Eléctrico sem baterias - Dúvida
-
rickytuga
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: terça mai 20, 2008 10:11 am
Eléctrico sem baterias - Dúvida
boa tarde,
tenho andado "às voltas" com os veículos eléctricos, e como não percebo nada de electricidade, gostaria que me esclarecessem uma dúvida... se tivéssemos um veículo eléctrico, que em vez de ter baterias tivesse um gerador a alimenta-lo directamente, isto seria possível??? que capacidade teria que ter o gerador??? não interessa para o caso o que faria mover o gerador, se seria um motor a gasolina, ou se seria uma eólica ou se seria um motor magnético... a minha questão é apenas se o gerador poderia alimentar o ou os motores eléctricos que fazem mover o veículo e a capacidade desse mesmo gerador...
obrigado.
tenho andado "às voltas" com os veículos eléctricos, e como não percebo nada de electricidade, gostaria que me esclarecessem uma dúvida... se tivéssemos um veículo eléctrico, que em vez de ter baterias tivesse um gerador a alimenta-lo directamente, isto seria possível??? que capacidade teria que ter o gerador??? não interessa para o caso o que faria mover o gerador, se seria um motor a gasolina, ou se seria uma eólica ou se seria um motor magnético... a minha questão é apenas se o gerador poderia alimentar o ou os motores eléctricos que fazem mover o veículo e a capacidade desse mesmo gerador...
obrigado.
-
j_r_m_c
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm
Re: Eléctrico sem baterias - Dúvida
é obvio que podia, mas a questão reside no tamanho do gerador para alimentar o motor
as perdas que tinhas pelo meio tb não ajudava nada
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
antes pelo contrário, existem máquinas carregadoras que têm um motor diesel ligado a um gerador, em cada roda tem um motor eléctrico todo o sistema evita a pesada mecânica de carretos desgastáveis, as perdas da geração e dos motores eléctricos é inferior às perdas mecânicas, além disso vai-se poupar no desgaste das transmissões mecânicas, o desgaste do gerador e dos motores é praticamente nulo, mas existe. portanto fica-se com um veículo mais eficiente. aspectos negativos, os geradores e motores eléctricos andam também inflaccionados.j_r_m_c Escreveu:é obvio que podia, mas a questão reside no tamanho do gerador para alimentar o motor
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
paulosga
- Membro Silver

- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
tambem já me ocorreu essa questão, acho que alem das vantagens já referidas pelo jmal, há o aspecto do consumo de gasóleo/gasolina que certamente será muito inferior pois a potência dos geradores não tem comparação com a dos carros.
não sei qual a potencia minima requerida para o gerador, a fim de fornecer energia ao motor eléctrico necessário para um carro médio (800 a 1000kg)
alguem com conhecimentos que se pronuncie
não sei qual a potencia minima requerida para o gerador, a fim de fornecer energia ao motor eléctrico necessário para um carro médio (800 a 1000kg)
alguem com conhecimentos que se pronuncie
Sócio Nº46
-
celsomenaia
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
boas
ideal seria um gerador de 400 hz semelhantes aos usados em aviões, e geradores militares antigos, que necessitavam dessa frequência para os transmissores.
um gerador de alta frequência é recomendado, fá que se torna muito mais leve que um de 50 ou 60 hz, a potencia mínima seria de 20 kw mas é sempre necessário instalar um "buffer" para armazenar alguma energia, baterias ou condensadores , já que assim permite travagem regenerativa e dimensionar o gerador para potencias mais baixas.
para alimentar o dito gerador, uma turbina em vez de um moto reciproco normal sería muito mais eficente tipicamente comsegue-se o mesmo com metade do combustivel e manutenção.
cumprimentos
ideal seria um gerador de 400 hz semelhantes aos usados em aviões, e geradores militares antigos, que necessitavam dessa frequência para os transmissores.
um gerador de alta frequência é recomendado, fá que se torna muito mais leve que um de 50 ou 60 hz, a potencia mínima seria de 20 kw mas é sempre necessário instalar um "buffer" para armazenar alguma energia, baterias ou condensadores , já que assim permite travagem regenerativa e dimensionar o gerador para potencias mais baixas.
para alimentar o dito gerador, uma turbina em vez de um moto reciproco normal sería muito mais eficente tipicamente comsegue-se o mesmo com metade do combustivel e manutenção.
cumprimentos
-
j_r_m_c
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm
se assim fosse os carros já tinham evoluido dessa forma
se não tem bateria obrigava a grandes geradores
procurem geradores compatíveis e depois conversamos
agora ter o sistema de baterias e associado um pequeno gerador a gasolina/gasóleo, será certamente o
próximo passo dos híbridos
agora ter o sistema de baterias e associado um pequeno gerador a gasolina/gasóleo, será certamente o
-
jmal
- Membro Platinium

os carros não evoluem porque assim consumem mais, portanto mais impostos mais ganhos para as companhias, e as gasolineiras pagam bem aos construtores para eles calarem o bicoj_r_m_c Escreveu:se assim fosse os carros já tinham evoluido dessa forma
o grande ganho não é essa potência que falas, a energia tem de se gastar e se for gasta de uma maneira mais eficiente, melhor ou mais baixo é o consumo, num sistema destes evita-se o pé "humano" no acelerador ou torneira de combustível num motor de combustão, o acelerador passava a ser um regulador de velocidade, portanto só por isto já fazia muita diferença, depois se o motor trabalhar a uma rotação máxima em que seja a sua máxima eficiência, penso que num a gasolina anda pelas 2000-2500 rpm e a diesel 1800 rpm, ou seja no ponto onde os fabricantes dizem que o motor tem o binário máximo, isto porque não precisamos de rotação, mas sim de força para o gerador, a rotação depois é dada pelos motores tecnologicamente desenvolvidos, ou seja os motores ac síncronos. o protótipo chevy volt é assim que funciona, mesmo assim tem uma bateria que dura cerca de 60 km.jmal Escreveu:antes pelo contrário, existem máquinas carregadoras que têm um motor diesel ligado a um gerador, em cada roda tem um motor eléctrico todo o sistema evita a pesada mecânica de carretos desgastáveis, as perdas da geração e dos motores eléctricos é inferior às perdas mecânicas, além disso vai-se poupar no desgaste das transmissões mecânicas, o desgaste do gerador e dos motores é praticamente nulo, mas existe. portanto fica-se com um veículo mais eficiente. aspectos negativos, os geradores e motores eléctricos andam também inflaccionados.j_r_m_c Escreveu:é obvio que podia, mas a questão reside no tamanho do gerador para alimentar o motor
Cumps Inovadores
-
MacSousa
- Membro Silver

- Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
atenção que há geradores com motor diesel super económicos.
hás poucas semanas pedi um emprestado para desfazer uma rocha que estrangulava o acesso ao meu terreno. fiquei espantado ao verificar que gastei apenas 1,5l de gasóleo. tratou-se de um pequeno gerador bem antigo. esteve a trabalhar umas 4 horas com um martelo electrico bosh ligado a ele.
surpreendente o consumo que aquilo fez.
hás poucas semanas pedi um emprestado para desfazer uma rocha que estrangulava o acesso ao meu terreno. fiquei espantado ao verificar que gastei apenas 1,5l de gasóleo. tratou-se de um pequeno gerador bem antigo. esteve a trabalhar umas 4 horas com um martelo electrico bosh ligado a ele.
-
jmal
- Membro Platinium

macsousa, pode ser muito ou até pouco depende da potência que gastas-te, e com certeza que não estives-te 4 horas seguidas sem parar. podes dar-nos dados sobre a potência do martelo.macsousa Escreveu:atenção que há geradores com motor diesel super económicos.
-
ventoinhas
- Membro Silver

- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
assim a olho adiantaria que um martelo electrico parece mas no fundo nao consome muita energia .ainda nunca esgutei a energia da bateria ao trabalhar com o martelo .claro com o auxilio dum convertisseur.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
macsousa, por acaso tens a marca e as especificaçoes do gerador diesel usado?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
rickytuga

jmal Escreveu:antes pelo contrário, existem máquinas carregadoras que têm um motor diesel ligado a um gerador, em cada roda tem um motor eléctrico todo o sistema evita a pesada mecânica de carretos desgastáveis, as perdas da geração e dos motores eléctricos é inferior às perdas mecânicas, além disso vai-se poupar no desgaste das transmissões mecânicas, o desgaste do gerador e dos motores é praticamente nulo, mas existe. portanto fica-se com um veículo mais eficiente. aspectos negativos, os geradores e motores eléctricos andam também inflaccionados.j_r_m_c Escreveu:é obvio que podia, mas a questão reside no tamanho do gerador para alimentar o motor
exactamente , percebeste logo onde eu queria chegar.... em termos económicos e ambientais também me parece boa ideia, porque acredito que o gerador tenha um consumo inferior do que teria o motor do veículo, logo menos emissões poluentes...
-
paulosga
- Membro Silver

- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
"consumo inferior" é favor, nem tem comparação possível. já viste o exemplo do macsousa 4 horas ligado-1,5l?
mesmo que seja necessário um mais potente nem de perto de longe tem comparação.
e depois no caso dos diesel há sempre a opção de utilizar bio , ai sim era independencia total do petroil
acho que esta vai ser a solução a curto prazo para permitir a eliminação total do motor de combustão, pois o futuro a médio prazo é sem dúvida o veículo totalmente eléctrico.
este tipo de motor hibrido tem uma vantagem enorme, tanto nos actuais mototes como nos electricos, que é a autonomia, que se pode extender a milhares de km, pois teriamos baterias e o apoio do biodiesel.
mesmo que seja necessário um mais potente nem de perto de longe tem comparação.
e depois no caso dos diesel há sempre a opção de utilizar bio , ai sim era independencia total do petroil
acho que esta vai ser a solução a curto prazo para permitir a eliminação total do motor de combustão, pois o futuro a médio prazo é sem dúvida o veículo totalmente eléctrico.
este tipo de motor hibrido tem uma vantagem enorme, tanto nos actuais mototes como nos electricos, que é a autonomia, que se pode extender a milhares de km, pois teriamos baterias e o apoio do biodiesel.
Sócio Nº46
-
rickytuga

então agora continuando com a minha ideia.... eu tenho em vista um determinado veículo eléctrico completamente original, ou seja, já veio assim de fábrica. a única coisa que me deixava a desejar no mesmo, era a autonomia, e daí a minha pergunta, pois pensei em "adaptar" um gerador e passar a consumir energia do mesmo uma vez que a autonomia é fraca. neste caso acho que posso optar por adaptar na mesma o gerador e apenas pô-lo a funcionar como "backup", ou seja, quando ficar sem bateria, entra o gerador.
-
jarcampos
- Membro

- Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm
boas
por acaso já tinha pensado o mesmo. coisa que me ocorreu quando vi o comparativo do smart normal com o electrico. a certa altura a reporter pôs a funcionar um geredor pequeno o continuou a viagem. pena que não consigo encontrar esse video outra ves aqui no forum. era uma jornalista inglesa.
abraços
por acaso já tinha pensado o mesmo. coisa que me ocorreu quando vi o comparativo do smart normal com o electrico. a certa altura a reporter pôs a funcionar um geredor pequeno o continuou a viagem. pena que não consigo encontrar esse video outra ves aqui no forum. era uma jornalista inglesa.
abraços
-
jmal
- Membro Platinium

jarcampos Escreveu:boas
abraços
aqui o tens.
Link
Cumps Inovadores
-
jarcampos
- Membro

obrigado jmal. sempre atento........
-
jarcampos
- Membro

boas
já agora uma duvida e uma pergunta.
neste teste não entendo como é que o smart ev passa pelo smart normal, no teste da autonomia?
a pergunta é se alguem conhece aquele gerador que ela utiliza (marca e modelo)?
abraços
neste teste não entendo como é que o smart ev passa pelo smart normal, no teste da autonomia?
abraços
-
jmal
- Membro Platinium

fácil, drenaram o depósito do smart "normal" e metem a mesma quantia de energia que leva o smart ev com as baterias cheias, portanto dá um litro e qualquer coisa de gasolina, daí ele ter andado cerca de 12 milhas, isto é o verdadeiro teste de autonomia.jarcampos Escreveu:boas
abraços
geradores é o que não faltam no mercado, não conheço lojas mas o google conhece, procura nele.
Cumps Inovadores
-
rickytuga

jarcampos Escreveu:boas
abraços
esta situação de ela ter ligado o gerador pareceu-me um bocado "tanga" ou vocês acham que será possivel ligar o gerador e estar o veícula a carregar a bateria e a consumir energia ao mesmo tempo?? será que isso não danificaria a bateria?? eu quero um smart destes, onde se arranja??