Eléctrico sem baterias - Dúvida

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Eléctrico sem baterias - Dúvida

Mensagem por jmal »

rickytuga Escreveu:
jarcampos Escreveu:boas
por acaso já tinha pensado o mesmo. coisa que me ocorreu quando vi o comparativo do smart normal com o electrico. a certa altura a reporter pôs a funcionar um geredor pequeno o continuou a viagem. pena que não consigo encontrar esse video outra ves aqui no forum. era uma jornalista inglesa.

abraços

esta situação de ela ter ligado o gerador pareceu-me um bocado "tanga" ou vocês acham que será possivel ligar o gerador e estar o veícula a carregar a bateria e a consumir energia ao mesmo tempo?? será que isso não danificaria a bateria?? eu quero um smart destes, onde se arranja??
não vejo porque razão pode ser tanga, se o carro anda a energia eléctrica, o gerador é isso mesmo que produz. talvez tenhas de esperar apenas um pouco para que a bateria carregue um pouco. na alemanha já se vende penso eu, custa é o dobro do normal.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jarcampos
Membro
Membro
Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm

Mensagem por jarcampos »

boas,
pelo que sei so ainda estao á venda na suiça, e brevemente em uk.
custam +-19.000€

http://crave.cnet.co.uk/0,39029477,49296450,00.htm

jarcampos
Membro
Membro
Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm

Mensagem por jarcampos »

pelo que tenho lido tambem já testaram nesse smart umas bateria da kokam (superior lithium polymer battery ou slpb), que davam uma autonomia de 400km.

tambem que quero 3 desses

em todo o caso devo poder por no smart o tal gerador que não vejo o prque de nao se poer ligar o tal gerador.

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am

Mensagem por paulosga »

esta situação de ela ter ligado o gerador pareceu-me um bocado "tanga" ou vocês acham que será possivel ligar o gerador e estar o veícula a carregar a bateria e a consumir energia ao mesmo tempo?? será que isso não danificaria a bateria?? eu quero um smart destes, onde se arranja??
tambem acho que não é muito credivel, pois já aqui foi referido que um gerador para alimentar um motor eléctrico de um carro de dimensões médias, teria de produzir pelo menos 20kw, não pareçe que seja o caso.
basta fazer uma pequena pesquisa na net para constatar que um gerador minimamente portátil não produz muito mais de 6kw e atenção que já tem um peso e medidas consideráveis.
Sócio Nº46

j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Mensagem por j_r_m_c »

exacto
paulosga Escreveu:
tambem acho que não é muito credivel, pois já aqui foi referido que um gerador para alimentar um motor eléctrico de um carro de dimensões médias, teria de produzir pelo menos 20kw, não pareçe que seja o caso.
basta fazer uma pequena pesquisa na net para constatar que um gerador minimamente portátil não produz muito mais de 6kw e atenção que já tem um peso e medidas consideráveis.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

esse tipo de geradores não são adequados, já que são geradores que funciona a 50hz, para aplicaçoes especiais pode-se arranjar alternadores de frequencias mais elevadas, que se tornam muito mais pequenos.
podem ver este autocarro hibrido-série que usa um alternador de 64 kw que pesa cerca de 80kg
http://www.e-traction.com/apu.htm

ou a empresa tm4 , que tem alternadores de 20kw com 20 kg
http://www.tm4.com

isto com um motor 125cc ou 250cc a 4 tempos de uma moto por exemplo que são bastante leves, poderia construir-se um grupo gerador muito mais leve.

os geradores que se encontram à venda são contruidos para trabalho continuo, mas em aplicações automoveis os requesitos são menores.

cumprimentos

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

20kw são ~26cv. na prática são precisos poucos cv para colocar um veículo em movimento (lembras-te do citroën 2cv ?). 6kw são 8cv. além disto, não estás a utilizar toda a potência constantemente. e lemra-te que o smart é pequeno.

o que pode acontecer é a velocidade máxima do smart eléctrico a gerador ser mais pequena.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

aqueles geradores portateis e de pegadeira de uma so mão sao geralmente de 600w ou 800w.
sao muito economicos mas tem muito pouca potencia mesmo umas lampadas a mais e
o dito nega-se. nem vale a pena esfurça-lo muito.
os mais corentes sao de 2500w mas tambem nao sao preparados para aguentar muito tempo esforçado. os de 4kw ja tem um alternador que aguenta mais o calor mas tambem sao pesados e gastam bem gasolina a trabalhar em continuo um gerador de 6kw ja tem um motor enorme e sao geralmente a gasolio pois requerem motores de celindradas enormes .
ha por ai qualquer informaçao que parece ser um pouco opaca.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
rickytuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 20, 2008 10:11 am

Mensagem por rickytuga »

celsomenaia Escreveu:esse tipo de geradores não são adequados, já que são geradores que funciona a 50hz, para aplicaçoes especiais pode-se arranjar alternadores de frequencias mais elevadas, que se tornam muito mais pequenos.
podem ver este autocarro hibrido-série que usa um alternador de 64 kw que pesa cerca de 80kg
http://www.e-traction.com/apu.htm

ou a empresa tm4 , que tem alternadores de 20kw com 20 kg
http://www.tm4.com

isto com um motor 125cc ou 250cc a 4 tempos de uma moto por exemplo que são bastante leves, poderia construir-se um grupo gerador muito mais leve.

os geradores que se encontram à venda são contruidos para trabalho continuo, mas em aplicações automoveis os requesitos são menores.

cumprimentos
olá celsomenaia, já tinha visto em outros posts teus esta mesma explicação. podes explicar aqui a um "noob" como eu como é que isso funciona das frequencias mais elevadas? se a corrente tiver uma frequência mais levada temos mais potência?? eu não percebo nada de electricidade....
:arrow: Tenho dito

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver

basicamente para a mesma dimensão e peso, um motor que seja de 400hz tem muito mais potencia que um motor de 50hz , o mesmo se passa para os alternadores/geradores

ruferto
Membro
Membro
Registado: segunda jun 23, 2008 11:29 pm

Mensagem por ruferto »

e será q eles vendem a nós comuns mortais ?
seria muito interessante, ter um gerador a dar parte da energia a um motor eléctrico.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver

sim sem duvida uma ideia interessante, mas o que iria acionar o gerador ? , talvez um pequeno motor de combustão a gpl ?

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Mensagem por Melobanha »

o sistema de propulsão diesel-eléctrico ou turbo-eléctrico é usado na marinha à decadas. é um sistema económico em termos de consumo de combustivel e de grande utilidade pela facilidade de condução. mas isto na situação concrecta de grandes periodos de navegação quase sempre em regimens de velocidade mais ou menos constantes.
no caso de uma viatura automóvel com um regime de velocidade tão variável especialmente quando em circuito urbano, não me parece que venha a ter uma redução de consumo do combustivel fóssil seja ele qual for.
parece-me que a solução dos hibridos será muito mais viável e económica em termos de redução das emissões.
NovaEnergia Sócio Nº 14

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Mensagem por ZEV »

jmal Escreveu:
j_r_m_c Escreveu:ter o sistema de baterias e associado um pequeno gerador a gasolina/gasóleo, será certamente o
próximo passo dos híbridos
os carros não evoluem porque assim consumem mais, portanto mais impostos mais ganhos para as companhias, e as gasolineiras pagam bem aos construtores para eles calarem o bico

isso não é bem verdade, olha o "e-flex" da gm para o opel e saturn flextreme, chevrolet volt, etc?

ZEV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ZEV »

a minha questão com o gerador (especialmente no caso do smart!) põe-se com os gases de escape...
puseram uma mangueira para fora da janela, foi?!

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

é como fazem os camioes que trabalham onde nao tem electricidade e o gerador esta sempre dentro do camiao .
tambem ja ha a apossibilidade de ter em vez da climatisaçao um gerador de 230v acoplado ao motor mas julgo que sessa tecnologia é recente
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

zev Escreveu:
jmal Escreveu:
j_r_m_c Escreveu:ter o sistema de baterias e associado um pequeno gerador a gasolina/gasóleo, será certamente o
próximo passo dos híbridos
os carros não evoluem porque assim consumem mais, portanto mais impostos mais ganhos para as companhias, e as gasolineiras pagam bem aos construtores para eles calarem o bico

isso não é bem verdade, olha o "e-flex" da gm para o opel e saturn flextreme, chevrolet volt, etc?
pois zev, isso prova o que disse, existem no papel e nas feiras mas ainda não se fabricam.
Cumps Inovadores

ZEV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ZEV »

jmal Escreveu:
zev Escreveu: isso não é bem verdade, olha o "e-flex" da gm para o opel e saturn flextreme, chevrolet volt, etc?
pois zev, isso prova o que disse, existem no papel e nas feiras mas ainda não se fabricam.

então e eléctricos vindos de grandes marcas, fabricam-se?
estamos ainda no início, não se pode dizer que não existe evolução porque existe sim... agora não pode tbm ser de um dia para o outro

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

zev Escreveu:
jmal Escreveu:
zev Escreveu: isso não é bem verdade, olha o "e-flex" da gm para o opel e saturn flextreme, chevrolet volt, etc?

então e eléctricos vindos de grandes marcas, fabricam-se?
estamos ainda no início, não se pode dizer que não existe evolução porque existe sim... agora não pode tbm ser de um dia para o outro
não, então como vão eles viver no futuro, são grandes empresas porque ganharam muito com tecnologia arcaica, agora estão reticentes relativamente a estas novas tecnologias que lhes dar menos dinheiro nas manutenções, dai querem meter o tal pagamento mensal para a bateria.
Cumps Inovadores

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

eu quero um smart destes, onde se arranja??

talvez na smart..

abraço
[***************]

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”