mas o meu objectivo seria encontrar um carro quase auto-suficiente!
não, até aos tempos de hoje não é possível, repara que nem mesmo nós a dormir somos auto-suficientes, para isso era preciso que os geradores gerassem mais energia que aquela que recebem, mas isso é ainda impossível, e presumo que será sempre até prova em contrário, o mais simples mesmo é teres um motor em cada roda, evita mecânica pesada e atrito, e um conjunto de baterias, já que estamos a falar disso, estas estão a baixar de preço, recebi já algumas cotações e já se consegue meter um pack de baterias de lítio na bereco por menos de 1000 euros.
Cumps Inovadores

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

ok, mas sempre seria uma ajuda para prolongar a autonomia!

alguém sabe se existe algum rácio para a quantidade de energia produzida por um motor eléctrico vs a energia necessária para o fazer trabalhar?
quero dizer, um motor de 10kw precisa de 10kw para produzir força electromotriz e que energia produzirá se o fizer a rodar, tipo aerogerador?
sergiomms

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

depende do tipo de motor, alguns tipos não conseguem produzir; os que produzem, depende da eficiência. há sempre perdas nos aparelhos que transformam energia num tipo para outro.os 10kw que dás a um motor eléctrico para o fazer rodar não se vão transformar em 10kw mecânicos; vão transforma-se em k x 10kw, sendo k a eficiência do motor, um número no intervalo ]0; 1[ (reparar que é um intervalo aberto nos 2 extremos).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:ok, mas sempre seria uma ajuda para prolongar a autonomia!

alguém sabe se existe algum rácio para a quantidade de energia produzida por um motor eléctrico vs a energia necessária para o fazer trabalhar?
quero dizer, um motor de 10kw precisa de 10kw para produzir força electromotriz e que energia produzirá se o fizer a rodar, tipo aerogerador?

antes pelo contrário, ia era diminuir, portanto um gerador para produzir 10 kw precisa de mais de 10 kw de energia motriz, eu penso que os mais eficientes precisam de perto de 11kw para este exemplo, portanto só aqui já estás a perder energia sem contar que ainda tens o carro parado, certo, isto porque a energia que gastas-te não chegou para o gerador produzir a mesma que foi gasta. depois ainda tinhas de adicionar aquela que precisas para movimentar a viatura, contando que tinha de ter uma electrónica mais complicada e também de mais peso e mais um motor, conclusão: gastava mais energia, mais caro, menos velocidade e autonomia.

não tentes arranjar nenhuma solução milagrosa porque elas já existem. além disso se isso fosse possível eu era o próximo a cometer o suicídio, então andamos a arrebentar com o planeta com veículos que mal aproveitam a energia que consumem onde podia-mos circular quase à borla, não achas estranho.

o melhor que se pode fazer é o seguinte, um banco de baterias de lítio, que estão a baixar de preço, a oferta tem aumentado a um ritmo muito interessante nos últimos meses, uns motores "inweel" na roda, com uma electrónica não complicada, eu até a posso desenvolver, recuperar as travagens, o relatório do celso sobre o rav4 diz que se aproveita 20 % do tal da energia gasta, e se precisar-mos de mais autonomia ter disponível um gerador a gasolina de fácil remoção do carro, isto para não fazer peso. peso é um factor muito importante para a velocidade e autonomia.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

exacto, hibridos de serie. nao precisamos de alugar baterias nem troca-las em pontos de abastecimentos, o que precisamos é de pontos de carga onde possamos puchar a amperagem que quizermos e que tenha um agradavel coffee-shop com jornais e esplanada.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:
sergiomms Escreveu:pergunto se será possível:

não, até aos tempos de hoje não é possível, repara que nem mesmo nós a dormir somos auto-suficientes, para isso era preciso que os geradores gerassem mais energia que aquela que recebem, mas isso é ainda impossível, e presumo que será sempre até prova em contrário, o mais simples mesmo é teres um motor em cada roda, evita mecânica pesada e atrito, e um conjunto de baterias, já que estamos a falar disso, estas estão a baixar de preço, recebi já algumas cotações e já se consegue meter um pack de baterias de lítio na bereco por menos de 1000 euros.
ena ena, isto já era capaz de me interessar mas teria de mudar controlador e carregador além das baterias, correcto? ganharia mais autonomia como velocidade de ponta?

continua a dar noticia dos packs de baterias pois o preço do petroleo já sabemos agora de baterias nada sabemos!

por exemplo para um pequeno familiar eléctrico ter uma autonomia de +-150km seriam necessários um pack de 25kw, correcto? qual seria o custo?

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:ena ena, isto já era capaz de me interessar mas teria de mudar controlador e carregador além das baterias, correcto? ganharia mais autonomia como velocidade de ponta?
porque mudar o controlador, quanto ao carregador já está incluido no preço que referi e também o bms.
Cumps Inovadores

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:
serges Escreveu:ena ena, isto já era capaz de me interessar mas teria de mudar controlador e carregador além das baterias, correcto? ganharia mais autonomia como velocidade de ponta?
porque mudar o controlador, quanto ao carregador já está incluido no preço que referi e também o bms.

não sei porquê tinha essa ideia, mas podes me confirmar como seria a performance da mesma, mais ou menos com essas baterias!

obrigado!
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:
jmal Escreveu:

não sei porquê tinha essa ideia, mas podes me confirmar como seria a performance da mesma, mais ou menos com essas baterias!

obrigado!
o controlador só precisa de ajustes no software.

mais em tudo.
entretanto quando tiver a confirmação de tudo incluindo o envio, meto aqui informação, como já tinha referido no tópico da tua bereco, bastava um pack de 48v 27 amps de litio para a mesma autonomia, contando já com mais arranque e velocidade. portanto co m 48v 40ah vamos ter bastante mais autonomia e muito menos peso, penso que ficará com pelo menos 80 kmh de autonomia, mas isto são numeros, isto porque o peso vai ser menor em cerca de 40 kilos, este pack pesa pouco mais de 22 kilos, mas ainda falta confirmar algumas cenas.
Cumps Inovadores

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:
serges Escreveu:
jmal Escreveu:

obrigado!
o controlador só precisa de ajustes no software.

mais em tudo.
entretanto quando tiver a confirmação de tudo incluindo o envio, meto aqui informação, como já tinha referido no tópico da tua bereco, bastava um pack de 48v 27 amps de litio para a mesma autonomia, contando já com mais arranque e velocidade. portanto co m 48v 40ah vamos ter bastante mais autonomia e muito menos peso, penso que ficará com pelo menos 80 kmh de autonomia, mas isto são numeros, isto porque o peso vai ser menor em cerca de 40 kilos, este pack pesa pouco mais de 22 kilos, mas ainda falta confirmar algumas cenas.
ok vai postando mais informação pois prefiro gastar mais 1000€ num pack novo ao que numa mota nova 2000€ com as mesmas características...

obrigado!
Mapa dos pontos de carga

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

onde arranjas uma mota eléctrica com as mesmas características (baterias de lítio) em portugal??

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

"possivelmente" aqui!

mas está quase a sair ainda não saiu!
Mapa dos pontos de carga

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

os 12v são intensidade da corrente ou no nosso exemplo a velocidade em que a água sai da mangueira de rega
uma melhor metáfora para a ddp não seria a altura a que a água se encontra?

atenção ao uso das palavras, que podem confundir as pessoas...

v é diferença de potencial (ddp), i é intensidade de corrente....

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”